Como vocês estão percebendo, esse blog que vos fala, está voltando a sua origem e focando novamente em assuntos voltados a imigração, vida no exterior, perrengues de expatriados e outras coisas que simplesmente surgem na minha cabeça (risos)… Pois é, teremos novidades no assunto viagem (aguardem!). E como muitas perguntas vêm surgindo nos comentários sobre sentimentos da vida expatriada, resolvi de uma forma bem simplificada, definir as fases que os imigrantes passam quando chegam no Canadá, pelo menos eu conto um pouquinho como foi nosso primeiro no Querido Congelador! (PS: Chegamos no Canadá na metade de Agosto, verão por lá!)
Eu sei que fica repetitivo ficar dizendo isso, mas essa é minha visão, minha experiência etc e tal… ninguém é igual, mas ninguém também é muito diferente 🙂
É mais ou menos assim a novela da imigrição pré e pós processo de imigração para o Canadá:
1- Durante o processo (ainda no Brasil): Impaciência; “Essa porcaria de processo não vai acabar nunca???”
2- Momento da chegada do visto (ainda no Brasil): Frio na Barriga; “Puts, agora é sério… deixa eu arrumar as malas, pedir as contas do meu emprego e contar para meus pais”… (Pensamento interior: “Vai dar tudo certo!”)
3- Durante o voo entre Brasil e Canada: Desespero; “Mas será que eu estou fazendo a coisa certa?” – “Onde eu estava com a cabeça de largar tudo e ir viver em um iglu?”
4- Apresentando a papelada na fronteira/aeroporto (colocando os pés no Canada) como imigrante pela primeira vez: “Hello Guardinha!” (Pensamento interior: “Agora é entregar pra Deus e vamos que vamos!”)
5- Primeira semana no Canada: What? Can you repeat please? – (Pensamento interior: “Jesus, será que esse povo pode falar um pouquinho mais devagar? Eu juro que estava no nível avançado de inglês!”)
6- 6 primeiros meses: Experiência Canadense / histórico de crédito / aluguel da casa / aulinhas de inglês / primeiro emprego / explorando novas amizades etc… (Pensamento interior: “tudo isso é tão estimulante, como pude viver em um só país por tanto tempo!!!”)
7- O outono é a estação mais linda do mundo! Tudo colorido, como pode as folhas mudarem de cor dessa maneira…
8- Primeira Neve (provavelmente em dezembro): “Que lindo!!! I Love this place… Neve é linda, as vitrines de Natal são encantadoras… I love Canada!!!” (Pensamento interior: “Ai gente, esse país é tudo de bom!”)
9- Primeiro Janeiro/Fevereiro/Março no Freezer: “Put@ que p…. quando essa porcaria de frio vai acabar, estou congelando… (Pensamento interior: “SOCORROOOOOOOOO!!!!) …. Enquanto isso, no Brasil… verão… todos seus amiguinhos e familiares na praia ou na piscina e postando lindas fotos no facebook para te deixar remoendo de saudades e desespero (na minha época não existia facebook, mas cada telefonema de dava uma martelada no dedinho do pé!).
10- Chegada da primeira Primavera: Tinha esquecido o quanto as flores são lindas…. “Nem acredito que se passou um ano!!!!”
(Rotina recomeça…)
11- 3 anos depois: aplicando para a cidadania ; “Nossa, 3 anos de Canada? Até que passou rápido”.
12- 10 meses depois da aplicação: Fazendo o juramento da cidadania…
to Her Majesty, Queen Elizabeth the Second, Queen of Canada,
Her Heirs and Successors, and that I will faithfully
observe the laws of Canada and fulfil my duties as a Canadian Citizen”
13- Meu passaporte é azul… I am Canadian… “E agora???”
14- A vida continua e você percebe que sua ligação com o Canada se tornou eterna, mesmo que os caminhos te levem para outros lugares, esse link permanecerá, assim como aquele que você tem com o Brasil… 🙂 –
* Post original de 2007, mas hoje dei uma remodelada e readaptada! Espero que gostem 🙂
32 Comentários
Oi Mirela,
Adorei ler a descricao das etapas do processo de imigracao para o Canada.
Sabe, eu moro aqui nos EUA ha 5 anos e nao tinha ideia de como era isso. Na verdade ainda nao tenho pois nao penso em tirar cidadania americana. Mas é aquela coisa: a gente nunca pode dizer nao.
Eu queria poder me sentir em casa aqui, assim como voce se sente ai no Canada.
Bjs
Mi, a descricao ficou perfeita!!! Nos ja estamos completando um ano e ja nos sentimos em casa, com aquele "amor" compartilhado entre Canada e Brasil... O unico detalhe eh que eu comecei a resmungar da neve desde o primeiro instante que ela apareceu (eu sabia que nao seria facil)... O melhor de tudo eh que a Primavera esta ai :)
Beijos, saudades..
Divertido esse seu resumo simplificado, acho que todo imigrante passa por isso, primeiro tudo eh festa, depois velorio, dai finalmente descobrimos que tem "vida apos a imigracao"...
E que a vida continue uma grande aventura para voces.
BJS
É passamos por várias fases e depois, no meu caso, da vontade de imigrar de novo, para outro lugar e começar tudo de novo! Heheehe... Acho que eu não sou muito normal... ;-)
Bjão
Mirela,
Sensacional... é exatamente isto que sentimos...
Estou justamente agora na fase 1 (só que já no processo "Simplificado"), mandei as documentações e estamos aguardando o pedido de exames médicos, se é que vão aprovar o meu processo...
Quem sabe um dia não vamos ter o link com os 2 paises!!!!
Abraços,
Diniz
http:rio-canada.blogspot.com
Eu ainda estou na interminável fase da espera por visto: 8 meses se passaram e eu não tenho nem idéia de quando poderei começar uma vida nova.
Quero poder dar logo um pedala no meu chefe!
Bjs
Parabéns pela forma engraçada e explicativa do post.
Para quem está ainda na fase da longa espera dá um pouco a idéia do que nos aguarda pela frente.
Abraço
Que aventura!!! Bem bacana!! Adoro ouvir essas suas histórias!!
Ai depois que vc enche o saco do frio do Canadá, vai morar na Califa... Se a vida de todo imigrante for assim, a gente tá feito :) !!!!!!!!!!!!!!!!!
Brincadeira... mas, realmente é o que eu experimentei até agora tem sido assim!!!!!!!!! Bjokas
Eita, mas é um trabalhão, heim??
Mas deve ser compensador.
bjocas
Nos estamos na fase 4! Ontem completamos 4 anos de Canada :)
beijo Mi
Muito bom, Mi... ADOREI!!!! Tenho muito chão ainda... :):):) Vamos ver se conseguiremos nos encontrar dia 24... vc precisa vir conhecer minha casinha... está um charminho!!! beijo beijo beijo
Oi MI,
Você já é veterana no Canadá, mas desconfio que você e o Kiko tão pensando em virar californianos. Será que os dois vão trocar o frio Canadá pela ensolarada Califórnia?
Tenho acompanhado suas mais recentes andanças pelo mundo, e espero que continue sempre relatando suas impressões de viagem.
Abraços,
Megy
Oi Mi!!!
Quanto tempo!!! Seu blog continua lindo e cheio de boas historias!!! Adorei as fases de adaptaçao ao Canada!! Meu irmao ta por ai fazendo intercambio e passou pelas primeiras... chegou achando q nao fazia frio nenhum... depois bateu o desespero!!! hehehehe
Mas ele ja volta agora em julho!!!
Mas e vcs, tao morando na California ou continuam em Toronto??
Beijos, Dani
Simplicado mas corretíssimo. Passei por fases parecidas, retirando a neve eu reclamei e reclamo da falta do friozinho do sul do Brasil. E a Austrália por fazer parte do Commonwealth também tem este juramento à rainha (estão tentando abolir a monarquia, mas a oposição é grande...). Beijocas.
Menina cigana...
Bjocks e boa semana Mi!
Mirela,
Só passei para dar um alo, beijo.
Luciana
Olá Mirella,
estou com uma viagem marcada para o Canadá e estou amando o seu blog!
Vou no dia 09/09 e volto dia 23/09. Poderia me dar uma ajuda sobre o tempo nessa época? Sei que é final de verão... mas pra uma brasileira nordestina, 20º já é friooooooo, então nunca é demais se informar não é?
Beijos e parabéns pelo blog!
Pra onde no Canadá você está indo???
O clima vai estar assim mesmo... entre 15 a 25 graus... podendo cair a temperatura mais para o final do mês.
Sempre leve uma jaqueta quentinha a tira-colo e qualquer coisa vai ter tantas lojas para fazer comprinhas com preços legais, que roupa não será seu problema!!!!
Ajudei???
bjs
Mi, eu adorei as fases, principalmente os pensamentos interiores...rsrsrrs
Acho que muita gente passa por essa situação assim como vc :)
Vontade de sair e olhar esse mundão eu tenho,mas marido gosta de segurança, quem sabe um dia....Na minha cabeça não é uma hipótese descartada :)
Bjokas
Pois é Vivi, coisa doida isso de ficar mudando... e de pensar que continuo dando meus foras (risos).
Bjão querida... e um dia quem sabe o Love se anima de ir com você pelo mundo! Eu entendo ele e você :)
Amei!Quero ir morar no iglu também!
Vai sim Dani... quero ver se volto no ano que vêm ;)
Olá !! Bom é minha 1 vez aqui neste . Mia há alguma chance de uma mãe de 44 anos c/ uma filha de 10 dar certo em Vancouver? Estou de saco cheio do Brasil. Sou design de sobrancelha e depiladora. Bjs
Oi Hellem,
Eu acredito que tem chance pra todo mundo... mas você tem que ver na verdade se você consegue ir com o visto de imigrante, do contrário eu acho que é muito complicado...
Veja esse link aqui: https://www.mikix.com/imigracao-para-o-canada-processo-federal-2014/
bjos
Olá! Sou uma das muitas pessoas que estão assustadas para passar pela imigração no aeroporto de Toronto. No meu caso, não vou nem para morar e nem para estudar, vou apenas para visitar meu filho que é universitário em Calgary e “turistar” por apenas 10 dias. Tenho as passagens com as datas de retorno, o visto concedido, cartões de credito, dinheiro em espécie (CAD$ / US$), certificado de seguro viagem, endereço da moradia do meu filho, onde devo ficar por poucos dias, além de reservas de hotel em Jasper por 3 dias. O meu “drama” é que eu não falo inglês e estou preocupado quando no momento em que me fizerem perguntas, eu não vou entender e consequentemente não vou saber responder.
Como faço para sair dessa situação? (não me mande estudar inglês!..rs)
Existe algum serviço de interpretes no aeroporto de Toronto para pessoas que estão entrando no Canadá e que estão nessa mesma situação que a minha? Obrigado pela ajuda.
OI Ismar, Tudo bem?
Fica tranquilo, os oficiais de imigração do Canada costumam ser muito legais. Segue abaixo uma cartinha que mando sempre com a minha mãe, fala pra seu filho adaptar a sua situação, imprima e entregue ao oficial quando chegar sua vez de cruzar a fronteira.
" NOTE: He may need assistance, his English is basic.
Name: Ismar...
Language: Portuguese
Nationality: Brazilian
Purpose of the trip: Visiting his son xxxxx who is temporarily studying at Calgary University ...
Address: xxxxx
Her belongs include: clothes in general, gifts to his son such as: clothes, chocolate and
1 litre of cachaça (industrialize Brazilian alcohol, like Tequila).
Itinerary: Sao Paulo > Toronto > Calgary
Contact in Canada:
Home phone: xxxxx
Cell phones: xxxxx "
Espero ter ajudado.
Abs
Ok Mirella ! Obrigado por ter respondido e pela dica.
Na verdade eu já vinha pensando em montar algo do tipo, com alguns detalhes que citei anteriormente e imprimir para apresentar ao agente da imigração. Sua dica só reforçou a minha ideia. Só espero que ele tenha paciência para ler.
Quando eu retornar da viagem eu posto aqui contando os detalhes do que aconteceu.. rsrs.
Obrigado novamente e um forte abraço.
OI Ismar,
Não precisa ser uma carta ... faça desse jeito mesmo, simples e somente com as informações que ele precisa saber.
Eu sempre faço assim com minha mãe e nunca teve problema :) .
Abs,
Mirella
Bom dia! Eu tenho uma dúvida que não encontro resposta na internet: com essa entrada de estrangeiros, como está a questão do preconceito dos Canadenses nativos? Mais especificamente no tocante à relação empregador x empregado.
Obrigado!
Oi Juarez,
De forma geral os canadenses são bem receptivos a imigrantes... especialmente as cidades maiorios que recebem novos imigrantes todos os dias.
O problema é o pessoal que chega passar pela tal experiência canadense, isso que pega para conseguir o primeiro emprego, mas depois dessa fase a coisa vai bem.
Abs
Mirella,
Ri demais com o tópico 5. "Eu juro que estava no nível avançado de inglês!” Hahahaha... Me imagino assim. =|
Beijos.