Usar transporte público no Japão é a maior curtição, além da eficiência e pontualidade, os trens e metros te levam para todo lugar.
Sendo a ilha do sol nascente um destino relativamente caro, especialmente quando comparado com o restante da Ásia, é sempre bom estar atento aos gastos sem necessidade, e nesse momento vêm dúvida: vale a pena comprar o “JR Rail Pass” para viajar ao Japão?
O QUE VOCÊ PRECISA SABER:
O que é JR Railway Pass? É o ticket de trem com desconto, oferecido exclusivamente a turistas que vão visitar o Japão. Válido em praticamente todo país, você pode utiliza-lo em qualquer rota entre e nas cidades onde a empresa JR opera, com excessão dos trens Nozomi e Mizuho em Takaido, Sanyo e Kyushu, e o Tokyo Monorail. Você DEVE ADQUIRI-LO ANTES DE CHEGAR NO JAPÃO.
O que é JR? O Grupo JR é formado por 7 empresas distribuídas pelo Japão, antigamente era a empresa ferroviária estatal japonesa e por isso ela ainda detem o domínio das rotas ferroviárias do país.
O que é Shinkansen? É o nome dado aos trens balas japoneses.
Mais cedo ou mais tarde, durante a preparação do seu itinerário, você vai se perguntar o seguinte: “Será que devo comprar o JR Pass?” e eu respondo; “Depende! (risos)”. Tudo vai depender do seu roteiro. Para quem vai se locomover bastante, em um curto periodo de tempo, a resposta é sim, do contrário, o melhor mesmo, é ir comprando de acordo com a necessidade.
Abaixo segue uma planilha de como foi nosso itinerário usando as linhas da JR e os preços que pagaríamos por cada trecho se os tivéssemos comprado avulso, baseado na classe econômica:
Na tabela abaixo está o valor atual do JR Rail Pass no Japão (preço de Maio/2012). Como é possível perceber, você pode compra-lo para 7, 14 ou 21 dias e tem duas classes diferentes: econômica (ordinary car) e primeira classe (green car).
Nós optamos pela classe econômica e foi ótimo. O trem e o banheiro são limpos, há lugar para bagagens (em cima da cabeça ou no final do corridor), o espaço das pernas é bom e dá para deitar legalzinho. Os vagões são divididos entre fumantes e não fumantes. A primeira classe oferece assentos maiores e mais confortáveis. Resumindo, o negócio funciona como avião, escolha a classe que está acostumado e pague de acordo…
No nosso itinerário, mesmo não indo a Nikko, que estava no plano original, compensou a aquisição do ticket de 14 dias e economizamos 19.600 Yen (equivalente hoje há aproximadamente US$250, baseado nos assentos com reserva). Pensando aqui comigo, eu deveria ter comprado somente o passe de 7 dias até nossa chegada a Tokyo e depois ir pagando os tickets a parte. Se tivessemos feito isso, a ida a Hakone (Mt. Fuji) poderíamos ter o usado a companhia Odakyu’s (Romance Pass) ao invés da JR, que é a maneira mais rápida e conveniente para esse trajeto. Mas enfim… US$250 dolares foi de bom tamanho 😀
Como comprar o JR Rail Pass no Brasil?
O passe deve ser comprado antes de chegar no Japão, e pode ser adquirido diretamente pelo site www.railpassbrasil.com.br, empresa autorizada a vender JR Pass no Brasil.
O passe tem validade de 3 meses e ao chegar no Japão, você vai em qualquer estação da JR para dar validade ao tickets de 7, 14 ou 21 dias corridos – tenha em mãos o passaporte, o voucher do passe e o formulário branquinho preenchido antes de ir falar com os atendentes (você encontrará o formulário nos escritórios de reserva).
Caso você esquecer de compra o passe antecipadamente, as JR regionais vendem passes regionais dentro do país, mas geralmente são mais caras e só disponíveis regionalmente e não no país inteiros como o Japan Rail Pass (Ex: a região de Tokyo faz parte da JR East, Kyoto da JR West e assim por diante).
Mapa do Japão e o grupo JR (Imagem: Japan-guide.com)
Como usar o JR Rail Pass
Alguns trens oferecem o sistema de reserva de assentos antecipadamente (Ex: os shinkansen), enquanto outros não tem esse recurso (Ex: de Kyoto a Nara). No caso dos trens que não demandam reserva, basta apresentar o JR Pass para um dos atendentes das cabines da entrada dos portões e seguir para seu portão. Para os trens que há o sistema de reserva, você deve ir primeiro para o escritório de reserva agendar seu “ticket” (dentro das próprias estações, mas antes de entrar nos portões – chamado JR Midori no Madoguchi ) e depois seguir para o portão.
O sistema de reserva é optativo, já que existe vagões exclusivo para quem não fez reserva, mas pode ser que você não consiga assento ou mesmo que não consiga sentar junto da pessoa que está viajando, e como o JR Rail Pass dá direito as reservas (sem custo adicional) eu recomendo usa-lo. As reservas também podem ser feitas com antecedência, como qualquer bilhete de ônibus que compramos no Brasil.
Vale lembrar que no ticket de reserva do assento, não está discriminado o portão do trem, dessa forma, pesquise antes ou pergunte para os atendendes no momento que estiver mostrando o JR Pass, eles costumam ser muito atenciosos.
Mais explicações (em inglês, japones ou alemão) sobre o JR Pass vá no website official: japanrailpass.net
Do que eu não gostei:
1- apesar do Japão ser todo tecnologico e inovador, o ticket do JR Pass é de papel e se você perder, dançou!
2- Outra coisa chata, é que não sendo eletronico, toda vez que você vai passar pela catraca, é necessário mostrar o passe para o atendente ao invés de simplesmente passar pela catraca eletronica. E como tem sempre gente pedindo informação na cabine, nem preciso explicar a perda de tempo, certo?
3- Antes de ir ao escritorio para fazer sua reserva de assento, sempre que possível, saiba seu itinerário (trem, horário, rota e portão) antecipadamente, muitas vezes, os atendentes não são receptivos em ajudar, e o livro que eles te dão para “adivinhar” o itinerário, demanda um pouco de prática… (de novo, o website hyperdia é a salvação para isso e lembre-se que o portão não vem descrito no ticket).
Leia mais: Todo os posts do mikix sobre o Japão
75 Comentários
Oi Mirella! Obrigada pelo post, ajudou bastante.
Vc poderia me tirar uma dúvida? Eu vou ficar 22 dias, visitarei Osaka, Kyoto, Himeji, Nara, Fujiyoshida e Tokyo.
Estava crente que minha melhor opção era o JR de 21 dias (589 dólares), porém andei fazendo umas contas e agora estou na dúvida.
Fiz minhas contas baseadas no hyperdia e google maps, e de Shinkansen serão 28040 ienes (converto para 280 dólares). Serão esses do aeroporto pra osaka, osaka pra himeji, himeji pra kyoto, kyoto para mishima, gotemba para tokyo.
Com metrô e etc, não consigo ter uma conta tão exata, mas estimei uns 8000 ienes (80 dólares) baseada no valor do google maps.
Logo, 280 +80 = 360, bem mais barato que o JR Pass....
Voce acha que meus cálculos estão certos ou eu estou "sendo otimista" em relação ao preço do metrô?
Agradeço sua opinião!
:)
Oi Gabi,
Já faz um tempinho que fiz minhas continhas para JR Rail.
Eu lembro que o meu ficou quase que no zero a zero, compensou pois eu poderia usar em alguns metros em Tokyo.
Mas em várias situações não faz sentido mesmo ... se você calculou certinho, vai pelas suas contas :)
Abs
Ola Mirella.Vou fazer em janeiro tokyoto kyoto Nara. Vale a pena comprar o JRP?
Oi Felipe, Tudo bem?
Precisa fazer as continhas, eu fiz planilha no excel para ver se compensava ;)
Boa sorte.
Usei o JR pass de 14 dias de 31/08/2017 a 12/09/2017..foi perfeito.Tudo perfeito como o Japão é...
Amei ..ami..amei...me despedi com lágrimas nos olhos...
Né?
O Japão é realmente incrível ... sinto saudades cada vez que vejo fotos e recordo dos meus dias por lá.
Beijos
Oi Mirella,
Você acha q vale a pena a primeira classe do trem tanto quanto o avião?
Oi Isabelle,
Viajei nos dois, e na época não senti muita diferença.
Abs
Mirella, bom dia!
Vou fazer um day trip Tóquio/Kyoto/Tóquio. Qual a melhor opção para trem?
Obrigado.
Oi Aryson, Tudo bem?
O ideal seria pegar o Shinkanzen de Tokyo -Kyoto, veja aqui o link para os horários: http://english.jr-central.co.jp/info/timetable/.
Você também pode contactar a empresa no Brasil, http://www.railpassbrasil.com.br/, que é autorizada a vender JR no Brasil.
Abs
Oi Mirella,
Irei para o Japão em outubro. Ficarei 15 dias. Coloquei na ponta do lápis todos os meus deslocamentos (planilha excel) e, considerando a soma, realmente vale a pena comprar o JR para 14 dias. Embora alguns gastos diários sejam pequenos e não compensem por sozinhos o JR, há outros deslocamentos que acabam ficando bem acima do custo diário do JR (Tóquio x Kyoto; Kyoto x Hiroshima; Hiroshima x Hakata, etc).
Para tomar a decisão final, falta entender o deslocamento para Hakone.
Você citou em seu blog que a forma mais rápida de ir para Hakone é com o Romance Car. Eu não estou conseguindo fechar essa questão direito. Nas minhas pesquisas, vi que o Shinkansen para Odawara leva 35 minutos (incluído no JR). De lá, pega-se um trem da linha Odakyu, por 310 ienes e mais 17 minutos, para Hakone Yumoto.
Com o Romance Car, a viagem é direta para Hakone Yumoto, mas leva cerca de 100 minutos.
Peguei essas informações no Hyperdia....será que está certo?
oi Monica, Tudo bem?
Já faz um tempinho que fiz essa viagem e algumas coisas me fugiram da memória.
Eu fiz a viagem ao Fuji usando a opção do JR, mas depois que estava lá, achei que o Romance Car parecia ser mais direto e sem troca troca, isso que eu tinha realmente gostado.
Você viajou? Deu certo?
Oi Mirella! Muito obrigada pelos seus posts. Vou para o Japão em outubro e está sendo muito útil.
Porém, me surgiu uma dúvida agora: o JR Pass vale para todo o Japão e cobre todas essa companias locais? Pois vi que existe um tal de JR East Pass que só cobre algumas áreas específicas.
Será que o JR Pass cobre as áreas do JR East também, ou para um mochilão intenso de 1 mês eu deveria comprar OS DOIS? Obrigada
Oi Rebecca,
O JR Pass cobre toda malha do JR, inclusive algumas linhas dentro de Toquio, mas ele é mais caro que só comprar o JR East, entende?
Precisa dar uma pesquisada... eu demorei um pouco, fazendo todas minhas continhas para ver se realmente compensava, e pra gente valeu!
Abs
Olá Mirella! Tudo bem? Meu nome é Elio; Estou planejando a minha estada no Japão no período de 12/09/2016 à 28/09/2016 .
Vou chegar no aeroporto dia 12 a tarde. Tenho amigos em Ibaraki, Tokyo, Nagoya e parentes em Kumamoto.
Pretendia ficar em Kumamoto uns 5 dias. Pretendo comprar o JR Rail Pass pra 7 dias.
Estou em dúvida por onde começo a minha estada por Tokyo e terminar em Kyushu ( Kumamoto ) ou o contrário.
Acho que a distância é de uns 1.300 km entre Tokyo e Shin Yatsushiro em 6 horas.
Oi Elio,
Eu não conheço Kyushu para te dar minha opinião... eu gostei de terminar a viagem em Toquio, pois já estava mais adaptada ao estilo japones, e sendo Toquio uma cidade grande, pode confundir a cabeça nos primeiros dias :)
Abs
Olá Mirella, parabéns pelo seu blog, tem me ajudado bastante.
Gostaria de saber se fale a pena comprar o JR pass
vou do aeroporto em Narita par aTóqui, ida d evolta.
Tóquio para Kyoto.
Kyoto- Nara ida e volta
kyoto - Hiroshima.
Hiroshima - Tóquio.
mais os deslocamentos em Tókio. Vou ficar na região de Ikeburo.
Você acha que é mais vantajoso comprar o pAss?
Obrigada, Iara
OI Iara,
Olha... me deu um super trabalho decidir se eu comprava pra mim o passe, risos, então vou ser sincera e dizer que não farei essa analise pra você, pois ela demanda tempo.
É preciso colocar todo seu deslocamento na ponta do lapis e ver se compensa, fiz isso usando o excel e quase fiquei no zero a zero... mas achei que compensava pela facilidade.
Abs,
Oi Mirella, parabéns pelo blog, essa duvida de comprar ou nao o JR Pass é terrivel né? Quem sabe vc podem me ajudar, vamos ficar 7 dias no japão, 5 em Tokyo e 2 em Kyoto, vc acha que vale a pena o JR Pass? sendo que viagem longa só iremos fazer de Tokyo para Kyoto o restante será os metros em Tokyo mesmo.
abraços
Oi Marcelo,
Eu acho que não vale a pena não ... acho que vale mais comprar algum passe de alguns dias para circular somente em Tokyo.
O JR é caro para não usar :)
Abs
Boa tarde Mirella.
Estarei no Japão durante 11 dias entre 31 de julho até 11 de agosto.
Tenho algumas dúvidas, como por exemplo se chego e parto pra Kyoto ou se fico os primeiros dias em Tóquio?
Tenho duvidas sobre a vantagem de comprar o JR...
Meu itinerário é o seguinte (até o momento):
31: chegada em Tóquio perto das 18h
1: Tóquio
2: Tóquio
3: Tóquio
4: Tóquio
5: Tóquio - Kyoto
6: Kyoto
7: Kyoto
8: Kyoto - Hiroshima
9: Kyoto - Nara
10: Kyoto
11: Neste dia tenho que retornar ao Brasil, meu voo parte as 22h.
Acredito que seria interessante começar por Kyoto e terminar em Tóquio, porém tenho receio de chegar muito tarde em Kyoto no primeiro dia.
Teria alguma dica de bate e volta interessante pra fazer em Tóquio?
Oque tu acha do meu itinerário, tu mudaria algo?
Muito obrigado...
Se você gosta de cidade grande, o itinerario está ótimo, mas se gosta de cidade pequenas, eu recomendaria Takayma e Shirakawa-go, uma graça mesmo.
Do contrário, tem vearias opções de bate-e-volta desde Tokyo: Mt. Fuji, Nikko, Yokohama etc ... eu só fiz o Fuji e não vi o Fuji... Não fiz Nikko e nem Yokohama, pois estava cansada de ficar vendo templos :)
Abs
Pois e... Estou em Yokohama agora. Estou participando de uma expedicao cientifica e ficarei os proximos dois meses em alto mar. na volta vou passear por alguns lugares... Tambem pensei que 5 dias em Toquio e muito tempo. Takayma e Shirakawa-go sao proximas de toquio?
Muito obrigado!
Oi Rodrigo,
Não dá nem pra começar a comparar Tokyo com a região de Takayama, é agua e vinho... mas acho que 5 dias pra Takayama é bastante. E Kyoto? Não interessa?
Abs
Meus dois pontos base serao Toquio e Quioto, cinco dias em cada lugar. Nos cinco dias em que estarei em Quioto pensei em fazer 2 daytrip, um para Nara e outro para Hiroshima, e depois ficar 3 dias so em Quioto mesmo. Ja em Toquio, nao sei oque fazer. Tu poderia me indicar locais proximos pra fazer uns dois ou tres daytrips?
Oi Rodrigo,
Se o tempo estiver bom, eu tentaria ver o Fuji de pertinho, eu dei um super azar, pois eu vi o Fuji da janela em Tokyo, mas quando cheguei em Hakone, ele já estava todo encoberto. Ouros lugares: Kamamura e Nikko, outroas ideia nesse site super legal: http://www.japan-guide.com/e/e3051.html
Muito bom post e adorei o blog, não conhecia, vou olhar com mais calma depois ...
Estou indo para o Japão semana que vem e estava com umas dúvidas com relação ao JR Railway Pass. Agora está tudo certo ...
Obrigado e parabéns pelo blog.
Obrigada pelas palavras Eduardo, fiquei feliz em ter ajudado :)
Abs
Pretendo viajar para o Japão, mas acho que será uma viagem de um planejamento longo! Terei que ver os vistos, o quanto de passagem, pretendo passar um 19 dias, sem contar com o clima e os festivais que acontecem, não quero perder nada de nada! Sugar o máximo do entretenimento do Japão.
Minha questões são um pouco as passagens de uma cidade para outra, pensei em comprar o JR pass, mas fico em dúvida se irei usar ele todo, já que devo viajar com uma amiga que é meio viciada em Tokyo e seus bairros de eletrônicos e mangas.
Sem contar com os hoteis que me hospedarei (em torno de uns 4). Tão tão complicado quando viajamos para um lugar que não conhecemos! Agradeço por existir pessoas como você que nos ajuda um pouco a compreender os detalhes que um viajante passa.
Opa, obrigada pelas palavras sobre o post Debie, esse artigo foi complicado de escrever... muitos detalhes.
De repente, pra você seja ideal o passe de 7 dias quando começar a viajar pelo país... já fez as continhas? Ou pegar o passe somente para Tokyo...
Boa sorte, e precisando de alguma coisa, estou a disposição :)
Abs
Oi Mirella,
Aproveitando que você se dispôs a dar uns pitacos na minha viagem lá no VNV, venho novamente pedir ajuda. Fechei meu roteiro no Japão da seguinte forma:
Dia 20 – HK-Osaka - Kyoto
Dia 21 – Kyoto – cidade
Dia 22 – Kyoto – cidade
Dia 23 – Kyoto – Hiroshima -Kyoto ( Início do JR Pass)
Dia 24 – Kyoto - Nara - Kyoto
Dia 25 – Kyoto - cidade ou Himeji, depende do que render nos dois primeiros dias
Dia 26 – Kyoto – Takayama (sair cedinho pegar o trem que chega às 10h) - tarde para conhecer Takayama
Dia 27 – Takayama – Shirakawa – Tokio (pegar o ultimo trem para Tokio)
Dia 28 - Tokio
Dia 29 -Tokio (fim do JR Pass)
Dia 30 - Tokio
Dia 31 - Tokio - casa (voo as 21h)
Acumulei os bate-voltas em dias seguidos pensando em comprar o JR Pass.
Seguindo o exemplo do seu blog, fiz a tabelinha e todos os meus deslocamentos certos somam U$ 537,00.
Todavia, consigo concentrar a maior parte dos deslocamento em um período de 7 dias (como coloquei no roteiro acima).
Se eu somar os outros deslocamentos (Osaka-Kyoto, Tokyo-Narita e Tokyo-Nikko-Tokyo) somaria mais U$ 170,00 caso eu tenha o passe de 7 dias e não o de 14 dias.
Considerando a diferença de valores entre o passe de 07 dias e o de 14 dias, bem como o fato de que eu nem mesmo tenho certeza se farei o trecho tokyo-nikko-tokyo, estou optando por comprar o passe de 7 dias.
Minha matemática parece estar Ok, mas como não tenho certeza se entendi direito o funcionamento do passe estou pedindo uma opinião p/ ver se não estou fazendo bobagem rsrs.
Ah, lembra que tínhamos falado dobre Takayama? Você achar que nesse esquema que eu fiz daria certo?
Pensei em pegar o trem cedinho de Kyoto para Takayama (chegar lá as 10 da manha mais ou menos) usar o dia da chegada para conhecer Takayama. No dia seguinte sair cedinho para Shirakawago (pelo que eu pesquisei meio dia é suficiente para conhecer) e pegar o trem de Takayama para Tokyo lá pelas 17/17h30.
Obrigada mais uma vez!!
Oi Izabel,
Entendi bem sua ideia de usar o passe de 7 dias e achei brilhante, apesar dos bate-e-volta ficar cansativo, pois será meio que em sequencia... mas férias é assim mesmo, as vezes temos que puxar um pouco para encaixar tudo no nosso bolso.
Sobre usa duvida de Shirakawa-go, 1/2 dia é o suficiente sim... nós pegamos o onibus pra lá bem cedinho e na hora do almoço já estávamos de volta a Takayama... e como Takayama tb é bem pequena, meio dia dá pra conhecer tudo por lá também. Eu aproveitei Takayama para ficar no Onsem e curti :)
Qualquer coisa estou por aqui... ando meio lerda pra responder os comentários, mas eu chego lá! :)
Abs
Oi Mirella!
Já de volta dos meus 28 dias entre China e Japão queria agradecer pelas dicas. A viagem foi perfeita.
Usamos o JR Pass da forma planejada e ainda acabamos encaixando uma ida até himeji para visitar o castelo e também fomos para Nikko. Acabou valendo muito para nós. COmprei o passe de 7 dias mesmo e usamos o passe todos os dias desde que foi validado.
O tempo destinado a Takayama e Shirakawa também deu super certo. Chegamos em Takayama às 10 da manha, passeamos por la o restante do dia e no dia seguinte fomos cedinho a Shirakawago. Conseguimos pegar o trem para Tokio às 15h.
Também aproveitamos para ficar em um Onsen em Takayama e curtimos muito. É caro mas vale muito a pena.
Obrigada pela ajuda!
Abs
Opa!!Super obrigada pelo feedback... muito legal saber que aproveitaram as dicas e o melhor, curtiram muitão a viagem.
O Japão é incrível, né?
Abs
oi, o castelo de Himeji estava aberto? to indo pro Japão semana que vem, até tinha trocado o castelo de Himeji pelo Templo Engyoji ( fica em Himeji tb )
Até onde eu li no site estaria fechado até Agosto de 2014 para reforma
Oi Atsu,
Eu também não fiu ao Himeji, pois estava/está em renovação até Março/2015 (mais aqui- http://www.japan-guide.com/e/e3501.html, inclusive o que está aberto a visitação). Nesse link http://www.city.himeji.lg.jp/s60/2851146/_21909/siro-weekly-photo.html mostra como ele está no momento... parece que está inteiro :)
Abs
Atsu,
O Himeki ainda está em obras, mas a torre principal já não está mais coberta, então a vista externa do castelo não está muito prejudicada.
Para a visita interna, somente uma parte está liberada, mas achei que valeu a visita.
Ah, logo na entrada do castelo tem guias volutários que falam inglês. Nós fizemos a visita acompanhados de uma senhora super simpática e gostamos bastante.
Também achei que valeu muito a pena visitar o jardim que fica ao lado do castelo (o ingresso é separado, mas dá para combrar um combo). Super bonito.
Uia Izabel... muito obrigada por dividir com a gente sua experiência :)
Ter alguém que já foi no meio das renovações era o que a gente precisava!
Se um dia quiser nos contar aqui no blog sobre sua viagem, nós ficariamos honrados em publicar no blog!
Obrigada!
bjos
Oi Mirella,
me ajuda?
To ainda queimando a mufa pra internalizar esse JR. Ao menos já consegui entender que vou usar o passe de 14 dias. It's a start :)
Essa reserva de bilhetes precisa de antecedencia ou pode ser feita na hora, simplesmente chegando na estação? É fácil de conseguir assentos juntos?
ops, apertei o enter antes de terminar...
abs
Claudio
Puxa Claudio, não lembro direito esse negocio das reservas. Eu sei lembro que nem todos os trajetos podiam fazer reserva e quando podiam, eu lembro que fazia com um dia de antecedência a viagem.
E esse negocio de não arranjar lugar junto, não foi problema pra gente...
Puts... esse negocio do JR me deu uma dor de cabeça para entender e agora estou vendo que faltou eu escrever um monte de outras coisas, que com o passar do tempo fui esquecendo... acho que vou te deixar responsável para completar esse post quando vc voltar da viagem (risos).
abs
Blz, daqui a uns dois meses podeixá que complemento o serviço sobre o JR
abs
Oi Mirella,
Acabei esquecendo de retornar aqui para deixar as infos sobre o JR que aprendi nessa corrida que foi a nossa viagem pro Japão. Fiz um post legal sobre o JR, segue o link
http://osclaudiosnomundo.com/2014/03/21/jr-pass-uma-mao-na-roda-para-visitar-o-japao/
abs
Legal Claudio :)
Abs
Oi Mirella, tudo bem?
Adorei seus posts e achei super úteis !!! Uma beleza ter pessoas como vc p/ ajudar e colocar os detalhes das suas viagens!!! :D
Queria te pedir uma 'luz' na questão JR, que aliás é um assunto meio complicado pelo que ouço falar dos blogs por aí e etc. Então, minha dúvida é do que vc falou no final desse post. Vc disse que o portão não vem descrito nos tichets, mas então, como vamos saber qual é o portão, p/ nos programarmos?
E outra coisa, vamos fazer o JR trem bala saindo de Narita p/ kyoto) e estou querendo reservar o assento, claro,mas p/ pegar o trem de umas 10:00 am. Vc acha esse horário muito tarde? Estamos com medo de nos perdermos na estação de tokyo e não achar a tempo da saída do trem.
Última pergunta. O passe que vale p/ metrô e bus(por 1 dia), podem ser comprados direto no guichê ou tenho que usar aquelas máquinas?
Abraços e obrigada!!!!
Oi Katiuscia,
Vamos lá:
1- Para encontrar o portão, a melhor forma é usar ohttp://www.hyperdia.com/en/ , era assim que a gente fazia e já íamos para a estação central com nosso itinerario em mãos (e nisso, é legal ter um hotel que dê free internet).
2- Eu não entendi quanto tempo vocês terão para fazer esse trâmite em Tokyo... Você só disse o horeario que vai sair (10am), mas não o que vai chegar.
3- Não lembro, mas acho que você pode optar pelas duas maneiras, guichê ou maquininha... mas no final, depois que vc aprende a lidar com a maquina, é tão mais fácil!
bjos
Oi Mirella, parabéns pela ajuda que dá ; )
Aproveitando a pergunta da Katiuscia: quando você chegava com o itinerário nas estações, era complicado achar assentos disponíveis e juntos? Você fazia isso sempre imediatamente antes de embarcar ou com antecedência? Digo isso porque tenho medo de deixar para fazer a reserva muito em cima da hora e não conseguir assentos próximos.
Um abraço!
Oi Thiago,
Essa também era uma super preocupação minha, mas no final deu tudo certo.
O que eu fazia, para as viagens longas, logo que eu chegava na estação, eu já ia na cabine com o itinerario que eu queria e reservava. Mas não tinha muito erro não, viu? No final, me preocupei sem motivo.
Essa foi minha experiência de 2012.
Abs
Sobre a ultima pergunta, o passe diario pode ser comprado no guiche ou na maquina, no guiche vai ter que se virar com mimica ou falar japonês... Normalmente o atendente não fala inglês.
Na maquinha é só apertar o botão "ENGLISH" que as instruções vem em inglês, acho que é o jeito mais fácil de comprar o day ticket.
Só tem que cuidar pq Tokyo tem 2 empresas de metro a Tokyo METRO e a Toei Subway
Obrigada pelas dicas Atsu... é isso mesmo.
Mas quando tem o JR Rail Pass, tem que falar com o atendente para viajar entre cidades... e as vezes eles nnao são recptivos e nem mímica ajuda... melhor mudar de atendente (risos).
Abs
Oi! Estou planejando uma viagem para o Japão e tem duas questões que me enchem de dúvidas sobre o JRPass: O uso deve ser em dias consecutivos? O uso diário é limitado?
Não consegui localizar direito essas informações...
Oi Camila,
Sim, o uso é para dias consecutivos, mas não tem limite de uso por dia.
abs
Japão: Comprar ou não comprar o JR Rail Pass? http://t.co/giZ2r0gb #Japão #Viagem #MundiaClubes
Oi, Mirella! Obrigada pela ajuda que me deu no VnV! Agradeço também pelos seus posts aqui, que estão maravilhosos e super esclarecedores!
Queria mais uma ajudinha... Vou ficar 5 dias em Kyoto e em um deles irei para Nara. Tinha pensado em fazer um bate e volta também para Himeji, mas, como o castelo está em reforma, acabei abandonando a idéia...
Outra possibilidade seria ir para Hiroshima, mas meu marido não quer, por causa do clima pesado de sofrimento... Mas dizem que Miyajima é tão lindo! Será que dá para fazer um bate e volta de Kyoto para Miyajima?
Oi Flavia, tudo bem?
Que bom que os posts estao te ajudando, precisava criar coragem para continuar escrevendo sobre essa nossa viagem ao Japao ;)
Enfim, nos fizemos o bate e volta a hiroshima e foi um dos highlights da nossa viagem. Foi cansativo pois partimos cedinho e voltamos tarde, mas valeu muito. Fizemos a ilha primeiro que eh muito bonita ( nos pegamos o Tori em reforma, quase morri!) e depois no meio da tarde fomos pra cidade. Eh achei Hiroshima uma cidade que transmite calma, esperanca e nao tristeza e olha que quase nao fui pelo mesmo motivo que seu marido esta querendo evitar. Eu soh nao aguentei ficar muito tempo no museu, pois eh de chorar... Mas vah sim e experimente o cake de hiroshima... Muito bom :)
Bjo
Oi Mirella!!
Eu de novo, rsrs
Dá para usar o Japan Rail Pass em Tóquio?
To pensando em fazer como vc disse no post em comprar o passe de 7 dias e fazer o bate e volta de Tokyo a Nikko e Hakone separado...
Qdo vc compra o passe há garantia de assento? Funciona como assento reservado?
Obrigada de novo!!!
Bjks, Anna
Oi Anna,
Algumas estações de Toquio são servidas pela JR e nós usamos bastante, o ideal é ficar em bairros que é servido pela linha da JR.
Mas os tickets dentro da cidade não são tão caros, achei os entre cidades mais pesados.
Nosso ticket dava direito a assentos reservados, mas dentro da cidade isso não existe, então valia somente entre cidade mesmo (mas Kyoto e Nara por exemplo, tb não tem assento reservado).
Acho que Nikko vale a pena fazer quando estiver com o JR, mas a Hakone, acho mais pratico pegar a outra linha que é mais direta e perde-se menos tempo... fique de olho no tempo para tentar a todo custo pegar o Fuji sem nuvem e vá o mais cedo possível! Tem trem também JR do aeroporto de Tokyo a cidade, esse ticket é caro e vale incluir nos seus 7 dias (se possível) e pelo menos em Maio, essa linha não aparecia no hyperdia e se não me engano só parava no Shinjuku e Tokyo station (não me lembro direito - veja aqui: http://www.jreast.co.jp/e/nex/ ).
Abs
Otimo post.. Assim como a Karina, espero que este post seja muito útil um dia.. ;)
Uma excelente semana
Bjs
Oi Oscar,
Obrigada!!!! Vindo um elogio de você eu pego com todo carinho... pois adoro seus posts :)
Bjks e boa semana
Esse danado ajuda pacas.
E a vida segue...
Opa se ajuda... e dá para economizar legal :)
Como sempre, um ótimo post! Espero que ele me seja útil um dia, Japão é um dos lugares que quero muito conhecer!
Beijos, Mi!
Oi Carina,
Que bom que curtiu o post, quando estava procurando informações sobre o Japão não encontrei muita coisa em português com dicas disso e daquilo, geralmente só as dicas de passeios, então quero ver se consigo fazer posts mais abragentes e além roteiro, para quem sabe ajudar a galerinha :)
Espero que dê certo de vocês irem logo pra lá!!!
bjos
Nossa Mirellita,
Voce decorou os nomes certinho hein? Porque falar do pais e conseguir escrever no idioma náo é pra qualquer um náo, heheh...
Adorei as dicas e vou passar para os meus sogros que querem retornar assim que for possivel. Porque voce está sabendo muito mais que eles...certeza!!!
Beijos
Oi Livia,
Você é engraçada, acho que estou longe de conhecer o Japão melhor que seus sogros que moraram lá por 12 anos eheheh...
bjks
[…] Comprar ou não comprar o JR Pass […]
[…] muito alto) e essa decisão deve ser tomada no Brasil com o visto em mãos. Achei um post legal nesse blog que ajuda você a fazer essa análise (só fiquem atentos ao reajuste de preço pois o post é de […]
[…] muito alto) e essa decisão deve ser tomada no Brasil com o visto em mãos. Achei um post legal nesse blog que ajuda você a fazer essa análise (só fiquem atentos ao reajuste de preço pois o post é de […]
[…] Japão: comprar ou não comprar o jr rail pass? - mikix no mundo […]
[...] viajar de avião dentro do Japão é super tranquilo. E a boa notícia é que a exemplo daquele Japan Rail Pass, o passe de trem exclusivo para estrangeiros viajarem por um determinado período dentro do país, [...]
[...] LINK 113. @luciamalla | o metro de tokyo | LINK 114. @mikix10 | jr pass: comprar ou nao comprar? | LINK 115. @viagemmulheres | como ir do aerporto de narita para tokyo | LINK 116. @viagemmulheres | trem [...]
[...] Japão: Comprar ou não comprar o JR Rail Pass? [...]
[...] Leia também: Quioto: Roteiro de 2 dias (Parte 1) Japão: Roteiro para 15 dias Nossos dias no Japão… Dicas rápidas e práticas do Japão Japão: Comprar ou não comprar o JR Rail Pass? [...]
[...] Japan Rail Pass (JRPass) ou SUICA + NEX: Se você pretende viajar pra mais de uma cidade, o Japan Rail Pass provavelmente é a melhor opção. Esse passe é vendido apenas pra visitantes estrangeiros e só pode ser comprado fora do Japão (veja a lista de onde comprar o JRPass no Brasil aqui). Portanto, se você decidir que vale a pena comprar um, compre o seu com um agente de viagens antes de embarcar, senão já era. Tem 3 opções de duração: passe de 7 dias, 14 dias ou 21 dias, para adultos ou crianças de 6 a 11 anos (crianças menores de 6 anos não pagam). O Narita Express do aeroporto pra Shibuya sozinho custa 3110 ienes pra ir e 3110 pra voltar, e está incluído no JRPass, assim como o uso ilimitado do metrô. O trem bala de Tóquio pra Quioto custa mais que Narita Express (chamado de NEX). Na primeira viagem nós compramos o JRPass porque fomos de Tóquio pra Quioto, Nara, Himeji, Takayama, entre outras cidades. Dessa vez a gente só ficou em Tóquio e deu um pulinho a Hakone, então não valia a pena comprar o JRPass pelo preço. A chatice do JRPass é que ele precisa ser validado antes de você começar a usar, em algum escritório da JR (que é a maior empresa de trens do Japão), e não dá pra passar nas roletas eletrônicas com ele, você tem sempre que mostrar pra um funcionário pra ele te deixar passar. A JR tem um escritório no aeroporto de Narita e nas maiores estações de trem como a de Tóquio, Shibuya, Shinjuku. Mas a economia é grande se você vai visitar várias cidades. A Mirella escreveu um post muito bom sobre comprar ou não comprar o JRPass. [...]
[...] Dia 1 – Voo pela Jetstar Gold Coast (Australia) > Osaka. Trem direto para Quioto, chegada a noite (leia mais sobre o JR Pass) [...]