Sem duvida o melhor passeio de Budapeste são “as colinas de Buda”… quem só tiver um diazinho na cidade, deve concentrar suas caminhadas nessa parte da cidade… eh lindo!
Marathona em Budapeste (Setembro/2009)… olhando para o Distrito dos Castelos…
Acho que já é sabido que Budapeste se dividi em vários bairros, e os mais famosos são Peste (onde você deve se hospedar) e o outro é Buda (a região dos castelos) e eles se dividem pelas aguas do Danubio (Tão Romaaaaaaaaantico!)…
Para facilmente identificar onde você está, basta ter isso em mente: “se tem colinas estou em Buda… se tudo é plano, estou em Peste!“… viu, facil!?
Seu passeio por Buda pode começar pelas colinas Gellert, a subida nao é facil, mas a vista final é mais que especial (nós não entramos na Citadella e sinceramente, acho que não tem necessidade).
Logo ali você também vai encontrar a controversa “Estatua da Liberacao”, ela foi instalada pelos societicos para celebrar a “liberação” da Hungria dos Nazistas… mas como eu já havia comentado, a pobre Hungria caiu nas mãos dos comunistas (Grande troca, né?!)…
De lá é só seguir para o Funiculari entre as ruas e construções antigas de Buda… algo que é legal notar durante essa caminhada, é a beleza da arquitetura da cidade e como ela ainda está destruidinha e mal cuidada (herança dos anos de comunismo… mas é possível também notar que Budapeste está florescendo novamente e isso é fantastico, pois como eu disse para o Kiko, essa cidade tem muuuuuuito potencial de ser uma das capitais mais bonitas da Europa novamente – eu ADOREI Budapeste!!!).
O funiculari, te levará ao Distrito do Castelo… a sim, o funiculari é caro e tem fila … mas eu acho que vale a pena… (para quem tiver apertado $, há outras formas de chegar ao distrito do castelo sem usar o funiculari 😉 ).
Antes de subir, aproveite para ver de pertinho a Ponte Charles… a mais famosa de Budapeste….
Subindo… subindo… e observando a Ponte Charles…
Eu devo confessar que esse distrito é muito fofo e romantico… caminhe por todos os lados, se encante com a vista, com as ruelinhas, com o tenlhado da igreja, com a magnitude do que um dia jah foi parte do imperio “Austro-Hungaro”.
Vista do Parlamento…
Paprica… o tempero de Budapeste…
Para comer, vai seguindo os cheiros que te agradar, tenho certeza que vai encontrar uma padariazinha que te servirá um delicioso strudel… mmm mmm
Se ainda tiver pernas e tempo… vah caminhando até a Ilha Margareth (que eu não achei imperdível, mas… por que não ir, certo?!).
Esse post é dedicado a Karina, minha comadre… a família dela era Hungara!
10 Comentários
Tô em maravilhada com essas fotos e este texto maravilhoso Mi:)
Definitivamente ...PRECISO CONHECER BUDAPESTE!!!!! Com sol, é claro :)
Anotadíssima essa dica amiga, acho que sua comadre vai se emocionar :)
Mi, estou emocionada! :)
Com certeza no dia em q eu for pra Hungria vou levar comigo esse roteiro de Budapeste. E agora fiquei c/ mais vontade ainda de ir pra lá.
Bjs e obrigada!
Obrigadíssima Mirella e Christian,
Cada post de vocês é um verdadeiro colírio para o olhos e uma aula de história in loco. Como boa escritora você possui um senso crítico aguçado, criatividade e acima de tudo o essencial que é ter talento. Adoro ler sesu textos, pois tem leitira fluente, é um txto inteligente e ainda partilha sua opinião com o leitor.
Parabéns ao Christian tambem por se deixar fotografar e, de alguma forma, transformar o que é virtual em um mensagem bem familiar.
Excelente trabalho!
Grata pela partilha,
Adelma Araújo
Obrigada pelas palavras :mrgreen: (Fiquei lisonjeada...).
Fazia tempo que vc não passava por aqui, né?
Bjks
E eu não tinha a mínima idéia dessa coisa de Buda e Peste. Cultura pra nós.
E a vida segue...
Que coisas linda...que post...que fotografias. Amei Mi. Boa semana. Bj
Eu,sinceramente,se um dia eu fosse pra essas bandas,tenho certeza que me orientaria direitinho só me lembrando do que vc escreveu e fotografou;aliás que fotos agradáveis!
Oii, Mirellita
Faço minhas as palavras da Adelma. Sabe que sou sua fã né? rsrs...
Mas é impressionante que voce passa detalhes de uma forma a nos despertar muito interesse em conhecer esses belos lugares, é um dom que voce tem. Acho que são seus olhos clinicos pra coisas boas, rsrs...
Grande beijo,
Amei e quero conhecer tambem!!!
Voces sao duas fofas :)
Obrigada pelo carinhos de sempre!!!!
bjks e arruma as malas ehehehe
Mirella, seu texto foi o mais inspirador que li até hoje sobre Budapeste. Parece que as pessoas não conseguem se encantar facilmente pela cidade, mas você conseguiu me deixar morrendo de vontade de conhecer!
Beijos!
Adorei as diversas dicas que peguei aqui nos teus post! O link do walking tour é precioso! ;)
Beijocas!
[…] Leia também: > Budapeste, Viena e Bratislava … Introdução > Budapeste e suas delícias > Caminhando por Budapeste… (I – Bairro Judeu) > Caminhando por BUDApeste… (II – Buda & Castelos) […]