Ir a Islandia e não fazer o Golden Circle (Circulo Dourado), é a mesma coisa que ir ao Rio e não subir no corcovado! Entendeu a relação?! Então vamos aos fatos (ou para quem preferir, fique somente com as fotos 🙂 )…
O Circulo Dourado se “resume” a três atrações (gratuitas… oba!): visitar o local do antigo parlamento (Þingvellir), Gullfoss (Cachoeira Gull) e o Vale Geotermico Haukadalur (Geysir and Strokkur). Tudo isso pode ser feito no esqueminha bate-e-volta de Reykjavik por companhias de turismo (flybus é uma delas) ou a melhor opção é alugar um carro e fazer por você mesmo, pois além de visitar esses locais, você pode dar umas escapadinhas e ver outras coisas pelo caminho. Sim, um dia é mais que suficiente para ver tudo e mais um pouco, somente o círculo são cerca de 300km.
—x—
Mais uma vez o dia estava do nosso lado e com um sol lindo!!! Porém, o vento e friozinho estavam de matar 🙂 … veja a prova (mais um dos videozinhos da OMP (Organizações Mikix Production, os palhacinhos Mi e Kiko em ação!) …
E nosso dia foi praticamente assim… com muito vento na cara, mas 100% bacana… e não posso negar que assim como todos os guias e blogs que li para preparar nossa viagem, o legal da Islandia não esta nas cidades (que são poucas e bem pequenas), o impressionante fica por conta da natureza…
Pé na Estrada I …
Pé na Estrada II… repara na vegetação de tundra!
E depois de estrada e alguns caminhos sem asfalto chegamos em Þingvellir, o local do primeiro parlamento do mundo, iniciado em 930 AD (lembrem-se, nessa época a Europa Medieval ainda estava no retrogado sistema feudal!) …
Como sou um pouquinho ignorante (risos!), estava imaginando que eu eu veria alguma ruina… mas na verdade, o Þingvellir era somente o ponto de encontro dos representantes da Islandia e por 300 anos eles se reuniam uma vez por ano para eleger lideres, discutir problemas e resolver disputas (amigavelmente ou não), ninguém morava lá!
Sem dúvida, Þingvellir é o principal símbolo da Islandia e é onde os principais eventos do país acontecem… e foi lá que em 17 Junho de 1944 a Islandia comemorou sua independencia, depois de séculos sendo governada pela Dinamarca.
Þingvellir…
De lá, é só seguir as indicações para o Geysir, que apesar do parque se chamar Haukadalur… ele é sempre identificado como Geysir, e como Mikix também é cultura, eu gostaria de dizer que a palavra gêiser originou-se na Islandia…
Nesse local você vai ver algumas atividades geologicas, e talvez, a principal atração seja o “Grande Geiser” (Geysir), porém ele anda tímido nessas últimas decadas e não é muito confiável em suas erupções (risos!), nós por exemplo só o vimos dormente…
E com isso o show fica para o geyser Strokkur, que a cada mais ou menos 5 minutos nos enche os olhos… LINDO!!! Eu já vi os geysers da Nova Zelandia, mas esse da Islandia é diferente, pois é possível ver a agua borbulhando antes de explodir, coisa que na NZ não acontece, pois criou-se um cone na base da erupção. Gente, eu AMEI o Strokkur… fiquei com aquela cara de UAU… 😯
Repara na agua borbulhando antes da erupção… coisa de doido!
Depois mais um pouquinho de carro, chegamos na Gullfoss, a maior cachoeira da Europa… também muito bonita, especialmente quando aparece o arco-iris.
Gullfoss de cima pra baixo… com direito a uma paradinha de almoço (canja de carneiro… gostoso!)
Gullfoss de baixo para cima… (sim, há estacionamento para os dois lugares).
E isso é um pouquinho do Golden Circle para vocês… porém… nós tínhamos tempo sobrando e resolvemos visitar um lugar chamado “Þjóðveldisbærinn“, uma réplica de uma antiga fazenda Viking. Tudo bem que é totalmente fora de mão, na estrada 32, mas eu achei interessante nosso passeio, apesar do parque estar fechado, toin! (Abre somente no verão, de 1/junho a 31/agosto)… e a paisagem pela qual passamos também foi especial.
O vale que a fazenda esta localizada, foi totalmente devastado pelo vulcão Hekla em 1104 e cerca de 20 fazendas pereceram. Em 1939, arqueologistas nordicos escavaram a região e em 1974 uma das fazendas foi reconstuída para mostrar ao público como as pessoas costumavam viver na idade média.
Na preparação da volta para Reykjavik, tínhamos duas opções, voltar pelo mesmo caminho da ida… ou optar por um caminho um pouco mais longe, mas diferente… e eis que decidimos vir pela estrada 26 (sem asfalto) até Hella, onde você volta a civilização e pega a N1 até Reykjavik…
E pelo caminho, pegamos mais paisagens bonitas e diferente… e claro… o vento, nosso amigo inseparável durante toda a viagem 😉 … repara o Kikão na foto acima tentando se jogar no chão ehehe!
Outra coisa interessante de viajar pela Islandia é perceber a ausencia de arvores… é algo impressionante ver um país sem arvore, somente nas cidades você vê uma ou outra.
E essa é a estrada 26… nós por nós mesmo na Islandia… tem alguém aí?!
E terminamos a noite com um jantarzinho maravilhoso no Lækjarbrekka, aliás comer mal em Reykjavik é quase impossível.
Leia também:
Mas o que voce vai fazer na Islandia?! (Introdução ao país) Apr/2009
Islandia – Reykjavik (aeroporto + locomoção + hotel holt) Apr/2009
Islandia – Reykjavik / Reiquiavique Apr/2009
16 Comentários
Céus, eu tô ficando com cãimbra na lingua tentando pronunciar esses nomes: Reyjavchtuk, Proodesbithan, Strookupest ... :-)
Adorei a nova foto do blog. Onde é?
beijos
Marcia Kawabe’s last blog post..Hoje me chamaram de "Filha da Mãe"
eheheh.... aconteceu a mesma coisa comigo... porém agora estou com problema em falar e escrever, no meu teclado não tem todas essas letras malucas :) ... Esse vikings!
Quanto a foto do blog, é aqui em Toronto Island... se vc vier me visitar eu prometo te levar!!! eheheh
bjs
Nossa Mirella estou me sentindo meio burrinha...não fazia ideia de nada disso!!! Ainda bem que tem vc pra me mostrar!!!
Esses geisers e essa cachoeira devem ser o máximo!!!
Estou impressionada com as fotos! Vou ler os outros posts sobre a Islândia, quem sabe seja uma futura viagem!
Isabela’s last blog post..Dicas & Palpites #9
A natureza compensa a solidão!! Sabe que a Islandia pretende atingir a marca do primeiro país completamente verde do mundo? E essa vegetação acho que chama turfa ou é outra coisa diferente? Eu associo tundra com árvores. Tenho vontade de conhecer Vatnajokull e também essa energia geo-térmica que é mesmo impressionante!! Beijus
Oi Luma,
Eu realmente nao tenho muito conhecimento que tipo de vegetacao eh essa da Islandia... eu pensei em tundra, pois sempre associei com vegetacao rasteira... vou investigar melhor isso tudo :)
E esta ai algo que nao conheci e fiquei com aperto no peito de nao ter dado tempo, as geleiras de Vatnajokull... fica muito fora no nosso caminho, nos ficamos no lado west e esse parque fica no leste... foi realmente uma pensa nao termoas mais tempo na Islandia... mas... faz parte!
Abs
Suas fotos estão demais amiga e sua narração como sempre maravilhosa e fazendo a gente querer estar lá no lugar ;)
Muitos bjos e obrigada por compartilhar mais essa conosco :)
PS. Como tá indo o curso de turismo?
Bjokas
Vivi’s last blog post..Imagens Bizarras :)
O curso esta 10... imagina que já consegui um estagio?!
Estou super contente... acho que estou me encontrando... e estou feliz!!!
Torça por mim!!!!
bjks grandes no cê!
Que lugar lindo!! Eu "viajo" com vcs... Sabe q faz umas 2 semanas que descobri q vc era a criadora do entrevistando expatriados.. eu leio ele sempre também!!! Um dia vou querer participar também :)
Beijos!
Patricia’s last blog post..Too many books!!!
Mandei o convite do entrevistando expatriados :)
bjs
Olá,
Quero ir fazer um curso de 30 dias em Toronto e ir conhecer NY de Ônibus, preciso de visto americano? a pasagem de ônibus é cara e qual a duração da viagem.
Grato
Kleber Sousa
São Paulo
Ola Kleber,
Sim, para ir ao EUA de onibus, carro, aviao ou a peh, vc precisa do visto americano.
Tem passagens de onibus de $1 eheheh... mas lemebre-se sao 9 horas de viagem (sem contar as paradas)
Dah uma olhadinha nesse site: http://www.coachcanada.com/
Ola!!!
So pra dizer que AMO seu blog! =)
Uia... obrigada!!!
Apareca sempre :)
Lindas fotos!! Como sempre, uma delícia ler seus posts.
Menina, como é q consegue pronunciar essas palavras? Tem uma aí que nem tem letra no teclado...rsrs
Gracas a Deus está tudo bem com vcs. Que assim continue. Sem gripe e com muita saúde
bjocas
deby’s last blog post..Susan Boyle
eheheh... eu nao pronuncio eheheh!
Do resto, espero continuar sem gripe... as coisas parecem estar melhorando, pelo menos a gripe parece nao ser tao letal quanto estavam imaginando.
bjks
Adorei o post...aliás todos eles!A Islândia está nos meus planos desde há muito tempo,mas ainda não surgiu a oportunidade certa para essa viagem.Quando for lá gostaria de fazer a Ring Road de carro,mas acho que algumas estradas fora do circuito mais turistico,são um pouco difíceis...
Quando estiver a planear a viagem vou pedir umas dicas para vc!
Beijos
Ps:as fotos tb estão lindas!
Margarida Nobre’s last blog post..Uma Margarida no Reino das Tulipas...JARDINS DE KEUKENHOF...Holanda
Oi margarida,
Com certeza fazer a Ring Road é a melhor opção... e sair um pouquinho também vale a pena, mas tudo vai depender do tempo, da época e da condição das estradas.
Precisando de alguam coisa, é só gritar... se bem que eu fiquei só na parte sudoeste!
bjks
ping, ping, estou babando!
(...) amei a ISLANDIA (...)
:arrow: quero ir.
Carol Wieser’s last blog post..Fernando de Noronha: dicas e informações úteis.
Que tal é a comida? Muito esquesita? E as estradas não são muito perigosas e cansativas? E no fim de Junho tem de se andar , mesmo, com roupa de inverno?
Ola Laura,
A comida, pelo menos em Reykjavik é divina... não tenho do que reclamar... todos os restaurantes que fui eram excelentes.
As estradas são tranquilas, mas se vc sair da Hwy1 (grande anel) fique prepara para pegar estrada de solo batido, boas, mas não asfatadas... e se você for fazer off road, aí vai precisar de carro/caminhonete 4x4. E não me aventurei muito por lá ;)
Quanto ao clima... A Islandia é imprevisível e TUDO pode acontecer em um mesmo dia, devo confessar que fomos extremamente sortudos e só pegamos dia de sol e muito vento. Embora eu não tenha ido no verão, se eu fosse você eu levaria roupa meia-estação para todos os dias, uma casaco forte no caso de visitar as geleiras e se a temperatura cair... e acima de tudo, levaria roupa a prova d'agua, aqui no canada chama-se waterproof, nós compramos para levar e não nos arrependemos :) .
Para ver a previsão do tempo: http://en.vedur.is/weather/forecasts/areas/
E todos os post que escrevi sobre a Islandia: https://www.mikix.com/?cat=70
Abs e de nada!
Olá, obrigada por toda a informação, que decerto vai ser muito útil.
Eu moro na linda cidade do Porto em Portugal e vou trocar o calor do S. João, que aqui é muito festejado, pelo frio da Islândia.
Como já conheço a Nova Zelândia, que adorei, julgo que a Islândia tem algo em comum e portanto, chegou agora a vez de admirar essa ilha vulcânica que faz parte da Dorsal Médio-Atlântica.
Felicidades aí no Canadá.
E não é que o VUlcão acordou hehehe
Fantástico, gostei um dia vou conhecer a Islândia.
Oi Virgilio,
Vá mesmo ... ee um país incrível.
Abs