Como são os canadenses

Recebi um comentário aqui no Mikix, perguntando como são os canadenses, então vamos falar um pouquinho sobre isso.

Eu já falei um pouquinho sobre o que eu acho do Canadá no post sobre o país mais tedioso do mundo (lembram?), e agora, veio essa pergunta que me deixou intrigada e meus miolos estão a todo vapor pensando como posso descrever os canadenses, se é que isso é possível!!!

Bom, vou falar da minha experiência, dessa forma, fica bem claro que é uma opinião pessoal e não generalista.

Chip de celular no Canadá

Como são os canadenses?

Desde que cheguei nesse país congelado (agosto do ano 2000), sempre fui bem recebida pelos Canadenses. Ou seja, nunca me senti discriminada ou coisa do tipo, muito pelo contrário, eles sempre me perguntam se estou bem, se preciso de alguma coisa etc.

Normalmente também me perguntam como era viver no Brasil, sobre nossa estilo de vida, sobre a violência, o clima e as amizades. Contudo, as vezes também ouço coisas do tipo: todas as mulheres usam fio dental? as mulheres sao fáceis?, alguém vive em árvore?, existe macaco no meio da rua? etc etc etc… Antes de julgar, eu sempre penso que existem brasileiros que pensam que canadense vive em iglu, entende? Normal e até dou boas risadas com isso, desde que não me perguntem de uma forma intimidadora ou com outras intenções (o que ainda não me aconteceu, Thanks God!).

Continuando… Os canadenses são interessantes, eles querem provar que tem cultura própria e que não são iguais a seus vizinhos americanos. Por isso meus amigos, nem de brincadeira digam que a cultura canadense é parecida com a americana (risos). Na minha opinião, bem lá no fundo, essas duas culturas são bem parecidas, mas existe um diferencial fundamental entre os dois países que você repara depois de algum tempo de convivência: os canadenses sao mais educados! Nossa, MUUUUUUUUUUITO mais educados mesmo. Aqui em Ottawa, especialmente em Kanata, o subúrbio que eu moro, quase nunca ouço buzina, gente gritando ou xingando são raros por aqui.

Outra coisa que eu acho interessante é o modo que eles encaram a sociedade, ou seja todo mundo deve ser igual e ter os mesmos direitos. Existe um lance meio socialista nesse aspecto, mas não vou dar minha opinião sobre esse assunto nesse momento.

Definitivamente, é muito difícil definir e rotular pessoas por elas pertencerem a determinado lugar, pois obviamente existem particularidades de uma pessoa para outra. Em todos os países do mundo você encontra pessoas boas e ruins, amigas e falsas, abertas e fechadas, e o como você lida com tudo isso, depende mais de sua personalidade e do seu jogo de cintura, do que qualquer outra coisa.

Ah, assim como os muitos brasileiros, os canadenses tem certeza que vivem no melhor país do mundo eh!eh!eh!

Nota: Devo confessar que ainda não tenho super amigos canadenses, mas eu acho que isso é um pouco normal, pois ninguém arranja amigos e companheiros de verdade do dia para noite, e normalmente para se ter e fazer melhores amigos se demanda tempo para adquirir confiança, liberdade, segurança, mas não estou muito preocupada com isso, pois eu acredito que as coisas devem acontecer naturalmente. Ou será que essa é uma forma dos canadenses serem educados, mas não acolhedores? Boa pergunta, não é mesmo?

Leia também:

Dicas de produtos legais do/sobre o Canadá:

Maple SyrupLivro sobre o CanadáAlmofada bandeira Canadá