Na sexta-feira saímos de Ottawa e pegamos estrada para a bela região da província de Quebec chamada Charlevoix. Para vocês terem uma ideia, daqui de Ottawa levam cerca de 5h30 para chegar lá. É longe, fica ao norte de Quebec City, mas vale muito o esforço! Nós adoramos.
Vocês sabem que eu AMO Quebec City, para mim, uma das cidades mais encantadoras da América do Norte, mas dessa vez me contive e seguimos estrada. A paisagem montanhosa começa a surgir logo depois de Quebec City, fiquei imaginando como esta região deve ficar ainda mais bonita no outono, quando as folhas coloridas enfeitam o Canadá. Ressaltei o fato da região montanhosa, pois a província de Ontario é bem plana quando comparada a de Quebec.
>> Dicas: O que fazer em Quebec City (no Viajoteca)
Chegamos região de Charlevoix por volta das 19h e dessa vez escolhemos um hotel bem legal para ficarmos, o Fairmont Le Manoir Richelieu, a rede Fairmont é muito famosa no Canadá, pois ela gerencia vários dos hotéis históricos mais clássicos e famosos do país. Nessa chegada, tivemos tempo de ver a lua nascendo com um céu espetacular; imaginem tudo azul e cor-de-rosa refletindo nas aguas do rio, simplesmente muito romântico e inesquecível. Como se não bastasse, nosso hotel ainda ficava na encosta do Rio São Lourenço, então aproveitamos o restaurante ao ar livre tomando uma sopinha com um vinho. Deu para perceber que começamos com o pé direito, não é mesmo?
Vale a pena comprar antes de viajar:
Saguenay-St-Lawrence (Fiordes e Baleia)
No sábado, o dia amanheceu bem ruim, isto é, com muita neblina e pouca visibilidade, mas mesmo assim seguimos nosso roteiro e fomos fazer o passeio para ver as baleias no Parque Marinho de Saguenay-St-Lawrence, que também inclui a passagem pelos fiordes do Saguenay Fjord National Park. Veja no mapa abaixo o local onde estávamos. Essa região é uma fonte natural de alimentos para os animais, pois é quando a água doce se mistura com a salgada do mar, formando assim um habitat perfeito para baleias, leões marinhos etc.
A flechinha acima indica onde estávamos.
Nós fizemos esse passeio de barco com a empresa AML, mas confesso que quando estava lá, eu queria ter mesmo ido de zodiac, esse barquinho que parece um bote da foto abaixo, pois ele chega bem mais perto dos animai, você pode comprar online para facilitar.
DICA: esses passeios de barco vão de maio a outubro. Leve agasalho mesmo nos meses de verão.
Não demos muita sorte no dia desse passeio, pois além de estar nublado e a gente ter pedido um pouco da magnitude da natureza que circunda o fiorde, as baleias estavam tímidas (risos). Vimos somente um leão marinho e uma baleia da especie minki, mas mesmo assim, a emoção foi grande, pois ver animais em seu habitat natural é muito legal, especialmente porque eu não gosto de zoológicos
Depois do passeio voltamos para o hotel e curtirmos uma sauna e uma hot tub (jacuzzi) para relaxar, afinal de contas, pegamos um hotel bom exatamente para isso! Depois fomos jantar um fondue com direito a vinho, e como sugestão de restaurante, recomendo o Ah La vache ! La fondue en cavale.
Curiosidade de Charlevoix
região de Charlevoix é super especial, eu gosto muito e adoraria viver mais perto dali para visitar mais vezes. Contudo, essa é uma região de Quebec onde a lingua francesa predomina, então se prepare para gastar todo seu français mon amie! Pois como me disse um senhor de Charlevoix: “Je suis 100% Quebecois“… pode? (risos)
Trilha no Hautes-Gorges-de-la-Riviere-Malbaie
No domingo o tempo melhorou muito!!! Então, fomos pegar um pouco de vitamina D na piscina do hotel e curtir um sozinho por duas horas! Isso era definitivamente tudo que queria, pois amo ficar largatixando no sol!!!
Depois disso, fomos fazer um passeio no Parque Nacional chamado Parc national des Hautes-Gorges-de-la-Riviere-Malbaie. (Esse nome é muuuuito grande, imagine eu falando isso em francês, pois é… quase uma piada!).
O parque é bem grande e muito bonito, ele ficava apenas 20 minutinhos do nosso hotel. Para preservar o local e prevenir acidentes, não é permitido entrar de carro dentro na reserva, sendo assim a gente paga o ingresso e um ônibus fica te levando de um lado para o outro.
DICA: a gerência do parque recomenda comprar o ingresso online para agilizar, especialmente no inverno [clique aqui]. Aliás, nesse mesmo parque há muitas atividades para aproveitar o inverno, sendo assim, Charlevoix é um destino para se aproveitar em qualquer estação do ano.
Há várias trilhas para escolher com diferentes tipos de dificuldade. Resolvemos fazer a trilha L’Acropole-des-Draveurs, que tem uma elevação considerável e demanda pelo menos 3 horas de caminhada. Fomos completamente despreparados para ela (risos), então nem chegamos no final! Essa trilha deve ser ainda mais linda no pico do outono canadense.
Escada e mais escada… para subir e para descer…
Devo confessar que dos 3 lookouts principais dessa trilha, decidimos parar no primeiro. Mas só esse caminho ja nos custou cerca de 2 horas de subida, acreditam??? Fiquei triste de não ter subido tudo, mas já estava muito cansada e não havia nos preparado para esse tipo de passeio, quero dizer: não estava com roupa apropriada, não tínhamos água etc. Só digo uma coisa, valeu a pena, um visual espetacular!
Adorei essa fotinho minha o do Kiko!
Depois de subidas e descidas, resolvemos ver as montanhas de outro ângulo, ou seja, de baixo para cima. Então pegamos o ônibus novamente e ele nos levou para outra parte do parque, nesse lugar voce consegue alugar bikes, Kayaks e canoas para passear. Ou então, fica apenas apreciando a paisagem numa boa. Olha as fotinhos que tiramos!
A noite, depois de mais uma sauninha, fomos jantar no varandão do hotel vendo a lua, tomando um vinho e vendo a criançada assar marshmallow na fogueira. Depois do jantar, sentamos num banquinho para namorar um pouquinho e curtir a lua por mais alguns momentos.
Conclusão
Foi tudo muito legal e aproveitamos muito bem nosso feriado de agosto. Mas tudo que é bom acaba e na segunda-feira, pegamos o carro e voltamos para Ottawa!!!
10 Comentários
Que delícia de passeio Mirella... Nossa! Pelo jeito vcs aproveitaram de montão... bjoks e aguardando o restante...
Oie!! Que bom que vc gostou eu amei, lá é mt lindo!! Qdo eu fui nao vi baleias só vi qdo eu fui para Newfoundland, vimos umas 4 ou 5 (!!) enormes e é realmente uma emoçao muito grande eu fiquei maravilhada qdo eu via a cauda delas subindo e batendo na água e ouvia o barulho da agua que elas expelem! Eu tinha tirado tanta foto e o povo só falava 'ah legal' eheheheh (foto nunca consegue passar a mesma emoçao.... ou as pessoas que nao conseguem sentir sei lá) eu adoro ver fotos, tento me colocar dentro dela! rssss Hj estou tagarela rsss
Beijos amiga!!
Queremos a parte 2! Queremos a parte 2!
Beijos
Oi Mirela, super legal o lugar que vcs foram. Soh agora comecamos realmente a viajar. Viajar eh tudo de bom!
Bjs e obrigado pela visita!
Ana
Que bom que você gostou Mirella ! Esperamos para ver o resto ! Beijos
Puxa, que legal que você fez o passeio para observação de baleias, mesmo que não tenha dado pra ver muita coisa, pelo menos você ja pode dizer "Já vi uma baleia na minha vida", heheheh.
Bem vinda a vida normal....
Ai, agora me lebrei dos golfinhos que vi em Malibu, é tão emocionante, contei uns 17!!! Tbm na California, lembro que estava sentada na praia em Santa Barbara e via orcas no mar, nadando tranquilas. Inesquecível.
Estou amando sua viagem, Mi, quero saber mais, aguardo o outro post!:) Beijo!
Hummmmm, qto romance, hein?! Tudibom mesmo. Que bom que o passeio foi beleza!
Besitos!
Que beleza de passeio, mas ainda estou esperando por voces aqui.
To abestalhada por saber que voce e do dia 15 de agosto, como voce sabe que eu sou do dia 16 de agosto.
Beijos
Obrigada pelas lindas palavras!!!!!
Besitos!
Bom finde!