Como a maioria de vocês já estavam sabendo, nessa semana, demos um tempinho no nosso curso em Berkeley e fomos rapidinho para o Canada (Ottawa) participar da cerimônia de cidadania. Isso mesmo, na quarta-feira, 30 de Março/2005 – 9am, o Casal Mikix se tornou Canadense, mas sem perder (é claro) a cidadania Brasiliera, pois os dois países permitem dupla cidadania.
Eu sempre brinco com esse negócio de ter virado gringa (ou canuck), mas na verdade, eu e o Kiko estamos super orgulhosos de poder dizer que somos cidadãos de uma país excepcional como o Canada.
Optamos pela cidadania não sé pela facilidade que ela possa vir a nos trazer, mas acima de tudo pela nossa identificação com a cultura, valores e estilo de vida canadense. E para aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer o Canada, com certeza entendem o que estou dizendo!
Como foi nossa Cerimônia de Cidadania Canadense
Estava pensando que a cerimônia seria cheia de formalidades, que a juiza iria nos tratar friamente e coisas do tipo, mas para minha total felicidade e surpresa, a cerimonia foi maravilhosa e aconchegante!!!
Depois de assinar os papeis e devolvermos o cartão de residente, fomos direcionados para as assentos destinados aos futuros cidadãos e depois os convidados (no nosso caso a comadre Karina) entraram.
Lá ficamos aguardando a entrada da juiza, que foi introduzida pelo Royal Canadian Mounted Police (RCMP) officer, que estava vestido com seu uniforme oficial… uma graça!
A juiza foi extremamente atenciosa, de forma extremamente informal e carinhosa ela nos contou sobre os direitos e responsabilidades dos cidadãos, da importância de participarmos ativamente junto a nossa comunidade etc… mas acima de tudo, ela disse que nos admirava, pois independente da razão que tenha nos motivado a mudar para o Canada (aventura, profissão, qualidade de vida, refugio politico, casamento etc), nos éramos vencedores e dignos de honra;poucas pessoas seriam capazes de arriscar ficar longe de família e amigos, e deixar tudo o que construiu para trás.
Juro que quase chorei nessa hora, não por mim, mas por alguns amigos que conheci na escolinha de inglês no passado e que eram refugiado politicos, que deixaram tudo, que tiveram tempo apenas fazer uma mala, entrar no avião, chegar no Canada e pronto… deu um aperto grande no coração… mas me sinto orgulhosa ao mesmo tempo!
Depois disso, fizemos o juramento (todo mundo junto) e ganhamos o certificado e o titulo de cidadãos individualmente:
“I swear that I will be faithfull and bear true allegiance
to Her Majesty, Queen Elizabeth the Second, Queen of Canada,
Her Heirs and Successors, and that I will faithfully
observe the laws of Canada and fulfil my duties as a Canadian Citizen”
E foi assim… depois de cantarmos o Hino “O Canada” com toda a criançada la na frente com a juiza, a cerimonia foi encerrada!
Cantando o Hino -” O Canada, Our home and native land”
Obs 1: Nossa, estava esquecendo de contar, que a TF1, rede de televisao Francesa, estava lá filmando a cerimonia (tivemos ate que assinar um documento autorizando nossa aparicao)… eles estao preparando um documentario sobre o Canada e vão mostrar a cerimonia da cidania e o Cirque du Soleil… reparem na foto em que estamos recebendo o certificado, tem uma pessoa nos filmando… por isso que eu digo, “Minha vida eh um flash!!!”, os paparazzis nao me deixam em paz em nenhum lugar 😉 eheheh… morri vergonha!!!
33 Comentários
Mirella,
Fiquei toda emocionada com suas fotos! Muito lindo!!!!
beijinhos e boa sorte!!
MInha amiga é Canadian que xic :D
LIndo amiga, que canal vai passar o documentário querida???
Menina esta foto de vc e do Kiko a cara do Kiko tá uma comédia hehehe ele ai me bater depois disso hahaha
Bjs e Brigada
Congratulations!!!!!!!! Achei tudo chiquérrimo!!!! Agora, vc precisa contar em que canal e horário a reportagem vai passar para assistirmos.
Bjs.
Parabens ao Casal Mikix pela cidadania..
Viziha, eu em breve tambem estarei recebendo a minha, serei italo-brasiliana.
Nao è o maximo?
E voces hein, na TV canadense.
Minha vizinha è poderosa.
Um beijo amiguinha.
Meire
OI MIRELLA VIM AQUI TE DAR UM BOM FIM DE SEMANA BEIJOCAS A VC E SEU MARIDAO.
que legal mirella, muito chique do urtimo sabe eu tambem tenho muita vontade de viver em outro pais
muito 10 valeu a pena conehcer o seu site foi atraves do seu que comecei a criar o meu site tudo de bom p vc e o kiko
Mas olha só que coisa...ficaram com cara de canadians! Num passe de mágica...Acho que esse juramento são as palavras mágicas para se transformar em canadenses...Deixa eu tentar aqui! Cadê o espelho?...
Oi Mirella!
Parabens pela nova cidadania! Uma vitoria a mais e super linda a cerimonia! Beijos!
parabens !!!!! boa sorte nessa nova etapa !
bjs
Parabéns menina,fiquei emocionada.
Agora você é uma gringa de verdade hein?
Beijos bom fim de semana
Luciana: Menina preciso ir te visitar... e se vc ficou emocionada com as fotos, imagina euzinha lá ao vivo e a cores :-).
Dri: Isso que dá a liberdade... fica tirando sarro na cara dura e em público ;-)...
ehehehe...
Laila e Dri: ainda não sei onde e quando vai passar... vou ter que investigar... o duro é que o website é em frances... facil... ehehehe
Meiroca: Vai virar italiana, é? O Kiko também tem essa cidadania... e daqui a pouco eu entro para o clube, mas o Italianos são tão organizados que já estou esperando a resposta a 2 anos e meios eheheh... Ah... quanto ao comentário, não esquenta, pois eu tenho que aprovar antes de ir para o ar... ele sempre chega!!!
Georgina: Obrigadinha pelo beijinho, outro para vc!
Joares: Que bom quem nosso blog te inspirou... vou lá te visitar em breve, me aguarde!
Japa: E aí, deu certo??? Virou Canadian??? eheheh
Iauscula: Assim como disse a juíza; "agora é oficial!!!" :-)
Parabéns!! Já me disseram que a cerimônia é muito emocionante, tem gente que até chora.
beijão
Miiiiiiiiiiiiiiiiiii, que lindo!!! to muito feliz por vcs dois!! Vocês mereceeem!!! Olha só que lindo... os novos canadenses!!! ohhhhhhh.... um dia eu chego lá hahahahahha
Parabéns por mais essa vitoria Mirella!!!
Um grande beijo,
Pat
chiquérrérrrimo...parabens!
Oi Mirella,
Voce esta vindo pra Tampa? Eu moro em Zephyrhills, fica umas 40 milhas de Tampa. Estou sem celular por problemas com a Cingular, mas qualquer coisa me manda um email! Tentei te escrever tudo isso no post anterior mas não saiu...
Mi, parabéns mais uma vez! Realmente a cerimônia da cidadania foi muito especial e eu adorei estar lá com vocês!
Beijos!
Parabens Mi, ve se grava o documentário pra guardar de recordação!
Voces estão lindos! Ahh, adorei as fotos do album de março.
bjs
Parabens Mirella, ficarei na espera para lhe dar um abraço ao vivo e a cores.
beijos
Que legal, Mirella!
Agora chega de vistos para poder viajar, ne?
Bjs,
Ana
Oi Mirella,
Li em algum blog que vcs tinham se tornado cidadãos canadense e vim aqui ler.
Parabéns. Daqui a 1 1/2 ano serei eu.
Felicidades para vcs,
Mel
congratulations!!!
p.s. o quarto do "hotel 5 estrelas sem pontas" ta lhe esperando viu?
beijossssssssss
aaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhh trocou a roupinha de sambista por essa rouiptcha engraçada... Vai ter de usar a roupa tipica deles tb. Parabéns meninos.... sei o quano isso é importante pra vcs
Parabens Mirella. Que emocionante!!
Logo, logo vou dar entrada nos meus papéis também. Não conheço ao certo as de formalidades aqui em Montreal. Tenho a impressão de que não deve ser tão especial quanto na capital federal.
Bjos,
Q
eeeeeeeeeeeeeee! Parabens!
Pelo jeito com o qual vc fala do Canada, já deu pra perceber que vc já é canadense faz tempo... Mas nada como uma cerimonia para oficializar! E que cerimonia!
Beijos!
Parabéns Mirella e Kiko pela Cidadania Canadense. Agora vocês são "Canadians e Inuits". Felicidades ao casal Mikix.
Beijos, Megy
Parabéns Mirella, sejam felizes com a nova cidadania! Um beijão!
Parabéns Mirella!!
Fiquei feliz por vc!!
Espero um dia chegar lá!
Beijos,
Franci.
Querida Mirellinha,
Nós que acompanhamos esta tua doçura, educação e elegância de pessoa, desde que te conhecemos no início de tua imigração para o Canadá, gostaríamos de enviar para você e teu marido nossas mais sinceras felicitações pela cidadania canadense e os votos de muito sucesso ao longo da vida para o casal.
O significado desta experiência e cidadania no primeiro mundo é muito mais importante, com --muito prováveis-- enormes desdobramentos no futuro de vocês. Mais do que muitas vezes a juventude não nos permite imaginar e projetar ao longo da vida.
Passamos por isto após vivermos --com o espírito de período passageiro, na idade de vocês-- em Paris e termos retornado ao Brasil. A imigração definitiva para Canadá veio depois e você bem conhece a nossa história.
A primeira etapa desta imensa experiência de vocês foi já quase completamente cumprida com muito sucesso. Quem sabe se as etapas seguintes de vocês não serão as mesmas nossas.
Seja qual for a trajetória, muitas felicidades!
Dos amigos de Montreal,
Lucia, Luciana, Breno e Normando Lima
[...] eh cidadao canadense tem todos os direitos que alguem que nasceu aqui, eh constitucional.” Daqui a pouco ate eu irei me tormar Canadense e tenho muito orgulho disso, pois me sinto parte e me identifico com a cultura e o povo [...]
[…] Leia também: O dia que virei canadense! […]
[…] Quando me tornei canadense, eu jurei lealdade a rainha. Acredita? Oh lord! 🙂 […]
[…] Viemos para o Canada legalmente, com o visto chamado PR (Permanent Resident), ou seja, ambos podemos trabalhar e viver com todos os direitos e deveres de um cidadão canadense. A parte de poder votar, aconteceu somente quando viramos canadenses. […]