Outra passeio interessante para se fazer em LA é conhecer o campus da famosa UCLA (University of California, Los Angeles)…
Confesso que não o achei tão bonito ou majestoso quanto os campos da Stanford e minha adorada Berkeley (também na California), mas vale o passeio… e o bairro ao redor da universidade também é muito legal!
Fico imaginando a qualidade de vida dos professores universitários e dos próprios estudantes na década 50, onde as casas não eram tão caras, com o clima de LA, onde se lecionava ou estudava em uma das melhores universidades do mundo e oportunidades era o que não faltava! Pois é… não sei se hoje ainda é assim…
Porém, o que mais me impressionou foi a sorte que demos em passar por lá, bem quando as “Kappas” (femininas) estavam fazendo a recepção das novas bixetes (novas alunas da gradução)… juro… surreal!
O que é o Kappa?
Pelo que entendi, Kappa é o que chamamos no Brasil de repúblicas estudantis… mas como tudo nos EUA, as coisas tomam proporções diferentes e excêntricas. O negócio meio que virou uma “fraternidade” e para fazer parte de umas das kappas é preciso impressionar muito, seja pela inteligência, valores, sobrenome, conta bancária, beleza, influência ou sei lá mais o que… cada Kappa tem suas próprias regras e para ser aceito (recrutado) é preciso passar por essa triagem…O interessante é que essas Kappas existem há décadas e são via de regra divididas por gênero… Faz parte da tradição, você ser aceito em uma delas para fazer parte de uma turma e ter aquele sentimento imediato de “aceitação” dentro do campus.
Muitas pessoas são recusada e acabam indo para os dormitórios, ou montam uma nova “kappa” (sem o tal glamour de ter a história a seu favor). Outras, simplesmente não se aplicam por “n” motivos (incluindo a falta de empatia junto a essas fraternidades).Para vocês terem idéia a Delta Kappa Epsilon (masculina), criada em Yale em 1844, já teve como membros 5 ex-presidentes da república, como por exemplo: Rooselvet, Ford e os Bush (pai e filho).
Apesar de achar tudo muito “exagerado”… eu acho legal que as Kappas geralmente promovem eventos filantrópicos e de uma forma ou de outra, lutam por uma causa…
Abaixo está o video que fizemos dentro do carro na Hilgard St (logo ao lado da UCLA)… vocês vão poder ver como o negócio é freak (risos!)… Reparem nas meninas da república vestidas todas com a mesma cor de vestido e as novas bixetes se preparando para entrar e fazer parte do “grupo/kappa”… Veja os hinos e divirta-se um pouquinho com isso (pra mim foi tudo novidade, eu não tinha idéia que o negócio funcionava dessa forma):
Algumas Kappas femininas da UCLA:
GENTE… a Carla escreveu um comentário super bacana para explicar melhor como funcionam as Kappas, vou até colocar aqui para dividir e todo mundo ler 🙂
Oi Mirella,
Olha, essas residencias nao se parecem em nada com as republicas estudantis do Brasil nao. Em geral elas se chamam “organizacoes gregas” porque usam o alfabeto grego na sua identificacao, as masculinas sao fraternities e as femininas sororities, e funcionam como organizacoes independentes dentro das universidades, com administracao, budget e, claro, problemas especificos. Normalmente custa dinheiro (e algum sacrificio) pertencer a uma delas, e os alunos precisam prestar algum tipo de servico, as mais bem organizadas funcionam como elo entre a universidade e a comunidade que rodeia o campus.
Uma coisa que a maioria das pessoas nao sabem e’ que existem escritorios nos campus que centralizam a administracao e o budget das organizacoes de alunos. Ou seja, tem profissional por tras disso, mas eles nao tem muito poder quando se trata de controlar as acoes dos meninos e meninas.
Nas universidades mais tradicionais as organizacoes gregas sao entidades muito respeitadas, mas elas tambem podem ser famosas pelas festas, que tomam proporcoes perigosas devido a quantidade de bebidas servidas.
As organizacoes gregas sao uma parte da cultura universitaria americana, tao antiga quanto Harvard. O novo filme sobre o criador do Facebook da uma ideia bem geral de como essas organizacoes podem funcionar.
20 Comentários
Miiiiiiii!!!
Adorei o post cara!
Senti a maior saudade da minha epoca de faculdade.
Assim, os alojamentos da universidade nao tinham esso glamour todo, rsrsrsrsrsrs (ca entre nos, glamour at all :mrgreen: ...), mas a gente fazia o que podia, ne?!....Muito legal!!!
Saudades de voces,
Lu
Oi Lu... eu não tive experiência de morar em Republica, já que morava em casa mesmo... mas eu curtir as republicas das minha amigas e adorava!
Acho que prefiro mais o nosso estilo... sem frescura e sem muito compromisso :)
bjks e saudades
Amiga vendo esse video lembrei muito dos filmes da sessão da tarde, onde vários deles falavam dessas fraternidades...Alpha e Gramma :) Nos filmes as meninas dessas fraternidades eram meio burras e os meninos só tinham musculos, mas na real acho que deve ser um pouco diferente - rsrsrsrsr
Gostei muito desse post, pois o que só via em filmes, agora vi que é real :)
Bjokas :D
Com certeza Vi, é necessário filtrar muito o que os filmes nos passam :)
Mas essas coisas de meninas burras e meninos atletas, tem em todo mundo eheheheh....
Isso não significa que não é possível ser bonita e inteligente e atleta com musculos e cerebro!!!
bjks
Oi Mirella,
Olha, essas residencias nao se parecem em nada com as republicas estudantis do Brasil nao. Em geral elas se chamam "organizacoes gregas" porque usam o alfabeto grego na sua identificacao, as masculinas sao fraternities e as femininas sororities, e funcionam como organizacoes independentes dentro das universidades, com administracao, budget e, claro, problemas especificos. Normalmente custa dinheiro (e algum sacrificio) pertencer a uma delas, e os alunos precisam prestar algum tipo de servico, as mais bem organizadas funcionam como elo entre a universidade e a comunidade que rodeia o campus.
Uma coisa que a maioria das pessoas nao sabem e' que existem escritorios nos campus que centralizam a administracao e o budget das organizacoes de alunos. Ou seja, tem profissional por tras disso, mas eles nao tem muito poder quando se trata de controlar as acoes dos meninos e meninas.
Nas universidades mais tradicionais as organizacoes gregas sao entidades muito respeitadas, mas elas tambem podem ser famosas pelas festas, que tomam proporcoes perigosas devido a quantidade de bebidas servidas.
As organizacoes gregas sao uma parte da cultura universitaria americana, tao antiga quanto Harvard. O novo filme sobre o criador do Facebook da uma ideia bem geral de como essas organizacoes podem funcionar.
Oi Carla, coloquei seu comentário no próprio post para o pessoal ler e entender melhor.
Vc que está aí a tanto tempo, entende dessas coisas :)
Valeu por deixar aqui tudo explicadinho!!!
bjs
Oi Mi, que vergonha...hehehe. Ver meu comentario aqui estampado.
Eu trabalho numa universidade e estou terminando mestrado em administracao de instituicoes de ensino superior. Por isso entendo bem como funcionam essas coisas.
Beijocas,
Carla
Oi!!!
Algum tempo venho acompanhando seu blog e confesso que, não raras vezes, sinto uma invejinha de você rsrsrs...
Adora a maneira como você escreve, deixa tudo mais empolgante.
Parabéns pelo blog, ajuda muito quem queria estar aí mas ainda não pode rsrsrs!!!
Aix meu Deus um dia tbm quero conhecer tudo isso!
Bjos e boa sorte em Brisbane!!!!
Oi Gabriela,
Obrigada pelas palavras... e essa invejinha é boa de sentir, sabe porque? Por que nos anima a ir atrás do que queremos...
Eu tamb'me sou ligada em alguns blogs e fico assim... "ai me Deus, eu TENHO que fazer isso"... e aí fico bolando como fazer para conseguir o que quero :)
bjks,
Mi
Nossa, que bizarro.... eu nunca vi nada igual!! não consegui ainda formar uma opinião sobre isso.... Obrigada por compartilhar!! bjs
Oi. Pesquisando sobre Los Angeles na Internet, encontrei o seu blog e estou adorando as dicas. Eu e uma amiga estamos indo para LA em outubro e estamos montando um roteiro. Gostaríamos de saber se a entrada na UCLA é muito complicada, pois estamos pensando em visitá-la. Acredito que, claro, por medida de segurança, eles devem exigir alguma identificação, mas, o que eu gostaria de saber mesmo é sobre o turismo lá dentro. É comum? É normal turistas frequentarem a universidade? Agradeceria se pudesse me responder. Obrigada
Oi Débora,
Nós fomos lá em um domingo e não passamos por nenhum tipo de segurança, acho que durante semana, na época das aulas deve ser bem maus legal e agitado. Apesar da UCLA ser famosa, ela não é necessariamente um ponto turistico de LA, então deve ser comum, mas não lotado, entende? E acredito que não vea poder entrar em todos os lugares/salas do campus. Vale a passadinha no caminho de algum passeio, como nós fizemos.
Das universidades americanas que conheci, ela não foi a mais bonita, mas o predio principal é bacana... eu gostei das casas ao redor da universidade... legais e várias com arquitetura bem estilo california ;)
Ajudei?
Abs
Oi Mirella!
"Cheguei" um pouco atrasado mas achei seu blog fazendo umas pesquisas a exemplo do comentário anterior..rsrs
E adorei os posts, certamente entrarei com muita frequencia! parabens pelo blog!
Gostaria de aproveitar e deixar uma pergunta, no segundo semestre vou estudar na California e estou com uma duvida tremenda entre escolher entre UCLA e a UC Irvine....não só pela instituições em si mas como também o fato de viver em qual cidade (entre Los Angeles e Irvine), segurança, vida social, custo de vida...etc.......enfim, vi em um dos seus posts que você morou em Irvine e também conhece bem Los Angeles e acho seu marido estudou na Uc Irvine....certo?
Procurei tanta coisa já e estava desistindo..rs
no entanto achei seu blog e acho que você é uma das melhores opiniões que poderei ter... =)
Ah e detalhe que tb que também sou engenheiro...
qual escolha recomendaria?...
Desde já muito obrigado e parabens pelo Blog.
Felipe !
Oi Felipe,
Uia... você colocou um peso nas minhas costas, hein?
Bom, vou dar minha opinião pessoal, ok? Quanto a universidade, eu conheço a UCLA e não a UC Irvine, mas isso se deve ao fato de UCLA ser em Los Angeles e obviamente ser mais famosinha, então nesse quesito de preferência por universidade, acho melhor você pesquisar qual o curso que mais te interessa e beleza. Nós estudamos na UC Bekerly em 2005. Em Irvine, nós trabalhamos por 6 meses.
Quanto a cidade... Los Angeles é aquele mundaréu de gente, cosmopolita, fútil e tem tudo que você precisar ali do lado, esquema cidade grande, mas com distâncias enormes, já que a cidade é bem espalhada. Obviamente, o custo de vida em LA tb é maior que de Irvine, pois você está em LA.
Irvine, acho que vale a pena, se você gostar de cidade pequena... a cidade é super arrumadinha, nova, e naquele esquema perfeitinha sem carater, sabe? Mas eu adorei meus meses por lá, não me entenda errado. A população Asiática é bem forte e ela é uma cidade de classe media alta, logo abaixo (indo pra praia) fica Newport Beach que eu amo e Hungtington Beach também é logo ali. Pelo que lembro, Sta. Ana é o suburbio de classe baixa.
Quanto a segurança, LA por ser uma cidade grande, com certeza terá mais problemas que Irvine, mas por outro lado terá mais opção de transporte público, caso vea utiliza-lo com frequencia.
Falei e nem sei se ajudei...
Vamos nos falando.
Abs
haha...te joguei uma baita responsa né!?..rs
Ajudou sim.. =)
e confirmou oq eu estava pensando sobre ambas porem o problema é eu não saber oq quero...se algo igual são paulo ou mais calmo...rs
enfim...muito obrigado pela atenção e estarei acompanhando os posts..
abss!
ahahha... sei como é esse negócio de ter que decidir (risos), minha vida é constantemente assim, inclusive agora, já estamos a mais de 6 meses morando em apartamento mobiliado e com nossas coisas no deposito, pois não conseguimos decidir onde fazer nossa base novamente :)
Boa sorte com sua decisão!
Abs
Eu estou em 2022 e amei sua matéria, pra mim funcionou até como túnel do tempo
Que legal.. esse artigo é super antigo! Legal que chegou até ele. :)
bjks
#DomingaodeTwittadas | #CALIFORNIA | @mikix10 | Los Angeles: UCLA & Kappa (republicas americanas) - http://t.co/j8HfQ6Us
[...] Warner Bros Tour Los Angeles – De Venice Beach à Sta. Monica a pé Los Angeles… Getty Center Los Angeles … UCLA & Kappa Los Angeles: Um dia em Malibu (Getty Vila e Zuma Beach) Los Angeles: Como chegar pertinho do [...]