Bruges (Bruges, em frances e ingles, Brugge, em holandes) eh sem duvida, a principal atracao turistica da Belgica (para todos que eu perguntava sobre uma cidade interessante na Belgica, a resposta era sempre a mesma “Bruges”). Seu pequeno centro, do seculolo 13, nao mudou muito com o passar dos anos. Suas ruazinhas estreitas de arquitetura medieval eh uma das mais bem preservadas da Europa, tudo eh indo e especial, o unico problema eh a infinidade de excurssoes de turistas que cruzam seu caminho o tempo todo… (Nisso que Gent se diferencia)

Iniciamos nosso passeio na Markt, o coracao” moderno” da cidade e conhecemos Belfry Towers (Torre dos sinos), marco da cidade desde o seculo 12. Subimos apenas 366 degraus para ver a cidade a 83 metros de altura… juro que nao foi facil, mas a vista eh bem especial :0)

Andando somente 1 quarteirao para chegamos a Praca de Burg, onde no seculo IX o primeiro Conde dos Flanders (Conde Baldwin ‘”Braco de Ferro”) construiu a pequena vila de Bruges ao lado do rio… Nessa mesma praca encontra-se a Stadhuis (Prefeitura), construcao entre 1376 e 1420, a Heilig Bloed Basiliek (Basilica do Sangue Sagrado) de 1149 decorada ao estilo romanesco; esta basilica eh famosa por ter uma urna com gotas coaguladas, supostamente do sangue de Cristo, trazida da Alsacia para a igreja em 1150 (apos a segunda cruzada), como eu nao acreditei nessa historia de sangue de Cristo, me contentei em ver essa urna somente por fotos… e tambem tem o van het Brugse Vrije (Palacio da Liberdade de Bruges)… enfim, essa praca tem tudo :0).

Depois, passamos na Onze Lieve Vrouwekerk (Church of Our Lady/Igreja de Nossa Senhora) igrela construida entre os seculos 13 e 15, sua principal atracao eh a escultura de Michelangelo – Madonna and Child – de 1505, uma das poucas obras dele fora da Italia, nem preciso dizer que eh de tirar o folego.

Saindo desse igreja e fomos passear um pouquinho pela cidade… que delicia…. caminhando “sem destino” fomos parar em um dos lugares mais tranquilos de Bruges, o Begijnhof, residencia das Begijns (antigas monjas que aceitavam viver na linha da pobreza), e que atualmente eh habitada por freiras beneditinas que tentam manter o estilo de vida das Begijns vivo.

E logo ali petinho tem o Minnewater Park (Lago do Amor) um parque com laguinho, pombas, patinhos e todos os aderecos indispensaveis aos casais apaixonados (Mi e Kiko)… tao romantiico… na verdade, um lugar ideal para descansar os pezinhos…

Todos os guias e alguns amigos, nos recomendaram passear de barco pelos canais, mas tudo estava tao cheio de gente que preferimos ficar curtindo a cidade de outra forma; caminhando, caminhando e comendo chocolates e wafles :0)…

Nesse mesmo dia a noite, depois do jantar de comemoracao dos nossos 5 aninhos de casados, ganhei um anel maravilhoso do meu hubby… o anel tem tres pedras e cada uma delas tem um significado, passado, presente e futuro do nosso amor… nao eh lindo!!! Juro que nao esperava essa surpresa, e foi inesquecivel!!!!

Tudo pela dica: Produto tradicional da cidade sao os bordados (carissimos, prefira comprar no Nordeste do Brasil eheheheh!). E os chocolates da loja Dumon sao deliciosos, eles sao feitos artesanalmente e diariamente pela familia Dumon.