Continuando nosso dia pela parte tradicional de Dubai, saimos de Deira, cruzamos o creek Dubai e chegamos em Bur Dubai, minha parte favorita da cidade…

Bur Dubai é interessante, pois além de ficar na parte tradicional da cidade, está toda renovada, quase uma Disney das árabias :mrgreen: . Talvez o pessoal que curta o lance “local e real” das viagens, possam achar essa parte um pouco fake/falsa … mas sinceramente, o que é real em Dubai, certo?

Ao desenbarcarmos do Abra, começamos nossas andaças pelo Souk do Tecido (Textile Souk/Bur Dubai Souk), com sua bela arquitetura árabe. Esse souk é dominado pelos indianos, que herdaram as lojas de seus ancestrais que chegaram em Dubai no século 19.

PS: Antes de chegar na Grand Mosque (A Grande Mesquita), entre nas ruelinhas a esquerda que você chegará numa praça em frente ao Dubai Creek, dá para tirar fotos bem legais do bairro de Deira. (Ex: foto abaixo)

Aí é ir caminhando até a Mesquita, que é proibisíssima a entrada para não-muçulmanos (fico revoltada com isso, viu?!).

Logo ao lado, localiza-se o prédio mais antigo de Dubai, o Forte Al Fahidi, atual Museu de Dubai (“Dubai Museum”). Vale a visita para conhecer um pouquinho sobre a história de Dubai de forma interativa e o preço é extremamente convidativo, apenas Dhs 3, quase US$2… Aliás, até coca-cola lá dentro é barata! 🙂

Museu de Dubai e a Grande Mesquita (no fundo)

Quase finalizando o passeio, chega-se no Bastakiya. O Lonely Planet descreve essa parte da cidade assim: “… a parte mais preservada da parte tradicional de Dubai. Apresenta um real senso de como era a cidade antes do boom do petroleo…“.

Na minha humilde opinião, a Bastakiya mostra um pouco de como seria Dubai se ela fosse apresentada na Epcot Center lá Disney. 😈

Não pensem que estou falando mal do lugar não, viu? Eu adorei… tudo é perfeitinho, limpo, sem ninguém e uma delícia de se explorar… mas nem de longe se parece com uma cidade real eheheh… É bom para turistar e apreciar a beleza da arquitetura, incluindo as famosas torres de vento (“ar condicionado” do passado). Fascinante!!!

E é assim, na sede do governo e de volta ao Dubai Creek que o passeio chega ao fim… um dia perfeito em Dubai!

Foto do Banco Nacional de Dubai, um dos primeiros prédios da fase modernista da cidade.

Sem dúvida Deira e Bur Dubai foram os bairros mais interessantes que passei pela cidade… talvez por nos apresentar um pouquinho do pouco que resta da cultura tradicional desse emirado!

Leia todos os post de Dubai: clique aqui