Eu ainda não acredito que pisei em Terras Dinamarquesas. Fiquei tão emocionada quando cheguei!!! Eu sei que parece bobagem, mas depois de tanto ouvir que meu tataravô veio da Dinamarca para o Brasil no século XIX, é difícil conter a emoção e de ser a primeira da minha família a por os pezinhos por lá… pena que só fiquei Copenhagem não tendo tempo de viajar para outras cidades, mas devo confessar que já deu gostinho de quero mais…
Mas chega de blá blá blá e vamos aos passeios em København (Copenhagem em dinamarqueses)…
Chegamos na sexta a noite direto para o hotel (Carlton Guldsmeden) onde tivemos direito a um drinkizinho de entrada e de lá fomos para nosso romântico quarto… dormir… Apesar dele ter apenas 3 estrelas, eu adorei o estilo e ficaria lá novamente. A localização não é ali no meio de tudo, mas caminhando alguns quarteirões você está no buxixo…
No sábado, depois do café da manhã, partimos para a praça da prefeitura (Rådhuspladsen), onde fica o imponente prédio da prefeitura (lógico) com sua torre do relógio, tem também vários outros prédios bonitos e como não poderia faltar, tem uma estátua do famosíssimo Hans Christian Andersen (para quem não sabe, ele foi o autor das historinhas infantis “Pequena Sereia”, “Patinho Feio”, “Soldadinho de Chumbo” e tantas outra obras).
Foto da prefeitura (Radhus) tirada de dentro do jardim interno (aberto ao público todos os dias) e eu e meu conterrâneo Hans Christian Andersen ;).
De lá, pegamos a Strøget, uma das maiores ruas de pedestres do mundo (1,6 km) e acredito que a principal de Copenhagem… essa rua é cheia de gente, prédios histórico, restaurantes, ruelas que o levam para outros pontos turísticos e de lojas de todos os modelos, tamanhos e bolsos… Inclusive uma lojinha da família eheheheeh
Passamos pela praça Kongens Nytorv (Praça do Rei), que disseram ser a mais exclusiva e chique da cidade devido aos belos prédios; Thott Palace (atual embaixada francesa), Hotel D’Angleterre, Teatro Natcional Dinamarques, entre outros… porém, não sei direito o que estava acontecendo por lá, que a praça principal/rotatória estava toda cercada, cheia de cartazes de políticos e sem charme…
Foto noturna da fachada do Teatro Natcional Dinamarques
A andança continuou pela rua Bredgade até a Frederikgde, onde se encontram a Igreja Frederik (conhecida também como Marmokirke, a Igreja de Marmore) e Palácio “Amelienborg“, residência da família real dinamarquesa e onde todos os dias, ao meio-dia, acontece a troca da guarda (com os soldadinhos de chumbo ehehehe!).
A foto esta péssima, mas ela dá uma idéia de como é o castelo… o prédio do meio é a Igreja de Mármore e logo a frente ficam os quatro palácios do Amelienborg (construído em estilo rococo). Do outro lado desse local, fica a Opera House…
E esses são os soldadinhos da guarda real.
Foi nesse momento de espera pela troca da guarda, que percebemos que o frio de outono de Copenhagem não iria ser tranquilo… então voltamos rapidinho para o hotel, para nos equipar com nosso arsenal de guerra canadense (risos…).
Enfim… saindo (novamente) do hotel, seguimos para o outro lado da Stroget, passando pelo quarteirão latino (nada de interessante), depois entramos na Frue Kirke (Igreja de Nossa Senhora/Catedral de Copenhagem), e finalmente chegamos no castelo Rosenborg e seu jardim (haver)… que lindo!!! As cores do outono somente intensificaram o look do local… uma delícia ficar ali e curtir esse momento… deixo com vocês algumas fotinhos…
Jardim de Rosenborg + casinhas ao redor do castelo…
Castelo Rosenborg, que hoje é museu que abriga as jóias da coroa… uau…
Seguindo nosso caminho para chegarmos a “principal” a atração da cidade… nos deparamos com vários locais lindos e ótimos para vários “clicks“… pois afinal, o dia estava a nosso favor… céu abertão!
Outro local no caminho é o Kastellet, umas das fortificações mais preservadas do Norte Europeu. Embora seja um lugar militar, o que mais chamam atenção é um moinho, olha o Kiko aí embaixo com o moinho! Lindão, né?!
E eis que chega o momento… coração palpita… mãos tremem… e a pequena sereia aparece, bem, na verdade nós vamos até bem pertinho para vê-la…
Isso mesmo amiguinhos… essa é a pequena sereia (Den Lille Havfrue)… símbolo da cidade, onde todos TEM que passar…
Já haviam me falado que ela era meio sem graça, mas acho que fui muito bem preparada e a achei delicada, bela, escondida e simpática, exatamente como Copenhagem… uma gracinha!!!
Obs: A Marcia perguntou sobre os atos de vandalismo com a sereiazinha, leiam a resposta aqui.
De lá, o dia já começou a escurecer, embora fosse ainda quase 4h30 da tarde (essa é uma das coisas chatas de não viajar no verão pelo norte da Europa, você perde muitas horas do dia)… Enfim… passamos pelo rua Nyhanv; a rua mais bonita de toda a cidade, cheia de restaurantes, toda coloridinhas e com um visual inesquecível… e foi lá que paramos para experimentar o Smørrebrod (sanduiche aberto de vários sabores a la dinamarquesa, tipo assim… nada de muito especial eheheheh!)
Nyhanv ao entardecer… podem babar!
E foi assim que voltamos ao hotel… tomamos aquele banho restaurador… nos preparamos psicológicamente para conhecer o Tivoli, que estava fechado (mais uma desculpas para voltar a cidade) e acabamos jantando em um restaurante italiano (Frascati, Vesterbrogade 9) com um atendimento começando ruim e acabando bom, mas com uma pasta fresca maravilhosa!
Continue lendo sobre nossa viagem: Copenhagen II…
Por enquanto, fiquem com mais fotinhos clicando aqui
22 Comentários
Deve ser incrível! E depois você fala das minhas fotos de viagem, fala sério! Eu que babo nas tuas!!! :-D
Bjos
Oi, Mi
eu tava meio sumida, né?
Mas cá estou mesmo q seja pra dizer até mais.
É q vou dar um tempinho na blogosfera pra cuidar mais de mim.
Amei conhecer um pouco da Dinamarca com vcs.
Ah! ontem passou São Carlos na Record News. Eles estavam falando de lugares onde o Brasil dá certo. Falou-se muita na tecnologia desenvolvida lá, de como tem muitos doutores e como eles usam esse conhecimento para o desenvolvimento da cidade. Lembrei de vc e me deu saudade daquela cidade linda. Sou apaixonada!!!
bjinhos e fica com Deus
que sensacional!! adorei as fotos e tudo!! bjs
Meus Deuses!!!!!!
Amiga nem sei dizer....AMEI!!!! Estou lendo seu post e com seu flickr aberto, nem sei o que fazer priemeiro. Tem muitas fotos dignas de colocar em quadro :)
Mi, achei linda essa foto que vc tirou dos prédios coloridos, eu sempre vejo essas fotos qdo procuro algo sobre a Dinamarca.
Olha, tô sem palavras...babando...vou continuar a babação no flickr - rsrsrsrsrs
Bjokas
Estive na cidade a muitos anos atras e fiquei com um enorme gostinho de voltar,Mirella,hehehe
Bateu uma grande saudade.
Gostei muito das fotos
Beijos!
Super hiper demais Mirella!!! Cadê as revistas de Viagem que ainda não descorbriram esse teu blog mais que turistico???
Vou te indicar...Bjsss
Bonita demais essa Dinamarca. O povo tambem parece bem aberto e legais.
As fotos do flickr estão lindas!
Beijinhos!
Mas não foi essa sereia que foi roubada? ou eu sonhei? ou tô confundindo com o relógio do Luciano Huck? ou eu tô louca?
Mirella Responde: Vc esta certa... ela já foi decapitada várias vezes, pixada e tudo mais...
Mas continua lá... firme e forte para alegria dos turistas :0).
Olha os atos de vandalismo que já aconteceu com a coitada:
1- Set/1961: O cabelo dela foi pintado de vermelho e também desenharam um sutiãzinho nela.
2- Abril/1963: Ela foi coberta com tinta vermelha.
3- Abril/1964: Ela decapitada pela primeira vez.
4- Julho/1976: Foi novamente coberta de tinta.
5- Julho/1984: O braço direito dela foi amputado e devolvido no dia seguintes por dois jovens, que disseram ter feito o "serviço" quando estavam bebados na noite anterior.
6- Ago/1990: Tentativa de decapita-la novamente...
7- Jan/1998: A coitada da sereia perde sua cabeça novamente...
8- Set/2003: Ela foi derrubada de sua pedra... e foi achada próximo a sua pedra
9- Março/2007: Ela foi pintada dos pés a cabeça de cor-de-rosa...
Fonte: Visit Copenhagen
Maravilhoso tudo isso...adorei!
Os soldadinhos de chumbo são a cara dos de verdade...legal!
E, a pequena sereia , é bem lindinha...sabe essa é uma das estátuas que eu gostaria de ver um dia desses, quero fotinho igual a sua :P
Outra que eu preciso conhecer também é a do Peter Pan na Inglaterra..
mas, Mirella me conta uma coisa aqui, aquilo que você escreveu lá no meu bloguinho (nas fotos das Joaninhas) ...é mentira né?
Tipo assim...você não tá louca nem nada do tipo...NÃO "ASPIROU" AS JOANINHAS ...NÃO NÉ?
ahahahahah....me deixe dormir a noite...não faça isso comigo!
Beijo.
Mirella Responde: Oi Cintia....
Não me mate... mas é verdade... tinham mais de 100 joaninhas invadindo o apatamento...
No começo eu pegava uma por uma e jogava pela janela... mas depois virou um caos... acho que o pessoal desse apartamento que alugei em Amsterdam nunca o limparam.
Mas normalmente eu sou pró-joaninha e outros tipos de animais, viu?!
Espero que eu tenha sido perdoada :0).
Os locais turísticos ( e não turísticos tb) da Europa são lindos.
Acho a natureza no Brasil linda mas essas contruções antigas européias me fascinam.
Acho que desde pequena sempre fui um bicho mais da cidade do que do campo.
Bjs
Estive la ha um tempao, e tb amei, apesar de que o hotel que eu fiquei era horrivel!!!
Mas o Tivoli eh lindo, vale a pena..
E o tanto que as dinamarquesas sao lindas???
Bjs!!!
;)
Menina, vc esta tao pertinho de mim ! :)
Vamos logo marcar uma conVnVção, chamando o Marcio tb !
Urgenteeeeeee !!!
Beijaooooooo
Mirella responde: Quem é você?????? não deixou nome nem endereço ehehehe!
Mas eu topo :)!
hahaha fui eu !
ja estou tao acostumada de ja estar preenchido onde comento que nem notei este "detalhe" ;)
precisamos falar com o Marcio !
Mi, é uma maravilha pisar nas terras de nossos antepassados nao é mesmo? Realemnte é de arrepiar e palpitar.
Meus sobrinhos q tem a tua idade cresceram assistindo a Pequena sereia, por isso imagino que teria a mesma emoçao que vc sentiu ao estar pertinho dela.
E falando sobre o seu sobrenome, rs, esles comeram um T ou o escrivao do cartorio brasieliro acrescentou um...rs
Amanha volto para saber mais de Copenhagem que pora mim tem sabor de nha benta ou seja Kopenhagen ...rs
bjs
Adorei as fotos ! Eu passei dez dias em Copenhague ha 12 anos atras, fui no Tivoli, nos museus das fotos, cachorro quente, pequena sereia, Cristiania, era verao, era 3h da matina, todo mundo na rua bebendo, era dia ainda :-) tem um museu de arte moderna muito bonito na beira do mar todo em vidro, mas era fora de Copenhague e também o castelo do Hamlet que fica em Helsinghor (?) de onde dah pra ver a Suécia. As minhas fotos de papel ficaram no Brasil, nem sei onde estao mais, tinha coisas que eu nem lembrava que tinha visitado :-) Beijocas.
achei o maximo vc achar uma loja com o seu sobrenome lá, Mirella.
as fotos estão de babar, só pra variar, né?
Saudades de Kopen!
Parabéns pelas informações e pelas fotos, são ótimas.
Pretendemos ir para região da escandinávia em Outubro ou Novembro de 2016, além do Tivoly, tinham outros lugares fechados em Novembro ? O Frio é muito intenso nessa época ? Além de Copenhagem, estamos planejando Oslo, Estocolmo e se possível Helsink.
Obrigado pela atenção
Oi Maciel,
Eu achei bem frio sim ... leve um casado bem forte e invista em camadas... o vento que foi a parte mais chata, especialmente em cidades perto de rio ou água.
Vai ser uma viagem linda, depois me conta!
Avs
[...] nossa viagem… (Copenhagen I), contarei tudinho que aconteceu no [...]
[...] Continuando nossa viagem… (Leia o primeiro post: Copenhagem I) [...]