Filtro solar na Australia

Foto por: David Castillo Dominici

Esqueça essa “moda” brasileira de filtro solar chegando até SPF100. Aqui na Australia, nenhum marca pode vender e/ou marketear seus produtos com rótulos acima de SPF30+.

Sinceramente, quando reparei nesse “esqueminha” dos filtro solares, achei tudo muito estranho, especialmente por a Australia ser um dos países com o maior per capita de incidência de cancer de pele do mundo… Porém, o orgão regulador de radiação Australia, a ARPANSA, tem razões claras, científicas e sensatas, que só vem a defender a saúde e o bolso do consumidor :mrgreen:

“…Uso de protetores solares com classificação superior a SPF 30+ geralmente não é recomendado, pois além de não necessariamente fornecer uma proteção maior, eles requerem uma quantidade superior de produtos químicos que podem irritar algumas peles sensíveis…

Estudo também aponta que um filtro solar de espectro FPS 15 bloqueia cerca de 93% dos raios ultravioletas e FPS 30 bloqueia cerca de 96% …”
Fonte: ARPANSA.GOV.AU

Veja a tabela abaixo de FTP (Fator do filtro solar) x UVR% (porcentagem de proteção):

>SPF rating >% UVR blocked
4 75
8 87
15 93
>30 96

Minha dermatologista recomendou dois filtros (ambos SPF 30+) para o rosto; A.S.A.P Mosturising Daily Defence (mais carinho) ou Neutrogena Healthy Defence (mais baratinho, aproximadamente AUS$15, consistência mais liquida e que eu adorei! Eu usava o Vichy FPS 50+ no Canadá e não senti diferença em proteção, só realmente umas doletas mais barata! eheheh…).

PS: Fica aí a dica para quem esta vindo fazer intercâmbio na Australia, ou o pessoal que vem conhecer a Australia por algumas/várias semanas! 😉

Bom verão pra todos nós!!! Uhuuuu…

Leia todos os posts sobre a Australia clicando aqui.