É o seguinte, se existe algum lugar do mundo onde Chinatown é limpa e organizada, esse lugar é Cingapura. Sem contar os inúmeros restaurantes, bares, templos, mesquistas, camelôs, gente na rua e tudo mais… vida é o que não falta nesse pedacinho “Ching Ling Ding“.

Pagoda St Singapura

Eu acredito que o melhor é começar o passeio pela Pagoda St e ir desvendando as ruas, as lojinhas e as atividades que se tem para fazer… Como eu adoro uma muamba e gente andando na rua, adorei ficar olhando de um lado para o outro… uma delícia.

Aproveite e entre no museu “Chinatown Heritage Centre“, é muito interessante conhecer um pouco da história da imigração Chinesa em Cingapura; o museu é bem didático e ilustrativo, foge um pouco da regra convencional e agrada os visitantes – ganhamos o ticket de entrada no pacote que compramos para Sentosa Island (free!!!). Uma coisa que notei nesse museu é a dedicação e a vontade que os imigrantes tem em vencer, ou por opção ou pela falta dela… acho que todo imigrante é um lutador e naquela época, a vida deveria ser muito mais difícil se comparada aos que os expatriados vivem hoje… acho que muitos dos nossos antepassados passaram por algo semelhando quando decidiram imigrar para o Brasil.

Pagoda St Singapura

Terminando a Pagoda St. continue rodando pelas ruas Temple, Smith e outras… repare que em Chinatown existem também Templos Hindus e Mesquistas… uma mistura linda!

O ponto alto da minha visita a Chinatown, foi o novo templo “Buddha Tooth Relic” (???)… uma obra de arte dedicada ao “Maitreya Buddha”, o futuro Buddha. Tivemos a oportunidade de conhecer um casal local, que nos levaram e nos apresentaram todo o templo. São 5 andares; suba de elevador até o quarto andar e vá de escada para teto, lá, apreciei a roda da oração e as orquideas… depois vá descendo de escada andar por andar e se impressione com tudo o que esse templo tem a oferecer, repare nos detalhes, perca-se no museu e admire o andar térreo com o Buda de ouro e sua decoração avermelhada… é simplesmente imperdível!

Shorts e blusinha de alça não são permitidos, no templo você pode pegar emprestado xales e saias para se cobrir (eles são mais restritos com as mulheres… mas muito simpáticos!).

Buddha Tooth Relic

O casal que conhecemos foi de uma generosidade impressionante, nos explicaram tudo sobre o budismo, sobre o templo e ainda nos levaram para um “banquete a la Cingapura“. Fomos aos Maxwell Hawker (Food Centre) experimentar o famoso “Frango com Arroz” (chicken rice) do Tian Tian (stand 10) e também experimentamos outras especialidades locais. (Obs: Hawker centre é uma espécie de feira coberta com vários stands de comidas, tipo uma praça de alimentação aberta, muito comum em Cingapura e na Malasia).

Pagoda St Singapura

Outro local para experimentar comidas locais, é no “Chinatown Food Centre” (foto acima) – reparem que gastronomia é um dos assuntos favoritos de quem vai e quem mora em Cingapura… e assim como a gente, saia do usual e faça seu banquete da seguinte forma:

De entrada, peça uma Salada Rojak, frutas com um molho adocicado e diferente, coberto com farofa amendoin. Como prato principal, Hainese Chicken Rice (Arroz e frango com pedacinhos de pepino), podendo ser acompanho de limonada, garapa ou outros sucos naturais.

Salada Rojak Hainese Chicken Rice

E para somebresa, vá de Kachang ice, uma especie de raspadinha de vários sabores… o interessante é que milho e feijão fazem parte do doce… nem me perguntem o que era aquele negócio verde… eheheh!

Kachang ice sobremesa Kachang ice sobremesa

E para terminar esse post que já esta se prolongando demais, fica aqui a dica da Club St. para a noitada (muitos bares e boates) e rua Telok Ayer para curtir mais um templo Budista (lindíssimo) e duas outras mesquistas…

Kachang ice sobremesa

E esse foi o casal local que comentei com vocês, Maggie & Ernest

Leia também:
Cingapura Overview
Cingapura II – Nosso roteiro
Cingapura III – Orchard Rd. & Emerald St.
Cingapura IV – Distrito Colonial
Cingapura V – Raffles Hotel