Parece que foi ontem que decidimos deixar a vidinha mais que organizada e certinha no Canadá, para embarcar nessa aventura temporária aqui na Australia. Em praticamente dois meses vendemos a casa (Agosto-Setembro/2010), empacotamos tudo e nos empirolitamos para Brisbane.
E hoje, estamos comemorando 1 ano de vida australiana!!! Não vou me prolongar com aqueles posts melodramáticos dos momentos bons e ruins que vivemos, mas vou contar através de fotos e imagens o que a Australia significa pra mim. Claro que será inevitável a comparação com o estilo de vida que tinhamos no Canadá! Espero não ser piegas ou injusta
➡ Vida Outdoor – Praia, deserto e florestas tropicais:
Taí, umas das coisas que eu mais gosto daqui, viver do lado de fora!
Como eu nunca fui muito fã do inverno e nem dos esportes dessa estação do ano, no Canadá eu hibernava e ficava só em casa curtindo os amigos, comendo (yes!) e curtindo o frio em moderação (risos). Mas aqui, eu consigo aproveitar todas as épocas do ano… no verão é tempo de curtir praia (que tem várias aqui pertinho de Brisbane) e inverno é época de curtir a montanha e se sobrar um tempo maior, é possível ainda explorar o deserto!!!
No Brasil por outro lado, eu poderia ter tudo isso, mas a “síndrome do medo” acaba sempre atrapalhando …
➡ Povo alegre, feliz e dizem o que pensam
Australia Day em Brisbane
Enquanto no Canadá as pessoas são muito polidas, educadas e extremamente na delas, aqui o pessoal é mais despachado.
Apesar de sentir falta do nível extremo de noção de comunidade e sociedade do canadense, acho que aqui na Australia, é mais fácil fazer amigos locais, já que a maioria das pessoas não ficam encabuladas de fazer perguntas mais íntimas (o que na minha opinião, é o que faz a amizade crescer e acontecer).
➡ Sol o ano inteiro
Em Noosa, QLD
Isso é bom pra caramba!!! Nem preciso entrar em detalhes, certo!
➡ Sotaque – Hey Mate!
Girraween National Park, região de Stanthorpe, QLD
Oh Jesus… se tem uma coisa que eu ainda não consegui me acostumar foi com o sotaque Australiano! Vira e mexe me pego toda concentrada tentando entender o que o pessoal me pergunta na rua, ou o que o jornal diz na TV, ou conversas rápidas no telefone etc… Isso piora se pego uma pessoa nativa daqui do estado de queensland! Mas um dia eu chego lá…
O que eu gosto é da mania que eles tem de dar “apelido” a tudo. Exemplo:
Barbecue: Barbie (churrasco)
Breakfast: Breakkie (Café da Manhã)
Brisbane: Brizzie
Tasmania: Tazzie
Cangurus: roos
E tantos outros exemplos… ADORO!!!
➡ Qualidade de vida
Pôr-do-sol em Burleigh Heads…
Eu tinha uma vida de dar em inveja em Toronto (risos!)… mas confesso, que de todos os lugares que morei, em questão de qualidade de vida, aqui é o melhor! Isso não significa que o Canadá seja pior, entende? É que para meu estilo de vida… aqui tem mais minha cara!
Aliás, apesar de nunca ter escolhindo Brisbane para viver, hoje eu adoro estar aqui… a cidade é limpa, fácil, tamanho ideal, tudo pertinho, pessoas simpáticas, praias incríveis logo ali do lado etc etc etc…
➡ Distância de tudo que tinha do lado
We are family!
Se adaptar ao fuso foi complicado, não em questão biológicas (que em alguns dias já esta tudo beleza), mas em relação ao emocional e social. Agora estou mais adaptada, mas foi difícil ver o mundo acordar enquanto eu estava pronta para dormir. Acordar e ter muitos e-mails pra ler, mas a tarde não aparecer uma alma viva no facebook 🙂
E como dizia o Cazuza: “O mundo inteiro acorda… e a gente dormir!!!”.
➡ Proximidade de tudo que era exótico e distante
China, Fiji e Vanuatu
Fala sério, quando na vida você acharia que uma viagem ao Japão, Fiji, China e tantos outros lugares exótico e paradisíacos seriam ali do lado, a um preço convidativo?! Pois é… aqui estamos numa angústia de querer conhecer TUDO que esta a nossa volta!!! Sem contar que minha lista de novos lugares para conhecer, só cresceu! Descobri um mapa cheio de ilhas no sul do pacífico que eu nem sabia da existência (haja dinheiro e ferias para eu e o Kiko conseguirmos ver tudo! 😀 ).
➡ Preço de viver no paraíso
Brisbane
Eu acho tudo muito caro por aqui; casa, carro, supermercado, roupas, aparelhos eletrônicos etc etc etc … vivo reclamando dos preços e as vezes chego a me irritar! Risos… Mas um amigo, um dia me disse: “é o preço de se morar no paraíso!” … Oh well… melhor nem comentar!
Enfim… poderia passar o dia comentando das coisas que gosto e não gosto! Mas esse post é para relatar que estamos felizes por aqui e fico orgulhosa de termos conseguimos superar a “crise” dos primeiros 3 meses! Sem dúvida, a Australia vem sendo muito generosa com a gente! Que venha mais um ano
Cheers, que venham mais anos!
38 Comentários
e eu aqui feliz em completar 3 meses em Brisbane!
Parabens pelo post! Estou adorando ler tudo!
Sucesso e muitas viagens! :D
Temos sempre que comemorar... seja 1 mês, 1 ano ou 10 anos... :)
Suas havainas já estão aqui em casa ehehe...
bjs
:mrgreen: Mirellita e Kiko, quem diria, não? Então estão canguruzando e super bem adaptados por aí?! Fico super feliz por vcs, realmente aí tem muito mais a sua cara! E quantas viagens...Adoro viajar na sua mochila e ver seus posts sempre tão informativos, recheados de dicas, bem no estilo Mikix de ser...A.M.O. Beijão e saudades! :P
Japita,
Você sempre TÃO querida... pois é o tempo passa muito rápido e se Deus quiser continuaremos viajando sempre mais e mais e mais e mais eheheh
E aí... nenhuma maratona por aqui??? Venha pra cá ":)
bjs
Mi...
Parabéns!!!
Acredito que não exista lugar perfeito...porém tem lugares que fazem nos sentir em casa...e pelo que vejo vcs estão super adaptados e adorando tudo e isso q é importante.
Felicidades sempre pra vcs...que venham muitos outros anos de muitas experiências bacanas.
Bjs no coração com um montão de saudades.
Vivi, pois é... a gente que esta sempre por aí, sabe que lugar perfeito só existe no mundo das idéias, né?
Alguns, sem dúvida são melhores que os outros... mas no fundo, depende mais da gente se adaptar e fazer o melhor de onde estamos, para ter sempre uma experiência positiva.
O importante é curtir um dia de cada vez ao máximo, pois depois o tempo passa e nos resta só saudades...
bjs
Nossa! Um ano já? Passou rápido até pra gente que acompanha seu blog do outro lado do planeta :)
Quando eu vi o seu post fiquei pensando "o que será que eu fiz nesse ano que passou?" Fiquei com a impressão de que eu só corri :P
Beijos e muitas felicidades pra vcs nessa nova etapa.
POis é... eu também quando penso, me assutso com a velocidade do tempo...
E quanto a correria, somos duas... também acho que só corri... ahahah
Bjao
PS: Adorei seu comentário por aqui :)
Lindas as fotos Mi, e realmente a Australia parece ser mais a sua cara mesmo hehehe... meu coracao ainda pertence totalmente ao Canada, mas entendo quem prefere mais aquela coisa de sol-praia-outside.
Good luck para vcs nesta nova etapa!!!
Oi Ivi...
Estou mesmo me encontrando por aqui... o Canadá continua no meu coração (forever), mas adoro mudar de ares eheheh
Bjoa
Mi, querida!
Realmente passou rápido!!! Mas a gente sentiu muita falta da companhia de vcs por aqui, viu?!
Fico feliz por vcs estarem felizes! Afinal, é isso que importa!
Bjos com saudades!
Lu
Luly,
Vocês também fazem tanta falta na minha vida... de verdade!
Estou feliz sim... e vamos tentar nos ver no natal se você forem para o Brasil sil sil...
Saudades mil... bjks
mi
Parabéns Mirelita!!! Parece que a Austrália tem superado expectativas! Que vocês sejam ainda mais felizes no tempo que passarem por aí.
Bjinhos
Oi Maira,
Tem superado messssssmo... e que continue assim :)
bjao
Mi, bom demais ler este post e ver que valeu a pena :)
Realmente a Australia tem mais a cara do BR...sol, praias e outras coisas que nos remete a nossa terra :)
Amei o post, ficou a sua cara!
Bjokas amiga
Vivi, aqui tem muito a cara do Brasil... coisa de doido!!!!
Obrigada por estar sempre presente por aqui...
bjos
Mi que delicia de post!!! Parabens casal, apesar das saudades, voces estao muitooo felizes isso e muito importante, pois quem fica tem a certeza que fizeram a escolha certa, por enquanto. Bjs mil!!
Pois é Sil,
É complicado ficar longe dos amigos (acabei nem comentando sobre isso, pois acabo me emocionando e não dá certo eheheh)... mas estamos super bem mesmo...
Aos poucos fazendo daqui nosso cantinho, até quando eu não sei, mas vamos que vamos...
eheheh
bjo
Parabens pelo niver de 1 ano de Austrália ! que muitos outros venham recheados de momentos inesquecíveis ! :D
abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com
Ueba!!! :)
bj
veja só que coinscidência, eu tenho o seu blog no meu blogroll, mas faz tempo que não passo por aqui. Essa semana meu marido sugeriu que eu organizasse uma viagem de 2 meses pela Austrália, aí estou eu no google, me quebrando pra achar algo por onde começar e nem me dei conta do blog de vocês !!!! Agora cedo, entro no meu blog e vejo o título do seu post !!!!! Que legal, vão servir de base para a minha organização.
Sucesso por aí
Opa... aguarde que esta vindo mais posts sobre a Australia... estamos esse mês focando nossas viagens por aqui, acabamos de voltar de um final de semana de Sydney, vamos tb para Whitsundays, Melbourne e Canguru Island...
Precisando é só gritar :)
Abs
Parabéns pelo primeiro ano e que o sucesso continue.
E a vida segue...
Obrigada!!!! Vocês devem estar indo para o segundo ano de Canad, né?
abs
Puxa, Mirella
Como passa mesmo. Me lembro dos detalhes da compra da sua casa em Toronto, etc, etc... rsrsrs e agora um ano de Australia! Demais!!!
Que lugar lindo mesmo essa terra, a cor da paisagem!. E posso imaginar o quanto voce se adaptou pois o frio do Canada era terrivel, posso imaginar, dai a sua alegria por ai com direito a praia e tudo né??? rsrsrsrs...
fico feliz e espero que voce continue por muito tempo por ai ok???
Grande beijo,
Lívia :wink:
Pois é Livia... o tempo passa bem rapidinho mesmo e no final a gente vai se acostumando e se adaptando a tudo :)
O canada era 10... aqui também é muito legal! O legal é que eu pude aproveitar o Canada de montão e agora é hora de me dedicar a Autralia... e mais pra frente a gente vê pra onde o vento nos levará :)
bjs
Querida Mi 1 ano e eu quase chegando por ai na Australia dia 7.
Em MELBOURNE, nao Brisbane, mas aguarde que vou te visitar! :lol:
beijos e PARABENS!! You did it!
Paty,
Você já chegou??? Estamos indo pra Melbourne em duas semanas... vou te mandar um e-mail :)
bjos
Olá Mirella, tudo bem?
Você pode me dar uma dica?
Minha filha ficará apenas uma tarde em janeiro em Sidney por conta de uma conexão. É um grupo de 4 crianças com 1 adulto que estarão saindo de Melbourne (onde ficarão por 1 mês) e voltando para casa no Rio. Vai ser uma parada muito rápida em Sidney só para eles conhecerem um pouco da cidade. O avião chega em Sidney às 13 horas, eles terão a tarde toda livre, dormem e já embarcam no dia seguinte de manhã para o Rio.
Eu gostaria que você me desse uma dica do que eles podem/devem fazer em uma tarde em Sidney. As crianças têm todas 11 anos.
Você acha que eles poderiam sair do aeroporto numa van e já irem direto para algum lugar conhecer a cidade? Para onde? O que de interessante valeria a pena eles conhecerem numa tarde (levando em conta que só tem 11 anos)...
Por favor me dê todas as dicas!!!
* Mandei também para a Carol do Travel Forever. Acompanho os dois blogs e adoro!!!
* Se preferir responda diretamente para o meu e-mail.
Abraços,
Ana
DEVEM PEGAR UM TREM DO AEROPORTO ATE CIRCULAR QUAY STATION, DE LA ESTARAO NO CENTRO DA CIDADE ( OPERA HOUSE, DARLING HABOUR E O CENTRO ) DEVIDO AO TEMPO ESTA E A UNICA COISA VIAVEL. TICKET DE TREM 15 DOLARES ESTA LINHA E PARTICULAR POR ISSO E CARA TALVEZ UMA VAN SAIRIA MAIS BARATO PARA TODOS O GUIA DEVE SABER.
Ola Ana, Tudo bem?
Vou responder por aqui mesmo, pois aí o talvez outras pessoas possa se usufruir das idéias que surgirem por aqui, o que acha?
Olha... eu sugeriria o seguinte:
Sair do aeroporto, deixar as malas no aeroporto (ou hotel) e seguir para o Jardim botânico, lá eles vão adorar ver os morcegos diurnos e depois siga em direção a Macquarie's Chair para ver o cartão postal da cidade (Opera House e Harbour Bridge)... apesar de apenas 11 anos, acho legal ter uma foto por lá, né? risos... siga para a opera house até o circular quay (terminal dos ferries).
Aí poderia te dar 3 opções:
1) Pegar o ferry para o Taronga Zoo...
2) Pegar o ferry para o Luna Park (que eu acho bem sem graça e tem Luna Park em Melbourrne)...
3) Pegar o ferry para Darling Harbour e lá ir ao Aquario, passear pela região e ir ao Paddy's Market (Chinatown) para as ultimas comprinhas de bugigangas...
O Marcio sugerio pegar o trem ($15 por pessoa) do aeroporto para o Circular Quay que é uma excelente ideia, dependendo do horário e do transito. De taxi, eu paguei $83 na sexta a noite (aeroporto-circular quay) e $39 no domingo a tarde (circular-quay - aeroporto).
Ajudei?
Legal!!! Pelo visto vocês estão mais do que adaptados, hein??? Vida longa à Austrália na vida de vocês.
Desejo muitos outros momentos felizes nos próximos anos que virão.
Beijo
Claudia :lol:
Oi Queridona,
Obrigada... não sei se a Australia tem vida tão longa quanto o Canada, mas quero aproveitar muuuuito cada momento que estiver por aqui :)
Bjsk
oi mirella, vou fazer intercambio de 1 ano na australia mas to em duvida entre brisbane e sidney .. é high school .. o que me recomendaaa?? obrigadaa
Ich... dificil, hein?
Sydney é mais bonita, Brisbane é mais fácil!
Precisava saber mais do seu estilo de vida para dar uma opinião mais realista :)
Abs
aaah entendi .. eu tava com mais ideia de brisbane por ser menor e tal, o custo de vida em brisbane é mais baixo tambem né? voce ainda mora na australia?
O custo de vida em Brisbane é um pouco mais baixo sim, mas esta subindo a cada dia. Mas depende do tipo de intercämbio que vai fazer, isso não te afetaria muito. Se escolher Sydney, tem que ver direitinho onde vc vai morar, muitas vezes eles consideram as Blue Montains parte de Sydney por exemplo...
Sua escolha deve se basear tb em clima, atividades culturais, se gosta de cidade grande ou pequena etc e tal
Ainda moro na Australia sim :)
Abs
[...] que o segundo ano, não é tudo novidade e aquele turbilhão de novas experiências como o primeiro, mas é gostoso entrar na rotina e perceber que você já faz parte de uma comunidade, que sabe [...]