Hoje é o segundo dia da enchente aqui em Brisbane… deixa eu contar um pouquinho como foi e estão as coisas até o momento (do meu ponto de vista e vivência).

Como havia dito, ontem logo pela manhã e ainda no trabalho, recebemos um e-mail dizendo que aqueles que precisassem sair mais cedo era só avisar seu superior. Mais ao longo da manhã fomos acompanhando o andamento das notícias e sabendo da real possibilidade de alagamento, voltamos para casa por volta das 11.30am, fomos ao supermercado nos abastecer (já que a casa esta sem nada de mantimento e água) e resolvemos devolver o carro para a locadora…

Nesse meio tempo, um dos nossos amigos do trabalho ligou avisando que a empresa tinha mandado todo mundo pra casa… o transito estava um caos, o supermercado lotadíssimo e o caos estava formado.

Resumindo… passamos a tarde em casa meio trabalhando remoto, meio acompanhando as notícias pela TV. E chuva caia sem parar…

Não tendo muito que fazer… fomos sair por aí para ver como estava a situação…
Brisbane by Mikix
E para nossa surpresa… todo mundo também estava fazendo a mesma coisa, pelo menos aqui no meu bairro (Teneriffe).
Tinha gente fazendo ginástica, povo passeando com bebê e a curiosos de plantão fotografando tudo 🙂

Brisbane by Mikix
Mas também vimos um pessoal se preparando para o pior, colocando sacos de areia em caso de transbordamento e afins.

Nesse meio tempo ficamos sabendo que o antigo bairro que morávamos, West End, estava embaixo d’agua, que a energia no CBD (centro da cidade) poderia ter energia cortada a partir das 7am de hoje e assim por diante… aproveitei para mandar e-mail para todo pessoal que conheço para saber da situação…
Brisbane by Mikix
Mas o espirito festivo australiano continuava com toda força (Traduzindo a placa do restaurante: “Venha ver o nível da água subir com uma taça de vinho tinto!”).
====

Quarta-feira (Hoje)

Amanheceu com um solzinho e sinceramente não parecia que estávamos no meio do caos…

Mas aí começam as notícias: por e-mail fiquei sabendo que um amigo teve que evacuar de sua casa com a esposa e filho, outro está ilhado no apartamento sem energia elétrica e pela televisão fomos informados que o pior ainds está por vir hoje a tarde e quinta-feira, quando o volume de agua subirá ainda mais.

Até o momento o rio está com 3m de altura e a velocidade da água esta claramente mais forte que o normal. Por volta das 3pm de hoje (3am horário São Paulo) o nível do rio atingirá 4.5m e quinta subirá ainda mais, atingindo o pico.

Caminhando pelo sidewalk hoje pela manhã aqui em Teneriffe e New Farm… deixo com vocês o que vimos:
Brisbane by Mikix
Nível da agua praticamente ultrapassando o sidewalk… geralmente a agua fica beeeem mais baixa.

Brisbane by Mikix
Barco a deriva… simplesmente passeando pelo rio com a doca e tudo.

Brisbane by Mikix
Em New Farm, esse lugar alagadinho é onde costumamos caminhar todas as manhãs…

Brisbane by Mikix
Ponto de parada do CityCat (onibus do rio) em New Farm… totalmente embaixo d’agua.

Brisbane by Mikix
E retornando a Teneriffe, o pessoal continua a toda se preparando a enchente que vai acontecer…

Nós moramos no terceiro andar, então estamos tranquilos… continuamos numa boa e mais tarde vamos dar uma espiadinha para ver como as coisas estão evoluindo!