Na América do Norte, desde o filme do Al Gore (An Inconvenient Truth), a “moda” é ser ecologicamente correto … tudo isso é muito legal, pois a responsabilidade é nossa cuidar e respeitar o meio ambiente, viajar de forma sustentável e afins… imagina, somos em 6 bilhões??? Vira e mexe me pego pensando que que somos um vírus no planeta terra (como bem disse o filme Matrix), pois ao mesmo tempo que nos adaptamos facilmente a qualquer meio, nós também o destruimos.
Acredito que temos que agir e coisas pequenas todos podem fazer; reciclar água para molhar as plantas, reciclar o lixo, banhos curtos, jogar lixo no lixo, usar menos saco plástico de supermercado etc etc etc… nem sempre é fácil, mas vale a pena tentar sempre que possível! Olha que imagem “ecologicamente correta” eheheheheh…
Mas chega de blá blá blá e vamos falar sobre a reportagem que li no Globe and Mail na minha sessão favorita; viagens. O nome do artigo era “Green to Go” (Verde pra levar)… basicamente, o artigo falava de maneiras de viajar ecológicamente corretas, veja as opções:
1- Viaje menos de avião (avião é o meio de transporte super poluente)
2- Pague taxas para ONGs que lutam para diminuir a emissão de carbono.
3- Faça perguntas as empresas de turismo, hoteis e afins, se eles são ecológicamente correto.
Agora me digam… o que acharam disso???
Na minha opinião, tirando o item 3, tudo é um absurdo! Como assim viaje menos??? Esse povo tem noção o que eles estão pedindo??? Tipo assim, fique na sua casa, viaje nos arredores, conheça o mundo pela televisão ou livros e fique alienado, pois afinal de contas voar de avião é muito sujo…
O item número 2 é ainda pior, pois além de pagar um absurdo na sua passagem aerea, mais todas as taxas obrigatórias que quase dobram o preço do ticket (anti-terrorismo, segurança, aluguel da pista, renovação etc)… agora terei que pagar extra pelo meu “foot print“.
Gente, ou sou louca, ou o mundo esta virado… porque sempre a gente que tem que pagar o pato??? Porque a culpa tem que ser SEMPRE dos passageiros e não das companhias aéreas??? Na minha opinião, deveríamos optar por empresas que são mais econômicas, que possuem uma frota de aviões mais novos… como o governo ainda deixa a American Airlines voar os MD-80??? Isso sim é pergunta que devemos fazer… Viagem sustentável deve começar lá embaixo, não é plantando uma árvore que vai resolver o problema.
Quem tem que pagar essas instituições de ajuda ao meio ambiente são as empresas aéreas… nossa ajuda deve ser espontânea e não pelo fato de nos sentirmos culpados (o que querem enfiar na nossa cabeça)… sem contar que viajar não é pecado, né? (do contrário, vou começar a procurar um terreno agorinha mesmo no inferno eheheheh!)
Quer saber, essas coisas me cansam… odeio falso moralismo, meia verdades… temos que ser ecológicamente correto, mas acima de tudo, temos que exigir que as empresas, sejam elas aéreas, automobilisticas, eletrônicas etc que também sejam… do contrário, não adiante nada…
10 Comentários
Se tem algo fantástico nos californianos, que seguem até hoje a filosofia hippie, é não matar os insetos, para não desbalancear o ecossistema. Muitas pessoas daqui não deixam a gente matar uma aranha ou um pernilongo e ao menos uma cobra cascavel.
E acho muito bacana também ver a tecnologia gerando produtos com materiais totalmente recicláveis. Pode-se reciclar tudo por aqui, desde uma televisão até os móveis da nossa casa. Já coloquei no lixo dos recicláveis, até um tripé que quebrou e era de material reciclável. Acho tudo isso fantástico!
Mas não vejo ninguém deixando de fazer uma viagem de avião. Isso é conversa pra boi dormir né? Como disseram aí em cima, nem o próprio Al Gore não deixa de fazer suas viagens.
Bjks
Acho que tudo que é mais simples acaba sendo mais ecológico...E quanto mais sofisticado mais lixo vai gerando e mais se vai poluindo!
Oi Mirela,
Concordo plenamente. Eu acredito que cada um pode sim fazer a sua parte, eu faço a minha de acordo com minhas possibilidades.
Mas esse negocio de querer jogar a culpa para cima do cidadao comum é mesmo ridicula.
Bjs
Brava Mi, falou certissimo....
bjs
Concordo com vc. pequenas coisas pra pessoas, grandes pra empresas.
e todo mundo colaborando.
bjinho
Eu acho é que, como sempre, os americanos exageram no "corretismo" deles, ok, vamos poluir menos, mas essas medidas já são demais!!!
Bjos
verdade! concordo com vc.
Vc tá certa, fica esses caras querendo da uma de santinhos...Pergunta pro Al Gore se ele gostariade diminuir as viagens dele?????
Fala sério!!!!!
Bjokas e saudades Mirellita.
Te AMODORO!!!
Sem contar que o proprio Al Gore é uma farsa...e aviao ou carro, ao menos o aviao é transporte coletivo. Eu tenho cuidado bastante certas coisas, mas tudo tem limite. Eu vou no supermercado a pé (é do lado de casa) e peço pra entregarem as compras, chegando lah você vê as pessoas com aqueles imensos carros (geralmente sozinhas) e carregando sacolinhas "ecologicas"...Outro dia tinha ido num site que condena o uso de peles...o que eu sou a favor...mas dai diziam assim...que se vc tivesse um casaco de pele (da sua voh, da sua mae)...nao era pra usar, nem pra guardar (como se o objeto nao tivesse valor afetivo), mas pra enviar pra tal organizaçao que eles iam pegar o casaco cortar em mil pedaços e dar pros animais que eles resgatam dormir em cima, porque dava aconchego...ou seja perdeu-se a noçao do ridiculo. Beijocas
acho que atitudes radicais vão ficar cada vez mais em voga, pois o assunto está saindo do "interessante e atual" para o "necessario e de sobrevivencia". parece que a gente espera por um dia em que tudo vai mudar (lembra do bug do milenio que nunca veio?), mas quanto a mudança é gradativa não parece tão aterrorizante... ando ficando preocupada mesmo com esse assunto, concordo com vc que as pessoas parecem mais preocupadas do que as empresas e os governos, por exemplo, e sem duvida nenhuma somos nós que vamos pagar o pato mesmo. :o(