Nesses dias, olhei sem querer para o calendário e reparei que era dia 23/Agosto… e de repente veio toda aquela lembrança, pois nesse dia, há 13 anos, estávamos embarcando na viagem mais longa de nossas vida, e eu nem sabia disso!
Como começou o “sonho”…
Se eu disser que nossa intenção era viver “pra sempre” em outro país, estaria mentindo. Nosso sonho era simplesmente viver por algum tempo, em algum país do mundo… aconteceu de ser o Canadá, pois um amigo nos disse sem querer, que o país tinha imigração aberta e para isso, bastava se aplicar. E foi assim, que casamos em setembro/99, juntamos os papeis em dezembro/99, nos aplicamos para o processo de imigração canadense em Janeiro/2000, em Julho/2000 recebemos o visto de residente permanente e depois de um mês estávamos em Toronto 🙂
Parece tudo simples, né? E confesso que foi mesmo (risos)… nossa intenção, era ficar apenas 6 meses por lá, eu aprendendo inglês e o Kiko depois do curso de Business English na UofT , ia tentar arranjar algum emprego e se ele gostasse a gente ia ficando conforme nossa vonatde, tudo sem compromisso, sem metas e sem pressa.
E sem que a gente planejasse muito, em um mês o Kiko conseguiu um emprego legal, nos mudamos para uma townhouse fofinha em Oakville e a vida começou a seguir o rumo “living in Canada looks good!”
Vendemos tudo… metade foi com a gente e a outra ficou no Brasil
Para embarcarmos nessa aventura, vendemos tudo o que tínhamos (metade de um apê e 2 carros). Metade do dinheiro a gente converteu para dolar e levamos com a gente e a outra metade ficou no Brasil em real … (Pensando alto: ah se os apartamentos em São Paulo valessem o mesmo que valem hoje, nossas economias teriam sido maiores… e de pensar que o dinheiro que deixei no Brasil caiu para mais da metade depois de 6 meses por causa do aumento do dolar – de R$1,50 em Julho/2000 foi para quase R$3 um ano depois … e a quantia que já era pouco, evaporou!!!).
Nunca imaginávamos que depois de alguns meses estaríamos nos mudando pra Ottawa… nossa… quando penso em tudo que passamos, eu recordo com sorriso no rosto! Claro que tivemos momentos bem difíceis, especialmente depois de comprar nossa primeira casa, mas foi tudo parte do aprendizado e hoje somos muito mais maduros devido a esses perrengues 🙂
Quando a gente criou asas e começou a viajar o mundo…
Tudo aconteceu em um belo pôr-do-sol num banho de banheira… tínhamos uma casa legal, dois carros na garagem, emprego bacana e tudo que qualquer família gostaria de ter, mas eu virei para o Kiko em estado de desespero e disse; “Chega! Estamos vivendo feito dois velhos… precisamos sair pelo mundo, conhecer e viver o mundo!”.
Como o Kiko é meu gênio da lâmpada, que atende todos meus pedidos, no mês seguinte estávamos na estrada para conhecer Boston e depois é história: moramos em 4 países diferentes, fizemos curso na Universidade em Berkeley, viajamos muito e continuamos seguindo essa vida meio sem rumo, que as vezes cansa (eu confesso), mas não trocaria por uma vidinha tranquila e rotineira, acho que não sei mais viver assim 🙂
Nosso próximo destino, confesso que ainda não sei! Mas independente de onde a gente vá, sei que será legal, faremos bons amigos, tentaremos manter contato com os antigos e a vida vai continuar como deve ser … uma eterna novidade!
Outras fotinhos do nosso primeiro ano no Canadá
Nossas turmas de inglês na Universidade de Toronto… eu com os analfas e o Kiko com o pessoal de Business English
PS: As fotos foram tiradas do album de fotografia da minha mãe… foi engraçado relembrar esses momentos e pensar nos outros tantos que vivemos e as fotos simplesmente não conseguem expressar 🙂
Outros posts sobre nossas fases de Canadá:
4 anos de Canada (Ago./04)
5 anos de Canada (Ago./05)
8 anos de Canada (Set./08)
10 anos de Canada (Ago./10)
41 Comentários
Adoreiiiii o pouco já li a respeito da história de vcs !!! Imagina quando eu terminar de ler o restante...!!! Parabénssss ao casal !!! Muito legal !!!! Curto a idéia de viajar...but alone....sim terá que ser alone but not in the dark....rsrsrsrs graças a vocês !!! Eu gostaria muito de morar no Canadá por um tempo pode ser inicialmente por 6 meses até eu ver se me acostumo com tanto frriioooo (frio que eu amo..!!!!) rsrsrs
Gostaria de um help logo de cara que o meu problema graças a Deus não será falar, nem ler e nem escrever em inglês, pois eu já trabalhei bilíngue em empresas multinacionais só que aqui no Brasil....
Eu gostaria de saber sobre o mercado de trabalho para quem está chegando ai com a cara e a coragem....sem visto de trabalho...pois vi que com o visto de trabalho não poderia trabalhar mais do que 20 horas semanais....rsrsrs e isso não me interessa....rsrsrsrs obrigada !!!! Beijosss
Oi Mayla,
Sinceramente eu acho muito dificil começar a vida sem os papeis necessarios, entende?
Sei que joguei balde de agua fria, mas acho que nao vale o sacrificio!
Abs
Deve ser estar cada hora conhecendo e passando um tempo num país diferente. Mas eu acho que não aguentaria... fico um pouco receosa quando penso em ir pro Canadá, mas já li uma coisa na internet que diz assim: Se nossos sonhos não nos assustam, é porque não são grandes o suficiente.
O meu sonho é grande, ele me assusta, mas ao mesmo tempo, eu estou cansada da vida que levo no Brasil e, quero mudar. Só preciso terminar o curso de adm,arrumar emprego pra juntar o resto do dinheiro e, continuar esperançosa de que a imigração vai mudar alguma coisa do processo federal que vai me ajudar a imigrar. Enquanto isso não acontece, continuo aprendendo francês ´- porque sempre quis aprender e, tb pra ter mais pontos no processo e, estudando administração.
Beijos.
Espero que um dia, possa te conhecer pessoalmente.
Parabens, Felicidades ao casal e, muitas aventuras !
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/
Oi Cathe,
É isso mesmo... temos que ir atrás dos nossos sonhos e se eles de repente não forem tudo aquilo que imaginamos quando o vivenciamos de verdade, começamos a correr atrás do próximo... é assim que tem que ser.
O importante é não deixar o sonho virar ilusão, sempre ter pé no chão para não se frustar por nada :)
Boa sorte com o processo e continue aprendendo frances, isso com certeza fará um doferencial quando imigrar.
Abs
Que delícia conhecer este pedaço da história de vocês Mi :-)
Legal, né Lu... até eu me empolguei com a retrospectiva.
bjos
Oi Mirella! Legal saber um pouco da sua história, relatos assim são sempre inspiradores!!
Aqui temos pensado em morar uma temporada fora também, e um dos países que cogitamos é o Canadá. Se não se importar, eu tenho algumas perguntas pra ti:
- acha que atualmente aí ainda é bem aberto e "fácil" para imigração?
- tendo um bom inglês, é possivel encontrar bons empregos em sua área de atuação ou trabalhando como freelancer?? (No nosso caso somos designers, se souber como é o mercado aí...)
- em relação ao clima mais frio, acha que é muito desconfortável para brasileiros? (Somos de Curitiba e não muito praianos, então estamos habituados com inverno, mas se forem muuuuuitos meses frio e de céu escuro/nublado tenho medo que isso a longo prazo me deprima um pouco...)
- e por último: morar na costa oeste ou mais a leste/sul? (Em termos de qualidade de vida e possibilidade de maior contato com natureza)
Se puder dar um help super agradeço, eu ia adorar saber, ainda mais vindo de uma brasileira que mora aí! ;-)
Se quiser que eu mande as dúvidas de outra forma (email, Fb) é só avisar!
PS: cogitamos tb Nova Zelandia, e depois vou pesquisar mais com o Oscar. Mas o fato de ser bem friozinho/vento/chuva por vários meses nos desanimou um pouco.... Além da distancia, pois acho que meus pais não encarariam nunca ir até lá visitar! :-(
Bjo, e parabéns pelo aniversário de expat, acho que estas experiências e variações devem mesmo agregar bastante na vida, e é isso que buscamos para nosso futuro.
OI Simone,
Que legal que estão pensando em dar umas voltas pelo mundo :)
Vamos as respostas:
- acha que atualmente aí ainda é bem aberto e “fácil” para imigração?
Confesso que estou bem por fora do processo, mas pelo que andei lendo e ouvindo o negócio está completamente diferente do que era no nosso tempo. Vi que os processos estão sendo bem demorados, cerca de 2 a 3 anos e muita coisa está em processo de mudança.
O ideal é estar sempre lendo o website do governo canadense: http://www.cic.gc.ca/
- tendo um bom inglês, é possivel encontrar bons empregos em sua área de atuação ou trabalhando como freelancer?? (No nosso caso somos designers, se souber como é o mercado aí…)
Tendo inglês bom já é meio caminho andando para tudo :) . Eu não sei sobre o mercado de designers, então vou ficar te devendo. Mas por minha experiência e pela de amigos, o ideal é ter um currículo recheado de nomes de empresas conhecidas no mercado, ter um conhecimento que não seja generalista e estar aberto para o primeiro emprego não ser o dos sonhos. Sei que o pessoal da area administrativa sofre um pouco...
Tem oportunidades de fazer Co-Op também para ter a primeira experiência canadense...
- em relação ao clima mais frio, acha que é muito desconfortável para brasileiros? (Somos de Curitiba e não muito praianos, então estamos habituados com inverno, mas se forem muuuuuitos meses frio e de céu escuro/nublado tenho medo que isso a longo prazo me deprima um pouco…)
Vai de pessoa pra pessoa, tem gente que curte muito o frio pois aproveita os esportes de inverno etc... Outras simplesmente odeiam e ficam dentro de casa comendo e hibernando (risos). E outros como eu que não gostam, mas suportam ehehehe...
O frio é chato, pois o inverno é bem longo, mas a maioria dos lugares no Canadá tem sol no inverno... e não é uma penumbra como alguns países no norte da europa...
- e por último: morar na costa oeste ou mais a leste/sul? (Em termos de qualidade de vida e possibilidade de maior contato com natureza)
Se quer qualidade de via + natureza, eu recomendo Vancouver eheheh ... Embora eu adore morar em Toronto e tenha adorado a calmaria de Ottawa também... Qualidade de vida nas 3 tem.
Ajudei???
Vamos nos falando... é complicado escrever tudo o que realmente sentimos :)
bjos
Já ajudou bastante Mirella, muitíssimo obrigada! Estamos em fase de avaliar e pesquisa ainda, nada fixo mas estudando as possibilidades, até pq no momento estou grávida então vamos estabilizar até nascer. Mas quem sabe nos próximos anos, antes da alfabetização.
Obrigada de novo, qq nova dúvida eu volto para te perguntar! Hehehe
Bjão
É mesmo... tinha esquecido que estava grávida!
Tudo tem seu tempo :)
Qualquer coisa é só gritar.
bjo
Muito legal esse post. Parabéns pelos 13 anos de Canada. Eu completei apenas 1 rsrrs.
Abraços.
OI Camila...
Obrigada pelas palavras sobre o post :)
Aproveitei esse 1 ano que virão muitos outros e as comemorações sempre são diferentes...
abs
Que legal, Mi!!! Amei o seu post nostálgico!!! Passei por aqui tb para avisar que estou trabalhando no texto de Bwerlim e te mando logo mais.... Desculpe a demora, mas a fase de trabalho está bem puxada ultimamente.... Parabéns p/ vcs, que correm atrás dos sonhos e os realizam!!! Adoro o estilo de vida de vocês!!! Bjs paulistanos.
Oi Sil... obrigada pelas palavras :)
Não esquenta com o post sobre Berlin, eu tb estou na correria e mal consigo escrever novos posts aqui para o Mikix e editar os do Rafa eheheh... mas o motivo é bom, estamos indo viajar!!! Oba...
bjão
Mirella, seu post veio na hora certa para mim. Em menos de duas semanas eu e meu namorado embarcamos com o mesmo objetivo: estudar inglês e "ir vivendo" em outro país. A única diferença será que estamos indo para a Irlanda. Confesso que tem batido um frio na barriga nos últimos dias, mas ele passou completamente ao ler o seu post e ver que se mantermos o foco tudo termina bem (e às vezes até melhor do que planejamos). :D
Oi Jéssica,
Esse frio na barriga é que dá o gosto de aventura... aproveite esse momento de surpresa e do inesperado!!! Depois ficam só as lembranças...
Desejo tudo de melhor para essa sua fase na Irlanda... com certeza será incrível!!!
bjos e vamos nos falando!
Mi, amei ver vc e Kikão novinhos... Sua carinha de criança, cara de menina curiosa, desccobrindo o mundo...Amei!!!
Tenho certeza que esses anos fora foram de muito aprendizado, felicidades, perrengues, mas tudo faz parte e acho que hoje vcs são pessoas melhores e com uma visão muito mais ampla do mundo.
Se for possível nessa vida, ainda terei um tantinho dessa experiência :)
Parabéns e que venham outros 13 :)
Bjokas
Oi Vivi,
Você viu como nós também já fomos crianças? :)
Pra quem gosta, recomendo essa experiência de morar foro pra todos... se bem que você já teve uma amostra naquele mês que passou em Frisco, né?
bjão
Realmente Frisco foi uma experiência e tanto... Estar imerso durante 45 dias numa cultura, pegando bus, comendo, morando com minha host e tal deu pra deixar um gosto muito bom de quero mais :)
Quem sabe Toronto será sua próxima parada!!!!
Super beijo amiga
Mirellita!!!
Mas que passagem bárbara: "Estamos vivendo como 2 velhinhos!!!!"
Tenho que tomar cuidado com este pensamento que anda super-recorrente! Trocar a vida super-corrida e urbaníssima de Sampa pela segura, pacata e sossegada vida de subúrbio norte-americano me colocam entre a cruz e a espada pelo menos algumas vezes por dia...
Óh! Mundo cruel...Mas que belas experiências temos no nosso curriculum! Algumas que é bom nem contar...Até aquela saudade do desconhecido! Ahaha!!! Nem tomei meu vinho e ando filosofando...
Bjkas!
Eita Ju... saudades das nossas filosofias nas caminhadas em Oakville :)
Logo chego aí para colocarmos os papos em dia amiga!!!
bjos,
É sempre bom relembrar como tudo começou, olhar o caminho que seguimos sem arrependimento e com a felicidade de termos tido a coragem de arriscar.
As fotos básicas da CN, da nevasca e dos móveis do Ikea me fizeram lembrar da minha chegada em 1998 :-) Saí de casa com 19 anos direto para o mundo. Parabéns pelos 13 anos de aventura e que venham muitos outros.
Beijão e muito obrigado pelos pitacos ;-)
Nossa Livi, não sabia que tinha saido de casa tão novinha, eu achei que meu 23 era quase records (risos)...
Essa nossa experiência é muito legal mesmo, não é pra todo mundo, pois nem todos encaram felicidade dessa forma... mas enquanto estiver bom pra gentem, devemos seguir em frente!
bjos
Parabéns pelos 13 anos de Canadá e outras terras, continue compartilhando conosco suas experiencias.
Oi Mary querida... com certeza continuarei por aqui compartilhando nossos sonhos realiazados e roubadas pelo caminho :)
Obrigada pelo carinho.
bjos
Espero ter uma história parecida em breve e conseguir passar os meus sonhados "2 anios" em outro país... E pq não no Canadá! Rs...
Parabéns e que vocês consigam seguir com esse sonho por muito mais tempo!
Vou torcer para que seus sonhos se realizem, seja no Canadá ou em qualquer lugar do mundo!!!!
Abs
Parabéns...realmente muito tempo vivendo fora do BR! Mas que legal, texto muito bom de ler!
Adorei as fotos!
bjo
Erika.
Obrigada Érika... com certeza foram e serão experiências gratificantes...
bjos
Que texto fantástico Mirella! Parabéns pelos 13 anos, que venham mais 13!
Opa! Obrigada pelas palavras ... que venham novas experiências pra todos seja no Brasil ou no mundo ;)
bjos
Mi,
Parabéns! Que vocês sejam muito felizes independente de onde estejam. :-)
Bjs
Obrigada Luuuuuuu...
Bjão grande e felicidades a todos :)
Que delicia de post.. A verdade é que apesar dos perrengues de viver fora... A experiência de vida que acumulamos e o contato com outras culturas fezem tudo no final das contas valer a pena.. Que venham muitos outros anos como expatriados :D
Bjs
Oscar, como sempre você sabe bem como é essa vida nômade, né? E sabe o quanto vale a pena :)
bjão
Muito legal seu post e parabens pelos 13 anos de aventuras. Adorei o post e eh inevitavel nao pensar na minha vida e ficar imaginando aonde estaremos daqui a 10 anos (porque ja temos 3 de Canada). Parabens e continue cfompratilhando tudo com a gente pelo blog! Beijos
Oi Gaby,
Obrigada pelo comentário... pois é, passa tão rápido e se te disser que não sei onde estarei daqui 3 meses, vc acreditaria? :)
Bjão e vamos tentar nos encontrar quando eu voltar a Toronto
[…] anos de Canada 5 anos de Canada 8 anos de Canada 10 anos de Canada 13 anos de Vida no Canadá e pelo mundo… Nossa trajetória ao longo desses 20 […]
[…] depois de quase 14 anos fora do Brasil e com bastante experiência em mudar de país, enumerei alguns fatores que acredito ser essencial […]
[...] com duas pátrias e passa a amá-las da mesma forma. É muito estranha essa sensação, mas é bom se sentir em casa em dois países diferentes. Ah… alguns amigos (não brasileiros e canadenses) muitas vezes nos identificam como [...]