Saiu a nova relação de Profissões em Demanda no Canadá (2011)

O querido Citizenship and Immigration Canada acabou de publicar a nova lista de profissões em demanda para quem pretende imigrar para o congelador (processo federal) 🙂

Segue abaixo:
0631 Restaurant and Food Service Managers
0811 Primary Production Managers (Except Agriculture)
1122 Professional Occupations in Business Services to Management
1233 Insurance Adjusters and Claims Examiners
2121 Biologists and Related Scientists
2151 Architects
3111 Specialist Physicians
3112 General Practitioners and Family Physicians
3113 Dentists
3131 Pharmacists
3142 Physiotherapists
3152 Registered Nurses
3215 Medical Radiation Technologists
3222 Dental Hygienists & Dental Therapists
3233 Licensed Practical Nurses
4151 Psychologists
4152 Social Workers
6241 Chefs
6242 Cooks
7215 Contractors and Supervisors, Carpentry Trades
7216 Contractors and Supervisors, Mechanic Trades
7241 Electricians (Except Industrial & Power System)
7242 Industrial Electricians
7251 Plumbers
7265 Welders & Related Machine Operators
7312 Heavy-Duty Equipment Mechanics
7371 Crane Operators
7372 Drillers & Blasters – Surface Mining, Quarrying & Construction
8222 Supervisors, Oil and Gas Drilling and Service
Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/information/faq/immigrate/skilled/index.asp

Reparou que a area de TI (Tecnologia da Informação) não está na lista??? Incrível!

Interessante que tem bastante opção para técnicos (coisa que não era comum)… e muitas profissões voltada a área de “oil & gas” (o que comprova que a província de Alberta está mesmo bombando e precisando de gente).

As listas das perguntas mais frequentes sobre imigração estão aqui: http://www.cic.gc.ca/english/department/media/backgrounders/2010/2010-06-26c.asp

Update: O Cesar comentou algo importante: “agora tem um teto de 20.000 processos para o próximo ano e 1.000 aplicantes para cada profissão.”

42 comentários em “Saiu a nova relação de Profissões em Demanda no Canadá (2011)”

  1. Mirella, fiz meu intercâmbio em 2010 e fiquei por 7 meses no Canadá. Hoje estou formado na área de hotelaria e desejo voltar pro Canadá, sabe se há vagas para isso?
    Preciso mesmo ter uma proposta de emprego para dar entrada no visto??

    Obrigado!!

    1. Oi Cássio,
      Você precisa de contrato assinado caso esteja se aplicando para o visto de trabalho, e quem faz isso para você é a própria empresa, mas se está falando sobre o visto de residência permanente, não… não é preciso de proposta de emprego.
      Você já leu as regras, limitações sobre o processo? Veja aqui: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp (Procure por skilled workers & prefessionals OU o processo de Quebec-selected skilled workers).
      Abs

  2. Cara Mirella,

    Queria saber a sua opinião se faz muita diferença entre uma pessoa ir pra canadá com bacharelato ou mestrado (em engenharia electrotécnica). Queria entender como funciona o mercado de trabalho(facilidade em encontrar emprego, salário, etc) para os diferentes graus académicos.

    Abraço

    1. Ola Andrea,
      Olha, como eu sempre digo, não tenho conhecimento de todas as profissões no Canadá… um mestrado é sempre bem-vindo, mas dependendo do que vc pretende fazer, uma experiência em uma empresa de renome internacional, pode ser mais interessante em termos de curriculo e de conseguir a primeira experiiencia canadense.
      Ajudei?

  3. Cara Mirella,

    Quero imigrar e fazer doutorado no Canada, pois tenho mestrado em Informática Industrial. Contudo eu gostaria de uma dica ou indicação de site. Não sei se posso realizar os dois procedimentos ao mesmo tempo. Ainda não entendi se terei que trabalhar somente após a conclusão dos estudos? Terei que pedir visto de estudante ou permante? Tenho interesse em ir para British Columbia.
    Agradeço antecipadamente.
    Sergio N.

  4. Oi Mirella,
    Como vai?
    primeiramente, Parabéns pelo blog! Tudo aqui é muito útil e mtu bem descrito! Não conhecia e gostei muito!
    Estava planejando uma viagem ao canada e acabei encontrando o seu site e me interessei mais com a possibilidade de mudança do que com a viagem! Trabalho com turismo e tenho minha própria operadora emissiva aqui no brasil! Vc acha que este mercado para fazer turismo receptivo no Canadá seria uma boa? Como é o mercado?
    Vi que vc trabalha com turismo também. São áreas diferentes mas acredito que vc tenha algumas infos. Qualquer coisa q vc souber já ajuda! Muito obrigado!
    André T.

    1. Oi André,
      ehehehe… gostei dessa… pensando em passear e agora em imigrar 🙂
      Então eu não conheço muito sobre esse mercado receptivo no Canadá, mas se que tem bastante gente focando no publico brasileiro e fazendo a vida por lá.
      Conheço uma mulher agente de viagem, tem um “taxista” que faz serviço privado e esta crescendo e assim por diante…
      Acho que existe sim o mercado, mas pode ser complicado no começo…
      Dificil… responder 🙂
      Vamos nos falando.
      Abs

  5. Mirella,boa tarde…
    Te enviei e-mail,pois tenho muitas dúvidas e
    também tentei ligar no número da agencia(MIKIX) aqui do Brasil,mas só da ocupado…. 🙁 … me ajude!!!
    obrigada
    abss

  6. Bom, parabéns pelo seu excelente blog!

    Fiquei em dúvida, pois estou cursando o 2º período de engenharia Química, e como não vi EQ na lista, então, eu não poderia imigrar?

    Obrigado.

    1. A imigração depende do número de pontos que você tiver… então mesmo que sua profissão não esteja na lista, pode ser que voce atinja os pontos necessários.
      Essa lista geralmente muda todos os anos… é sempre bom ficar de olho.
      Abs

  7. Oi,
    Muito interessante o seu blog, estamos querendo ir morar no Canadá, queremos colocar um Restaurante Brasileiro, meu marido está desempregado aqui no Brasil e com 54 anos se torna difícil arranjar alguma coisa por aqui, então tivemos essa idéia. Já moramos em Massachussetes e em Orlando, fazendo bicos ;))))
    Gostaria de algumas sugestões ou informações sobre essa nossa idéia, se
    e fácil, se vamos como turista e chegando lá abrirmos ou tentamos ir legalmente, o problema que a segunda opção pode levar muito tempo.
    SOS nos dê algumas dicas.
    No aguardo ansiosa de um retorno.
    Obrigada.

    1. Ola Cristina,
      Obrigada pelo comentário.
      Confesso que não sei como o mercado de restaurante brasileiro funciona. Se que existe alguns em Toronto e deve ter outros perdidos em outras cidades.
      Ir ilegal eu nunca recomendo…
      Sinceramente, vou ficar te devendo uma ajuda 🙂
      Boa sorte!

  8. Ronaldo de andrade borges

    oi, mirela tudo bem? descubri seu blog e achei muito legal com ovoce ajuda os brasileiros dando informaçoes necessarias para migra para o canada. quero te fazer uma pergunta , sempre tive o sonho de migra para o canadá mais a vida, sempre dificil fui adiando o meu sonho, tenho 42 anos e tenho curso profissionalizante em petroleo minha esposa e tec. em emfermagem eu tenho chace no canada? minha idade complica? e minha esposa consegue emprego? muito obrigado por esse trabalho maravilhoso e fica com deus vc e seu marido.

  9. Oi MIKnoIX,tudo bem, como anda o mercado para médico e dentista no Canada,carga horária e valor de salario,e aceitação de diploma do Brasil. Grande abraço

  10. Oi Mirela,

    Acompanho a algum tempo o seu blog, mas esta é a primeira vez que deixo um recado.

    Eu e minha noiva planejamos ir para o Canadá desde o final de 2008. No entanto, após alguns desencontros da vida, deixamos essa idéia de imigrar meio que “encostada”.

    Nas últimas semanas, reavivamos o sonho, e desta vez mais forte que nunca.

    Não líamos nada sobre o Canadá há mais de 10 meses.

    Assim, fomos pegos de surpresa ao constatarmos que a profissão de Engenheiro Civil foi retirada da relação de profissões em demanda.

    E agora? Existe uma previsão de mudança na lista? Por exemplo, ela muda de tempos em tempos?

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog!

    abraço

    1. Oi Raphael, a lista geralmente é atualizada todos os anos… tem que ficar de olho.
      A economia deu uma esfriadinha por causa da crise e por ser essa a razão da retirada de Eng. Civil… tiraram até TI para a surpresa de muitos…
      E sua esposa? A profissão dela não esta na lista?
      Abs

  11. oi mirella tudo bem? EU SOU SOLDADOR E TORNEIRO MECANICO A MAIS CINCO ANOS . ATUALMENTE VIVO NA NOVA ZELANDIA E TRABALHO COMO SOLDADOR E TORNEIRO NUMA EMPRESA . MAS EU SEMPRE TIVE UM ENTERESSE PELO CANADA ,VOCE PODE ME DAR ALGUMA INFORMACAO SOBRE A MINHA AREA AI? DESDE JA AGRADEÇO PELA SUA ATENÇAO.

  12. Olá, Mirela!

    Há algum tempo venho pensando em tentar uma mudança para o Canadá, mas não faço idéia de como é o mercado para a minha área.
    Sou formador em Design Gráfico/Desenho Industrial.
    Minha intenção é ir com minha noiva (que é estudante de admnistração).
    Você tem alguma idéia de como está esta área por aí?

    Agradeço desde já se puder me dar uma luz 🙂

    abraço

  13. Mirela,tudo bom? sou nutricionista e estou indo para toronto, porém estou indo com meu passaporte britanico como nao necessita de visto só posso permanecer 6 meses, estou pensando em ver aí no consulado da permanencia. Voce tem alguma dica?
    Obrigada

  14. Felipe Monteiro

    Oi Mirela, como vai?
    Eu trabalho com eventos(festas sociais, congressos, seminários, shows, etc) como organizador/coordenador. Será que eu teria chance nesta área ai no Canadá? Existe mercado para este ramo de eventos?

      1. Renata do Amaral

        Oi Mirella,
        Vi a pergunta que o Felipe Monteiro te fez acima… assim como ele eu tb trabalho com eventos (festas, congressos, seminários, etc) como organizadora/coordenadora. Mas justo essa resposta vc mandou por email ….srsrsr
        Será que vc poderia me orientar tb?
        Sou formada em propaganda e marketing, tenho pós em administração e 11 anos de experiência com eventos. Mas , pelo que vi na lista de profissões, eu não seria elegível para o visto de residente permanente, certo?
        Existe outro jeito de conseguir ir morar em Toronto?
        Obrigada!!
        Adorei seu blog!!!!!!!!!
        Abraço
        Renata

        1. Ola Renata, Tudo bem?
          As profissões do processo de residente sempre muda, todo ano sai uma nova relação… então fique sempre de olho.
          Você tentou ver se consegue os pontos para se aplicar independente da profissão? As vezes dá certo…
          Outra opção, seria fazer um curso por lá… já pensou nessa possibilidade? Vale até como teste para ver se é isso mesmo…
          Vamos nos falando 🙂
          bjs

  15. Olá Mirella, tudo bem?

    Estou pensando em me mudar para o Canadá há muito tempo, mas gostaria de continuar na minha profissão: sou professor universitário com mestrado pela EAESP-FGV e estou começando meu doutorado. Por um acaso você sabe como é o mercado de trabalho para alguém como eu por aí? ou um caminho interessante para as universidades ?

    Outra opção seria abrir um negócio por aí (pequeno claro), você saberia me dizer (por alto) se algum negócio para a colonia brasileira seria interessante?

    Obrigado e boa sorte.

    1. Oi Clovis, eu não sei como é a area para professores universitários por aqui, o ideal seria fazer um doutorado sanduiche para vc se familizarizar com isso… não sei.
      Quanto ao negocio para o publico brasileiro, acho legal, mas não sei se o mercado é tão vasto assim, entende? Acho que restaurante vira mais que mercadinho ou coisa do tipo…
      abs

  16. Olá!Tudo bem?Gostaria de saber se existe a profissão de técnico em Patologia Clínica aí no Canadá.Seria para trabalhar em laboratório de análises clínicas ou de patologia.Obrigada.

  17. Nossa, pelo jeito minha área tá a toda mesmo hein, aqui e ai fora?
    De certa forma, infelizmente, pois psicologia é importante mas quando
    começam a procurar é porque a coisa tá feia, rsrrs…
    Beijos

  18. Fora que agora tem um teto de 20.000 processos para o próximo ano e 1.000 aplicantes para cada profissão. E realmente TI ficar de fora é muito estranho.

    E a vida segue…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

testando