Pois é… ainda estou ainda digerindo a idéia de que eu e o Kiko pisamos na Muralha da China. A emoção de chegar a lugares que nunca tinhamos sonhado em visitar, é algo sem explicação e agradeço sempre essas oportunidades que a vida tem nos proporcionado!
Como esse passeio foi algo além da imaginação, não consegui esperar pela ordem dos posts e quero logo contar tudo para vocês!!!
.:. Como escolher o lugar ideal para conhecer a Muralha da China? .:.
Não é novidade que a muralha é algo ridiculamente extenso (2,414 km – mais ou menos a distância entre Porto Alegre, RS à Porto Seguro, BA) e que você poderá ver somente um pedacinho dessa imensidão durante sua visita… e aí é que vêm a maior dúvida do visitante, “mas o que visitar e onde ir?”.
Mito: a muralha da china pode ser vista da lua!!! MENTIRA!!!
Pequim deve ser seu ponto de partida e o local mais fácil e obviamente mais lotado é a região de Bandalin, eu não me interessei, mas já li relatos notificando que se você chegar bem cedo, a experiência pode ser bem bacana e de certa forma tranquila… e é exatamente isso que você deve buscar na Grande Muralha (o menor número de pessoas possível, coisa que na China é complicado!).
Mapa: Traveler, National Geographic
Na minha pesquisa, os lugares que ficaram no top lista foram: Mutianyu (depois de Bandalin, essa é a parte mais acessível e restaurada da muralha) ou Simatai.
Vale lembrar que a melhor escolha não depende somente da sua vontade, mas também do tempo, disponibilidade, forma física e gosto pessoal…
Esse website foi na minha opinião o mais completo que encontrei sobre o assunto: http://www.greatwallforum.com/
.:. Como chegar lá? .:.
Aí começa outro dilema… você pode escolher ir de excursão, carro privado or com grupo de hiking.
Excursão para Bandalin estava totalmente fora dos meus planos. Aí restou o esquema taxi e o grupo de hiking… adivinha qual eu peguei? Lógico, hiking na cabeça!
A empresa Beijing Hikers foi a que me pareceu mais professional e mais interessante… e lá fomos nós para a trilha “Jiankou to Mutianyu Great Wall Walk “ (só de lembrar me doi cada músculo da minha panturrilha!).
Ah sim… o legal dessa empresa é que além de contar com outros turistas, você também tem a oportunidade de conhecer expats que moram em Pequim, eu achei isso um ponto muito positivo e não tenho dúvida em recomendar a Beijing Hikers para vocês (website: http://www.beijinghikers.com/). Pode falar para a Hayden Opie que o Christian e a Mirella Peixoto (do dia 24/Abril/2010) mandaram vocês (Não… não ganho nenhuma comissão nisso… Oh lord, I wish! 😉 )
PS: Não recomendo fazer esse tipo de trilha sem uma empresa, ou com alguém que saiba onde está te levando, como comprar ingressos e essas coisitas… meu nível aventura sempre tem um limite, entende?!
.:. Como foi o passeio .:.
Como eu não quero ser (muito) piegas, vou tentar ser curta e grossa: FOI SENSACIONAL… e valeu cada minuto, incluindo e dor nas pernas do depois!
Porque falo tanto de dor? Pois é… os “atletas” que vos falam, escolheram um tour de dificuldade 4, de um máximo de 5 níveis… Aí você imagina o drama, né?
Tem vários tours que a empresa oferece e para todos os níveis, mas a gente deu sorte da trilha que eu queria, ser bem no final de semana que estávamos por lá, e se 4 era o nivel, simbora nessa viagem!!!
Aqui esta o mapa da nossa trilha “de Jiankou à Mutianyu” … os numerous indicarão a historinha e consequentemente as fotos…
Antes de chegarmos no ponto de encontro para o passeio, já tinhamos comprado 2 garrafinhas de agua e fizemos um mix de nuts (amendoin, castanha, macadamia e M&M) para fazer uma boquinha durante a escalada (energia e calorias devem fazer parte dessa mistureba).
Reconhecimento da turma…
O passeio começou no Starbucks do Lido Holiday Inn, o ponto de encontro e partida do nosso grupo. Entramos num micro-onibus e lá fomos nós pegar estrada por cerca de 2 horas até o pé da montanha… No caminho recebemos informação sobre o passeio, sobre a trilha e sobre algumas flores que poderíamos ver pelo caminho (já que era primavera em Pequim). No início da trilha recebemos mais duas garrafas de água cada, uma banana e um tablete de chocolate (1).
Nossa turminha…
A subida… (2)
Eu já estava esperando que a primeira parte da trilha para se chegar ao topo (1.100m) seria seria bastante puxada. Toda metida, fui logo seguindo a turma naquele pique de atleta, o Kikão estava a toda também… mas aí comecei a ficar cansada, pois o ritmo não diminuia e eu queria um pouquinho mais de calma, né?! Afinal… não é todo dia que eu estou na China e muito menos subindo a Grande Muralha…
Foi então que resolvi amarrar o tenis, deixar o pessoal mais experiente passar na frente para assim eu poder ir numa boa e no meu ritmo firme e forte para o topo! O Kiko achando que eu só tinha dado uma paradinha básica para tirar foto até da mosca que passava na trilha, estava indo com o pessoal… mas notando minha ausência (risos), resolveu me esperar. Quando me viu, percebeu que eu estava precisando de uma forcinha… afff… tava complicado, viu?! Sabe quando a perna começa a tremer, pois é… eu estava nesse estágio quando ainda faltava ¼ para a chegada!
Mirellita sobrevivendo… mas ainda sorrindo! 😀
Muito cavalheiro, ele pegou minha mochila e foi me seguindo (acho que ele estava com medo de ficar viúvo eheheh)… e eu repetindo comigo mesma: “você consegue, você consegue… ai que lindo! … você consegue, você consegue … um minutinho, preciso tirar uma fotinho! … você consegue, você consegue … Kiko, você acredita que estamos na Muralha? … você consegue, você consegue… “ e assim foi até chegar no topo e a vista quase me matar de emoção!!!
(Confesso que a foto não faz juz ao que eu vi ao vivo e a cores!)
No topo…
(3) Depois dessa puxadinha, pudemos descansar e curtir o momento. Aproveitamos para comer, tirar fotos e ver como os próprios chineses aprovhttps://mikix.com/wp-includes/images/smilies/icon_mrgreen.gifeitam esse destino (devo confessar que na maioria das vezes são eles que deixam o lixo por lá!)…
E agora é que vêm a pergunta… existia a opção de continuar até Mutianyu pela muralha (que estava previamente avisado que seria escorregadia) ou pegar um atalho e cortar o caminho… não tive dúvida! Trilha na cabeça… fico sem perna, mas não deixo de curtir cada minuto na muralha… esse era o lema!
E lá fomos nós… vou deixar só as fotos e legenda para vocês sentirem o drama!
Parte tranquilinha…
Prova que o Kiko estava realmente carregando as duas mochilas (de novo!)…
Descendo na parte escorregadia e uito ingrime… mas dava para ir também de passinho em passinho… (4)
E foi então que chegamos na parte restaurada… com um solzinho brilhando pra gente!
A parte restaurada… Mutianyu… (5)
– Achei muito interessante a opção de ver os dois lados da muralha,
– Obviamente, na parte restauranda tem mais gente (incluindo crianças),
– Vendedores de bebidas e souvenirs começaram a aparecer,
– É bacana também notar a diferença do design do muro (além da influência chinesa, há também a mongol e a muçulmana).
– Vale lembrar que mesmo na parte restaurada, a subida e descida sao bastante ingrime. E extra folego tambem eh necessario para essa parte caso voce decida fazer todo o percurso.
E foi assim… começando de modo naturebas e terminando no esquema turistão (descendo de carrinho de tobogã…) que aproveitamos demais esse passeio! Um almocinho bem chinês e gostosinho para recarregar a energia também fazia parte do roteiro! YES… I did it!
Não esqueça de levar:
– Tenis de trekking
– Agua
– Chocolate
– Banana
– Derivados de amendoin
– Agasalho
Leia também:
– Revista Traveller: http://www.nationalgeographic.com/adventure/0510/features/hiking_great_wall.html
– Passeio da parte restauranda do Mutianyu que a Denise, do Sindrome de Estolcolmo, publicou (clique aqui).
30 Comentários
Mirella,
Adorei o passeio e o texto (muito engraçado) e também morro de vontade de conhecer a muralha, mas não encaro trilha de nível 4 não! :-)
Já guardei todas as dicas.
Abraços!
Parabéns pela trilha de nível 4: nao é para qualquer um :-) (e seu marido é um queridao de levar sua mochila - achei muito fofo :-) ).
Lindas imagens: deu muita vontade de conhecer!!!
Beijos, Angie
P.S. Uau!!! Fiquei admirada com a foto da descida! É quase uma escalada ao inverso!!!
Nossa Mi, eu nao ia conseguir subir nao!! Era difícil te acompanhar nas caminhadas... Mas foi linda sua viagem, amei tudo, tá realizada eu sei, mas nao satisfeita!! mil beijos.
Que máximo! Tô ficando com água na boca... Que viagem bacana! :D
Oi Mirella
Que experiencia mais linda! A muralha está na minha lista faz tempo. Infelizmente não tenho mais folego e joelho para fazer esta de nivel 4, mas com certeza terá uma mais light para mim. Meu sonho é ir pela trnasiberiana. Abraços no Christian.
Viagem show de bola Mi...bjs,
Que legal! Eu ainda não conheço nada para esses lados, mas espero ir logo!
Vai sim... mas cuidado que vicia, viu?! :)
bjos
Oi, tudo bem? Pow, achei muito legal o blog de voces... fotos como essas não são coisas fáceis de encontrar, nao é?
Por favor, visitem o meu. Já add voces.. Me add?
Até mais.
Obrigada pela visita!
Vou dar uma passadinha sim... por enquanto estou na luta de continuar escrevendo por aqui, tô numa correria.
Mas sei que a reciprocidade entre blogueiros é essencial e eu gosto muito ":)
Abs
Esse passeio não sai da minha lista de sonhos.
E a vida segue...
Olha... é muuuuito legal. Aproveita que vanocuver nem é assim tão longe e'mais fácil de chegar que o Brasil :)
Abs
Muito bom esse relato! Trilha nivel 4 não é fácil não. :) Pelas fotos, a vista das montanhas também é bonita.
A vista é maravilhosa... infelizmente as fotos não mostram tudo o que gostaria de mostrar...
O passeio é encantador e vale cada dor do dia seguinte :)
Abs
Pô, fiquei decepcionada com essa história de que não é verdade que se pode ver a Muralha do espaço :(
É sorte que teu marido não é igual o meu, que acha que mala é igual cruz e que cada um tem que carregar a sua, hahahaha!
Pra mim também foi uma surpresa... mas pensando friamente... é meio lógico, né? eheheh
bjs
É este passeio que vou escolher, amiga!!!! Adorei!!! Muito bacana mesmo ver a parte restaurada e a "in natura"!! Sempre que eu vejo fotos da muralha é uma multidão de gente, parece a saída do estádio numa final do campeonato brasileiro! Aqui achei light a quantidade de gente!!
Pois é, estamos indo em agosto!! Vão ser 2 semanas para mim e quase 4 para os meus pais, passando por China (Pequim, Hong Kong, Macau), Vietnam (Hanoi), Myanmar (Yangon, Bagan), Tailandia (Bangkok), Camboja (Angkor), India (triângulo dourado), de 26 de Agosto a 22 de setembro!!! Sei que vc já passou pela maioria destes lugares, mas derrepente vc anima o Myanmar, que vai ser do dia 06 a 10 de setembro!!
Bjks!!
Estamos papeando por e-mail, certo? :)
bjs
Vc tem idéia de quantos km fazia esse passeio? E quando tempo demorou? Agradeço desde já!!!
Oi Milena,
Olha... acho que andamos uns 8 km em uma duração de 4 horas.
Foi muito legal, mas bem cansativo!!!
Precisando de qualquer coisa é só gritar :)
Abs
Obrigada! Eh que irei para a China em 3 semanas e ainda estou correndo atrás de informações! Queria muito ir em Simatai, nessa parte da Muralha, mas parece que está fechada agora em 2012 até 2013. :(
Oi Milena,
Entendo a correria, na nossa viagema China eu também queria deixar tudo certinho e a parte da muralha foi a que mais me deu trabalho, pois queria fugir do óbvio e fazer algo diferente.
Simatai era minha segunda opção e se um dia eu voltar, é pra lá que quero ir.
Precisando de alguma coisa, é só gritar.
Abs
Oi Mirella.
Tudo bem?
(estou sem acentuacao neste computador).
Parabens pela sua pagina, bom poder pegar estes depoimentos.
Estou no sul da China por umas semanas a trabalho e estou pensando em ir de trem para a Beijing.
Gostei do trecho que fizeram na muralha, e gostaria de algumas dicas e perguntas se nao for problema.
Esta empresa que sugeriu, Beijing Hikers, falam em Ingles?
(Ingles e um grande problema na China ne).
Pelo o que voces subiram, voces tem uma vista bem do alto da muralha (isto e o que me interessa, azar das panturilhas).
O trecho inicia em Jiankou e termina em Mutianyu passando pela parte antiga e restaurada na muralha?
Obrigado a atencao.
Tomara que de certo.
Voces marcaram com eles via telefone, mail?
Pagam na hora ou antecipado?
Oi Luiz,
Poxa ... estou super atrasada em responder essa pergunta, né? Você chegou a usar a Beijing Hikers?
Eles falam inglês sim, e foi excelente ter ido com eles.
E sim, a gente conhece a parte antiga e a restauranda... e eu achei isso incrível, duas aventuras em uma ;)
Tratei com eles tudo por email.
Abs
Boa Noite! Encontrei essa matéria no link de um texto do blog Dri Everywhere sobre a Muralha da China. Irei pra Pequim em agosto e gostaria de saber mais sobre suas impressões da Beijing Hikers. Depois de muita pesquisa, decidi pelo trecho de Huangua Cheng, e vi que eles fazem.
Oi Alexandra,
Que legal que chegou aqui pelo post da Dri,
Então, eu só fiz uma trilha com eles e AMEI!!! Super recomendo o trabalho.
Depois me conta como foi esse trecho, estou louca para voltar pra China.
Abs
[...] a considerar opções como a agencia Beijing Hikers, recomendada pelo Lonely Planet (e testada pela Mirella), mas devido a época do ano que fomos (muito frio!) e o tipo de viagem que fizemos (mochilando) [...]
[...] experiência visual e mistura sonho, expectativa e muita vontade de vivenciar. Acredito que o post Muralha da China – Eu Fui!!!, transmitiu um pouquinho dessa [...]
[...] e rápidas Pequim, Xian e Xangai… nosso roteiro (incluindo Singapore Airlines e a Air China) Pequim: Muralha da China – Eu Fui!!! Pequim: Roteiro de um dia pela Cidade Proibida e Praça Celestial Pequim: restaurante Duck de [...]
[...] e rápidas Pequim, Xian e Xangai… nosso roteiro (incluindo Singapore Airlines e a Air China) Pequim: Muralha da China – Eu Fui!!! Pequim: Roteiro de um dia pela Cidade Proibida e Praça Celestial Pequim: restaurante Duck de [...]