Viajar de carro no Canadá é uma das formas mais fáceis de se locomover, porém, no inverno tem seus desafios e é preciso estar atento. Como esse assunto de dirigir na neve está sempre em pauta nos comentário no nosso blog casal mikix, segue aqui algumas dicas de como proceder:
A melhor e principal dica de dirigir na neve:
Há um ditado popular bem bacana no Canadá que diz: “Ice & Snow: take it slow, or just don’t go!”. A tradução instantânea (sem rima), seria mais ou menos essa: “Gelo e Neve: vá devagar… ou simplesmente não vá!”
Acredito que muitos, incluindo os nativos do Canadá ou de outros países com inverno de neve, já tiveram histórias “interessantes” a respeito de dirigir na neve e no gelo.
Vale tudo, desde deslizamento, derrapagem, falta de visão, rua fechada, estrada congelada, ponte congelada e assim por diante… uma loucura atrás de outra. Depois que a gente enfrenta e sai tudo bem, a gente lembra com risadas, mas na hora, o coração salta pela boca…
Ás vezes, tudo pode parecer fácil … porém, todo cuidado é pouco, principalmente para os inexperientes e para os (que se acham) muito experientes.
O departamento de transporte do Canada fez um website cheio de explicações sobre como dirigir de forma segura no inverno que vale a pena conferir (em inglês).
Minhas dicas (sem querer deixar ninguém traumatizado):
– Esteja certo que os pneus do carro sejam apropriados para inverno (winter tire), ou o carro seja 4 wheel drive ou 4×4. Na província de Quebec o uso do pneu de inverno é obrigatório de dezembro a março, esteja atento ao alugar o carro.
– Nunca breque repentinamente, a tendência é o carro perder a tração e você entrar numa fria.
– Sempre dirija com atenção (não substime os “truques” do inverno).
– Tenha o kit de inverno no carro: água anti-freeze, cobertor, vela, caixa de fósforo, pá para tirar neve etc (Mais dicas aqui: “Winter Safety kit“).
– Tenha o celular sempre a mão e com bateria!
– Sempre use roupas apropriadas para o inverno, mesmo que você só vá até a esquina comprar um pão.
– SEMPRE verifique as condições climáticas antes de sair de casa (The Weather Networks).
– Se estiver no Canadá a passeio e pegar uma tempestade de neve ou condições nas estradas adversas, melhor ter um itinerário flexível para não correr risco nas estradas sem necessidade 😉
– NUNCA confie nas suas habilidade de Ayrton Senna…
E a palavra mais importante sobre como dirigir na neve é PRUDÊNCIA!
24 Comentários
Mi, boas dicas. So mais um adendo. A partir de Novembro deste ano, nao sei se toda a provincia de Quebec (ou a maioria das cidades) sera obrigatorio o uso de pneus para neve. Os 4 seasons que muita gente usa (eu, inclusive aqui em TOR) nao serao mais aceitos :)
beijo
Putz... esses dias eu dei uma patinada feia aqui perto de casa. Coracao a mil por hora, mas consegui controlar o carro antes de bater no muro. Eu, com neve ou gelo nao dirijo mais.
Se eh aquele gelinho fino ainda eh pior.
Beijos e boa sorte por ai, pois para dirigir na neve vai precisar de bastante :)
Simplesmente VER a neve pessoalmente já seria de bom tamanho pra mim!!!
Pura patinação no gelo...que fria hein amiga? ;)
Bom, se um dia eu for mesmo morar por ai poderei adicionar mais um item na minha listinha:
eu não dirijo a noite
eu não dirijo com muita chuva
e eu tb não vou dirijir se nevar! hehehe
pra falar a verdade, eu ODEIO dirigir!
Ei Mirella:) ahhhhhhhhhhhhh uma das coisas que eu tenho mais saudades dos USA é a neve:) eu dirigia e, apesar de muita cautela, eu passava muito aperto. O problema maior são os outros motoristas que vão acima do limite, semrpe em assutava com um apressadinho, rs....nunca tive nenhum problema e acho que não freiar abruscamente é uma dos melhores conselhos....todo cudiado é pouco:)
xoxoxoxox
passei uma meda na minha viagem de fim de ano nos Apeninos nevados...rs
Oi Mi!!!
Eu ja acho horrivel dirigir na chuva, prefiro nem pensar na neve!!! hehehe
Mas boas dicas!!!
Beijos, Dani
Oi Mi, que post oportuno. Essa semana mesmo o Daniel perdeu totalmente o controle do carro aqui na avenida atrás de casa. Escapamos de bater de frente num ônibus que vinha no sentido contrário, ou sair da rua, ou bater no muro. Segundos de muita adrenalina! E qdo estava c/ meu chefe em Toronto, ele ficou sabendo que o melhor amigo dele de high school acabou de sofrer um acidente de carro em que ele tb rodou, bateu de frente c/ outro carro e morreu. Muito triste. Mas fica de lição pra gente ter certeza de que o assunto é mesmo sério.
Bjs!
Quem nao tem opcao como nos PRECISA aprender a dirigir na neve. Fiz um curso logo depois de tirar minha carteira aqui e procuro treinar bastante. A ultima nevada aqui fiquei dando voltas com o carro para sentir o gelo, a neve, velocidade tudo com o marido do lado. Mesmo ele tendo 99,9% de certeza de que estou dirigindo bem na neve ELE NAO ME DEIXA SAIR DE CASA QUANDO NEVA
Hello Mi...
Muito bom te ver na ativa novamente...
Curta de montao praia, sol e amigos...pq isso eh tudo de bom...
Adorei a dica de seguranca para dirigir na neve...
Super beijokas,
Não cheguei a dirigir mas peguei carona naquele dia que teve a tempestade de neve aqui. Um trecho que levaríamos 20 minutos demorou 1 hora e meia. A 40 km/h não dá para fazer muita coisa, né?
Boas dicas.
Bjs
Acho que a palavra é PRUDENCIA!!!
Dirigir pode matar, então na neve ou no asfalto seco muito cuidado sempre.
Bjokas
Oi, Mirella... obrigada pela atenção que vc dispensa a todo mundo aqui no seu blog. Tenho a expectativa de ir ao Canada no ano que vem (2012) no finalzinho de março, início de abril. Estou pensando em fazer o trajeto Montreal-Toronto de carro. Como (normalmente)é o clima nessa época do ano? Ainda há perspectiva de neve? Tou me informando porque dependendo do que "descubra", arranjo um roteiro novo ou troco o transporte para trem. Desde já, agradeço.
Oi Cristaina,
É um prazer ajudar no que posso... sempre recebo tant ajuda do pessoal que não custa retribuir, não é mesmo?! E assim todo mundo pode aproveitar e viajar ainda mais :)
Olha... no final de março e começo de abril não é mais para ter mais neve, mas pode acontecer... pois meia-estação é sempre imprevisível, não é mesmo?
Se for dirigir, tenha certeza que exija um carro com pneu de inverno (winter tire)... que além de ser obrigatório na provincia de Quebec, é mais seguro de viajar e/ou andar na cidade nessa época do ano. Eu acho que vale a pena ter o carro.
Busque informações nesse webiste sobre o clima: http://www.theweathernetwork.com/
Vamos nos falando.
Abs
Ola Mi, tudo bem?
Sobre dirigir, quem vai passar alguns dias e pretende ter autonomia sobre os lugares que vai visitar, você indica alugar carro? Precisa de uma Habilitação especial?
Sobre as neves... ai meu pai, nem pensar em dirigir, Deus me livre rsrsrs!
Beijos :D
Oi Fabiana, Tudo bem?
Se você vai rodar entre uma cidade e outra, acho o carro uma boa opção para dar flexibilidade e se estiverem em mais gente, o custo vai ser bem melohr também. Se for cruzar fronteira entre uma província e outra aqui no Canadá é sempre bom conferir com a empresa de aluguel se existe a possibilidade e os custos extras.
Dirigir na neve é comum aqui, mas tem que ter cuidado e não abusar, ter pneu de inverno faz uma diferença gritante.
Bjin
Olá Mirella! Minha amiga me indicou o seu site e eu estou encantada!!!
Gostaria de um auxílio seu, se possível!!! Eu e meu marido estamos viajando agora em Novembro (2013) para o Canadá e a viagem está dividida em duas partes: costa leste e costa oeste do Canadá.
Pois bem, chegaremos em Toronto no dia 14 de novembro e ficaremos lá uns 3 dias. Logo em seguida, vamos para Ottawa, Québec, Montreal e voltamos para Toronto. A minha dúvida é justamente a respeito do aluguel de carro. Você conhece alguma empresa locadora que ofereça tanto winter tires (ou as correntes) e que não haja a cobrança por quilômetro rodado em províncias diversas (Toronto - Québec)? Caso a empresa não ofereça essa proteção para a neve, você indica algum lugar em que possamos alugar ou até mesmo comprar as correntes ou algo assim?
Me desculpe enviar tantas perguntas, mas estou tão insegura.
Muito obrigada!! Beijinhos!!
Oi Ana Carolina, Tudo bem?
Eu sempre alugo com a Enterprise, mas geralmente só fico por aqui em Toronto.
Mas eles liberam o carro para ir a Toronto, mas tem aquele negócio de limite de quilometragem. Mas sinceramente, acho que tudo é questão de ligar, reservar e negociar isso tudo, pois meu irmão, quando veio pra cá fez isso e deu certo e foi com a enterprise.
O Marcos Tabosa (que escreveu esse post aqui no blog https://www.mikix.com/14-dias-pela-costa-leste-canadense-ontario-e-quebec/ ) recomendou a empresa happytoursusa.com, eles fizeram quebec e ontario.
Corrente com certeza não precisa (risos), mas pneu de inverno a provincia de quebec exige sim...
Não fique insegura, vai dar tudo certo... existe até a possibilidade de não pegarem neve durante a viagem...
Qualquer coisa volta aqui e a gente vai conversando :)
bjos
Oi Mirella, tudo bem? Eu e meu marido estamos indo para o Canada no final de março, onde ficaremos no lado oeste de 23 a 31 de março (Vancouver -> Banff/Lake Louise -> Calgary) e no lado leste de 01 a 10 de abril (Quebec - Montreal - Ottawa - Toronto). No lado oeste desisti de alugar o carro depois de saber que neve no final de março é bastante comum (então voaremos de Vancouver para Calgary para conhecer somente a região de Banff com guia turístico ou qq outra forma que não envolve aluguel de carro). No lado leste ainda estou em dúvida. Estou pensando em decidir quando chegar em Quebec, quando teremos certeza das condições climáticas. Se optarmos por visitar estas cidades apenas usando trem como meio de transporte (escolhendo hotéis super bem localizados) você acha viável? Estou pensando em decidir somente quando estiver em Quebec City (quando teria certeza das condicoes climaticas), e caso o tempo esteja ruim, teria que comprar as passagens de ultima hora. Agredeco desde ja sua opiniao! Um abraço e parabens pelo Blog!
Oi Fernanda,
Eu acho que você consegue se virar bem no lado leste sem carro. Claro que o carro dá flexibilidade, mas há muitas passgaens de trem e onibus disponíveis. E como você disse, se chegar lá e achar que deve alugar, você aluga.
Organize a viagem sem carro e qualquer coisa o inclua :)
Abs
[...] também: Viajar no inverno – o quer colocar na mala? Dirigindo na neve… ai que meda! Fotoblog: As 5 Viagens mais Romanticas que já fizemos! Como pesquisar hoteis na [...]
[…] Se for dirigir, tenha cuidado redobrando em dias de neve e sempre tenha plano B, caso aconteça tempestade de […]
[…] Dirigir na neve… o que você precisa saber […]