Continuando nossa viagem pela Tunisia, agora vamos conhecer o interior do país… um lugar onde um guia local e um carro 4×4 é essencial, e foi por essa e por outras que para esta viagem nós contratamos a empresa iexplore.
Devo confessar que para quem gosta de viajar independente (como nós), ter um guia a tira-colo as vezes cansa…. eheheheh! Mas ruim com eles, pior sem eles… então simbora!
Saindo de Tunis pegamos a estrada pelo interior do país… logo no começo avistamos arquetudos, herança da época romana na Tunisia….
Continuando pela estrada você vê o plantações de oliveiras, muito pó, pastores cuidando das ovelhas, gente andando no acostamento e ao invés dos postos de serviços, eles tem bares com carne fresquinha sendo preparada…
Repare na setinha amarela para ver a carne fresquinha de ovelha eheheheh!
E finalmente chegamos em Kairouan, uma das 7 cidades sagradas do Islã e sede da mesquita mais antiga da Africa do Norte (primeira foto do post). A cidade foi fundada em 670 DC pelo general arabe Okba ibn Nafaa al-Fihri e seu nome significa “campo militar”. Pode ser considerada tambem a cidade mais conservadora da Tunisia (não confunda com fundamentalista).
Reparem que linda a mesquita… a cores azul, verde e branco exaltam vida. Segundo nosso guia, verde era a cor favorita de Maomé.
Kairouan é também a capital do tapete na Tunisia e comprar tapete é uma aventura que eu não recomendo, a não ser que você entenda do assunto e dos preços, do contrário você sempre sai da loja achando (tendo certeza) que foi passado a perna, pois preço tabelado é algo que passa longe dos países árabes… o povo que adora negociar, viu?!
Olha eu aí com uma das mulheres que fazem tapetes e que ganham uma mixaria comparado ao lucro que os comerciantes fazem… injustiça!
Com é comprar tapete na Tunisia
Você sobe na loja e o vendedor começa a mostrar um tapete atrás do outro…
Daí vem chá de menta para deixar a venda mais feliz… e vem mais tapete…
Todo mundo olha pra mim para ver se eu gostei do tapete e olham para o Kiko para ver se ele vai comprar…
Eu sou super muquirana e não quero comprar nada… o Kiko diz para eu escolher alguma coisa…
Eu achando que todo mundo esta me passando a perna e continuo tomando chazinho…
O Kiko desencanado, curtindo a negociação…
No final, comprei dois tapetinhos pequenos… gostei e valeu a lembrança….
Mas tenho certeza que me roubaram… eheheheh!
E foi assim esse passio… depois eu volto com mais da Tunisia…
Leia todos as publicações do blog mikix sobre a Tunisia.
18 Comentários
Lindas fotos! Mas conta aí, você não tem que colocar o 'sjaal' (véu) não, né?
OI Naldy,
A Tunisia é um local super tranquilo de passear... e usar véu é optional... eu costumava cobrir a cabeça somente quando entrava em lugares religiosos como forma de respeito...
Bjs
É logico que vc foi enganada na compra dos tapetes. Por mais que digam que noa... hahahaha
Eita q viagem boa, sô!!!
Continue nos contando e mostrando essas imagens lindas.
bjinhos
Que maravilha de viagem! Eu ía perguntar sobre o véu, mas já vi sua resposta aí em cima. Mas vem cá, não pude deixar de rir com vc ao final do post: "mas tenho certeza que me roubaram" :lol:
Ô meu Deus! Vc dá tchau com mão fechada, é? :lol:
Beijos.
Ter certeza de que foi roubada foi ótimo...acho que esse cházinho
de menta é hipnotico, isso sim!
Pelo menos fica a lembrança: o dia que me passaram pra trás na Tunisia, hehehe!
Faça 'milagre' para passar aqui em Moema, hein?!!
Amiga eu amei a foto da mesquita, eu sou louca pra entrar numa e tbm numa sinagoga.
Bjão
Voilà ume viagem que eu gostaria de fazer ! Aguardamos mais relatos e mais fotos :-) Beijocas.
Hahahahaha... Deve ser uma comédia!!! As fotos estão lindas e esse passeio deve ter sido 10!!!
Bjão
Bem legais as fotos e a viagem!! eu tb sou péssima pra negociar e teria saído de lá com a mesma sensação!!
nossa, imagino a cena da negociação dos tapetes!! hehehe
Lindas fotos.
abraços.
Também estive ai :lol:
Lindas fotos!
Olá Mirella e Christian,
Cheguei até o blog de vocês porque acaba de me chegar a fatura do imposto de importação do tapete que comprei na Tunísia e fiquei um pouco triste...
No meu caso, eu sou o mão fechada do casal. Enquanto os tapetes eram desenrolados eu só observava a reação de minha esposa... os olhos brilhavam... e... escolheu um tapete de 3mX2m... Não acreditava naquilo... ai vamos negociar... depois de muito chá de menta... negócio fechado... 3.000 Dinares Tunisianos... Algo como U$2500... Mas ela disse que no Brasil era mais caro... que era bom negócio... o frete era por conta deles...
Hoje vejo a fatura... o tapete vai me custar de imposto 124% a mais... além de imposto de importação que incide no valor de frete declarado na nota de embarque, o ICMS incide sobre o valor total e com efeito cascata...
Eu também tive a sensação de que fui explorado... mas comprei porque quis... mas já a fatura dos impostos... foi roubo mesmo!!!!rsrs
Sobre a Tunísia, nós fizemos a viagem em 4X4 com um guia e o motorista. Foi especial. Cruzamos o país de norte a sul, apreciando todos os seus contrastes... Depois partimos para o Marrocos... decepcionante. E a Tunísia entrou na viagem por acaso... iríamos inicialmente para Dubai.
Vocês chegaram a visitar Matmata (o povoado troglodita)? Muito especial também... ficamos em um hotel que imita as cavernas... inclusive os quartos...
É isso.
Muito prazer em conhecê-los... e boas viagens!!
Rodrigo
Mirella: Os tapetes que compramos na Tunisia foram pequenos, então levamos com a gente... uma dor de cabeça a menos, né?
Aliás isso de ficar negociando preço nos países árabes me deixam meio frustada... agora estou me acostumando mais, e acho engraçadinho, mas nunca compro coisas muito caras, pois tenho receio de ser passada a perna, sabe?!
Sei lá... eu acho esse método estranho, por mais que seja cultural :)
A Tunisia na nossa viagem também apareceu sem querer... eu queria ir para algum lugar diferente... e o Kiko (marido) queria ir para o sul da Italia... resumindo, fizemos Sul da Italia, Malta e Tunisia... tudo ali pertinho.
Fizemos a Tunisia também com guia e 4x4... achamos melhor assim. Conhecemos Matmata e toda a região (o Kiko quase teve um reco quando viu as coisas do Star Wars ehehehe... ele adora esses filmes)... foi muito interessante, mas a gente não gosta muito de guias (risos) embora tenha sido essencial nessa viagem, sem contar a tranquilidade.
Vamos nos falando!
E boas viagens!!!
Olá Mirella & Christian td bem ?
estava vendo esse blog de vocês por causa de um trabalho sobre a Tunisia que estou fazendo para a escola,o trabalho é sobre turismo na Tunisia e exige muitas informações sobre este país,sera que vocês poderiam me ajudar com esse trabalho? tem algum email pelo qual podemos nos comunicar?
Aguardo a resposta de vocês,obrigada desde já.
Beijos
Me manda e-mail aqui: mikix10@gmail.com
Abs
[...] Kairouan, é a terceira cidade no ranking das cidades sagradas do Islamismo, depois de Mecca e Medina… foi fundada em 670 pelo general árabe Uqba ibn Nafi. Oqba Mesquita… (UNESCO World Heritage Site) [...]
[...] Outros post sobre a Tunisia: Tunisia I (Tunis) Tunisia II (Sidi Bou Said) Tunisia III (história) Tunisia IV - Kairouan [...]
[...] Outros post sobre a Tunisia: Tunisia I (Tunis) Tunisia II (Sidi Bou Said) Tunisia III (história) Tunisia IV - Kairouan [...]
[...] Kairouan, é a terceira cidade no ranking das cidades sagradas do Islamismo, depois de Mecca e Medina… foi fundada em 670 pelo general árabe Uqba ibn Nafi. Oqba Mesquita… (UNESCO World Heritage Site) [...]