É muito fácil encontrar artigos blogs, Instagrams, YouTubes e reportagens sobre ótimas razões para viver no Canadá, eu mesmo já mencionei várias delas aqui no Mikix, mas hoje, vou falar de 8 motivos para não morar no Canadá! Isso mesmo, alguns aspectos fundamentais que você precisa analisar muito bem antes de tomar a decisão de estudar ou imigrar para o meu congelador.
Esse post foi escrito originalmente há muito anos, mas estou sempre atualizando, essa versão que você está lendo é de abril/2021. Tudo começou quando em 2008 estava por aí passeando na internet e me deparei com o website NotCanada.com (atualmente fora do ar) e me chamou a atenção um dos artigos que o autor escreveu denominado: “8 Razões para não imigrar para o Canada”.
Devo confessar que o website era um tanto quando polêmico, mas ao mesmo tempo, foi interessante analisar o ponto de vista do autor sobre o assunto imigração para o Canadá.
Muitas vezes, os futuros imigrantes costumam olhar somente o lado bom do país que escolhem para viver e certamente idealizam o “paraíso”, o que resulta em frustrações depois da chegada.
Por isso, que uma das dicas que sempre deixo aqui em negrito é: “Quanto mais realistas suas expectativas, menores as chances do sonho virar pesadelo”.
8 Motivos para não morar no Canadá
Vamos aqui aos pontos (traduzidos) que o moço daquele website colocou e logo depois eu explico minha opinião sobre o assunto, baseado obviamente na minha vivência com a imigração para o Canadá, lembrando que estou no país há mais de 20 anos.
É interessante analisar que todas as afirmações do moço tem muita verdade e não podem ser descartadas, mas há um tom extremamente pessimista, por isso que resolvi criar esse “debate”, para assim mostrar um outro ponto de vista.
1. Sistema de Imigração discriminatório e desonesto
“O processo de imigração canadense é baseado em sistema de pontos obtidos por sua educação, qualificações e experiência de trabalho. Pontos são suficientes para imigração, mas dentro do Canada, eles não são suficientes para você conseguir um trabalho na sua área. É incrível que as mesmas credenciais que te levam ao Canada, são as mesmas que não te qualificam para sua profissão.
A razão é: Canada quer somente imigrantes para trabalhos como: entregador de pizza, taxista, trabalhador braçal etc”
Minha opinião:
Basicamente quanto maior seu nível educacional, maior sua chance de se qualificar para o processo de imigração para o Canadá. Mas conforme a afirmação acima, quando um novo imigrante chega no Canada, toda essa sua qualificação nem sempre será exaltada…
Se você ainda não ouviu falar da “experiência canadense“, fica aqui minha apresentação a esse dilema canadense. A falta de experiência canadense deixa muitos recém-imigrantes ou estudantes sem emprego durante primeiros meses e algumas pessoas nunca conseguem retornar a sua profissão previamente ocupada no Brasil, ou de qualquer outro país que tenha vindo.
Por causa dessa realidade, somado a falta de domínio na língua e de capital para se manter, muitas pessoas optam por começar pelos sub-empregos ou em uma posição bem inferior, para que assim consigam ganhar a tal experiência canadense e também se manter.
O pessoal de TI (informática), na maioria das vezes, não tem esse problema, pois geralmente eles conseguem se realocar rapidamente, mas claro que isso depende da tecnologia, época do ano, experiência etc. Dito isso, é comum ouvir relatos de salários aquém da qualificação no primeiro emprego – por isso que é tão comum as pessoas da área de TI mudarem de emprego nos primeiros 6 a 12 meses de trabalho, pois descobrem que estão recebendo menos que deveriam.
Para quem é da área administrativa, o negócio fica ainda mais desafiador, pois geralmente há mais oferta que vagas, dessa forma, a competição é direta com canadenses que já tem experiência canadense, sabem fazer um currículo adequadamente, obviamnet tem ingles fluente e se formaram em instituições conhecidas.
Para quem é médico, dentista, engenheiro civil, advogado etc, antes de trabalhar será preciso se qualificar junto a sua associação, normalmente fazendo provas e mais provas, e gastando muito dinheiro e tempo. Do contrário a chance é de apenas atuar na área técnica.
2. Morar no Canadá custa caríssimo
“Do aluguel ao pagamento das contas, do shopping, do telefone, internet, cabo, seguro de carro, jantando fora etc, o custo de vida canadense cresceu astronomicamente. Novos imigrantes estão chocados diante do quão caro são as coisas. É estimado que se comparado a maioria dos países do mundo, o custo de vida no Canada é na média, 5 vezes maior.”
Minha opinião:
Essa questão do custo de vida é muito relativo, pois tudo depende de onde você vai chegar e para onde vai.
O custo de vida das grandes cidades canadenses com certeza é alto, especialmente Toronto e Vancouver. Mas saiba que Montreal, Ottawa e Calgary apesar de ter um custo de vida mais baixo, com certeza não é o mesmo de 5 ou 10 anos atrás. O maior problema para quem está chegando é se encaixar no setor imobiliário, pois o aluguel costuma ser alto e preços das casa também.
Aliás, esse artigo do reddit mostra um gráfico assustador do quanto o mercado imobiliário inflacionou ao longo dos antes, nesse caso, desde o ano 2000.
Para um custo de vida mais amigável a dica é morar no Canadá em cidades menores ou nos centros regionais fora das grande metrópoles. Porém, dependendo da sua profissão e da sua ambição, esses lugares podem ter menos possibilidade de projeção de carreira.
Vai estudar no Canadá?
Contrate um seguro saúde de estudantes com bom preço e
cobertura de no mínimo 2 milhões de dólares canadenses!
3. Crise do Sistema de Saúde
“Médicos estão em falta no Canadá, 1 em 4 canadenses não conseguem ter um médico de família. Médicos canadenses estão deixando o país e se mudando permanentemente para os EUA. Statistics Canada e Canadian Medical Association ambos identificaram que para cada 1 médico americano que muda-se para o Canada, 19 médicos canadenses mudam-se para os EUA. Médicos no Canada estão com uma carga de trabalho enorme e não são pagos adequadamente.”
Minha opinião:
O sistema de saúde canadense, público e gratuito, tem suas mazelas, não há como negar. E esse ranço com o serviço de saúde fica ainda mais evidente para aqueles que estão costumado com o sistema privado brasileiro.
No Canadá você não vai em um especialista quando quer, mas sim depois que já visitou seu médico de família e ele te recomendou a um especialista. As vezes para conseguir exames extra como um ultrassom, por exemplo, pode ser um martírio.
Contudo, na minha opinião, o sistema é justo, e todo mundo recebe o mesmo tratamento – salvo algumas exceções (claro!).
Quanto aos médicos, isso é verdade, muitos médicos canadenses (muitas vezes, os melhores) debandam-se para a terra do Tio Sam em busca de melhores oportunidade e salários mais altos. Mas isso não é somente na medicina, em muitas outras profissões, os Estados Unidos acaba sugando bons profissionais canadenses.
O que me deixa chateada é que ao mesmo tempo que médicos estão em falta, o processo de qualificação de médicos imigrantes continua demorado, burocrático e caro, melhorou muito nos últimos anos, mas mesmo assim… tudo continua lento.
A conclusão é que você precisa se readaptar ao sistema de saúde e abrir um pouco a mente… e querendo algo mais exclusivo, basta atravessar a fronteira que tudo é possível, porém há um custo infinito! No Canadá, nem pagando, você terá tratamento diferencial.
4. Taxas e impostos muito altos
“Você tem GST, PST, totalizando 13-15% em praticamente tudo que você compra e muitas outras taxas retirada do seu salário semanalmente/mensalmente. Você tem que pagar altas taxas para o governo do seu árduo trabalho. O governo não se preocupa, pois as pessoas estão bebendo cerveja e assistindo hockey. Justo? Não interessa, isso é Canada.”
Minha opinião:
Quanto ao pagamento de taxas e impostos, estou pensando seriamente em mandar esse autor para o Brasil (risos!). Um lugar onde pagamos por tudo e mais um pouco, enfrentamos uma corrupção lascada e temos pouquíssimo retorno do governo, especialmente nos setores mais importantes como: educação, saúde, segurança etc…
Dito isso, devo confessar que é triste, ver quase que 40% do meu salário ficar nas mãos do governo governo. Isto é Canada? Sim… mas por outro lado você recebe muitos benefícios em troca!
Obviamente que nada é perfeito e que o Canadá está longe de ser o paraíso na terra, mas o sistema é mais justo e os cidadão não são tratados como palhaços.
Recomendação de leitura:
Quer se mudar para o Canadá?
Se você já lê ou fala inglês e quer imigrar para o Canadá. Com certeza você precisa ler o livro abaixo!
De uma forma realista e muito divertida, a autora do livro “So You Want to Move to Canada, Eh?: Stuff to Know Before You Go” descreve o Canadá como ninguém. Uma ótima introdução a cultura canadense!
Continuando…
5. Governo só pensa em dinheiro
“Embaixadas canadenses por todo o mundo mente para estrangeiros, mostrando um Canada utópico, porque eles querem que essas pessoas venham para o Canada. Por que? Porque estrangeiros trazem dinheiro! Depois de enganados, eles vêm. Eles devem trazer no mínimo $10,000. O Canada tem uma quota de 250.000 imigrantes por ano. Dessa forma, faça suas contas; 250.000 multiplicado por $10,000 igual a 2.5 bilhões de dolares que o Canada ganha dos imigrantes todos os anos.”
Minha opinião:
Será que o autor quer que o Canada abra as porteiras e deixe “qualquer um” entrar? Eu sei que essa minha frase é um tanto quando polêmica, até porque o governo seleciona a dedo quem ele permite entrar.
Sem dúvida o processo de imigração canadense não é simples, é limitante e não é aberto para todos. Além dos critérios relacionados a qualificação, há também um custo envolvido que pode ser um dos limitante para muitos aplicantes. Porém, quem já imigrou ou veio para o Canadá estudar, vai poder confirmar, que o valor exigido pela imigração para uma pessoa ou uma família chegar é realmente o mínimo para conseguir sobreviver nos primeiros meses.
PS: Hoje, esses valores descritos acima mudaram, uma pessoa precisa comprovar o valor de C$12,960 e uma família de 4 pessoas C$24,083. Clique aqui para ver os valores atualizados no site do governo canadense.
E por fim, sendo bem curta e grossa, a opção de imigrar é de cada um, dessa forma, não querendo se dispor desse dinheiro, fica onde está!
Aproveite e leia esses artigos que acho interessante:
- O que você precisa saber antes de imigrar para o Canadá!
- Salário líquido no Canadá – como calcular!
- Somos brasileiros, não somos vira-lata!
6. Falta de cultura
“Diferentemente de todos os países do mundo, Canada não tem cultura. A cultura americana é dominadora no Canada. Quando foi a última vez que você pediu uma comida “canadense”? Canada não tem tradições e não há identidade nacional. O que significa você se chamado de “canadense”… nada. Pessoas vivem no Canada, e continuam se identificando como “brasileiros, mexicanos, italianos, portugueses etc”, os imigrantes se identificam com o país de onde elas vieram.”
Minha opinião:
Esse tipo de comentário só mostra o quanto a pessoa não entende a cultura canadense de integração e respeito ao multiculturalismo. O Canadá não é um país que recebe imigrantes e que quer impor goela abaixo seu estilo de vida. Sinto muito, mas um dos motivos que eu amo tanto o Canadá é esse, o acolhimento aos imigrantes.
Sim, eu acredito que a cultura canadense esta em formação, assim como muitos países do “novo mundo”. E que todos estão construindo um Canadá melhor!
Acho ridículo o autor acreditar que os imigrantes (geração 1) vão engolir o Canada e esquecer o local onde nasceram e cresceram, veja bem, isso é comentário de gente imatura e provavelmente xenófoba.
Quando você escolhe viver em um novo país e resolve amar de peito aberto esse novo lugar, certamente você passa a se identificar com duas pátrias e passa a amá-las da mesma forma.
Digo isso por mim, afirmo e reafirmo que é muito bom se sentir em casa em dois países diferentes. Inclusive, temos vários amigos dos projetos que trabalhamos pelo mundo (fora do Brasil e do Canadá) que muitas vezes nos identificam como “the canadians”, mesmo com o nosso sotaque.
7. Clima Terrível
“O Canada tem as piores condições climáticas do mundo. Temperaturas congelantes, neve, gelo, granizo, vento, tempestade etc. Das Províncias das planícies (Praires) as Marítimas (Maritimes), dos Territórios ao sul de Ontario, o clima é terrível e repugnante que muitos canadenses deixam o país por esse único motivo.”
Minha opinião:
Dessa vez terei que concordar (risos) e confesso que essa é a única razão que me faz repensar em viver no Canadá para sempre, pois o clima não ajuda. Não é o frio em si que desanima, mas o longo período de inverno!
Mas sabe, vou contar uma curiosidade. Temos um casal de amigos de Belarus (Bielorrússia) e eles disseram que adoram o clima do Canadá, que é bem melhor que do país que eles vieram, pois mesmo no inverno tem sol! Viu minha gente, é tudo uma questão de perspectiva! kkkkkkkk
Outra coisa interessante é que muitos canadenses e imigrantes adoram a oportunidade de viver as quatro estações em um ano e aproveitam todas elas de forma saudável e gostosa. O inverno as vezes cansa, mas por outro lado nos dá a oportunidade de fazer muitas atividades diferentes e até viver um natal branquinho e cheio de neve!
De novo, quando você muda de país, é preciso adaptar seu estilo de vida e mentalidade, com certeza, a vida se torna muito mais feliz e a transição mais fácil.
Veja aqui a temperatura no Canadá (mês a mês) nas principais cidades canadense.
8. Não tem empregos
“De costa a costa, não existe empregos. Imigrantes são altamente qualificados (mestrado, doutorado, engenheiros etc), mas eles estão dirigindo taxi, entregando pizza e trabalhando em industrias. Até pessoas com diploma de universidades canadenses não encontram emprego. Isso é uma tragédia. Eu sinto por esses imigrantes que permanecem no Canada pelo resto de sua vida. É realmente muito triste e sem esperança de um futuro melhor.”
Minha opinião:
Afe Maria… vai ser pessimista lá na casa do chapéu!!!
Do mesmo jeito que o o governo e muitos blogueiros pintam o Canada como o melhor país do mundo (e EU concordo), o autor coloca os imigrantes como uns pobres coitados que nunca vão dar em nada. Isso é MENTIRA, muitos imigrantes conseguem o que desejam, mas todos foram atrás do sonho de forma séria, como por exemplo: fazendo planejamento de imigração e de carreira, se preparando economicamente para essa empreitada, indo atrás de qualificações para melhor se adaptar ao ambiente de trabalho, elaborando um resume (CV) adequado e assim por diante.
Como já disse outras vezes, é necessário ter bom senso e correr atrás para ter uma imigração bem sucedida.
E vale ressaltar que imigração e vida no exterior não é para todo mundo e talvez não seja para você, o que está tudo bem também!
Conclusão: morar ou não morar no Canadá?
E para finalizar sobre os motivos para não morar no Canadá, ele fala:
“Por favor, não acredite nos websites do Governo Canadense ou dos Advogados de Imigração Canadense. Eles não estão dizendo a verdade. Faça sua própria pesquisa!”.
Eu respondo:
Pesquise SIM nos websites do governo, pois é lá que você encontrará todas as respostas para sua imigração. Mas também faça outras pesquisas: leia jornais canadenses, acesse os sites de emprego, leia blogs, tente encontrar pessoas da sua área no linkedIn, aumente sua network antes de imigrar e por aí vai…
Resumindo… faça o dever de casa, pois você não esta indo passear no Canadá, você está indo fazer seu futuro.
E você, o que acha disso tudo? (se é que alguém leu esse post até o final… risos).
Mais experiências e dicas do Canadá:
346 Comentários
Concordo plenamente com seu post, é preciso um pouco de realidade de como é o Canadá, eu to aqui e to sofrendo igual o diabo nesse lugar, é tão bosta quanto outros países de primeiro mundo, A DIFERENÇA É QUE ELES SÃO "FOFINHOS"
Sério é surreal a desorganização deles, e a falta de empatia
Oi Lygia,
Eu acho que precisa entender a cultura dos dois lado e saber que o processo pode ser legal, mas que na maioria das vezes não é fácil, especialmente quando se chega sem uma boa reserva de dinheiro.
Boa sorte e espero que logo você se adapte. :)
bjks
Fui em 2019 conhecer o Canadá..meu odiei... Todos os motivos para nunca mais com voltar... Aliás estou planejando voltar em 2023... Não existe pais perfeito existe viver em paz com segurança e dar o melhor para os meus filhos!
Vc tem toda razão. Moro aqui a 14 anos e não vejo a hora de sair daqui para o sul dos EUA.
Eu já morei na Florida, apesar de ter adorado a experiência, eu ainda acho o Canadá um melhor país para se morar. O problema é o clima, mas todo o resto é melhor.
Achei super coerente essa matéria. Canadá é o país da hipocrisia em muitas coisas. Morei la 2 anos e meio e esse post só diz verdades.
Eu continuo amando o Canadá, mesmo com seus defeitos ;)
Abs
Oi Mirella, moro no Canadá há 10 anos, meu marido é canadense, tenho um filho canadense de 10 anos, e concordo com tudo que o autor falou, não com os seus comentários. O autor está 100 % correto em tudo que diz sobre esse país...o que me dói é ver o governo do canadá enganar meus compatriotas brasileiros, com curso superior e até mais do que isso, somente pra tirar dinheiro do bolso de quem já não tem muito. Gostaria muito que as pessoas pudessem entender que eles deixam entrar quem eles querem sim, é so olhar o bando de refugiados e outros imigrantes que chegam por aqui. Eu trabalhei na Embaixada da Austrália aqui em Otawa e admiro muito o sistema de imgraçao deles. O da Austrália faz sentido, é claro, transparente. Desde o início do processo te fala sobre o que esperar na Austrália, e se a sua profissão e qualificaçao vão ser aceitas por lá. Aqui no canadá, o governo só quer mais é que o povo venha, pra trabalhar em empregos pra ganhar salário mínimo (no brains), pra no futuro a previdência deles não quebrar e poder pagar as aposentadorias dos canadenses nascidos e criados aqui, os chamados baby boomers. Isso eu ouvi informalmente de uma diplomata canadense, a qual me falava sobre isso com muita arrogância por sinal. O sistema de saúde é uma droga, o sistema de educaçao deixa muito a desejar, e a cultura, eu concordo com o autor plenamente, não existe. Esse país é "bege, macarrão sem tempero, comida de hospital". Sem alma e totalmente sem muito a oferecer. Continuemos a mentir pra nós mesmos que aqui é bom, e que vale a pena deixar tudo pra trás no Brasil pra se enfurnar nesse país, que nem mesmo os canadenses suportam, qdo tem uma oportunidade eles se mandam pra outros lugares.
Oi Carla,
Eu não acho o Canadá perfeito, mas continuo concordando com minhas colocações e acreditando que o autor do 8 problemas exagerou.
De todos países que já morei, o Canadá continua sendo o mais justo, com mais oportunidades e melhor sistema social, inclusive quando comparado a Australia, país que estou atualmente.
Eu e meu marido sempre trabalhamos na nossa área de trabalho, a maioria dos meus amigos também, quem trocou de área, também está indo bem atualmente. Eu acho que se cria uma ilusão de país perfeito e fácil imigração, e depois as pessoas caem do cavalo.
Claro que nem tudo são flores e o Canadá não é país para todo mundo, mas para mim, continua sendo um EXCELENTE país e Toronto uma cidade incrível!
Obrigada pelo comentário, acho sempre legal ter diferentes pontos de vista.
Abs
Exatamente ... não há país perfeito.
Uma dúvida: por que imigrar para o Canadá se pode imigrar para os EUA? É cobrar um pênalti e a bola bater na trave.
Yishay,
Eu acho que o Canadá é um país milhões de vezes melhor que os Estados Unidos, já tive a oportunidade de morar lá várias vezes e não consigo me adaptar a maneira individualista e extremamente materialista da população.
Mas cada pessoa é de um jeito. O Canadá não é para todo mundo, assim como os Estados Unidos também não é.
Interessante e valioso ter prismas diferentes. Sou fã do Canadá mas passei frio aí. O que mais me interessa como tradutor é identificar quais as organizações "gatekeeper" que fingem ajudar a se habilitar em profissão mas na verdade só atrapalham. Meu interesse como tradutor é evitar me envolver nesses esquemas enganosos. Mas se alguém conhece algum órgão ou grupo que realmente ajuda os imigrantes profissionais, seria uma mão na roda se compartilhassem.
Oi Henrique, Tudo bem?
Eu não conheço nenhuma instituição, mas pensei aqui que talvez o Centro Brasil Angola, possa ser uma opção :)
Boa sorte!
Pois eh, eu aqui com 40 anos sem nada ainda programado e nenhuma especialidade de qualificação profissional querendo ir para o Canadá, vejo q no meu caso está um pouco impossível de se concretizar não eh? Adorei seu post muito bem analisado e esclarecido.
Oi MArco,
Nunca é tarde para corrermos atrás do que queremos... claro que as vezes, estando mais velho e já estabelecido profissionalmente, a coisa fica mais complicada, pois ficamos também mais exigentes. Mas se essa é uma vontade, ainda dá tempo!!!
Que tal começar com um intercâmbio?
Abs
Amei o seu texto Mirella, muito esclarecedor! Fui para o Canadá fazer um intercambio de 1 mês agora em janeiro e me apaixonei por Toronto. Estou querendo muito mudar pra lá, mas preciso terminar a faculdade este ano aqui no Brasil. Faço Engenharia Civil e adoraria trabalhar lá e conseguir a licença...comecei a pesquisar agora e o seu post foi bem esclarecedor! :)
Oi Natalia,
Que bom que gostou desse post, escrevi com muito carinho e tentei ser bem realista, sem pessimismo.
Abs
Realmente a vida no Canadá não é nada fácil,para os emigrantes, pois os mesmos tem que se adaptarem ao clima e meio de vida, á maior parte de emigrantes imigram coma cara e a coragem, Eu fui um deles, mesmo tendo duas profissões, foi difícil o a adaptação, não foi fácil, mas consegui me adaptar e viver uma vida digna por 33 anos, me aposentei no Canadá a 14 anos, hoje estou vivendo no Brasil com minha aposentadoria sem nenhum problema, Só tenho que agradecer ao canada a vida que hoje tenho, thanks Canadá, se não fosse você hoje eu seria um mendigo sem perspectiva de vida. AGAIN, THANK YOU CANADÁ. .
Obrigada pelo seu comentário :)
eu também amo o Canadá!!!
Ola Mirella.
Tenho 45 anos e minha esposa 44 anos. Temos emprego e uma vida de qualidade aqui no Brasil. Mas estamos bem desanimados com a corrupção brasileira. E um pouco cansados de nossas carreiras. Eu na saúde e minha esposa na educação. Pretendemos ir para o Canadá pela qualidade de vida que conheci como turista. Minha filha fez intercambio por 4 meses e fomos visitá-la. Conheci Ontario e Quebec. E voltei com uma boa impressão de lá. Se optarmos em residir lá com empregos não universitários (como trabalhar em restaurantes), vamos conseguir ter boa qualidade de vida? Pretendemos vender nosso imóvel e comprar um lá!
Melhor explicando, com os chamados sub empregos, consegue-se viver dignamente?
Oi Mário,
Eu não acho que os sub-empregos são suficiente para se viver bem e tranquilamente, acho que pode ser uma boa ideia para o começo da vida expatriada, mas acho que como imigrantes, devemos almejar e querer mais, do contrário, não sei se vale a pena sair da vida que se tem no Brasil.
Estou sendo sincera ... mas pode ter pessoas que discordem de mim ;)
8 Razões para não ir ao C imigrar, rs e Canada, legal o tema porém o salario minimo no canada e 10,5 dolares CAD, isso com a carga horaria mensal brasileira que e de 220 horas daria 2310 dolares mensais, que consequentemente daria pra ter uma casa alugada comer o mes estudar ter seu carro e lazer fim de semana, isso e o minimo, isso e o salario minimo como comitê internacional avalia os pilares Basicos são, (Moradia, Alimentação; Saúde, transporte e lazer).o seja O Canada com seu minimo atende a esses quesitos Basicos.
Ja no Brasil o salario minimo e 880 Reais mensais isso dividido por 220 horas da em torno de 4 reais a hora ou seja 1,65 dolares canadense a hora ou seja 6,5 vezes a menos do que no Canada, porem aqui no brasil o alugal de e acima de 600 REais, o Salario minimo aqui no Brasil atende o quesito de moradia somente e os Demais alimentação , Saude, Lazer, Segurança que aqui no pais não existe voce faz o que? 15 anos fora do Brasil rs e muito tempo a realidade aqui hoje não foi quando voce saiu, o potencial de compra do pais de 1°mundo e 5 vezes mais do que o do Brasil que e Emergente, a nossa economia e comodities, Baseado e soja cafe venda de carne etc sem passar por processo o Brasil podera melhorar 100% que mesmo assim nunca chegara a ser um pais de 1° mundo se os pricipios basicos não sao atendidos para criterios de desonvolvimentos ? no Canada usa europa quem ganha salario minimo consegue adquirir uma vida justa atendo a Criterios Basicos, no Brasil voce tem ganhar no minimo 4000mil Reais de acordo com Dieese esse seria osalario minimo nosso se não fosse defasado desde Sarney. amigos hoje que são canadenses sobrinho americano e primas Holandesas, quando voce vai pra outro pais voce se sujeita a esses tramites ate voce alcançar onde quer chegar, se voce não conseguiu e lamentavel porem e uma opiniao sua, e se fora esta ruim porque estaria 15 anos fora rs ? pense carg e uma coisa QUALIDADE DE VIDA E OUTRA COISA, a guerra da farc em 50 anos morreram 50mil pessoas ooooohhhh, e mais no Brasil por ano morre assasinados 57mil pessoas por trafico, latrocinio etc.. isso ninguem fala rs ai voce paga 300 de condominio e 700 de aluguel do apartamento para ter uma falasa segurança ai da 1000reais e osalario minimo e 880 lembra , achei interresante mais nao concordo em numero, genero, e grau, com seus comentarios rs
Obrigada por nos apresentar seu ponto de vista!
Abs
Sou mergulhador profissional brasileiro e trabalho em plataformas prestando serviço para a Petrobras. Uma luta muito grande para conseguir este trabalho, com inúmeras qualificações. Já recebi convite para trabalhar em unidades estrangeiras , mas sinceramente nunca deixaria meu país para trabalhar em outro país sendo bem colocado aqui ou ate mesmo com trabalho ,mas ganhando menos.. Aqui e a nossa casa. aqui podemos reclamar, podemos nos juntar e xingar o governo , protestar e no natal estar com a família . Isso nao tem valor material que pague.. Sinceramente que mais que o CANADA, USA, FRANÇA,INGLATERRA TENHAM MUITA SORTE NA VIDA DELES. Mas sou eu que não quero viver como eles rsrsrsrrss bando de chato do caralho!!!!! Quem faz o país somos nos , e a unica maneira de melhorar e acreditar e trabalhar para nosso país e cobrar dos políticos. A terra mãe sempre será a melhor casa e a melhor opção que um ser humano possa ter... o bem material um dia não se torna mais o primordial e virá a remorso de ter perdido tantos anos longe daqueles que amamos. DEUS GUARDE A GRANDE PÁTRIA BRASIL! ESTUDAR, TRABALHAR E SER INTEGRO E A FORMA DE PROTESTAR CONTRA OS COVARDES QUE TANTO FAZEM MAL A ESTA NAÇÃO.....Caue loureiro
Obrigada por nos mostrar seu ponto de vista, concordo com algumas coisas, mas discordo de outros!
Sucesso sempre :)
Abs
Posso fazer uma lista de 1000 razões para não continuar no Brasil, ainda faço de olhos fechados.
Manda bala, Eddie :)
Olá, tudo bem? Ja tentei tirar esta dúvida com todos mas ninguém nunca soube responder. Gostaria de saber se eu pegando o visto de trabalho para o Canadá e quando ele expirar, posso pedir o permanente e aguardar com meu visto vencido? Pois me informei que ele demora anos para ser realizado. Ou terei que voltar para o Brasil e assim, pedir? Espero que me responda, tenho muito interesse em ir para o Canadá. Beijos e sucesso.
Até onde sei, visto de trabalho, somente se alguma empresa te patrocinar isso, e de lá você pode ir extendendo.
Boa sorte
Oi Mirella.
Esta semana me deparei com uma realidade meio frustrante aqui no Brasil em comparação ao Canadá que me fez querer tentar a vida lá, confesso que ainda não pesquisei a fundo e ainda não iniciei nenhum processo de imigração, mas ao pesquisar vagas de empregos na minha área de atuação, Design de Interiores, gráfico e produto, fiquei surpreso ao encontrar um número absurdo de vagas a serem preenchidas, ao contrario daqui onde não existem vagas para esta área e quando você encontra uma vaga ela caba por ser de vendedor em alguma loja de artigos de decoração com péssimo salario e condições de trabalho. Não sei ao certo a ocupação das vagas que encontrei no Canadá mas me pareceram melhores e mais condizentes com a minha formação e com melhores salários também. Depois de Ler seu texto eu senti um pouco de medo de chegar lá e minha formação valer menos que aqui e eu ser obrigado a continuar empregado em algo que não compõe uma carreira mas sim outro emprego que eu poderia estar desenvolvendo aqui. Bem, ainda estou bastante entusiasmado a ir pois creio que que o autor do texto não pinta um quadro real de como os imigrantes sejam tratados, e o fato de ter tantas vagas abertas creio que ajuda para facilitar de encontrar algum emprego na área de atuação. Quanto ao custo de vida, sinceramente aqui no Brasil pagamos muito mais impostos, que são repassados ao cliente final embutidos nos serviços que levam este produto até a prateleira da loja e de lá para casa que creio que pagar impostos altos mas ver ele retornando em qualidade de vida por meio de melhores condições de estradas, hospitais e segurança. Bem é o que penso, se você souber algo sobre o mercado de design lá e puder me retornar seria de grande ajuda para eu não ir ás cegas. =].
Oi Rafael, Tudo bem?
É uma área bem concorrida e muita gente acaba trabalhando como designers em lojas de móveis e afins.
Eu não entendo muito dessa área, para ser bem sincera.. mas o começo é complicado para todo mundo, tendo foco, determinação e talento.. aí a coisa tende a melhorar.
Abs
Mirella boa noite! Gostaria que você me tirasse uma dúvida: meu nome é Bruno, moro em Belo horizonte, trabalho na área de segurança pública, e segurança e uma coisa que no Brasil tem faltado mais que tudo, por aqui se fala que polícial brasileiro e muito valorizado pelo governo canadense, justamente por estar acostumado a lidar com situações adversas, e que não é difícil ingressar na polícia canadense.
Você pode me esclarecer algo sobre isso? Obrigado
Oi Bruno,
Eu não sei ao certo... mas sei que muitos imigrantes entram nessa área e fazer carreira.
O website do RCMP talvez te ajude nas pesquisas.
Abs
Estacio, cuidado pra não levar um arrastão ou uma bala perdida!?
:)
Achei esta notícia do Toronto Star, jornal de maior circulacão em Toronto, sôbre pessoas que imigraram para o Canada, receberam cidadania, trabalharam por decadas e agora já velhos recebem tratamento discriminatório, ridiculo por parte do governo do Canada!
Ai Edilson,
Acho que você está mesmo desiludido... não sei o que dizer.
Boa sorte... e espero que consiga retornar ao Brasil! Lá de repente as coisas serão melhores para você.
Abs
Quanto foi que você ganhou Mirela para defender o Canada? Pode ser um pouco exagerado, mas não é mentira o que foi ditto. Se você imigrou na aba do chapéu de alguém, talvez tenha sido diferente para você! Tem muita gente virando mendigo no Canada porque não tem dinheiro nem para voltar para o seu país de origem. Agora se a pessoa tem as costas quentes, se vem apadrinhada as coisas podem ser diferentes , mas nem isso muda as queixas quanto ao clima por exemplo. Você já andou pelas ruas de Toronto no inverno a pé? Acho que não! Já vi gente chorando de frio, gente dormindo em cima de saída de ar quente dos prédios por causa do frio. Conheco gente que tinha nível de gerente no sistema bancário da China e hoje lava pratos no Canada e não tem condicões de voltar. Já soube de uma pessoa que cata lata de cerveja para vender para se manter. O sistema de saúde já foi bom. Eu mesmo precisei de Socorro em 1997 e em 4 minutos a ambulância chegou. Há 1 ano atrás quase morri e alguém teve que me levar ao hospital porque a ambuância não chegou até agora. Então não vamos exagerar, mas não vamos fantasia a realidade. Um brasaileiro que só lê coisas bonitas sobre o Canada e vive num país dilacerado pelos politicos ladrões eleitos por ignorantes pode ter uma idéia errada do que acontece aqui. O Canada é lindo no verão, mas no inverno...e se a barriga está cheia, se tem carrinho para dirigir é uma coisa; outra muito diferente é andar com neve quase na altura dos joelhos!
Oi Edilson,
Eu moro no Canadá há 16 anos ... essa é minha visão e minha experiência.
Eu não acho que o Canadá é nem um 1/3 esse Canadá que você demonstra nesse comentário. Eu não vim apadrinha e nada disso, lutei muito, trabalhei MUITO para ter tudo o que tenho ... sei que algumas profissões tem mais "facilidade" que outras.
Mas para ser sincera, NENHUM dos meus amigos imigrantes que conheço passaram fome, ou viraram mendigo... essa é uma realidade que eu não vi acontecer.
Sim ... ando pelas ruas de Toronto em TODAS as épocas do ano, eu moro em downtown... sim, vejo mendigos, mas nada comparado ao Brasil, e apesar da assistência não ser perfeita, existe muito assistencialismo no Canadá.
Mas respeito sua opinião ... não acho o Canadá o paraíso, mas ele está muito longe de ser esse inferno que você retratou no seu comentário.
Abs
Acho válido para as pessoas que não estão satisfeitas em continuar morando no BR a ideia de mudar de país... Tenho planos de no final do ano ou ano que vem passar de 1 a 3 meses estudando no CAN, esse seria o primeiro passo, a depender da adaptação ou da minha vontade, penso sim em posteriormente mudar de vez para o CAN. Sei que nada é um mar de rosas e tudo é difícil de ser alcançado, principalmente morando em outro país, mas as coisas são assim mesmo... O Canadá, assim com outros países mais desenvolvidos, tem seus problemas, suas fragilidades, mas nada é perfeito. Gostei do post realista!
Que legal que gostou Driz, é bom uma pitada de realidade, não é?
Abs
Nunca estive no Canadá, não conheço nada do Canadá! Mas sei que os brasileiros que moram por lá exageram em tudo que é bom e escondem descaradamente o que é ruim! Mas como posso saber disso?
Simples...analisando como esses "novos canadenses" se referem ao Brasil! O Brasil que eles descrevem não é o meu Brasil, falam coisas absurdas como se por aqui fosse a África ou pior... Quem descreve o Brasil como um inferno habitado por pessoas sem cultura, mal educadas e bandidos mesmo não me passa credibilidade para descrever o Canadá.
A grande sacada não é imigrar para ter melhor qualidade de vida, é conseguir boa qualidade de vida no Brasil o que se consegue com estudos, bons empregos, escolha da cidade certa pra viver, planos privados de saude e outros detalhes que não exigem nem metade dos sacrifícios que muito otário faz para levar uma vidinha de merda...mas no Canadá! Agora acho que vou curtir uma praia e apreciar nossas nativas...
Não tem lugar perfeito no munfo, Estacio... e muito meno lugar bom para todo mundo.
Cada um deve ser feliz onde escolher viver :)
Curta uma praia por mim!
Abs
Boa tarde tudo bem? li seu blog é achei muito interessante, estão de parabéns!!
Bom eu e meu noivo sempre pensamos na possibilidade de mudar para o Canada, e em fevereiro colocamos tudo no papel e decidimos que íamos começar a pesquisar para sair do papel. Em meio a pesquisa e contatos, decidimos pela cidade de Calgary que temos um casal de amigos que estão lá, nossa pesquisa da cidade e a conversa com eles acabou concretizando ainda mais que a cidade seria Calgary. Meu noivo aqui é formado em TI, porém em meio a muita pesquisa vimos que o caminho mais certo seria ele fazer um college lá na área dele e permissão de trabalho de 20h semanais, pois você fazendo sua graduação lá as chances são muito maiores para você dar continuidade no país, e muitas das vezes as pessoas não querem começar do 0 novamente, enfim nós topamos essa ideia. Estamos com uma consultora em Calgary que vai nos ajudar na escolha do college. Você acha que estamos no caminho certo? nosso plano é julho casarmos, em junho ele vai fazer o IELTS, e escolher o college após nota do ielts e começar a pagar ainda no Brasil para não pesar, e o plano é de ir em maio ou setembro de 2017 depende do mês que começa as aulas no college que ele escolher. Enfim 1 ano passa voando, e já estamos ansiosos.
Oba, vou pitacar por aqui!!!
Fui e voltei pro Canadá algumas vezes e ainda não sei se quero ficar por lá, embora sair do Brasil sempre esteja em pauta.
Item 8. Sim,claro. DIscriminação existe em todo lugar, não? O brasileiro típico que melhor se adapta a essa situação é o que não percebe que está sendo discriminado. Talvez a maioria deles sejam como eu,branco de classe média alta. Se você for bobo assim, seja feliz!! Se não, faça como eu; engula, pense que você poderia ser árabe, negro, indiano ou índio e seria pior. Em todo caso, ser discriminado é uma ótima maneira de escapar de shit people.
Item 7. É verdade, aindamais com o dolar a 4 rolas. Leve o máximo de dinheiro que puder. Cidades menores são mais baratas. Trabalhei por cinco semanas numa cidade de 3 mil habitantes. TInha cinema, super mercado bom, hospital (pqp hospital!!!), etc. Só não sei se tinha emprego, mas aí também depende de voccê se coçar, da área de trabalho, do que você está a fim de sacrificar por uma posição inferior, etc etc. De todo caso, quanto mais dinheiro levar, melhor (esse conselho é totalmente digrátis!).
Item 6. Bem,se o cara for britânico, japa, austríaco, australiano... ele vai reclamar. Mas se você for como eu, com médicos (bons, não médicos de merda) na família...se ferrou!! Falando sério, o sistema funciona na maioria dos casos graves e é terrivel em casos não tão graves. É comum esperar 8 hoas por causa de uma gripe forte no QC e ON. Cidades menores são melhores nesse quesito, mas só para doentinhos. Casos graves não tenho idéia, sorry. Se você tiver grana e achar que for o caso, pode usar o ótimo sistema privado americano; na Flórida ou no Havai, de preferência...
Item 5. Sou só eu ou mais alguém se incomoda? tax=imposto e fee=taxa. Após essa aula muito importante de inglês/português, Meu pitaco: lugar onde se paga pouco imposto de renda (DE RENDA,DE RENDA DE RENDA IRPF PQP) é país de merda ou um paraíso muçulmano cheio de petróleo. Sim, o vizinho lá do sul é um país de merda. Mas esse item é muito longo pra explicar, tenho preguiça.
Item 4. Bem, como você acha que nasce o dinheiro para hospitais, escolas, estradas, segurança?? Quanto mais dinheiro melhor,não? Eu também só penso em dinheiro,nem li o que tava escrito nesse item. Só quero saber de dar meu pitaco e também tenho preguiça de explicar esse item.
Item 3. Opa!! Essa é minha área. Realmente, o Canadá não tem cultura. Não existe um núcleo cultural forte como no Brasil,por exemplo. Há muito espaço entre as pessoas e a cultura não resolve isso. Mas para a maioria dos brazucas não faz diferença. É pouco provável que alguns (míseros alguns) tenham que se desfazer de uns 100 livros decentes. Mas esse item tenho mais preguiça de explicar que os outros. Mas é a única vantagem que o Brasil tem em relação ao Canadá é ser essa esponja cultural. E falar português,claro. A única coisa de pra´tica que poderia falar nesse item é: se você for convidado por um canadense pra algum programa com ele (ou ela),vá!! E,pelamordedeus, chegue na porra da hora combinada!!!!! E saia na hora combinada também, geralmente às 21:02 da madrugada canadense.
Item 2. Eu adorei!! To com um processo de imigração para o pólo sul em andamento só por causa do clima. Um amigo de um conhecido me arrumou uma pinguim para forjar um casório, custou só 3 mil dolares antárticos. Se você acha 20 graus positivos frio demais pra você e não quer ir embora pra Austrália, faça o seguinte. Todo dia no inverno dê uma caminhada de uma meia hora, aproveite a brisa fresca e a segurança de peidar e andar tranquilamente em um país decente. Em dois ou três invernos, você não vai xingar o frio desesperamente; uma ótima idéia pra que vai passar a vida toda num iglu. E ainda vai poder tirar foto de camiseta na frente de um montanha de neve e gelo pra mandar pra família no início da primavera.
Item 1. As vezes as pessoas demoram pra arrumar emprego, acontece. De novo, leve muita grana. Se apertar, arrume um trampo qualquer em alguma coisa que não exija muito cérebro ou músculo. Tá cheio desses empregos e alguns são bem divertidos. Algumas nacionalidades têm mais dificuldades de arrumar emprego. Árabes e muçulmanos em geral, indianos, chineses em algumas áreas, e americanos. Sim, os vizinhos as vezes penam. Tem fama de (como direi...) "competitivos" demais e a maioria dos canadenses trabalha no rítmo de um funcionário público aplicado no Brasil.
É isso, acho que nunca mais voltarei por aqui; em todo caso,boa sorte a todos. No fim, é o que conta. Espero não ter massacrado muito a gramática. Depois de um tempo a gente desaprende a língua pátria. E continua penando na segunda (terceira, quarta e quinta) lígua.
Última dica. Se você ainda está em dúvida se conta ou não seus projetos para a família, então não conte. Se você não tivese uma família de fezes (já escrevi muita merda, não acho de bom tom, por isso mudei), você não teria essa dúvida. Conte quando tudo estiver certo, passagem comprada, PR garantida. Depois avalie se é vantagem colocar os fdp na lista de spam pra não torrarem o saco. Não são poucos os casos de família e "amigos" que sacaneiam a adaptação dos imigrantes brasileiros. Se esse não for o seu caso, veja como levar seus queridos ao paraíso gelado.Muita maldade deixá-los aqui no Bananão.
Esse seu comentário é praticamente um post :)
Obrigada por relatar aqui seu ponto de vista!
Grande abraço
Ué, então voltem para o Brasil! Essa maravilha de pais. Rico em educação, saúde e lazer. Onde os bandidos iram lhe receber de braços abertos, com extrema receptividade.
Oi Pedro,
O Brasil tem muita coisa boa ... mas concordo que tem bastante coisa ruim que nos deixam sem palavras e desacreditados.
Abs
ola!! Mirella meu nome e Andre vivi durante 18 anos em vancouver podendo assim dar meu total apoio a este blog a minha expereriencia foi boa o canada me recebeu muito bem sou cidadao canadense naturalizado ,la tive oportunidade de conhecimentos alem de ter acesso a viagens dentro de norte america ,sim entendo vivi em uma das provincias mais caras do canada se voce tem interesse em ganhar dinheiro recomendo ter 2 trabalhos agora se esta afim de viver com qualidade de vida conhecer as belezas do canada alem de viver bem pode se arranjar facil com perseveranca alcancar seu objetivo me encontro no brasil por motivos familiares .neste momento estarei por aqui quanto breve nao sei estarei la de volta aonde a minha situacao permite faze-la com meritos que voce mesma seja quem for tambem possa,nao costumo falar mal de nenhum Pais este foi meu primeiro aprendizado fora se voce fala mal de seu Pais por mais ruim que seja o canadense te responde se gosta do seu pais como pode gostar do nosso ,enfim sabemos que temos um Pais que nao funciona com seus politicos corruptos mais sabemos que temos uma familia que te ama muito,saia feliz do seu pais encontrara a felicidade aonde quer que va...abraco a todos e boa sorte !!!
Adorei suas palavras Andre, obrigada por compartilhar :)
Abs
Boa tarde Mirela, esclarecedoras suas respostas, estava exatamente procurando como seria a imigração para o Canadá,
Sou a Jussara, nasci em Lafayette-Indiana Estados Unidos e vim para o Brasil com 4 anos. Tenho cidadania americana , mas as condições financeiras não me permitiram voltar aos Estados Unidos até que eu tivesse minha profissão. Fiz Medicina e 2 Residências Médicas: Clínica Médica e Nutrologia e agora aos 41 anos com família constituída ( 3 filhos de 11,9 e 8 anos) estamos pensando seriamente em ir para os EUA. O problema são as poucas respostas Qto ao emprego que poderíamos ter. Meu marido é administrador é formado em TI.
Sei que teria que passar pelas provas de revalidaçao de Diploma. Mas a dúvida é: eu consigo ir com a família e trabalhar em outra coisa(mesmo na área de saúde) ou uma bolsa até revalidar o Diploma? O fato de ter nacionalidade americana ajudaria em algo?
Oi Jussara,
Se você tem passaporte americano, a primeira coisa que deve fazer e ver como passar o direito de morar nos estados unidos para seu marido e filhos.
Tendo esse processo feito, vocês podem mudar para lá e começar a trabalhar, o começo pode ser complicado, mas todo mundo passa por isso independete do país, entende?
Boa sorte!
Ola Mirella, estou com interesse em imigrar pro Canada, li todo o Blog e como sempre tem pontos positivos e pontos negativos como todo país, mas acho q no modo geral Canada é mto melhor que o Brasil.
Enfim, gostaria de dicas de como devo fazer para imigrar.
Obg
Oi Wellington,
A dica é gruda no site do cic.gc.ca :)
Abs
caramba acho que Jundiaí-SP esta mais se parecendo com canadá kkkk (custo de vida alto,sem emprego,etc kkkk)
Essa foi boa :)
kkkkk
Muito obrigada pelas informações. Eu gostaria de viver lá quando me aposentar. Tenho inglês fluente. Eles aceitam estrangeiros aposentados ? Alguns países aceitam. Obrigada desde já.
Oi Andrea,
Eu acredito que aceitam sim ... mas não há cobertura de saúde gratuita para esse tipo de imigração.
Abs
Ola, gostei muito do seu texto. Tenho uma dúvida sobre faixa etária, idade realmente importa para pontuação , no meu caso 38 anos.
Grato.
Oi Roberto,
No novo processo express entry, depois dos 30 anos você começa a perder ponto de acordo com sua idade.
Abs
Muito obrigado pelas informações. Estou enojado com a corrupção no Brasil e procuro um lugar mais justo e humano para criar meus filhos. O Canadá era uma das possibilidades, mas confesso que depois de ler tudo isso dei uma desanimada.
Oi Rezende,
A ideia do post não é desanimar, mas ser realista em relação a imigração.
Boa sorte!
Abs
Ola!
Gostaria de sader as chances de ir para trabalhar sem o visto, já morei em Londres 2 anos amei a experiência. Estou vendo as chances de buscar residência e não voltar mais para o Brasil. Oque vocês me falam.
Oi Hilton,
Tem muita gente que vai dessa maneira, mas eu acho loucura ir sem visto e ir ficando.
Mas cada um tem que tomar suas próprias decisões, não é mesmo?
Abs
Ola Mirella,
em todos os sites que entro e todos os videos que vejo tentam passar mais ou menos o custo de vida no canada. Por favor, eu gostaria de saber uma resposta real não só de você mais também de quem tem a experiência de vida no canada:
Da para viver bem no canada com um salario entrono de 5 a 6,5 mil??
Obvio que vou escutar que depende do seu estilo de vida e etc..., mais claro que com este salario não da para viver como um multi-milionário...rsrsrs. O que eu gostaria de saber é no contexto geral... este salario compensaria imigrar??
obrigado.
Oi Rodrigo,
A questão é... quanto desse salário vai sobrar na sua mão. Quando você diz que vai ganhar entre 5 a 6,5 isso é liquido?
Eu acho que se vive relativamente bem com C$5.000 por mês. Dá para alugar algo legal, ter carro e viver uma vida tranquila. Se ganhar mais, aí é lucro e luxo :)
Abs,
Olá Mirella, caí agora em seu blog, pesquisando sobre o Canadá, e gostei muito do texto. Muito esclarecedor... parabéns!
Tenho me desanimado muito com o Brasil nos últimos anos e tenho pouco apego com a minha família (só pais e irmão mesmo). Impostos absurdos, corrupção, essa crise atual, violência e demais problemas sérios que estão ocorrendo aqui estão me deixando ainda com mais vontade de sair desse país - temporariamente ou não.
Eu tenho uma dúvida. Sou jornalista por formação, com pós-graduação em Multimídia, e hoje trabalho com marketing de conteúdo (conteúdo digital para sites e blogs). Também sei um pouco de programação web (especialmente Wordpress), edição de imagens e tenho inglês avançado (preciso de prática pra pegar fluência). Mas como minha área (comunicação) já é bem complicada no Brasil, tenho quase certeza que no Canadá também não é fácil. Especialmente a quem não é fluente no idioma. Estou certa? Você tem ciência dessa área aí no Canadá?
Se eu fosse imigrar com meu marido, por exemplo, que é desenvolvedor iOS de apps e jogos (pra ele é bem mais simples conseguir um emprego antes de ir, porque é uma área que sempre tem demanda), eu pensei em começar um negócio em casa mesmo, ou e-commerce. Acha que é possível?
Obrigada e parabéns mais uma vez pelo blog! Bjs.
OI Vivian,
Quando vocês falam de ir para o Canadá, dizem ir como imigrantes, certo?
Tendo isso em vista, eu acho que se seu marido tem um bom inglês, pode ser que ele consiga uma realocação mais fácil na area dele.
Sinceramente não sei muito da sua área, apesar de trabalhar um pouco com social media etc ... eu acho que investir no inglês é fundamental para conseguir pleitar melhores vagas, mas já vi muita gente conseguir emprego com inglês quase fluente... é o começo da maioria dos imigrantes.
Vc pode chegar e fazer um curso rápido, só para colocar algo locar no curriculo e começar a se interagir com gente da sua area... pensa nisso.
Mas não desanima, se vocês querem mesmo fazer isso, planeje, leie bastante e as coisas vão aocntecendo.
Abs
SO O FATO DE PODER ANDAR LIVREMENTE PELAS RUAS DE MONTREAL SEM TER A PREOCUPACAO DE SER ASSALTADO JA VALE A PENA, A SEGURANCA AQUI É OTIMA
TENHO AMIGOS QUE CHEGARAM AQUI EM 208 SEM NADA E HOJE TEM UM OTIMO PATRIMONIO AVALIADO EM MAIS OU MENOS 600MIL DOLARES
SIM, SEU DIPLOMA AQUI NAO VALE NADA , OQUE VALE É TRABALHAR FORTE LEVANTAR CEDO E CORRER ATRAS, OQUE PAGA BEM AQUI É CONSTRUCAO CIVIL, RENOVACAOM LIMPEZA OU ABRIR SEU PROPRIO NEGOCIO , O RESTO É ILUSAO
SOU DE SAMPA , MAS HOJE ME CONSIDERO CANADENSE BRASIL NUNCA MAIS NEM A PASSEIO, BANDIDAGEM GENTE MAL VESTIDA, BANDO DE ZÉ POVINHO E CACHACEIROS EM PORTA DE BAR , LADRAO POR TODA PARTE
DEUS ME LIVRE !!! VIVA O CANADA MELHOR PAIS DO MUNDO
QUANTO AS TAXES , FODA SE , PAGO TAXES E RECEBO MUITO EM TROCA
QUALIDADE DE VIDA, SEGURANCA, E UMA ALIMENTACAO DIGNA DE PRIMEIRO MUNDO
ESCOLAS DE QUALIDADE , NUNCA VI UMA ESCOLA PIXADA
JA NO BRASIL A CADA ESQUINA É SO LIXO , POBRESA , CACHACEIROS POR TODA PARTE E UMA POPULACAO DE ZÉ POVINHO MISERAVEL QUE SE FODA O BRASIL
FUI!
Obrigada pelo seu comentário Carcara, concordo com algumas coisas e discordo de outras ;)
Abs
É válida a sua experiência, no caso positiva, no Canadá, mas tenho grandes ressalvas a esse país com o qual sonhei quando criança, mas que, hoje, não pretendo conhecer ( embora conheça quase toda a Europa e América do Sul), tal a dificuldade de visto de turismo, onerosa, burocrática e curta, aos brasileiros ( enquanto facilitada aos estadunidenses, japoneses e europeus) __ que nos tratam, em seus "sites" de turismo, como marginais e bandidos, e , como médico, considero que dificultam a integração e consumação profissional nossa lá ao máximo, pelo que ouço e leio ( vide artigo c/ dr Yves Robert). Os considero segregadores habituais e discriminadores enrustidos em um país miscigenado e de beleza não maior que da Europa e América do Sul, portanto dispensáveis.
OI Carlos,
Entendo seu ponto de vista, mas discordo de algumas colocações suas.
O governo está mudando muito a política do visto, inclusive no ano que vem, brasileiros com visto americano ou que já tiveram visto canadense, não precisaram mais passar por esse processo burocratico do visto, já leu sobre o eTA, vai te surpreender.
Também não acho que os sites americanos e canadenses tratam brasileiros como marginais, tanto é, que centros de turismo de ambos países tem pessoas e sites dedicados exclusivamente para brasileiros, pois sabem do poder de compra do nosso povo.
De repente, você teve uma experiência ruim... mas o Canadá é um país INCRÍVEL e o povo mais incrível ainda...
Mas, não é para todos, com certeza... há quem goste ou quem não goste...
Abs
Oi Mirella , bacana seu post , assim estou me formando em agronomia, não conheço ninguém ai , e na internet estou achando pouco conteúdo sobre o mercado de trabalho para agrônomos , poderia me passar quanto ganha por ano um agrônomo e se tem procura por esses profissionais, e outra kkk qero fazer uma pos graduação ai , mas gostaria de pagá-la com o salario que ganhar ai, se puder responder fico grato!!
OI Hugo,
Caramba ... não sei nada da área de agronomia. Por que vc não vem fazer uma pós aqui, de repente tentando uma bolsa e disso parte para uma imigração?
Boa sorte.
Mirella, tudo bem? Estou na mesma situação do Felipe acima, só que já sou formado em educação física, porém quero ir ao Canadá pra trabalhar em qualquer coisa mesmo, não tenho frescura, de preferência como motorista, entregador, pintor, puxar pedra, não ligo. É fácil conseguir um emprego desses de forma legal e com uma remuneração ao menos que consiga sobreviver e morar por aí decentemente? Tenho inclusive um dinheiro guardado na poupança e queria investir em outra faculdade, mas acho que vou investir em sair daqui do BR BR. Obrigado, fique com Deus!
Opa, desculpe, aproveito para perguntar porque não consegui editar: É tranquilo conseguir trabalho de caminhoneiro no Canadá? Diz este artigo aqui que é uma profissão em grande demanda. Eu gostaria de trabalhar nela, será que dá pra ter sucesso?
OI Gustavo, Tudo bem?
Sinceramente... não tenho a menor ideia!!! Toda profissão tem demanda, mas nunca pesquisei sobre a de caminhoneiro.
Vou ficar te devendo!
abs
Oi Gustavo,
Se você já fala inglês, você pode investir em um college, aí você ganha um visto de estudo com permissão de trabalho, que te ajudará com as despesas.
Acho que você pode começar suas pesquisas por aí ...
Abs
Olá Mirella, tudo bem? Caí de paraquedas em seu site rsrsr e gostaria de saber as minhas chances de imigrar para o Canadá, pq eu tenho 24 anos solteiro e não tenho filhos, estou me formando em Administração em dezembro e estou pensando em fazer intercâmbio para estudar inglês, fazendo intercâmbio e estando lá eu posso aplicar para imigração? E na área de Administração, negócios... Você sabe basicamente as perspectivas dessa área no Canadá? Obrigado desde já! :D
Oi Felipe, Tudo bem?
Olha ... estudar inglês no Canadá não tem nada a ver com imigração, a não ser o fato de você estar aprimorando seu inglês e isso conta ponto para a imigração.
Tem muita gente se aplicando para colleges ou cursos de graduação para conseguir posteriormente a imigração, mas sinceramente, essa não é minha área.
A area de administração ee bem vinda, mas muito abrangente, eu tentaria me especializar em alguma area da admnistração, será bom para vc no Canadá e no Brasil.
Abs
Olá Mirella
Acompanho o seu Blog já a algum tempo. No início o encontrei quando estava a procura de informações para tentar uma migração para o Canadá. Neste tempo, se tornou com0plicado até conseguir ligar para o consulado em São Paulo para obter informações a respeito dos processos. Na verdade não estou conseguindo mais encontrar nenhuma porta de saída do Brasil. Sou bem qualificado, trabalho com TI bastante tempo mas não sou velh (34 anos), tenho pós graduação em Engenharia de Software pela UFRJ, mas sei lá. a impressão que eu tenho é que ninguém quer mais estrangeiros em suas terras (salvo os ricos :) ). Enfim, choro a parte, você ou mesmo alguém que esteja acompanhando tem conhecimento de algum grupo que busca informações e contatos para participar de processos de migração? A....se se pintar alguma oportunidade na área de T.I. em uma empresa que providencie visto de trabalho agradeço indicações hehehe :).
Abraços
Att.: Eduardo Pereira Gomes
Oi Eduardo,
Tenta continuar olhando o processo... acredito que daqui a pouco as coisas voltarão a se organizar sobre o processo do visto. Já tem alguns meses que mudou e fase de adaptação estão passando.
Já pensou na Australia? Talvez seja uma opção pra você :)
A Nova Zelândia tb sempre precisa de gente.
Ajudei?
Olá Mirella!
Muito esclarecedor o seu blog. Adorei, assim como adoraria me mudar em definitivo para o Canadá (ou pelo menos conhecer).
Sou Assistente Social (Social Work) no Brasil e curso Doutorado também em Serviço Social.
Meu desejo maior seria conseguir continuar atuando nesta área, quer como assistente social, quer como professor universitário, o que, para ambos os casos, imagino que seja DIFICÍLIMO.
Umas perguntinhas que talvez você pudesse me auxiliar: Assistente Social (que lida também com a questão dos imigrantes em todos os países) ou professor de Serviço Social são profissões possíveis de um brasileiro alcançar no Canadá?
Grato demais desde já!
Abraço!
Olá Mirella desculpa te incomodar com perguntas que talvez não seja do seu conhecimento, mas vou no embalo da turma. eu me minha familia estamos na intenção de imigração para o Canadá, meu marido é da area finaceira (bano) e eu sou designer de interiores, por acaso voce sabe se a area de designer de interiores é bem vista ai no Canadá? Obrigada pelas dicas
Oi Queila, Tudo bem?
Opa se é ... no Canadá inclusive tem os melhore programas de TV design na HGTV... super legal! Acredita que até meu apê uma vez saiu na TV (risos risos risos).
Então fica tranquila que a area de designer de interiores tem mercado, mas sinceramente eu não sei o quão fácil de fazer uma clientela é... entende? Sei que tem vários designers que trabalham em loja de mobilia também...
Abs
Mirella, parabéns pelo texto, gostei bastante! Sou enfermeira e tenho intenção de viver alguns anos no Canadá, mas gostaria de iniciar fazendo uma pós graduação, você conhece alguém da área de saúde ou tem algumas dicas? Lerei seus outros textos com mais tempo, gostei bastante do seu blog! []'s
OI Alessandra,
Infelizmente não conheço... vou ficar te devendo, mas vamos nos falando!
Abs
Ola mirella, meu nome è Alan e penso em imigra para o Canadá .. Mais existe um problema pois faço direito no Brasil e ainda não consegui informações aprofundadas sobre essa área de atuação para os imigrantes. Não sei se está área está saturada neste país e se preciso estudar o direito canadense para arrumar trabalho.. Salários e etc.. Se por um acaso você tiver algumas destas informações ou fonte.. Gostaria que compartilha-se comigo.. Adorei seu blog.. As informações foram muito úteis..
Agraço e fique com Deus.
OI Alan,
Infelizmente não sei nada da area de direito, eu sei que para ser advogado e exercer a profissão é preciso validar o diploma etc ... como medicos, engenheiros e afins.
Mas tenho amigos que são advogados e trabalham em outras areas que exercem a profissão também... então, tudo depende pra que area da advocacia vc vai querer ir.
Nem ajudei, né? Mas sinceramente não sei muito sobre o assunto :)
Abs
Mirella, boa tarde,
estou muito animado em tentar morar no Canada, mas ainda estou começão do zero, e sei que não vai ser fácil
tenho uma pergunta:
estou no 4 período de engenharia mecânica tenho 33 anos, tenho três lindos filhos e minha amada esposa é formada em fisioterapia a 8 anos ela tem 31 anos,
vamos ver se conseguimos fazer a inscrição para ela concorrer uma vaga na areia dela,
será que isso irá dificultar nossa tentativa de ir pro Canada?
Gostei muito de seu tema discutido aqui no blog.
será que se poder poderia responder minha duvida por e-mail?
desde de já agradeço sua atenção.
Oi Fabiano,
Se sua esposa tem inglês e a profissão dela está na lista do governo, vocês tem chances como qualquer outra pessoa. Foi essa a pergunta?
O processo para o Canadá está mais complicado no momento ... as regras mudaram, mas lendo com cuidado o processo do express entry, de repente seria a melhor alternativa pra vocês.
Abs
Como nao ler até o final??? O texto além de bem didático tem uns tracos de humor. Parabéns!!!
Que bom que gostou do texto Fabio ... acho que o pessoal gosta mesmo, pois é o post mais lido aqui no blog ;)
Abs
esse papo de imigracao é uma conversa muito particular e complicada mas pelo que eu vejo o Canadá ainda é um dos melhores países pra se emigrar junto da Australia. o problema é que o governo tem fechado o cerco cada vez mais. mesmo na minha área eu vejo milhares de oportunidades, mas voce envia o curriculo os caras nem te retornam ao ver que voce nao mora naquele país, sequer marcam entrevista nem nada.
o problema do Canadá ainda é o fato de nao aceitar suas qualificacoes e experiencia fora do país, pra eles quem nao é canadense nao tem o mesmo valor dos que vivem lá.
me diga se estou mentindo.
Acredito que isto vá acontecer em qualquer país que queira migrar. Nosso país é muito aberto, mas quem já não ouviu alguem reclamar da quantidade enorme de chineses que está se espalhando pelo Brasil. Tanto chineses ricos como pobres. Acredito que a tendencia de todo país é realmente colocar em primeiro lugar os seus nativos. Eu gostaria muito de ir para o Canadá se fosse ter lá oportunidade de sustentar minha família e deixar minha esposa e filha bem encaminhadas quando eu morrer. Mas infelizamente, apesar de eu ser da área de TI que é uma com maior facilidade para encontrar vagas, ter 34 anos de idade e uma filha de 3 anos, o que teoricamente me da ainda alguns anos de contribuição para o país, ainda assim não consigo retorno quando envio meu currículo (estou na área a 9 anos) e até os processos no consulado de São Paulo não estão acessiveis como pareceu que era a até uns 2 anos atrás
Podem aplicar e esperar sentados, acreditem que ate podem conseguir ir para o Canada , o problema e conseguir a redidencia permanente, vao ter de gastar muito dinheiro com papeis , e podem nao ser aprovados .
Ai Jack ... nem sei o que te dizer...
Não é bem assim não...
Oi Johaness,
O problema de você mandar CV não sendo residente ou tendo o visto de trabalho, é que a empresa teria primeiro que arcar com seu visto, entende? E isso que pega, na minha opinião.
E se mesmos os recem imigrantes sofrem um pouco no início por não ter a experiência canadense, imagina pessoas que nem lá estão ... mais difícil ainda!
Mas isso é meio geral em qualquer lugar do mundo, não é assim fácil arranajar emprego sem visto.
Abs
Moro no Canada a 24anos. Trabalhava em SP para a maior CIA. De papel da America do sul qdo. deixei tudo e vim para ca. Trabalho Como House cleaner e faco mais dinheiro do que um medico no Brazil. Sou super respeitada e consider a melhor. Eles me consideram amigos e viajamos muito. Na concordo com muito do que foi dito. Nesse pais so nao faz dineiro quem nao gosta de trabalhar. Brasileiros chegam aqui com attitude de "sou formado e vou fazer Rios de dinheiro" e nao querem fazer nada make aonde acabam voltando e falando map do paid. Me desculpe mas nao concordo com albums pontos.
Obrigada por seu comentário ...
Não acho que uma diarista ganhe mais que um médico conceituado no Brasil ou mesmo no Canadá, mas lá é trabalho digno e como todos os outros ... eu admiro muito o Canadá por isso.
É preciso ter força de vontade e lutar no começo para ingressar na profissão almejada... e depois é tentar colher os frutos.
Abs
Olá Mirella, tudo bom?
Minha esposa e eu há tempos temos o sonho canadense, desde 2007 para ser mais exato. Surgiu esse ano uma oportunidade única na qual ela pode fazer uma pós no Canada e eu posso acompanhar com o work permit, porém desde 2007 muita coisa mudou, desde filhos até a consolidação de uma carreira no Brasil. Ainda abaixo dos 30 anos acredito que seja possível recomeçar no Canadá, porém eu particularmente estou muito inseguro sobre o mercado de trabalho, se há rejeição ao brasileiro e se invariavelmente você terá apenas empregos no brain. Há meses lemos tudo o que podemos sobre o país, além da já acumulada leitura dos últimos 8 anos e confesso que bateu um medo enorme. Como o canadense recepciona seu colega de trabalho imigrante? Há uma tendência de isolamento ou boicote? SOmos preteridos no momento de uma promoção?
OI Joaquim,
O início da vida de trabalho no Canadá é um saco, pra ser bem sincera. Algumas areas como TI costuma ser mais tranquilo, as na area administrativa pode ser um sofrimento ter a primeira experiência canadense e se ingressar no mercado. Mas a partir do momento que você consegue algo na sua area e você consegue demonstrar que tem aptidão, não há boicote ou coisa do tipo.
O Canadá, especialmente as maiores cidades, estão acostumados com imigrantes, então é só a primeira fase que fica chata mesmo.
Ajudei?
Olá Mirella !
Sou dentista , orthodontista e falo inglês fluente. Gostaria que vc me indicasse um site ou lugar para saber mais sobre o processo de validação do meu diploma.
pois quero imigrar e trabalhar na minha área !
Obrigado !
OI Rafael,
Não tenho muita informaçõa sobre a validação de diploma de dentista, pois sei que é mais complicadinha.
Mas de repente esse link te ajude: Tenha seu diploma reconhecido no Canadá.
Abs
Sou pedagoga formada aqui no Brasil, será que tem como eu trabalhar na minha profissão e se sim, como faço e quanto preciso.
OI Elaine,
É possível sim ... mas você precisa ir como imigrante e ver se tem as qualificações necessárias para se aplicar.
Já pesquisou o express entry?
Abs
Olá Mirella seus comentários são interessantes, já viajei para Toronto e amei.
Estou querendo ir morar lá com minha esposa e meu filho de 5 anos, queria saber qual a forma mais fácil de imigrar, quero ir trabalhar e morar, trabalho embarcado não terminei minha faculdade ainda em função da dificuldade de conciliar 14 dias fora da escola, tenho ingl~es fluente e trabalho em uma Multi-nacioanal, minha esposa está se formando em arquitetura e quero mudar para o Canadá, não importo em trabalhar em outra função, claro se for na minha área embarcado em alguma empresa de petroleo para min seria luxo. porém não sei se isto pode acontecer. Qual seria a melhor forma para poder imigrar?
Será que por acaso poderíamos trocar informações inbox....?
Abraço e parabéns pelas informações.
OI Luiz, Tudo bem?
Então... já tem mais de 15 anos que eu me apliquei para o processo de imigração e dicas práticas sobre o processo eu realmente vou ficar te devendo.
O ideal é começar as pesquisas no http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp e ver se você ou sua esposa tem as qualificações necessárias para se aplicar.
Boa sorte!
Abs
boa noite , a minha esposa e eu , queremos para canada. nos estamos acabando o doutoramento em lingua portuguesa. sera que podemos encontrar trabalho para ensinar a lingua portuguesa numa universidade no canada?
Oi Bouazo,
Acredito que possa ter oportunidades, mas confesso que é uma area mais restrita. Vocês podem tentar um pos-doc em linguistica e essas coisas...
Abs,
Oi.
Sou professor de português em Ottawa, na Universidade Carleton e já trabalhei na Universidade de Ottawa. Já ensinei diplomatas para o governo canadense.
Minha esposa também ensina português na Carleton
Posso te dizer que a possibilidade de vocês conseguirem isso é remota e juntos quase impossível. Aconteceu no nosso caso porque um curso extra foi aberto, a professora titular pediu licensa e eles já tinham o nosso currículo. Então, você só é considerado 2 vezes por ano quando estão procurando gente para ensinar cursos. E os que estão dentro sempre tem prioridade.
Todas as universidades funcionam assim.
Dito isso, em Vancouver, Toronto e Montreal vocês podem achar vagas em Colleges, Community Colleges, Heritage programs (você ensina crianças de pais lusófonos nos fins de semana) e escolas particulares. Em Ottawa você tem a chance de ser contratado por uma escola que serve o governo. Mas isso não é nada seguro.
A onda de Brasil está passando e por isso a demanda diminuiu. Claro que daqui a uns 2-3 anos a economia brasileira vai começar a acrescer de novo e mais demanda por português vai aparecer.
No momento atual, Eu não imigraria pensando que uma posição de universidade seria fácil de conseguir. Se o objetivo for outro, aí sim, venha com coragem!
Espero não ter te decepcionado muito :)
Obrigada por ter dedicado um pouco do seu tempo para responder esse comentário.
Nada melhor de ter a opinião de alguém que está no field.
Cheers
Olá Mirela!
Tenho lido os seus posts e comentários, gostaria de agradecê-la por dividir conosco todas estas informações. Sou Enfermeiro Obstetra e Professor Universitário aqui no Brasil, no momento estou fazendo Doutorado e vou tentar um bolsa para um estágio sanduíche na Universidade Laval em Quebec para ano 2016. Estou me programando para passar 01 mês em Quebéc na segunda quinzena de junho/2015 até a primeira quinzena de julho/2015, nesta oportunidade vou aproveitar para fazer o intercâmbio de francês intensivo por 04 semanas, devo ficar numa casa de família e conhecer a Universidade Laval bem como alguns professores, para obtenção de carta convite.
Gostaria de saber o que você acha desta minha programação da visita e intercâmbio? Como vou pretendo retornar em janeiro/2016, eu já poderia pegar o um visto só para todo este período ou terei que fazer 02 tentativas de visto?
Aguardo o seu retorno. Obrigado. Que Deus te abençoe.
Oi Gomes,
Acredito que deverá tirar dois vistos. Esse primeiro de turista e depois que for fazer o doutorado, tira o visto de estudante.
Sobre a escola, se quiser, posso te mandar um orçamento de escolas de francês em Montreal, trabalho com intercâmbio.
Meu e-mail: contato@mikixintercambio.com
Abs
Mirella boa noite, excelente texo e site... estamos querendo imigrar para o canadá ou EUA ... enfim ir embora do país mesmo ... Gostaria de saber por onde começar ?? Para ir de forma legal, quantos anos eu devo esperar, pois, já estou quase com 31 anos e não sei se tem restrições de idade .... e nós gostariamos de ter os filhos depois de imigrar ... Poderia por gentileza dar um guide, por favor ? Grata
Oi Sousa,
Os Estados Unidos não processo aberto para imigração, mas o Canadá tem.
Recomendo ler esse texto para começar: Express Entry
Abs
Olá Mirela,
Li seu texto até o final... e achei muito bom... parabéns...
Meu marido já morou lá, e ele diz exatamente o que tu deixou bem claro no texto. Confesso que ao ler o título até achei estranho, e resolvi ler... mas é muito esclarecedor...
Queremos imigrar pra lá, e estamos tentando! Quem sabe um dia, morando lá, tbm contribua com um pouquinho da minha vivencia!
OI Carla,
Obrigada pelo comentário ... vou torcer para que vocês consigam imigrar :)
Grande abraço
As razões para não ir ao Canadá chegam a ser meio ridículas visto que quem pretende deixar tudo para ir a um país estrangeiro deve ter pesquisado todos os pontos positivos e negativos. Eu vivo no Rio de Janeiro e estou entrando no processo de imigração para a província de Quebèc. O custo de vida lá é brincadeira comparando com o Rio. O que acredito ser mais crítico é o fato de algumas profissões necessitarem de validação da ordem (como a OAB, no Brasil). Não se pode simplesmente ser diplomado em engenharia, ter a pontuação e ir. É necessário passar pelas provas das ordens para que se possa exercer sua profissão e na grande parte das vezes as pessoas se acomodam com trabalhos mais simples (por não passar no exame ou achar difícil e caro para realizar esta "certificação profissional") que te dão um estilo de vida razoável (melhor que no Brasil).
Você disse tudo ... pessoas que querem imigrar, devem primeiro pesquisar!!! Pra mim é meio óbvio também :)
Abs e boa sorte com o processo.
Boa tarde!
Quero agradecer por ter feito esta analise que me ajudou muito, pois você conseguiu equilibrar perfeitamente o texto do website notcanada.com e a sua experiência. Tenho um grande interesse em morar no Canadá. Estou cursando Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e achei muito interessante este seu esclarecimento sobre como o Canadá funciona. Agora, como você foi de pedagoga a agente de intercâmbio?
Não conheço ninguém no Canadá, se você puder, via e-mail, me contar um pouco do mercado de trabalho, do trabalho do pedagogo no Canadá e se vale apena ou não tentar esta carreira, eu vou ser eternamente grata.
Acredito que meu e-mail ficará visível para você, mas na dúvida vou escrever aqui ao lado, novamente -> nathaliarangell@gmail.com
bjs
Oi Nathalia, Tudo bem?
Eu não respondo ou mando e-mails vindo daqui do mikix, melhor a gente deixar tudo arquivado por aqui :)
Eu nunca trabalhei como pedagoga no Canadá, foi professora de português por um ano em uma escola pra crianças, mas não conta como fazendo atividade de coordenação ou administração escolar.
Na minha opinião, tudo é possível, por causa da lingua, talvez seja mais complicado ser professor, mas como o Canadá é um país de imigrantes há muitas possibilidades e há uma grande abertura para todos.
Abs
Ola Mirella! Bom, sou sócio de uma empresa de Manutenção de computadores em Fort McMurray... Gostaria saber se esse fato ajuda um pouco no meu processo de imigração? Gostaria de ficar mais perto de minha empresa! Abs
OI Lucas,
Se a empresa tem renda, contrata canadenses/residentes, acredito que você possa se aplicar sim. O processo express entry deve te ajudar com isso se sua profissão estiver na lista.
Mas melhor falar com um advogado de imigração, não conheço o sistema nesse nível para te auxiliar.
Abs
Lucas, tudo bem?? sou programador em PHP, C# e outras linguagens e plataformas. assim como sou administrador de redes MCSE. estou indo estudar inglês em Calgary e queria fazer contato com pessoas da area de TI. seria um prazer manter contato contigo se vc preferir. fico no aguardo, abraços
Oi Franckilin,
Vamos manter contato sim ...
Abs
Boa noite Mirella,
Recebi um post sobre um advogado que cuida da imigracao para o Canada. Ele pede um deposito de $3.950,00
Sera que isso eh legal, digo...sera que nao eh um golpe? O nome eh Imigration.Ca
voce conhece? Pode me ajudar? Muitissimo obrigado. Abraco
OI Sergio,
Sinceramente não conheço.
Se você está se aplicando via advogado, sei que tem taxas... mas te digo que sinceramente não é preciso.
Eu achei o website bem amador... sei lá! Não conheço essa empresa para fala.
Se precisar de ajuda eu tentaria a Maria João: http://www.mjconsultoria.com.br/, ela é casca grossa, mas bem certinha.
Abs
Boa noite!
Estou me programando para imigrar para o Canadá com a família. Você sabe me informar se é possível um imigrante brasileiro ingressar na polícia canadense?
Oi Tiago,
Claro que sim... indo como imigrante você tem todos os beneficios de um canadense, só não pode votar e se canditar para cargos publicos.
Abs
Olá eu li este post e outros sobre migrar não só para o Canadá mas para outros países.
Bom eu morei por 9 meses em Vancouver para estudar e foi a melhor experiência da minha vida. Foi nesta morada que conheci minha noiva, ela me ajudou a pedir um café da manhã rsss. Eu sou engenheiro químico e tenho é me formei aqui no Brasil , e trabalho no Brasil em uma empresa onde há pessoas do mundo todo e aqui também acontece esse tipo de migração, afinal não temos engenheiros para suprir todo o mercado.
Já trabalhei no Canadá e o engraçado é que não foi por intermédio do governo e sim da forma mais simples, fui estudar e acabei após o período de estudo sendo efetivado na empresa onde fiz meu estágio técnico. Não fiz prova de equivalência, não paguei taxas nem nada, foi algo simples. Voltei ao Brasil por escolha minha e em 2015 voltarei em definitivo para Vancouver, pois minha noiva é canadense e ela não fala português e frita com 30 graus do Rj, se achamos o frio um problema o nosso calor para quem vem do frio é algo conflitante pois aman o calor mas sofrem com ele . Não tenho a menor arrogância em dar dicas para quem quer morar ou ir trabalhar no Canadá , isso é algo muito pessoal mas antes de ir pesquise e avalie bem . Comigo foi algo natural, tive a sorte de morar em outras cidades fora do Brasil e minha visão continua a mesma, se você tem a intenção de sair do Brasil por não gostar do país creio que a chance de se decepcionar é grande. Eu fui apenas com a intenção de ser um profissional melhor , afinal trabalhei em uma empresa no Canada que fazia tratamento de efluentes, ou seja , esgoto rssss, e adorava pois é isso que eu gosto. Peço desculpas pelo longo post, caso queiram alguma dica estou a disposição , no mais tentem conhecer o canada de mente aberta , afinal é um país belo e com pessoas legais.
Obrigada por compartilhar sua experiência Rafael!
Sucesso lá em Vancouver :)
Abs
Olá Rafael!Sou engenheira química também e gostaria de saber que tipo de curso vc fez lá no Canadá.Vc fez depois de formado?
Tenho muita vontade de imigrar,mas como ainda n tenho experiência na área isso dificulta um pouco.
Abraço
Olá Rafael gostaria de saber mais sobre o curso que você fez no Canadá.
Obrigada!
Ola rafael, ja que mora no canda precisava de umas dicas e informaçoes.
sou de portugal, e nao consigo encontrar muita coisa sobre o que quero. queria ir para o canada para estudar e ser paramedico, mas nao sei o que eles pedem de notas, de qualificaçoes, por exemplo, biologia, matematica.... o custo da universidade.
se pudesses ajudar agradecia imenso. tu ou outra pessoas que leia isto.
abs
OI Raphael, Tudo bem?
Acho que também vou ficar te devendo uma resposta ...
Abs
Também me interesso por esta área, em qual empresa você trabalhou Rafael?
Sou também da área de TI. (Java), mas estou no Brasil. Se souberem de uma oportunidade em uma empresa que ajude a obter o visto de trabalho ficarei muito grato.
Mirella, adorei sua visão e sinceramente muitooo pessimista mesmo esse autor.
enfim, posso dizer que, ele não gosta muito de imigrantes rss
Vou para conhecer o Canada, mas falam tao bem que eu já penso, Se gostar procurarei formas de ficar.
Mas esse início é muito complicado, sem familia amigos ou alguem conhecido para lhe ajudar.
Caso Toronto seja essa maravilha q eu estou vendo por blogs, qual primeiro passo para permanecer até saber se devo ou não imigrar?
OI Isabela,
O começo não é fácil pra ninguém ...
O primeiro passo é pesquisar sobre imigração. Sugiro esse post sobre Express Entry.
Abs e obrigada pela visita
Estou me programando para imigrar para o Canadá com a família de quatro pessoas comigo. Quanto seria necessário em valor para passar um ano.
Sou formado em Gestão Imobiliária, minha esposa em Serviço Social, os dois filhos tem 22 e 18 anos, e pretendo fazer uma graduação no Canadá. Qual o custo aproximado em uma universidade aí? Existe alguma pública gratuita? Ou alguma bolsa?
OI Allan, Tudo bem?
Poxa, difícil essas suas perguntas, hein? Eu acho que você precisa ter uns 50 mil dolares para uma vida confortável, sem luxo e extras para esse primeiro ano.
Até onde sei não existe universidade gratuita, mas no Canadá as universidades são subsidiadas pelo governo e isso ajuda com os custos. Sim, há opção de bolsas de estudos, na verdade finaciamento, mas sinceramente não sei ao certo como funciona isso.
Ajudei?
Abs
Eu me lembro muito bem deste site.
Realmente, o autor era muito imaturo. O problema dele era que os pais dele eram médicos e acharam um absurrrrdo não conseguir ganhair mais de $300 000 por ano no Canadá. Por isso a birra toda.
Eu não sabia dessa historia Ricardo.
Obrigada por dividir.
Prezada Mirella,
Sou grato por você despender o seu tempo esclarecendo nossas dúvidas. Sou formado em ciências Contábeis e possuo experiências em multinacionais utilizando o SAP. Quero imigrar como estudante por 06 meses para melhorar o inglês. Tenho a seguinte dúvida: durante esse tempo em que eu estiver como estudante, é possível participar dos processos de imigração Federal?
Muito obrigado
OI Evangelista,
Acredito que seja possível sim... pois tive amigos que fizeram isso quando estavam no doutorado.
Mas 6 meses geralmente não é o suficiente para completar o processo.
Abs
Oi Mi rsrsrs a intima neh rsrs estou me formando em pedagogia e inicio curso de gestão qualidade com intenção em fazer pós em estatística tudo a ver nehbsrsrrs
Faço pedagogia pq eu não tinha muita opção aqui no Brasil em ead tenho 2 filhas atualmente 1 e. 3 anos quero ir embora daqui definitivamente.
Por esta razão gestão qualidade e pós em estatística poia vi um vídeo do governo falando sobre algumas áreas que eles estão contratando e estatística era uma delas.
Meu marido só tem ensino médio e aqui é corretor tem medo se ir pra lavar prato.rsrs como ele diz.
Corretagem pra ele é uma área boa.
Meu medo é não conseguir emprego lá mas aqui vivemos uma vida tão ruim financeira que mesmo em subemprego acho bom que lá seria diferente.
Minhas filhas terão direito a escola?
Vi que familias ten vantagem lá .
Qual ajuda do governo?
Estou começando a fazer curso de frances pois quero imigrar para Quebec .
Curso de inglês lá para nós teremos desconto?
Quebec é bom para familias.
Vou dar início ao pedido de imigração em 2016 quando me formo em gestão qualidade pois soube que demora ai da tempo de terminar a pós em estatística.
Bjss
Olá, Mirella!
Li, sim, seu post até o final e achei encantadoramente realista!
Pretendo ter uma experiência de 5 a 7 anos no exterior, e o Canadá sempre esteve em meu planejamento.
Sou paulistana, tenho família gigante, gato, cachorro também, e já morei em muitos locais do país, sempre a trabalho.
Cliniquei no interior de SP, Mato Grosso, Santa Catarina e Ceará.
E tenho algumas observações sobre o que você falou:
- normalmente, fazemos uma idealização fantasiosa é benéfica do lugar para o qual pretendemos nos mudar, esquecendo que EM TODO LUGAR HÁ ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
- quando comparamos IMPOSTOSXSERVIÇOS, esquecemos que o Brasil tem mais ingerência de recursos e pior qualidade de serviço público que os países desenvolvidos
- o fator climático é importante, mas não é tudo, se considerarmos que os ambientes internos nos países frios são calafetados; já trabalhei a 40* embaixo de telha Eternit para atender a demanda de uma comunidade na zona rural de Juina, sem ventilador, água encanada, ar condicionado... Acho que isso foi meio que "superado" nós países desenvolvidos também.
Porém, gostaria de te fazer uma pergunta pessoal a você. Sou GINECOLOGISTA. Você me aconselharia CANADÁ ou AUSTRÁLIA?
Forte abraço.
Cristina Druzian
Oi Cristina, Tudo bem?
Puxa ... é complicado eu responder sem ser medica e ter toda a experiência do processo para medicos pós-imigração.
Do que ouvi de amigos, acredito que a Australia seja mais "fácil", especialmente se topar começar em lugares mais remotos e depois seguir para as cidades maiores.
Mas acho que vou ficar te devendo uma resposta mais estruturada por falta de conhecimento mesmo.
Abs
Nossa, Mirella, mas já ajudou MUITO! Obrigada e um forte abraço.
Cris
:) :) :)
bjo
Olá Mirella! Muito bom seu blog, eu e minha esposa pretendemos ir ao Canadá no começo de março 2015, pretendemos ficar um ano, gostaria de saber se tenho facilidade para alugar um apartamento e se estiver ilegal tenho como arrumar um emprego mesmo que seja de entregar ou atendente, qualquer coisa.
Oi Gladston.
Como estão indo para o Canadá? Como estudante?
Sim, é fácil arranjar apartamento ou basement para alugar... no kijiji.ca você encontra opções.
Arranjar emprego eu não aconselho, mas muita gente arranja :)
Abs
Olá gostaria de adicionar minha experiência para criar melhor equilíbrio pois como a maioria das coisas são pontos de vistas, já que existem estados(provincias), cidades, bairros e até ruas bem diferentes em todos os locais do mundo.. mas vamos lá.
Obs: Morei por 5 anos no Canadá, na GTA (Grand Toronto Area) e trabalhei na minha área onde tenho vasta experiência e conhecimento mas mesmo assim foi super dificil conseguir trabalho e recebi sempre um salário abaixo da média, até mesmo abaixo do Canadense que trabalha comigo, colega de trabalho..
1. Sim, o sistema de imigração é em sua maioria um golpe para extorquir dinheiro de imigrantes, é feita tanta propaganda sobre a facilidade de se imigrar e no final da história pouquissímas LEMBRE DISTO "POQUISSIMAS" pessoas conseguem imigrar, seja qual for o programa... principalmente se tratando do SKILLED WORKER, as vagas são SUPER LIMITADAS, cada ano diminuem mais.. a pontuação é MUITO ALTA (se você atingir a pontuação, com certeza tem qualificação para conseguir um emprego realmente bom no Brasil e não precisará ir para o Canadá de forma alguma.. lá você irá receber menos e ter mais dificuldades para conseguir emprego na sua área do que aqui no Brasil, onde você domina a lingua DE VERDADE e não sofrerá preconceitos.. .sim preconceito existe, não imenso.. mas existe SIM. Esta VENDA de sonho traz milhões ou até bilhões de dolares ao sistema de imigração todos os anos.. imagina 2 milhões de pessoas aplicando para residente permanente e somente 40 mil pessoas sendo aceita, o dinheiro das outras pessoas não é devolvido.. isso é antigo e conhecido sistema de coleta, os EUA já usam disso a muitos e muitos anos.
2. Custo de vida é igual a de São Paulo e pouco acima das médias de cidades brasileiras em geral, nada para se assustar, muitas coisas são mais baratas, como roupas, eletroeletronicos, carros entre outras..
3. Emprego tem sim, mas realmente muito mais fácil de conseguir se for emprego de baixo nível como limpeza, construção, cozinha, babá, e coisas do tipo.. se você é imigrante e seu inglês não for REALMENTE 1.000% você não vai conseguir trabalho em outras áreas.. salvos casos raros..
4. Clima, é frio mesmo em geral, mas nada problemático, a estrutura é altamente preparada em todo canto e você vai passar mais frio morando em São Paulo por exemplo, onde as casas não são vedadas e nem se tem o costume de usar aquecedores no inverno.. no verão o pessoal sofre mais no Brasil tb pois não é costume geral usar ar condicionado, lá em quase todas as casas você vai ter aquecedor para o inverno e ar condicionado para o verão. Mas não se iluda, pegar onibus na neve.. fazer compras no mercado em baixo de slush(neve derretida).. dirigir na neve no meio de uma nevasca (algo comum lá) são situações bem chatas e olha que estou citando uma ou outra.. mas no geral eu aprecio e muito o clima de lá, mesmo por que sou praticante de snowboard.
5. Falta de cultura.. esse ponto é tão bobo que nem vou perder tempo comentando, sinceramente...
6. Altas taxas, sim são altas e incomodam um pouco, mas como você vê o retorno dos impostos, você não liga tanto, sinceramente esse não é um ponto negativo, aqui no Brasil você é roubado literalmente (pelo governo) e recebe absolutamente NADA em troca.
7. Sistema de saúde, não gostei e não aprovei nem um pouco.. sei que o SUS é pior... em geral.. eu já fui em muitos (muitos mesmo) hospitais no Brasil que são melhores do que os canadenses que eu fui.. médicos lá são menos interessados nos paciêntes do que aqui, sim, infelizmente isso é possível.. mas existem médicos bons também.. mas em geral não é legal, sistema muito velho, muito mal cuidado... em geral eu tenho que infelizmente dizer que consigo melhor atendimento no Brasil.. se eu for nos hospitais que eu conheço e sei que são bons claro... então fica elas por elas pois sei que lá no Canadá também existem hospitais bons eu só não cheguei a conhecer nenhum..
8. Empregos (novamente), pois sabemos que este é senão o ponto mais importante, um dos mais.. quanto a emprego infelizmente não é tão fácil conseguir trabalho lá, principalmente se estiver ilegal, eu tive muitos amigos que ficaram por meses procurando emprego até conseguir algo em construção e no fim todos desistem pois se machucam.. são mal tratados.. e geralmente só conseguem com portugueses pois ainda por cima não falam inglês REALMENTE FLUENTE.
Falar inglês fluentemente não é tão simples quanto parece, se comunicar é uma coisa, falar fluentemente é entender 100% do que te falam seja qual for a situação.. seja no meio da rua com barulho de carro.. seja falando com uma pessoa que fala pra dentro.. seja falando pelo telefone com a linha telefonica chiando... seja falando com médico sobre assuntos específicos, palavras dificeis, e pior de tudo sendo por exemplo seu médico um imigrante que tem um péssimo sotaque... é REALMENTE COMPLICADO... mas se você estiver com determinação você ultrapassa isso..
O pessoal de lá não é tão frio quanto se fala.. em geral eu acho so Canadians mais amigos e simpáticos que os Brazucas, todo mundo puxa papo com você no ponto de onibus.. no mercado.. é bem comum mesmo.. eu fiz amigos canadenses e mantenho amizade até hoje, em geral agem bem parecido conosco aqui, pelo menos comparando com pessoal de São Paulo/sudeste/sul...
Agora existem muitos fatores que podem dizer facilmente se você deve ou não tentar imigrar, se você ignora-los vai se dar mal com certeza e eu sei que mesmo lendo isso 98% das pessoas vão pensar "haa que nada, o cara falou bobeira...." ou "eu me viro, eu consigo"... mas la vai:
a) Você nunca vai se sentir 100% em casa se você gostar MUUITO de Pagode, Axé, Funk.. entre outras músicas populares brasileiras.. pois lá o pessoal curte mais rock, eletronico, country, blues.. seja pop ou não.. e não adianta ir procurar lugar que tenha esses ritimos brasileiros.. vc até vai encontrar, mas vai sempre ver aquela meia duzia de pessoas lá..
b) Você nunca vai se sentir 100% em casa se você agora televisão brasileira.. tipo novela.. programas de baixaria com mulher pelada e etc.. a televisão lá não é de BOA qualidade mas não é apelativa como a brasileira e o que domina lá são as sitcons e coisas do tipo..
c) Você nunca vai se sentir 100% em casa se você só gostar de Futebol.. lá o esporte é Hockey.. e Basquete.. tem também Baseball.. claro muitos outros tb mas estes 3 são os mais populares.. de longe..
d) Você nunca vai se sentir 100% em casa de você precisar comer um belo bife de file mignon.. picanha.. carnes BOAS.. pois lá é super caro, carne é uma das coisas mais caras em comparação com o Brasil.. churrascaria bem dizer não existe.. e mesmo o que existe é uma lástima comparado com aqui.. e olha que eu fui em churrascaria brasileira lá.. pensa nisso.. já comeu picanha enrolada no baicon ? pois essa era a carne mais chique deles.. um pedaço de carne duro com um baicon oleoso enrolado, e chamavam isso de "picanha"...
e) Você nunca vai se sentir 100% em casa se tiver necessidade de curtir a praia de final de semana.. se você morar no Canadá e tiver sorte vai ver a praia (praia de verdade, com calor.. mar com temperatura que dê para entrar) no máximo 2x ao ano.. nas férias do começo do ano e do meio do ano.. apesar de ser bem legal entrar nas lagoas a temperatura da agua é sempre bem beeem fria..
f) Você nunca vai se sentir 100% em casa se quiser viver minimamente como um brasileiro.. existem poucas coisas lá que vão te lembrar ser brasileiro.. 99% do tempo as coisas funcionam de forma bem diferente do Brasil.. mas isso não é algo negativo, se você gostar do tipo de cultura canadense, você tem grande chance de querer ficar para o resto da vida.
Agora para finalizar (ainda bem..kk) vou colocar um pouquinho da minha situação aqui e assim vocês podem tirar como referência:
Eu sempre gostei de Rock.. Skate.. música americana em geral.. não sou grande fã de futebol.. gosto de Hockey, sou um cara mais tranquilo, não preciso de barulho para viver, grande agitações.. gosto de Blues também... dou preferência por pessoas educadas a pessoas que riem a toa.. mas gosto muito de um churrasco.. trabalho na área de TI.. falo inglês razoavelmente bem a muitos anos.. com todos esses itens eu me adaptei muito bem ao Canadá, mesmo sentindo falta de algumas coisas como churrasco em abundância.. praia.. entre outras coisinhas.. Mesmo me sentindo discriminado (indiretamente) com relação a trabalho, assistência média e assuntos ligados ao governo/serviços.. nunca me senti mal, pois entendo um pouco do que passa na cabeça das pessoas que agem desta forma...
No fim, após morar por um bom tempo lá.. trabalhar para uma empresa de TI lá.. fazer amigos.. me adaptar.. realmente ser introduzido na cultura canadense.. eu tive meu processo de imigração negado.. sim.. tive mesmo.. e com isso me vi obrigado a retornar ao Brasil e conviver novamente com as coisas que eu detesto (violência / corrupção / sujeira / malandragem / mentira / inveja / cultura apelativa e burra..)... mesmo assim existem pontos positivos aqui, principalmente o fator (familia/amigos de infância/facilidade na comunicação REAL/sentimento de pertencer/calor/praia/CHURRASCO rs..).
Hoje consigo decidir mais seguramente onde quero ficar e inclusive traçar melhores planos para o futuro.. e quero sim, sair do Brasil, talvez não para a America do Norte pois não acredito ter chance de imigrar.. mas talvez para a velha Europa(norte da europa)... o meu overall é que prefiro não ter coisas que eu gosto para ficar longe de coisas que eu odeio.
Desculpe pelo texto imenso, mas minha vontade foi de ajudar as pessoas que como eu um dia comeram com os olhos todas as informações referente a um local onde você deseja morar.
Sei que 99.9% das pessoas que passarem por aqui neste post, não vão ler meu texto pois só pensam em ter facilidades na vida.. coisas pra ontem.. só alegria.. e esforço não é algo real dentro da cabeça delas.. mas sei também que pessoas como eu, irão ler e irão poder tirar algum proveito da minha experiência.
Prometo retornar aqui alguma hora para ver se alguem comentou meu comentário, rs.
Boa sorte a todos, a nossa casa é onde encontramos felicidade.
Olá Fernando!
Eu e meu esposo estamos prestes a ir para o Canadá, acabamos de aplicar para o visto de estudo pra ele e trabalho pra mim.
Li seu post, e agradeço a sinceridade.
Estamos cientes das dificuldades e que nenhum lugar é perfeito. Mesmo assim vamos encarar alguns anos morando no Canadá par decidir se ficamos ou voltamos para o Brasil.
Att.
Oi Talita,
Boa sorte com os vistos!
Espero que esteja bem acessorada quanto aos documentos necessários, é sempre importante enviar as informações corretamente para não haver devolução do pedido de visto ou outros problemas, pois podem extender o tempo do processo do visto.
Fica uma dica, o visto de estudo se for para faculdade, existe o programa onde após se formar em uma faculdade canadense é possível aplicar para imigrar, se for este o caso do seu esposo, procurem informações na internet a respeito do programa, pois esta sobre forte crítica pela dificuldade que os formandos tem em conseguir emprego na área dentro do tempo estipulado pelo governo, as pessoas tem reclamado muito que as exigências para ser aprovado pelo programa são quase inatingiveis.
Existem programas provinciais que as vezes são mais acessíveis, porém tudo tem seu preço, onde for mais fácil é exatamente onde a condição de vida é mais difícil.
Espero que consigam os vistos e possam aprender com as experiências que irão passar.
Grande abraço,
Legal Talita,
Precisando de apoio de agente de intercâmbio, conte comigo... trabalho com intercâmbio :)
Abs
Obrigada por dividir com a gente seus pontos de vista...
Boa sorte pra todos, como vc mesmo disse :)
Olá Fernando,
Li seu comentário até o final :)
Obrigado por compartilhar a sua percepção. Eu a tempos busco por este tipo de informação. Quero imigrar para o Canadá, provavelmente Quebéc, e estou me informando da melhor maneira possível sobre tudo. Tenho 28 anos, sou formando em Sistemas de Informação e tenho esposa grávida de 5 meses. Como você é da minha área de atuação, gostaria de saber um pouco mais sobre a sua procura e sua percepção em relação aos empregos de TI.
Desde já obrigado pela atenção!
Abraços e boa sorte a todos!
Oi Giancarlo,
Fico feliz que meu comentário tenha lhe ajudado a entender melhor algumas particularidades da vida de um imigrante no Canadá.
Não sei como é o mercado de emprego em Quebéc, eu nunca estive lá, o mais próximo que cheguei foi em Montreal (downtown), e sinceramente prefiro Toronto, acho mais limpa e segura do que Montreal.
A respeito de emprego na área de TI em Toronto e GTA, eu lhe diria que existe relativamente bastante vagas disponíveis, principalmente se você possuir conhecimentos específicos, por exemplo, em desenvolvimento de apps para celular, ou programação em .NET.. se seu conhecimento não for muito profundo seja qual área de TI, ou se sua área de TI for muito comum, por exemplo, Web Design, a coisa fica um pouco difícil, as vagas até existem mas a concorrência é grande (com Indianos e asiáticos em geral) e principalmente, a faixa salarial é baixa.
Uma coisa que você vai verificar é que o mercado de trabalho lá funciona bem diferente daqui, no Brasil se você tem uma formação acadêmica descente é muito possível ganhar um salário médio ou médio alto, se você trabalhar por exemplo de pedreiro, vai receber um salário de baixo para médio baixo.. no Canadá os salários são um pouco mais equilibrados, e muitas vezes (muitas mesmo), o salário para quem trabalha em funções de baixa escolaridade pagam melhor.. por exemplo, garçom (dependendo do restaurante claro), pedreiro, motorista, encanador, eletricista.. é uma realidade dura para quem gasta anos e dinheiro em educação, porém tem um lado bem positivo no sentido que equaliza a sociedade de melhor forma, logo você vera que as casas em uma rua qualquer serão muito parecidas e as pessoas serão da mesma classe social.
Agora, para encontrar trabalho em TI existem 3 itens que vão fazer muita diferença:
1) Inglês (esta é uma área em que seu inglês tem que estar muito bem afiado).
2) Conhecimento em uma área específica e em alta, como citei, desenvolvimento de apps para celular é uma das melhores.
3) Local onde pretende morar/trabalhar, por exemplo eu morei muitos anos em Mississauga, uma cidade ao lado de Toronto e considerada um dos pólos tecnológicos do Canadá, lá haviam mais ofertas de emprego em TI do que nas cidades vizinhas, as vezes havia até mesmo mais do que em Toronto.
E só uma dica, se você for procurar emprego sem ter documento ou seja, ilegalmente, prepare-se para ser mal pago, você até vai encontrar que te empregue, depois de ser rejeitado por muitos, mas aquele que te aceitar vai fatalmente te pagar menos da metade da média e isso é baixo mesmo, acredite.
Espero ter lhe ajudado novamente, de alguma forma, boa sorte e mantenha suas expectativas o mais realistas e duras possíveis, só assim você terá maior chance de se surpreender positivamente.
Abraços, e parabéns pelo bebê!
Obrigado pela resposta Fernando!
Em relação a área de TI, estou tranquilo então. Sou desenvolvedor a 5 anos. Já trabalhei com Delphi, Informix, PL/SQL, SQL Server, Oracle e outras. Tenho muito conhecimento em OO, C# e Java tb. E ainda estou me preparando para tirar a certificação OCJP.
Em relação ao inglês tenho o avançado, apesar de ainda não ser o fluente. O francês já é intermediário e continuo estudando.
Como fiquei sabendo sobre imigração através do processo de Quebéc, acabei me informando muito sobre ele. Gostei das sua observação sobre as cidades também e seria muito útil alguém que more, ou já morou em Quebéc dar um visão também.
Enfim, desde já obrigado a você e s todos pelas resposta!
Boa noite, Mirella. Meu noivo e eu casaremos em outubro desse ano e nós gostariamos mto de tentar a vida no Canadá.
O caso é que ele é engenheiro elétrico e não fala inglês. Eu sou formada em Turismo e dou aulas de ingles, falo fluentemente.
Vc acha que existem oportunidades de emprego para nós por aí? Se sim, como conseguir?
Pode me dar aquele help?
Thank you so much :*
Oi Michelle,
Emprego tem pra todo mundo ... ele vai precisar fazer um bom curso de inglês e dependo da area que atua terá que validar diploma. Você se for morar em Ontario terá que tirar o TICO para poder exercer a profissão de agente de viagem, por exemplo.
Acredito que primeiro vcs tem que ver se conseguem a imigração. Já começaram a pesquisa?
Abs
rsrs lesgal
Olá Mirella, gostei muito do seu post, me entusiasmou de novo. Falo isso porque tentei 2x o visto e me negaram.
Tentei o visto de turista, sou cabeleireira, mais tento entrar em contato com os salões de toda parte do Canadá para ver se algum tem o interesse de me mandar a carta de emprego para que eu possa tentar o visto de trabalho.
Mais ta difícil... è complicado .
Caso se você conheça algum salão que tenha LMO vc poderia me ajudar, não querendo abusar da tua boa vontade né (rsrsrs)
Abraço Julia
Oi Julia,
Eu acho que dessa forma é complicado mesmo... você já pensou em ir como estudante? De repente vc aproveita para estudar inglies e aproveita para conhecer um pouco o Canadá antes de de ir de vez.
Se eu souber de alguma coisa e aviso.
Abs
Olá Mirella! Parabéns pela disposição em responder às dúvidas de todos. Meu marido e eu vamos aplicar para a imigração pelo sistema federal. Ambos somos de TI, trabalhamos com Mainframe em bancos aqui no Brasil. Ele é avançado no inglês e o meu é mais fraquinho mas estou estudando. Você e seu marido são de que área de tecnologia? Qual província você nos aconselha para termos mais opções de emprego? Você aconselha que eu mande a documentação na aplicação ou somente ele como principal? As traduções são tão caras e o Ielts tb que pensamos em tentar somente por ele. Muitas perguntas né, desculpe. Obrigada mesmo pela dedicação. bks
Oi Erica, Tudo bem?
Vocês tem que ver qual dos dois obteria mais pontos para ir como principal, e aí se aplicam dessa maneira... no seu caso prece ser seu marido por causa do nível de inglês... mas veja isso direitinho.
Tem que ver também , se obrigatoriamente você não precisa fazer o IELTS, mesmo como dependente... não estou tao ligada no que está rolando no processo atualmente nos detalhes, entende?
Não ajudei muito, né? Abs
Olá Mirella. Boas informações aqui.
Tenho 31 anos, solteiro e estou pensando em imigrar para o Canadá em 2015. Pelo que eu pesquisei o mais fácil seria indo estudar. Sou formado em economia há alguns anos, mas não trabalho na área. Estava a fim de recomeçar minha vida no Canadá, mas ainda estou confuso. Tenho um bom nível de inglês, creio que suficiente para uma faculdade. Gosto muito de aviação e vi dois cursos de três anos em dois colleges de Ontario que oferecem o curso de Aviation Management (não é para pilotos). Business Administration também é uma opção. O problema todo é conseguir ser aceito pelas faculdades. Já tem muito tempo que eu terminei a escola e não sei se eles aceitariam só pelo diploma do ensino médio e um TOEFL. Você conhece pessoas que foram nessa situação e qual o caminho que eles fizeram (se diretamente pela universidade ou por alguma agência)? Estou para receber uma herança que daria para pagar os custos do College, embora dinheiro esta longe de estar sobrando. Não acho que valha a pena ir para ter subemprego a não ser durante os estudos, caso contrário prefiro ficar no Brasil dignamente, mas se for para trabalhar em algo que eu goste mais, e voltar a estudar, aí creio que vale a pena. MAs enfim o problema maior de todos é ser aceito em uma universidade com meu diploma de ensino médio (cursei um ano na Holanda de intercâmbio). Ainda não entendi bem o processo de aceitação para alunos estrangeiros e mais velhos. Você conhece alguém que foi nessas condições?
Oi Diogo,
Se sua ideia é fazer college, o maior problema que eu vejo seria sua fluência em inglês, mas se você mencionou que seu toefl é legal... sinceramente não vejo motivo para eles não aceitarem.
Em último caso, você sabe quais os colleges que tem esse curso de aviação? Se souber me diga, pois existe um programa de intercâmbio chamado PathWay Program, que ele treina você por algumas semanas para você ingressa num college e o melhor, não precisa dos testes... as escolas de inglês tem pareceria com alguns colleges e universities e te ajudam nesse processo.
Se quiser, fale comigo por e-mail: contato@mikixintercambio.com
abs
Oi Mirella,
Estava pensando em escrever sobre as desvantagens de morar aqui e algumas voce tb escreveu. Principalmente o sistema de saude (que os canadenses tao orgulham mas toda vez que eu e meus colegas vamos pros medicos ninguem sabe de nada) e os empregos (dizem que esta sobrando emprego, mas conheco mta gte procurando!)
A minha desvantagem numero 1 seria a falta de alegria dos canadenses. acho eles super educados e dao um show para nos, mas podiam ser mais alegres e simpaticos! sinto mta falta do jeitinho brasileiro nesse quesito - nao o que passa por cima das pessoas. SInto falta da bagunca na praia, do povo gritando, fazendo festa.. logico, eh bom e ruim ao mesmo tempo!
Boa viagem a vancouver!
Oi Lis,
Por essas e outras que a gente sabe que não existe lugar perfeito ... e quando mais eu viajo, mas eu descubro que vai ser impossível eu encontrar um lugar que atenda todas minhas preferências, pois cada um tem uma coisa boa e outra ruim.
Mas o Canadá, na minha opinião, continua sendo o melhor país pra se viver no mundo, falta a alegria como vc mencionou, mas o resto é muito bom :)
bjão
Eh verdade. Tudo tem suas vantagens e desvantagens, e eh por isso que ate hoje estou aqui! Apesar de morar uma cidade pequena proxima de Toronto, minha vida mudou muito depois de ter morado no Rio de Janeiro. Sinto muita falta de lah, e sempre vou sentir, mas as vantagens daqui tem me conquistado cada vez mais!
E a gente vai levando, né? :)
Bjão
Bem, todas as classes trabalhistas que a gente precisou estudar, seja ela curso técnico ou superior, para o Canadá não significa nada sem experiência lá, isso me revoltou bastante, é como se fosse "recomece do 0", aí a gente pensa "fazer a mesma coisa? jamais, não vou aprender o que já sei..." e parte para outros ares, isso é inegável, pode ser que você seja médico, ou advogado, então não vai ter saída, vai ter que continuar no seu ramo, mas eu, como professora, nem daycare me quiseram, disseram que o sutaque ia atrapalhar e coisa e tal, primeiro eu tinha que fazer 2 cursos de pronuncia do inglês americano e depois é que poderia tentar de novo, adicione-se a isso, teria que fazer 16 semestres aula, vocês sabem o que são 16 semestres? Eles acham que a gente não sabe, só sendo, pois me dizer que era só isso, 16 são 8 anos, nem os médicos de lá estudam 8 anos, só 4 para ser clínico geral. Mas as questões trabalhistas valem a pena, era um motivo que me fariam voltar para o Canadá, aqui se você mostra que sabe, se mostra serviço, não faz diferença se não conhece alguém, lá se você mostrar serviço, responsabilidade, vc é promovido. Vale ou não vale a pena?
Acredito que como toda empresa, publica ou privada, ela busca ter mais por menos. Não é de se espantar que humanos (de qualquer parte) tentem tirar proveito de algo para depreciar o próximo. No caso, se tratando de relações trabalhistas, eu esperaria dizerem que meu inglês é ruim, que meu francês é ruim e que eu tenho que me preparar melhor para atingir os padrões do canadá na minha área (Tecnologia da Informação). Mas espera aí.....na minha área não conseguiriam me enrolar não. Inclusive, não aceito ser rebaixado a não ser que o Jedae das neves tenha muita bagagem para justificar um rebaixamento meu ....e dificilmente conseguiria me colocar abaixo de toda uma equipe como já ouvi da boca de um conhecido que migrou.
Humanos são complicados parceiros. Infelizmente não existe pão de graça. Mas dependendo da situação, pela família, até cabe aceitar algumas coisas.
Pois é ... e vamos que vamos :)
Abs
A questão da experiência canadense é realmente revoltante, e algumas aereas sofrem bem mais que outras no início, mas depois que você consegue passar essa fase, a coisa vai melhorando muito.
Abs e obrigada por escrever seu ponto de vista.
Realmente o cara é um pessimista nato.
Não acredito que seja um conto de fadas, todos os paises tem seus problemas, o melhor país em relação a sálário e condição de vida são alguns paises que passam 6 meses do ano no escuro. Por tanto sonho de quem acha que vai encontrar o país perfeito.
Porém ele nunca morou no Brasil cada compra que você faz tem pelo menos 60% de imposto imbutido, o IR no Brasil é um dos mais caros do mundo e não temos hospital, ele fala que apenas 1 em 4 tem médico de familia aqui é 1 em milares não tem nem leito em hospital, acesso a remédio ou plano de saúde. Você pode recorrer a nossa justiça e esperar uns 5 anos até ser atendido (se estiver vivo), a educação é deprimente aqui, e se ele acha que o governo do Canada só pensa em dinheiro tem que atualizar ele sobre mensalão.
Eu iria para o Canadá fácil
POis é Felipe... tem um povo que simplesmente não tem noção :)
Navegando hoje pelo blog, só posso dizer 2 coisas pra vc: PARABENS e OBRIGADO!!
abs
Daniel
Uia... obrigada pelas palavras :)
Abs
olá amigos, moro no canadá a 5 anos e não eh tão ruim quanto estão falando.
vim pra cá para estudar e sim, os primeiros dias são horríveis. Morei na casa de dois idosos. só dormir quando ele iam e eles dormiam muito tarde, sendo que eu tinha q acordar cedo.
mas hoje vivo bem.trabalho e moro em uma casa boa. E mais uma coisa, vim para o canadá sem conhecimento de nada é suicídio. pois você pode até passar fome. E o brasil é bem mais difícil de viver. Moro aqui hoje e a única coisa que sinto falta do brasil é da minha familia.
espero ter ajudado, antes de ir para morar ,visite.
então é da isso.
beleza, falou. ;-)
Obrigada pelo nos mandar sua opinião Pedro :)
Abs
Olá Mi , parabéns pelo seu blog, já adicionei em meus favoritos muito ótimo e sua atenção em responder a todos.
Meu marido chegou com um comentário sobre irmos imigrarmos para o Canadá estou a 2 semana pesquisando procurando fazer amizades para saber mais sobre imigração como trabalhar enfim tudo, porém temos 2 filhos um de 5 anos e outro de 7 anos , sou formada em pedagogia mais em minha propria casa cuido de crianças já que ganho mais que exercendo na função que me formei e meu marido formado em sistema de informações TI , por favor me responda; existe alguma chance de que eu continue a sonhar em mudar para o Canadá , em sua opinião devo continuar com minha pesquisa existi alguma chance para irmos os 4 juntos ou meu marido primeiro ?
Oi Leisiane, Tudo bem?
Obrigada pelas palavras sobre o blog :)
Então, eu acho que se morar no Canadá é o desejo de vocês, não porque desistir. Eu não sei qual a area de TI do seu marido, mas geralmente essa area tem uma boa aceitação e as pessoas conseguem emprego relativamente fácil quando chegam, claro que isso conta a experiência e o nível de inglês...
Você já leu esse post: https://www.mikix.com/imigracao-para-o-canada-processo-federal-2014/ - o processo federal está aberto.
Boa sorte!!!
Abs
Olá laisiane. Minha esposa e eu também estamos nessa fase de pesquisa e preparação para tentarmos migrar para o Canadá. Como o seu marido, eu também sou da área de TI. Caso você é seu marido forem do RJ podemos nos juntar nessa empreitada trocando idéias, etc.
Aqui no Brasil também tem Engenheiros (brasileiros) dirigindo táxis , os sistemas de saúde pública (SUS), transporte e educação são péssimos. A justiça é lenta, os políticos são corruptos, os impostos são altos e não há retorno. Diante disso o Canadá é um paraíso.
Verdade Ana Cristina.
Não existe paraíso, mas as vezes o Brasil está tão ruim, que a gente cansa demais... e qualquer luz no fim do tunel nos apresenta como a salvação.
Abs
Olá Mirela, sou fisioterapeuta, trabalho com pilates e estou começando a pesquisar a possibilidade de migrar pro Canadá. Eu já vi que a validação do meu diploma é bem burocrático e teria que cursar mais algumas disciplinas aí. Fiquei sabendo que algumas áreas podem ser exercidas por qualquer pessoa que tenha experiência (como biofeedback), sem necessidade de validação de diploma de fisioterapeuta. Vc sabe se o Pilates é assim? Eu trabalho há 9 anos com Pilates. Tinha pensado em tentar trabalhar com isso e aí validar o diploma.
OI Izabella,
Sinceramente não sei te dizer ... eu acho que precisa de certificado para poder arranjar emprego... mas não sei mesmo.
Desculpa.
Abs
olá Mirela, tudo bem?? adoramos seu blog e estaremos seguindo-os.. vc é de Sao Carlos, interior de SP? Se for estamos próximos à você... Vimos tb que vcs estão frequente em Ottawa. Temos planos ir pro Canadá definitivo, ocorre que temos uma filha de 2 anos e estamos analisando o melhor luga do Canadá´e Ottawa é uma das opções. Estamos divididos entre Halifax, Ottawa e Vancouver. Levamos em consideraçao baixa criminalidade, frio que nao seja extremo, custo de vida que não seja tão alto e seja bacana pra se criar filhos, além de oferta de emprego.. ufffaaa.. Enfim, sei que no Canadá teremos muitas opções, contudo haverá barreiras, mas estamos dispostos. Gostaria de uma opinião sua como viajante que é, suas experinecias irão nos acrescentar e muuuito. Gratos Giu e Ju
Oi Juliana, Tudo bem?
Obrigada pelo comentário...
Eu acho que Ottawa seria a melhor opção pra vocês, pois Halifax é bem fria e Vancouver é cara...
A qualidade de vida de Ottawa é excelente, e recomendo estudar Frances caso já fale fluente o inglês, pois a cidade é bem bilingue e as oportunidades de emprego para bilinguistas é maior.
Ajudei?
Vamos nos falando
abs
Ola mirela
Gostaria de saber como é o processo para reconhecimento do diploma. Sou formada em Bacharelado em Fisica por universidade federal, e me interessa muito ir pro canada. Tenho dupla nacionalidade ( europeia)
Vi varios, porem poucas falando sobre o reconhecimento de diploma.
Alem do mais, eu soube que cidadao europeu pode ficar 6 meses sem visto.
Minha pergunta é:
Depois de 6 meses, depois de quanto tempo pode voltar?
Cidadao europeu pode trabalhar e estudar?
Ficarei grata se puder me ajudar
Oi BTM,
Para reconhecimento de diploma, recomendo esse link: https://www.mikix.com/tenha-seu-diploma-reconhecido-por-uma-universidade-canadense/
Depende da nacionalidade europeia não precisa de visto para ir como turista até 6 meses (o que inclui estudar até 6 meses)... e depois tem passaportes europeus que permitem pessoas de até 30 anos fazer 1 ano de co-op, trabalho. Mas aí não saberia dizer quais nacionalidades.
Abs
Eu quero fazer College técnico em redes em Manitoba. Será que é uma boa idéia? Ou melhor estudar aqui e depois ir?
Boa ideia pra que?
Se a ideia é morar lá, eu já estudaria no canadá...
Abs
Oi Mirella!
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog e pelo texto! Muito bom!
Eu gostaria de uma opiniao e ajuda sua: estou acabando o curso de medicina, mas estou muito decepcionada com o Brasil, principalemente com a saúde pública. Estou pensando seriamente em ir embora daqui, para um país em que eu possa atuar na minha profissão de maneira digna, o que não acontece no SUS!
Gostaria de saber sua opiniao sobre o sistema de saude do Canada, se apesar de ser bancado pelo governo, realmente funciona, tem recursos e satisfaz a população. Também gostaria de saber (se vc souber) sobre os salarios dos médicos aí, pq eu andei pesquisando e vi que no Canadá, a maioria dos médicos recebe do governo.
Desde já, agradeço! Abraço!
Oi Tainá,
O Canadá é um país incrível e eu admiro muito a saúde pública que o governo oferece aos seus residentes. Claro que tem algumas ressalvas, mas agora que estou nos Estados Unidos, onde a saúde é tratada de acordo com seu bolso, vejo o quão importante são os sistemas de saúdes de países como o Canadá, Inglaterra e Australia, por exemplo.
Mas enfim, como médica, seu principal problema será a equivalência de diploma, o processo é sofrido e difícil... alguns amigos médicos simplesmente desistiram e foram pra areas técnicas, enquanto alguns que resistiram e conseguiram a equivalência, depois que passaram pela residência estão muito bem de vida.
Infelizmente não tenho muitos detalhes, mas os salarios são bons sim... os medicos de familias geralmente ganham menos que os especialitas.
Tem que pesquisar a questão da equivalência primeiro para ver se está disposta a essa primeira etapa.
Abs
Oi Mirella,
Eu e meu marido estamos participando do processo de imigração para o Canadá. Já enviamos nossos passaportes e acredito que vamos receber os vistos até o fim de março. Nós desejamos ir para Calgary, porque ele trabalha no ramo de petróleo. Eu sou arquiteta, mas estou um pouco por fora da minha área nos últimos anos. Eu gostaria de saber se você já escreveu algum post sobre networking. Eu tenho vontade de fazer contatos com pessoas que já estejam em Calgary, mas não sei exatamente por onde começar. Estou entrando em contato com alguns blogueiros, mas nada muito sério. Você tem alguma dica? Abraços!
Olá, tudo bem? . Sou brasileiro e já tenho a cidadania Canadense. Fiz o porcesso em 2005 pelo Quebec, mas fiquei só 2 meses em Montreal, e me mudei para Calgary, em 2006. Atualmente estou no Brasil, voltei em 2011. Ainda é a unica cidade que ainda tem um pouco de emprego, o resto está difícil. Lá so nao trabalha quem nao quer.
Eu acho que não está assim tão difícil, mas como vc mencionou, Calgary, realmente está com mais opções de emprego... na verdade, a província de Alberta está em boas condições.
Obrigada pelo comentário.
Oi Jonara, Tudo bem?
Sabe que vc me deu uma boa ideia de post? "Como fazer network no Canadá".
Olha, pra gente o Linkedin.com funciona muito bem como forma de network, porém somso da area de IT, não sei se na arquitetura seria equivalente. Mas lá você pode tentar procurar pessoas da sua area e entrar em contato... nós gostamso muito, o Kiko inclusive tem a versão "pro" que paga-se uma quantia por mês, para poder enviar mensagens e realmente fazer o oba-oba... de repente valerá para você nesse começo.
Qualquer coisa estamos por aqui.
Boa sorte!
Mirella
As taxas é verdade mesmo, de botar um desanimo qnd vc vê o quanto o gov tirou da sua conta, e vc sabe exatamente para onde ele envia essa grana toda e desanima mais ainda. A grana vai para sustentar os BSs (beneficentes, ou seja lá como isso se escreve, algo como vagabundo que pede esmola pro governo). Claro que as taxas são bem aplicadas em educação, saúde, etc etc, mas vc saber q o seu salario vai pra ajudar a sustentar pessoas q n querem trabalhar é meio tenso, tem q fazer um grande esforço mental e ver que ao menos "diminui" as taxas de violencia, isso porque ainda há violencia, principalmente nas grandes metrópoles de imigrantes cubanos, que estes estão detonando o país com violencia e mtos estão sendo mandados de volta para a cuba por esse motivo. Digo que o momento para imigrantes é de saia justa, só o governo sabe o trabalho que está dando sustentar a maioria que chega no canada dizendo que vai trabalhar e etc etc, qnd não passa mt tempo eles pedem o salário-pensão pro governo. Então, eu entendo esse bando de negações que a imigração canadense faz com pessoas que querem imigrar para lá, afinal eles não querem confiar em vc, pois muitos dizem que só vão estudar ou outra coisa por lá e ficam para sempre dentro do país de forma ilegal, por isso que hj em dia, se vc pedir um visto de qlqr coisa pra lá provavelmente vc vai ter um não na cara tb, normal, tem que entender a situação do país por mais que seja dinheiro jogado fora, tempo, esperanças e etc. O canada está como um dos muitos países com o maior índice de irregularidade em imigração ilegal (essas pessoas q fazem viagem de 6 meses e depois ficam p sempre por lá), e por isso, caso algum dia alguém queira viajar pros eua e for pedir isenção de visto, o canadá não está na lista de países "amigáveis" digamos assim com isenção de visto americano. E continuo a dizer, famílias inteiras estão sendo mandadas embora do canada por qlqr irregularidade com a imigração, mesmo tendo filhos nascidos no canadá. E não sei se é coincidencia, mas justo a minha esposa e o meu sogro sofrem "bullying" no emprego deles, e coincidentemente não sei se tem a ver porque eles são imigrantes. Mesmo o canada sendo o sonho brasileiro, é preciso abrir realmente os olhos, as coisas não são fáceis aqui em nosso próprio brasil, imagina lá fora num lugar que vc não domina 100% a língua, cultura, costumes, não tem experiencia em nada e etc, e não é pra desanimar com a ideia, mas sim abrir os olhos e ver q vc n vai ter um mar de rosas não e vai ter que lidar com muuuuuita coisa ruim, assim como aqui no brasil. Só que vc vai ser bem mais remunerado, e eu acho que está aí um bom ponto positivo. Aliás, moradia... Eu acho bem mais barato do que aqui, que vc tenta comprar uma casa nas grandes metrópoles do brasil e não sai por menos de 600 mil uma casa bem localizada e com no mínimo 2 quartos. Lá ainda acho mais tranquilo, e aluguel tb, pq não é esse bicho de 7 cabeças q ele diz já que tem aluguel que são específicos pras pessoas que não tem mt grana mesmo, ou os BSs, que vem internet, água, luz, aquecimento e tudo incluso numa faixa de 480 à 500 dólares por mês. A temporada de aluguéis baratos começa em junho quando todos os contratos são renovados, então essa é a época p se conseguir uma boa peixada procurando num site tipo lespac da vida. O clima realmente é de F****, principalmente se vc é praieiro, surfista, gosta de torrar no sol, sair ao ar livre etc, a pessoa tem q ter em mente q n vai estar se mudando pra nenhuma austrália da vida, mas sim pra um país onde normalmente fazer -33º é aceitável, e -50º é a temperatura anual, e que as pessoas saem pra passear felizes quando faz -3º. Aliás, ir pra qualquer país que não seja o brasil tem q se ter em mente essas coisas, e esquecer completamente o brasil da cabeça e parar com a criancice de ficar comparando um país com o outro.
Tsubasa,
Onrigada pelo comentario e por mostrar seu ponto de vista.
Eu penso de maneira bem diferente de vc, sim, tem bastante gente que chega ou jah esta no Canada e precisa da ajuda do governo, mas a maioria chega para fazer uma vida e se integrar a sociedade.
Sou a favor de toda essa ajuda, pois eh uma forma de reintegrar essas pessoas a sociedade. Eu sou fã do Canada, nao é nenhum país dos contos de fada, mas nem de longe se comparar ao Brasil que pagamos quase a mesma quantia de imposto e tudo vai pra maos de alguns e nao sao pessoas sem emprego ou recem-imigrantes, sao politicos ladroes e seus laranjas!
Voce deveria se mudar para os Estados Unidos, as pessoas tem a mesma visao de mundo que voce, pense nisso!
Grande abraco,
Quem nao teve uma boa experiencia sai falando mal, é um Fato!
Canada o melhor pais do mundo!
Estou com você Mateus :)
Olá!
Gostei muito de ler isso! Estive no Canadá faz um mês fazendo curso para professores de inglês, e passei a pensar em imigrar para o Canadá... Confesso que tenho medo de não conseguir emprego lá, pois aqui no Brasil estou bem colocado no mercado de trabalho. Você tem alguma ideia como seja o mercado para professores?? Segundo meu professor da ILac (International Language Academy of Canada) o mercado está crescendo para English teachers... Fico grato se puder responder!
Oi Bruno, Tudo bem?
Que legal saber que teve uma boa experiência estudando no Canadá e aprimorando seus skills como professor de inglês.
Sim, o mercado de ESL no Canadá está crescendo, mas vale lembrar que lá você concorre com nativos e algumas escolas tem regras de somente contratar professores de lingua nativa. Somente "food for thought"...
Podemos continuar conversando por aqui...
Abs
Tudo isso me fez pensar. Sempre quis me mudar para a França pois foi o país que mais gostei ao visitar. No entanto, já li coisas ruins sobre a rotina de trabalho lá. Olha, se for pra passar perrengue na França, Canadá, Espanha, Portugal, EUA ou qualquer outro país do mundo, melhor ficar no Brasil e apenas ir a esses países para passear. Essa é uma triste conclusão, se alguém quiser comentar agradeço.
Oi Eduardo,
Eu acredito que o fato de passar perrengue faz parte da experiência de imigrar, sinceramente, não conheço nenhuma pessoa que foi pra fora e não passou por uns apertos, seja ele financeiro, social, ou sei lá qual... faz parte e é isso, na minha opinião, o mais legal de querer esse estilo de vida.
Ficar no Brasil é a maneira mais cômoda de seguir a vida, isso não quer dizer ruim... mas quem quer essa "outra vida", esses perrengues é o que esperamos...
Pra mim, o Brasil poderia ser a opção mais óbvia, mas eu não sei viver com corrupção e violência que existe por lá... isso pra mim é um perrengue bem maior que o que já passei na minha vida imigrante!
Mas de novo... isso é completamente pessoal... não existe forma correta, certa ou errada de viver a vida. A melhor maneira ee sempre aquela que te faz mais feliz!
abs e obrigada pelo comentário
Olá Mirella.
Pois é, concordo plenamente com você quanto a dificuldade para se viver no Brasil. Violência, corrupção, o maldito jeitinho brasileiro que faz uma pessoa atropelar a outra (sejam políticos, colegas de trabalho, alguém na fila do supermercado...). No entanto, apesar de não ter tido a oportunidade de conhecer muitos países, tenho medo de passar por dificuldades mais covardes fora do Brasil e o fato de ser casado e com uma filha me tira um pouco a coragem de arriscar. Tentando explicar melhor o que eu sinto, poderia dar com exemplo a procura por uma vaga de emprego. Uma coisa é você ter dificuldade pelo mercado estar ruim, a outra é simplesmente não te contratar por ser de outra nacionalidade (ou especificamente, por ser brasileiro). Outro ponto que pega pra mim é a questão do racismo. Sou negro e não tenho certeza de como os canadenses são em relação a isso. Pode semplesmente existir muito pouco preconceito, como pode haver um pequeno apartait (negro com negro, branco com branco para relações de amizade), ou simplesmente excluirem certas etnias de alguns meios (por exemplo, impedindo um negro de se tornar gerente de projetos nas empresas). Enfim, são tantas questões para uma pessoa como eu que tornam tudo mais complexo. Hoje tenho 33 anos (e me assusto quando penso que já tenho isso tudo), tenho uma faculdade, pós graduação e estou cursando uma segunda graduação agora. Mas sinceramente, não sei se isso terá relevância nem aqui no Brasil quando eu for mudar de área (TI para Engenharia) quanto mais fora.
Oi Eduardo, Tudo bem?
Entendo seus receios e medos... todos temos e as vezes é difícil sair desse ciclo.
Sobre minha experiência no Canadá. Diferentemente do Brasil e Estados Unidos onde o número de negros é grande devido a nossa pobre e triste historia da escravidão, no Canadá há poucos negros, pois o Canadá não teve um sistema colonial escravagista, ma verdade ele acolheu negros que fugiram dos Estados Unidos em busca da liberdade. Então, os negros canadenses ou são de origem dessas famílias ou imigrantes.
O problema do Canadá ao meu ver é a maldita experiência canadense e não necessariamente sua cor da pela, pois já trabalhei com pessoas das mais diferentes nacionalidades e cores, e sim, tinham pessoas em cargos elevados de todas essas nacionalidades. O ultimo chefe do meu marido na IBM, era um negro, por exemplo, e ele era o diretor nacional de Business Intelligence no Canadá...
Você sendo da area de TI, essa chatice da experiência canadense diminiu ainda mais, pois quem sofre de verdade é o pessoal que trabalha no setor administrativo e a concorrência é bem forte.
Assim, não quero converser ninguém que esse ou aquele país é melhor que outro, pois um bom lugar, é aquele que nos sentimos bem, e se pra você é o Brasil, isso é perfeito!
Sei lá ... complicado :)
Abs
Eduardo, quanto a questão do racismo isso existe em qualquer lugar do mundo, ah idiotas em todos os lugares !! como diz meus amigos brasileiros que estão no Canada, me sinto mais seguro sendo negro no Canada do que no Brasil. o Brasil tem mais de 500 anos e nunca teve um presidente negro, o Canada já teve uma Governadora Geral(equivale a presidente) Negra e Imigrante do Haiti, o comandante da Policia de Winnipeg é Negro é imigrante da Jamaica, fora outros nomes. no inicio desse ano, se não me engano dois fatos aconteceram em Manitoba em relação a restaurantes na região de Winkler, o primeiro aconteceu com o dono do restaurante que se assumiu homossexual e com essa posição algumas pessoas começaram a boicotar o restaurante, ele decidiu fechar as portas por conta do pré conceito, imediatamente, políticos, autoridades, personalidades de Winnipeg e Manitoba sairam em defesa dele se não me falhe a memoria o governador de Manitoba foi comer no restaurante dele, o outro caso foi com uma senhora negra na mesma região que teve seu restaurante boicotado por ser negra, teve o mesmo efeito, personalidade de Manitoba foram comer no restaurante dela junto com a população para protestar contra essas pessoas. Essa questão também me preocupava quando inciei minhas pesquisas para imigrar, pois também sou negro, mas depois de alguns anos pesquisando, lendo, vejo que esse era um receio não iria me impedir de imigrar ou tentar imigrar. sempre trabalhei em multinacionais e dei sorte de pegar superiores Canadenses e por coincidência minhas maiores promoções foram com chefes canadenses, se esse é seu sonho meu amigo, corra atrás com planejamento, preparação !!!
Acho que ponto de vista define tudo e todos estão certos dependendo da sua posição no momento, tomo como exemplo eu mesmo estou tentando sair do brasil para um lugar melhor porem as mesmas coisas que me fazem querer sair da minha pátria são as mesmas que fazem muitos africanos,cubanos e um tato outros povos quererem vir para ca ou seja bqrriga cheia goiaba tem bicho o caro amigo que postou as oito opiniões, é algo empírico ou seja baseado na realidade dele. talvez ele seja um estadosunidense bem sucedido procurando algo melhor? dificilmente va encontrar! o mesmo digo de uma pessoa num campo de refugiados da africa, qualquer lugar do mundo que nos nunca imigraríamos, para elas seria o paraiso na terra a proposito seu blog e muito bom!
Pois é João Batista, é complicado analisar os fatos estando fora do problema, tentei dar uma opinião do que eu vejo e que é importante a gente tentar ver o lado positivo das coisas, mas sem esquecer os perrengues.
Abs e obrigada pela visita e comentário
Mirella,
fiz uma pergunta pouco tempo atras mas não sei se foi enviado com sucesso. Minha dúvida é sobre o mercado de trabalho para analistas/consultores funcional SAP (Logistica - MM e WM) em Toronto e Calagary por exemplo. Teria dicas de como conseguir atuar neste mercado no Canadá? Quais seriam os primeiros passos chegando no país? Meu objetivo é aperfeiçoar o inglês por até 6 meses (tenho inglês avançado) e depois fazer um curso na área de TI ou Business de 1 a 2 anos (diploma), daí ter a oportunidade de trabalhar pelo menos 1 ano e de repente na área de TI.
Obrigado!
Oi Ricardo,
Tinha te respondido nesse comentário aqui: https://www.mikix.com/canada-ou-australia/#comment-27158
Você já trabalha na area de SAP? As vezes, você pode até conseguir que alguma empresa patrocine seu visto de trabalho, especialmente em Calgary que há demanda e ainda falta profissionais qualificados.
POrém se quiser estudar primeiro... essa tb é uma excelente opção. Eu trabalho com intercâmbio, mas não com cursos de pos-graduação. Se fizer 2 anos de curso de pós-graduação, acredito que possa se aplicar para o processo de residente permanente, que te dá direito a trabalhar e depois virar cidadão.
Vocie já pesquisou no website do canada: https://www.canada.ca/
Espero que ajude.
Abs
Olá, gostaria de dizer primeiramente que gostei muito do seu site!
Estevi esses dias pensando numa possibilidade de ir para Quebec, tenho uma prima que foi pra la e deu tudo certo, ela é funcionaria publica la,. Gostaria de fazer algumas perguntas sobre imigração para o Canada.
1- Eu tento passaporte europeu facilita alguma coisa na hora do processo de imigração?
2-Minha area é artes cenicas(teatroe cinema), sabe se ha algum mercado para la?
3-No caso a minha mãe é aposentada, sei que ha um tipo de imigração para pessoas que provem que tem uma renda fixa, eu no caso entraria como agregado familiar dela, sabe qualquer coisa sobre ?
Desde ja obrigado!
Oi, oi!
Tudo bem?
Antes de mais nada, agradeço pelas infos obtidas por meio de seu blog.
Estou arranjando as coisas para ir para o Canadá com o objetivo de ficar e viver ˜forever˜. Sou formada em Comércio Exterior.
Estou pensando em fazer College na Sheridan (você recomenda?) de dois anos em Marketing (é uma profissão demanda?) para depois tentar a permanência.
O que você acha desse plano? Tem sugestão mais interessante?
Obrigada.
Beijos.
A Sheridan é uma ótima escola e fica em Oakville... uma cidade super gracinha da GTA (Great Toronto Area), eu morei lá por uns bons anos :)
Eu não sei direito como funciona o processo de imigração para quem estuda no Canada, sei que tem esse incentivo, e se realmente funciona, perfeito!!!! Acho o plano excelente e a escola é boa. OUtra opção de boa escola é o Seneca College ou dependendo da area tem o George Brown College tb.
Boa sorte,
Mirella
Se fossemos falar as razões para não imigrar para o Brasil... Pode ter certeza que seriam muito mais do que 8, rsrs...
Compreendo :) :) :)
Olá Mirella,
Parabéns pelo seu blog!!
Eu e meu marido participamos recentemente de uma palestra de imigração para Quebec, ficamos muito empolgados com a possibilidade de morar no Canadá. Temos lido muitos sites em busca de informações para conhecer mais sobre a região, afinal é uma decisão muito importante em nossas vidas. Comecei a estudar francês, mas ainda está bem básico, por isso ir por Quebec pode ser um processo bem demorado, como já morei um ano no EUA me sentiria mais confortável com o inglês. Li em seu blog algo que me deu muitas esperanças, rs, área de TI com boas oportunidades, eu também trabalho com SAP, sou SAP SD, minha formação é comunicação mas já trabalho com SAP há 5 anos. Gostaria de saber como está nossa área por ai e se poderia me indicar sites de emprego, agradeço muito a sua atenção! Quero mesmo me preparar, estamos muito focados nisto! Obrigada novamente! Abs Cristina**
Oi Cristina,
eu posso estar enganada, mas até onde eu sei, mesmo que você vá para o Canadá pelo processo de Quebec, você não precisa morar na província... então, isso te abre um grande leque de oportunidades...
A area de SAP continua em alta sim e acho que se seu inglês estiver afiado (e com um pouco de frances), vc irá conseguir boas oportunidades. A provincia com mais oportunidades no momento é Alberta, mas Ottawa tem vários projetos também.
Sites de emprego:
Contrato: http://www.dice.com/
Emprego: www.monster.com/, www.workopolis.com/, www.careerbuilder.com/
Espero que te ajude :)
Olá Mirella,
bom dia!
Puxa com certeza me ajudou muito, estou bem empolgada.
Muito obrigada
Abraços
Cristina
Legal Cristina, qualquer coisa estamos por aqui :)
Abs
Olá Mirella,
Primeiramente parabéns pelo seu blog! Eu encontrei justamente quando procurava alguns motivos para não ir ao Canadá e justamente só meu deu mais motivos para querer ir...rs!
Vou pedir sua opinião....é o seguinte....
Eu sou casado, tanto eu como minha esposa temos 32 anos, não temos filhos, temos uma formação bem simplista mas conta né? (eu como técnólogo em logística e ela como tecnóloga em recursos humanos).
Andamos descontentes demais com o Brasil em geral....carreira, segurança, qualidade de vida, etc. e por isso resolvemos mudar drasticamente e fazer uma experiencia fora do país. A ideia em si é ir definitivamente, mas não quero me agarrar nessa ideia até estar lá. Pesquisando bem, escolhi o Canadá por alguns motivos:
1 - eu sou fluente em inglês e entendo um pouco de francês (o que facilita o aprendizado para adquirir uma fluência em francês também);
2 - amamos o clima frio (realmente o clima do Brasil não é com a gente! rs!);
3 - geograficamente, não é um país tão distante para poder visitar a família no Brasil (não vamos pagar mais de 4 mil doletas de passagens aéreas todas vez que viermos visitar a família);
4 - por tudo que li nos sites governamentais, blogs, etc, é unanime: o Canadá é um ótimo lugar para imigrantes em todos os quesitos...trabalho, qualidade de vida, etc. Como você mesmo diz no blog, nem tudo são rosas, mas é claro, tudo depende de foco, esforço, força de vontade e um pouquinho de sorte é claro.
Meu plano inicial é o seguinte...
Manter um plano B - tenho um apartamento em Guarulhos, próximo á São Paulo que pretendo deixar alugado, até mesmo para caso der tudo errado, eu não fique sem eira nem beira! Rs!
Melhorar o francês antes de ir - também porque se rolar uma oportunidade de trabalho em uma província que predomine a língua francesa, eu não fique "vendido" dependendo só do meu inglês.
EMPREGO - é aí que o bicho tá pegando....é o seguinte: eu hoje sou um gerente administrativo em uma empresa de construção civil e minha esposa é analista de recursos humanos em uma empresa de varejo (moda feminina). Não temos restrição de iniciar uma vida lá com cargos inferiores ou em segmentos diferentes e sinceramente, me sinto mais confortável começando com algo mais simples, afinal eu tenho que me adaptar á cultura local primeiro para depois adequar minha carreira (e sinceramente, pelo que já pesquisei em relação á salários, hoje como gerente no Brasil eu ganho o mesmo que um analista sênior no Canadá!). O fato é que pelo tudo que li, a aquisição de um visto sem uma carta de um empregador do Canadá é quase impossível. O que faço? Como consigo um emprego no Canadá estando no Brasil? Pensei em ir com o visto de turista e ficar algumas semanas lá com o foco em procurar emprego, mas não sei como seria esse trâmite de troca de visto de turista para visto de emprego.....o que você acha? Existe algum meio mais eficiente de procurar emprego lá estando ainda no Brasil?
Com tudo isso ainda tenho mais dois problemas....tenho poucos recursos para criar uma "autosuficiência" lá. Eu consigo levar uma quantia para manter a mim e á minha esposa sem emprego por no máximo três meses, então não sei se isso é o mais adequado (e é o principal motivo para eu querer pisar no Canadá já empregado!). O outro problema é que minha esposa fala bem pouco inglês e quase nada de francês...existe a possibilidade de ela conseguir um emprego mesmo com um inglês "so-so" (rs!), mesmo que um emprego simples como por exemplo baby sitter? Logicamente seria temporário, porque depois de poucos meses lá com certeza ela estaria falando bem pelo menos o inglês.
E minha última dúvida (ufa!)....qual seria o melhor local para se viver no Canadá considerando tudo isso? Pesquisei bastante e sempre surgem os mesmos lugares...Quebec, Vancouver e as principais cidades de Alberta....me sinto mais á vontade com o Inglês, mas nada impede que eu vá para uma província com predominância do francês, desde que valha a pena, principalmente no quesito TRABALHO.
Toda opinião e ajuda é bem vinda! Rs!
Grande abraço e sucesso!
Robson
Poxa Robson,
Tarefa difícil essa que você me deu, hein?
Eu não recomendo ninguém ir para o Canadá com a intenção de ficar, sem ter um visto adequado.
No seu caso, você pode tantar a imigração, mas não sei se sua profissão ou da sua esposa está na lista que eles estão aceitando esse ano (mais informações no processo federal de imigração ou imigração via quebec. Essa forma seria a mais garantida, por motivos obvios.
Outra forma é tentar ir como estudante com visto de trabalho, mínimo de 6 meses... esse programa você estuda metade do tempo e trabalha a outra metade, aí quem sabe você conseguem algo para ir ficando (mas já confesso que é quase impossível).
Toronto, seria o melhor lugar pra vocês, especialmente pela comunidade brasileira e portuguesa ser grande e assim ser mais fácil da sua esposa conseguir emprego nos bairros com maior números de pessoas que falam português. POrém, Toronto nõa está na sua melhor fase, entende? Emprego não está bombando e a economia está meio saturada... Nessa caso, Calgary talvez seria a melhor opção, que está no auge e falta mão de obra qualificada.
Ajudei um pouco?
Vamos nos falando :)
Abs
Mirella,
Seu blog é muito interessante, parabéns! Há 6 meses venho pesquisando sobre imigração em específico para o Canadá, eu e minha esposa somos formados em Engenharia Civil, tem algum modo de ir para o Canadá para passar de 2 a 6 meses "estagiando" na área de engenharia e fazendo um curso de pós graduação? Seria uma forma de fazer networking e decidir se é isso que queremos ou não. Temos algum dinheiro para nos dar suporte durante este tempo, então não iríamos para ganhar dinheiro no começo e sim para conhecer e tomar uma decisão.
Abraço
Oi Marcio, Tudo bem?
Poxa... acho que não sou a pessoa certa para te dar essas informações.
Entre em contato com a Dani Leite, nkcoaching@nkcoaching.com.br , ela é agente de intercâmbio e tem esses programas.
Pode dizer que eu o indiquei (Mirella do Mikix).
abs
Hahaha...nossa! Gostei de você e do seu blog que no final das contas abriu meus olhos. Realmente eu pensei no meu futuro canadense, mas nao entregando pizza, dirigindo taxi ou coisa do tipo.
Minha grande vontade é poder me formar em uma faculdade como Chef de Cozinha e trabalhar em algum restaurante do Canadá. Meu medo é de bao conseguir fazer amizade por la ja que eu li em outros blogs que os canadenses sao pessoas frias e nao sao tao acolhedores como os brasileiros.
Espero que nao seja 100% verdade isso.
Oi André,
Vá para Toronto e faça seu curso de culinária no George Brown College... ou se puder gastar de verdade, tem o Cordon Blue em Ottawa :)
Os canadenses são sim mais fechados que os brasileiros, mas isso não será problema, faz parte da cultura e você fará amigos brasileiros, imigrantes e canadenses rapidinho... ainda mais se for a escola, um ambiente mais propício de se fazer novas amizades.
Abs
Mirella,
Obrigado pela resposta, hoje trabalho especificamente também como revenda de soluções em licenciamento Microsoft, como é esse mercado no Canada?
Oi Ailton,
POis é... não sei direito sobre o mercado da microsoft. Eu e meu marido trabalhamos com SAP, apesar de "parecido", é diferente, né?
Abs
Só complementando, pretendo fazer um intercambio em 2014.
Eu acho que vindo pra cá primeiro como intercambista é uma ótima alternativa para sentir o mercado, o país e aí decidir se quer dar o próximo passo.
Abs
Mirella,
Tudo bem?
Tenho 43 anos sou casado e tenho 2 filhos, uma de 21 e um filho de 9 anos, tenho uma empresa na área de TI, especificamente uma revenda de soluções para área de TI, sempre tive um sonho de ir embora do Brasil mas nunca tive oportunidade, de uns anos para cá comecei a pensar muito em ir para o Canada mesmo porque um sobrinho fez um intercambio em 2012 e ficou maravilhado com Toronto, estou finalizando um curso de inglês intensivo e pretendo ingressar ainda esse semestre em uma faculdade de Tradutor/Interprete, tenho conhecimentos profundo na area de informativa especificamente com assistencia tecnica, minha pergunta é: sera que tenho chances de emprego no Canada por causa de minha idade? gostei do seu post e obrigado.
Oi Ailton, Tudo bem?
Apesar de eu ser da area de TI, não sei te dizer que se o software que você trabalha está em demanda.
Toronto anda com um indice alto de desemprego no momento, e talvez, para começar uma nova vida, seria melhor pensar em outras cidades como Ottawa e Calgary, essa última está bobando e precisando de profissionais qualificados.
Acho que 43 anos ainda é novo... o que mais vai valer é seu curriculo e o que você poderá agregar para a empresa que irá te contratar. Para se ter ideia, nem idade se coloca no curriculo e eles não podem te perguntar isso na sua entrevista.
Boa sorte.
Abs
Boas tarde Mirella sei que é um post antigo mas vai ai minha opinião....grato
1 - sistema de emigração obrigatório e desonesto? mentira...todas as pessoas que conheço que foram para o Canadá estão empregadas e ganhando bem, inclusive meu irmão já há 7 anos com sua esposa advogada...obvio que tem que ser competente!
A elegibilidade é para que você tenha um mínimo de competência para concorrer no mercado por lá, em nenhum momento eles te garantem um emprego e isto é muito claro no processo!
2 - Custo de vida altíssimo? mentira dois..pelo menos para quem mora em São Paulo, lá é fichinha...
3 - crise do sistema de saúde: esse cara conhece o SUS???
4 - altas taxas? aff. o que são 14% no Brasil?????
5 - governo só pensa em dinheiro? me poupe, na primeira visita que fiz no Canada estava tendo um plebiscito pois o governo tinha arrecado mais do que previu e queria saber com a população o que fazer: devolver ou investir mais.. a qualidade de vida é fantástica...
6 - ops 2,5 bilhões por ano..quem falou que os 10 mil dólares são para doação, isto é uma garantia que o próprio emigrante leva para seu uso pessoal...mais asneira...
7 - a melhor coisa do Canadá é sua multicultura a educação e como são recebidos os emigrantes...será que esse cara já foi pros USA??
8 - o clima é maravilhoso.. não precisa de ar condicionado ... rsrsrs e você pode passar o inverno em Cancun ou MIAMI, quer melhor ?? ...
Ganhar dinheiro e ter sucesso em uma carreira é difícil em qq lugar no mundo. Precisa ter competência, estudo, experiência , força de vontade e inciativa. Conheço um monte de brasileiro com diploma trabalhando em subempregos ,nem precisa emigrar para o Canada...
Porque no Canadá seria diferente? Meu irmão mora lá já fazem 7 anos vou todo o ano e vi como mudou a vida dele para melhor, que trabalha com TI e ela advogada.
Não tem comparação em nada desta beleza que é o BRASIL!!!
Realmente só tem uma coisa ruim no Canadá...é este visto meu que não sai.....ooo demora...
Oi Fabio,
Obrigada pelo seu comentário... entendo tudo isso que comentou e assino embaixo de quase todas suas colocações.
Acredito que do mesmo jeito que tenha pessoas que falam que aqui é paraíso e tem essa ilusão, esse cara resolveu chutar o balde!
As experiências são diferentes de pessoa pra pessoa e geralmente que não pesquisou com cuidado todas as limitações de sua profissão e afins, as chances de vir pra cá e se frustar é imensa...
Mas eu continuo achando que o Canadá é o melhor país do mundo para se viver... não mais mais legal e exciting, mas o melhor, sem dúvida!
Abs
Falou tudo meu irmão, esse cara é um mané, não conhece o Brasil pra ter essa opinião sobre o Canada.
Não estive pessoalmente no pais ainda, mais meu maior sonho é ir embora e viver de verdade a minha vida la, o meu foco é o Canda e tudo o que eu posso conseguir com o meu empenho e força de vontade nesse país. A vida em si não é fácil, esse cara estava esperando que la fosse a terra do papai noel? Só pode ser.
Se ele tivesse mais força de vontade, e experiencia de uma vida no Brasil nunca teria feito este post, pois teria corrido atras dos sonhos e do prazer de viver.
Estou me preparando com a língua inglesa, que hoje ainda é minha maior barreira, mais não importa, diferente desse cara sou uma pessoa esforçada. e assim como falo, raciocino e compreendo o português, assim também sará com o inglês, eu tenho certeza disso.
A minha área e a de telecomunicação. Já andei pesquisando (E MUITO) e é uma área que falta profissionais no Canada, porem não por muito tempo, pois estou chegando. E já coloquei na minha cabeça, nem que for para começar trabalhando no Mac Donalts, lavando prato, limpar privada, o Canada será o meu futuro presente, e como qualquer outra barreira eu vou vencer, pois mesmo no pior emprego eu serei o melhor funcionário pois o céu é o limite.
Força de vontade, animo, esperança, coragem e fé, isso é na minha opinião o que define um emigrante, pois se preparar financeiramente e na educação é ter força de vontade, alegrar o coração e nunca desistir é ter animo e esperança, sair da tua terra para uma terra que não conhece é ter coragem, e ter a certeza de alcançar o desejo do coração isso é ter fé!
Obrigado Mirella por este post, pois me fortaleceu mais ainda, tenha certeza de que você me deu ainda mais Força de vontade, animo, esperança, coragem e fé, para eu alcançar os meus sonhos e projetos nesse país!!!
Oi Douglas,
Que bom que te incentivei, sei como a gente fica frustado em ler notícias desse jeito, mas ao mesmo tempo é bom para mantermos o pés no chão para não entrar na ilusão de que tudo vai ser lindo e flores quando chegar.
Vir preparado, com bom inglês e ter estudado com cuidado sobre seu campo de trabalho é o essencial para ter um começo mais tranquilo.
Boa sorte na sua preparação e não desista!!!
Abs
Gostei muito do post. Exclarece certas coisas sobre o que procuro no país!
Que bom que gostou Victor, se eu puder ajudar em amis alguma coisa, estou a disposição.
Abs
Oi Mirella, Eu fiquei em Vancouver por 1 mês só e adorei, estou pensando em voltar para aí assim que me formar na faculdade, mas dessa vez para ficar. Podes me mandar um e-mail para eu tirar algumas dúvidas com você em relação a minha área de emprego etc..?
Obrigado,
Thiago
Oi Thiago,
Pois é, bem fácil se apaixonar pelo Canadá, né? E Vancouver é mesmo uma delícia.
Infelizmente eu não sei como está o mercado para todas as profissões em Vancouver, se quiser, me responda nesse comentário e eu tento dar uma opinião.
O que acha?
Abs
Oi Mirella. Sou professor de Matematica, e de acordo com algumas pesquisas que fiz esta é uma area carente de profissionais tambem no Canada.
Tenho 30 anos, casado e uma filha de 3 anos, e um sonho de viver em um pais que poderá oferecer muito a minha filha
Qual a melhor maneira de imigrar? Seria pela imigração do quebec? Pena que nao falo frances (ainda), estou me esforçando
Vc conhece algum brasileiro que trabalha com educação. poderia me passar o contato?
Obrigado!
Oi Marcillio, Tudo bem?
Já tem bastante tempo que eu me apliquei para o processo de imigração e confesso que era épocas completamente diferentes.
Acredito que a melhor forma atualmente seja por Quebec mesmo, sei que a provincia de Manitoba também estava oferecendo alguns benefícios, mas não sei de detalhes.
Não conheço ninguem que trabalha com educação, mas conheço pessoas que trabalham em universidade... será que ajuda?
Abs
Ajuda sim! Gostaria de saber se tem como eu fazer uma pós-graduação na minha área (matemática). Você poderia falar com seus amigos ou me passar algum contato? São brasileiros?
Estou disposto a ir, caso tenha alguma oportunidade, mesmo sabendo das dificuldades. Já tenho uma vida estruturada por aqui (sou funcionário público estadual), sei que pra começar (ou melhor, recomeçar), terá que ser "por baixo", empregos modestos, até conseguir atuar na minha área.
Grato!!!
Oi Marcillio,
Eu sinceramente não sei como seria essa sua entrada no mercado, mas indo para fazer pós graducação, acreditoque depois você pode automaticamente pedir para ficar com visto de residente...
Espero que ajude um pouco mais nessa sua procura!
Abs
Obrigado!!!
Olá, Mirella
Sou médica, divorciada, tenho 43 anos e possuo 2 filhos adolescentes ( 12 e 15 anos), pretendo ir ao canadá para estudar e trabalhar....e morar....sei q é dificil a minha profissão...já tenho pós em gestão e mestrado em saude publica....penso em fazer um college em administração, talvez atuar na administração hospitalar...como está esta area....e com relação as crianças....o que fazer com os estudos...existem financiamento do governo para o ensino delas....Gostaria de ter contato com outras pessoas que foram para lá em situação semelhante.
Oi Marta,
Se você for como imigrante, com certeza terá todo o apoio do governo em relação as crianças, inclusive seguro saúde, educação etc. POrém, indo sem esse link, eu sinceramente não sei te informar.
Você já pesquisou sobre o processo de imigração? Acho que seria a melhor opção pra você, já que assim, além das crianças terem benefícios, você também tem, inclusive preços de cursos são mais baratos para residentes e canadenses.
Ajudei?
Abs
Gostaria de saber se a pessoa q foi deportada dos estados unidos tera algum problema em tirar o visto canadense. Desde ja agradeco e aguardo.
Puxa vida, não tenho a menor ideia!
Vou ficar te devendo essa....
Boa sorte!
Obrigado assim mesmo e Feliz Ano Novo!!
Boa noite Mirella, se não foce seus comentários pós reclamações, eu teria desistido de ir para o Canadá, tenho algumas duvidas, eu tenho 18 anos, gostaria muito de imigrar para o Canadá daqui alguns anos, tenho ensino médio completo, e não tenho em vista nem uma profissão, eu queria saber se é melhor eu me qualificar la, ou aqui mesmo e depois ir para lá. O que ficaria mais em conta ou melhor para meu futuro?
Obrigado pelos comentários, muito construtivos, vindos de quem sabe e vivenciou, não de pura ignorância.
Se tem como se bancar, sempre melhor fazer os estudos lá e ir tocando a vida.
Estudando por lá, você já vai criar uma network de amigos, vai saber os jargões da área que escolher e vai se familiarizar com a vida que terá no futuro.
E se não achar que não é isso que quer fazer, voltar para o Brasil com um curso no exterior é sempre relevante para o curriculo. Sem contar o inglês fluente.
Boa sorte!
A discriminação do imigrante no Canada é real, a oferta de trabalho não é real.
De boca fechada eu não sinto a discriminação, na aparência física não me enquadro em nenhum dos casos comumente descriminados pela supremacia nórdica daqui. Mas depois que meu sotaque denuncia, o semblante do canadense não esconde a decepção.
Quanto a questão de qualificação profissional exigida no processo de imigração, o que algumass pessoas já escreveram sobre a distorção depois que chegamos aqui, é suficientemente só o resumo, pois é uma total imbromação.
O governo investe na imigração mantendo muitas palestras, foi ai que eu acreditei e me iludi, assistindo uma palestra entre muitas bancadas pelo governo do Quebec em São Paulo.
Para os habitantes daqui com raríssima exeção, nós estamos aqui por motivo de ajuda humanitária, não é divulgado que o governo promove palestras convidando.
A única coisa de positivo que eu reconheço aqui depois de 3 anos, é a tranquilidade de se andar na maioria dos locais públicos, tem pouca violência comparando com São Paulo onde eu morava e voltarei em breve (Região Central/Higienópolis/pinheiros). Mas os dramas familiares e o número de suicídios aqui assutam e muito!.
O inverno é difícil, mas me conforto com a garantia de que a primavera e verão compensa.
Busco entender o porque desse desencontro entre governo e sociedade, governo esse que muitos não sabem que aqui é um regime monárquico respondendo para rainha da inglaterra, para qual são enviados anualmente milhões de dólares.
É que a economia interna é muito pequena para sustentar as despesas que crescem com uma população envelhecendo. Representantes das diversas comunidades empresariais pressionam o governo à promover imigração, mas nem governo e nem representantes tem meios para mudar a burocracia e a cultura discriminatória que o imigrante encontra aqui.
Mão de obra barata e de boa qualidade em qualquer lugar do mundo é bem vinda! Mas aqui estão querendo e não dão boas vindas!
Ola Franciso, Tudo bem?
Obrigada por suas colocações.
Eu tenho uma visão um tanto quanto diferente da sua em relação ao Canadá, especialmente em comparação ao Brasil.
Sim... alcançar a experiência canadense para alguns é realmente complicado, especialmente para os profissionais da area da saúde, engenharia civil e afins.
Porém, das pessoas que convivo, a grande maioria se adaptou, conseguiu emprego na sua área e estão batalhando dia-a-dia como faziam no Brasil, com a diferença de trabalhar em um país que respeita os valores familiares etc... Muitos estão subindo e chegando a gerência e diretoria de empresa multi-nacionais etc...
Quanto ao nível de suicídio, dos 10 anos que vivi lá, fiquei sabendo de somente dois casos... não acho que é alarmante.
Mas, para quem não esta feliz e não se adaptou, com certeza o Brasil é a melhor opção! Não existe um único lugar perfeito para todos...
Abs e boa sorte no seu retorno ao Brasil
Amo o Canadá, que prá mim é o melhor país do mundo.Gostaria de um dia poder conhecê-lo, o único problema seria o frio, que eu odeio! Mas, nem tudo é perfeito e, até no paraiso existem cobras...
Putz, se nao fosse por seu comentarios Mirella, eu desistiria de imigrar por canada !!
Obrigado pela sinceridade e dicas !
8)
Oi, Mirella!
Que legal seu blog! E que inveja (construtiva, é claro... rs) de você ... por estar vivendo aí... no país que, para mim, é o melhor do mundo! Já morei em Toronto por dois anos e fiz a besteira de voltar ao Brasil. Não faça isso, viu? rs... agora estou pensando em voltar (se bem que já tentei duas vezes e eles me negaram o visto, pois perdi minha residência). Estou pensando em fazer uma faculdade de dois anos aí e depois procurar um emprego. O problema é que sou separada e tenho dois filhos, de 8 e 9 anos, e me dá um pouco de insegurança largar um emprego público para começar tudo de novo aí. Eu li que o nível de desemprego continua alto e penso: e se eu não arrumar emprego?
Você mora em que cidade? Como está de trabalho?
Acha muito arriscado eu ir assim? Eu não tenho medo de recomeçar, não, Mirella... só temo ficar sem trabalho.
Um beijão e muita sorte pra vocês.
Li
Olá Mirella !
Parabéns pelo blog!
Gostaria de tirar uma dúvida , pois a mesma está tirando o meu sono , rs. Meu irmão caçula está embarcando para Toronto e ficará por 12 semanas estudando inglês na ILAC. Qual é o MELHOR seguro saúde que um estrangeiro pode fazer? Onde posso obter mais informações? A agência de intercâmbio sugeriu o IAC.
Obrigada. Juliana :D
Te respondi por e-mail. ne?
Pena que nao me conheceu antes... tenho certeza que todas essas duvidas seriam facilmente resolvidas...
Fale com sua agencia de intercambio, eles devem te dar todo auxilio nesse processo :)
Abs
Oi mi,estou vendo seu blog pela primeira vez,a um tempo estou pensando na hipótese de me mudar daqui do Brasil,sou divorciada e tenho um casal de gemeos de um ano,a princípio a idéia era me mudar para os eua pois minah tia ja mora lá a 7 anos,mas essa semana comecei a pesquisar sobre o canadá e gostei muito,mas mirella estou um pouco receiosa,por no conhecer ninguem ai e eu sozinha com duas crianças pequenas,meus pais tbm querem se mudar e iríamos todos juntos,mas mesmo assim por nao conhecer ninguem estou com um pouco de medo,nao tenho formação universitária fiz até o sétimo período de direito nao pude terminar minha faculdade,mas as coisas aqui no Brasil nao sao fáceis ainda mais pra mim que cuido de dois bebes sozinha,e gostaria muito de dar uma vida melhor a eles,uma escola boa,coisa que aqui nunca poderia fazer,vi algumas coisas sobre quebec e gostei muito,ate pensei em entrar num curso de frances para poder aprender um pouco,pra poder me virar com as crianças,Mirella por favor me de uma luz,porque fico com um pouco de medo por causa das crianças,estou indo mais por causa deles,e nao pretendo mais voltar ao brasil,mas sem conhecer alguem ai no candá fica dificil,ate arrumar um lugar pra morar sem conhecer nada ai,por favor me ajude.beijos debora
Ola Debora, eu entendo seus receios... mas ante de qualquer coisa voce tem que verificar como virah para o Canada?
Voce jah pesquisou sobre o processo de imigracao? Essa eh a parte mais importante, antes mesmo de pensar em escola, casa e trabalho.
Boa sorte!
Oi Mirella, obrigado pela dica. Já acessei o site e pedi algumas informações. Minha preocupação está em saber como meu filho poderá ingressar na faculdade (university ou college) aí no Canadá, pois estamos participando do processo de imigração. Não quero que ele tenha mais dificuldade que encontraria no Brasil para cursar uma boa faculdade.
Abraço e obrigado pela atenção.
Ola Kleber,
Agora entendi... entao, normalmente o processo de inscricao para as universaidades comecam agora entre marbo e maio, tem que ficar de olho nas universidades que seu filhoe esta pensando em fazer.
Como imigrante, ele tem os mesmo direitos dos cidadaos... pelo que leio, o importante eh o curriculum de notas dele no segundo grau, quem tem a media boa, entram nas melhores universidades. Tenta falar com a Alexandra: http://guerson.wordpress.com/ > Ela fez historia da McGill em MOntreal e passou por esse processo... acho que ela vai poder te ajudar melhor que eu.
Abs
olá Mirella !
Vc saberia me informar como é o processo para os estudantes ingressarem na faculdade aí no Canadá ? Um bom estudante que cursou o segundo grau no Brasil, tem chance de conseguir cursar uma boa faculdade aí ?
Obrigado
Ola Kleber,
Eu nunca pesquisei muito a respeito de universidades aqui no Canada, meu foco como agente de intercambio eh estudo de ingles por tempo temporario...
Boa sorte!
Oi Mirella,
Essa foi a primeira vez que entrei no seu blog e amei. Bom, eu, meu marido queremos imigrar para o Canada com nossas 2 filhas pequenas e estamos estudando bastante o assunto. Porém, quase não encontro informações sobre brasileiros que entram como empreendedores, que querem abrir / abriram um negógio...
A maioria dos depoimentos é de "skilled workers". que falam tanto sobre desafios como sobre vantagens. Você tem algum indicação de pessoas que empreenderam?
Super brigada,
Carla
Poxa Carla, vou ficar te devendo.
Não conheço nenhum caso de empreendedores e também não conheço o processo e os beneficios dessa classe.
Quem sabe numa proxima oportunidade eu consiga te dar melhores informações, né?
Abs
Eu não troco o Canadá por nada! O clima é o de menos...só quatro meses de frio. E olha que em Curitiba eu passava mais frio que aqui! Sempre que estou tirando neve do carro, eu me lembro o quanto era pior ter que acordar passando frio dentro de casa no inverno curitibano. Num instante o carro está limpo e quando entro nele já está quentinho. Segurança...nem se fala. Ninguém me enchendo o saco no semáforo.
Aqui tem problemas sim, como em qualquer lugar. Mas a proporção muda muito. Também não digo que foi fácil...antes de vir eu achei que seria mais fácil. Mas no fim valeu e muito. Aqui é o meu lar e na boa...eu simplesmente amo muito esse país e não troco ele por nada. Moro em Gatineau - Québec
Olá Mirella , moro no estado de SP e iniciei o processo de visto para a residencia permanente no Canadá .
Sou engenheiro (mestrado, doutorado). E meu único pensamento é Toronto. Queria saber se poderia me informar a base de um salário de inicio para mim lá ? e minha mulher é fonoaudiologa. queria saber tambem, quanto seria a base de salário á ela .. e se conseguiriamos viver sem problemas .. ?
Olá Mirella !
Moro no interior de São Paulo e estou pensando em iniciar o processo de visto para imigração permanente para o Canadá, mais precisamente para a região de Toronto. Sou agronomo com doutorado, mas não me importo em ter de fazer uma reciclagem para atender as exigências do Canadá, até porque na minha área imagino que muita coisa tenho que aprender para as condições deste país. A minha pergunta é, até que eu possa conseguir um trabalho melhor, inicialmente realizando trabalhos mais simples você acha que terei dificuldades financeiras ? Minha esposa também irá trabalhar para ajudar a custear nossas despesas e de nosso dois filhos.
Olha, o salario minimo no Canada é algo em torno dos CAD$8 p/h. Se vcs dois trabalharem full time e toparem viver num esquema mais simples, é possivel que de para viver. De repente, a melhor ideia é ir para uma cidade mais barata como Ottawa.
Se vcs tiverem dinheiro guardado, vcs podem optar pelo esquema Coop, 3 meses de estudo + 3 meses de estagio e é um programa oferecido pelo governo.
Abs
Bom, eu acho o Canada um excelente país. Gostaria muito que eles fizessem novas mudanças no seu processo de imigração como por exemplo no quesito de pontuação. É muito triste saber que eles exigem altos índices nos seus quesitos de avaliação e quando o imigrante chega no País não consegue realmente se estabelecer na profissão de imediato. Acho que a questão dos impostos é relativa pois nota-se que o País realmente investe o dinheiro arrecadado, diferentemente do que acontece aqui no Brasil quando se vê em cadeia nacional Politicos guardando dinheiro público nas meias ou distribuindo como propina entre seus corregionários de partido. Enfím, se formos analisar sobre as 8 razões para não se imigrar para o Canada devemos também refletir sobre as várias razões para se imigrar. Lembre-se, o Canada tem excelente qualidade de vida, é um País com altíssimo nivel de consciência ecológica, politica e possui paisagens paradisíacas. Ex: Os grandes lagos canadenses, a cadeia de montanha "Canadian Rockies" simplesmente uma obra divina.
VERDADE! MAS VC SABE ,AQUI NO BRASIL PAGAMOS MAIS IMPOSTO AINDA QUE NO CANADÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E NO ENTANTO SE VÊEM MUITO POUCOS FRUTOS DE NOSSA CONTRIBUIÇÃO!!!!!!!VEJO OS BRASILEIROS FALAREM DE IMPOSTOS ALTOS NO CANADÁ!! MAS JÁ SE ESQUEÇERAM QUE AQUI É COBRADO MUITOS MAIS IMPOSTOS???? SAIU UMA PESQUISA NA FOLHA DE SÃO PAULO E SAIMOS NA FRENTE DO CANADÁ!! QUE BOM ???? ANTES FOSSE ,FOI JUSTAMENTE NO SENTIDO DO BRASIL ,SE PAGAR MAIS IMPOSTOS SOBRE PRODUTOS ,ASSIM COMO IMPOSTOS FEDERIAS TBM!ENTÃO NÃO ENTENDO AS RECLAMAÇÕE DOS BRASILEIROS EM PAGAR IMPOSTOS NO CANADÁ!!!!!!! DEUS ABENÇÕE VC´S EM TODOS OS SENTIDOS!
Poxa...
Eu que estou querendo estudar no Canadá...
Mas todos nós sabemos que imigrar pra algum lugar tem suas dificuldades, mas o intressante é pesquisar e ser otimista quanto ao destino.
E não foi atoa que escolhi o canadá pra que eu possa viver uma experiência única na minha vida.
Valeu...
Olha eu estou abismado de ler essas baboseiras sobre o canada
Quero diser que moro aqui a 34 anos e nao vi nenhum pais no mundo melhor que aqui
Moro em toronto que e uma cidade grande muito organisada
Tem sim problemas mas me diga aonde nao tem?
Esse cara ou essa pessoa que escreveu isso deveria mesmo esquecer que existe pais como esse em que moro
Aqui tenho oportunidade de tudo e principalmente a oportunidade de ir ao brasil todos os anos por 2 ou mais meses
quer coisa melhor que isso?
E melhor mesmo quem nao goste daqui nao vir para ca porque dificuldade vai existir e muitas principalmente se voce nao domina o idioma
Mas tudo tem sua compensacao e eu estou muito contente com esses 34 anos de vivencia aqui
Obrigado
OBRIGADO AO ABENÇOADO CASAL,POR RESPONDEREM MINHA CURIOSIDADE SOBRE O LINDO CANADÁ! OBRIGADO PELA ATENÇÃO E QUE DEUS ABENÇÕE VC´S HJ E SEMPRE!! BJS E ABRAÇOS! ESTOU ORANDO POR VC´S!"
oi mi
boa noite , tudo bem , parabens pelo blog , por ajudar pessoas q nessecitam de uma voz experiente , q nos transmitem confianca dizendo a verdade , e nao ser pessimista como esse retardado ai q se deu mal. mi gostaria q vc me ajudasse , pois tenho 31 anos acabei a faculdade de enfermagem ese mes e meu sonho e morar no exterior ,mas gostaria de seguir minha profisao , entao penso em ir pro canada , sera a melhor escolha pra tentar uma vida melhor . vc acha q eu iri conseguir exercer essa atividade ai . nao tenho curso de linguas . me responda . deus te abencoe muito pelo q faz.
boa sorte.
Ola,
A vida imigrante pode ser muito bacana, porem, pode tambem ser dificil.
Vamos no falando!
O cara eh um retardado, eu ja sou cidadao e tenho orgulho.Vivo bem e sou feliz,vc tem razao,manda ele pro Brasil.
Acho q cada um tem sua verdade baseada nas suas expectativas e sonhos.Boa pesquisa e bom planejamento sao decisivos para sucesso aqui.Sorte a todos,
Mirella, minha pergunta é, se encontra esse tipo de trabalho com certa facilidade e salário vale a pena? quanto mais ou menos?
Atenciosamente, Egno
Acho que é fácil encontrar sim, mas tem que falar ingles para que essa facilidade se aplique.
Veja aqui os salarios minimo do Canadá.
Boa Sorte!
Olá! Mirella sinto-me como um peixe fora d’água, pois o papo é de alto nível, mas como sou um pouco ousado, me atrevo a fazer uma pergunta a você. Mas primeiro vou lhe descrever meu perfil para que possa me responde melhor , se for possível: Tenho 44 anos, formado em administração de empresas a dois anos e estou terminando uma especialização em engenharia de produção e estou cursando o terceiro ano em teologia, contudo, não tenho muita experiência em administração de empresas, pois trabalhei muito tempo em outro ramo, ou seja, seguros de automóveis, inclusive, numa multinacional – AGF, hoje é (Allianz), pois bem! Por toda a minha vida fui um pouco acomodado com meus estudos – tinha um bom emprego, gostava do que fazia, mas esqueci que não era para sempre. Há mais de 2 anos que não consigo me restabelecer. Como se não fosse o suficiente, a única coisa que me resta é uma casa que estou querendo vender para dividir com ex-esposa e morar só, sim! Porque, depois de 22 anos casado, ela disse que se cansou de mim..... Okokok!!! Deixa pra lá. Seu blog não é para análise... Mirella, o que me chama mais a tensão, realmente, é esse trabalho que as pessoas de um país desenvolvido não querem fazer, é isso que me fascina, sempre tive esse entendimento de que um estrangeiro não consegue logo de cara um bom emprego. Embora a idade possa ser um empecilho, estou disposto a começar de novo e se possível porque não no Canadá; tenho boa saúde, disposição e vejo duas qualidades em mim, que talvez o pessimista escreveu “as razões para não imigrar para o Canadá” não tenha, ou seja: determinação e coragem para enfrentar qualquer tipo de trabalho, isso é que me chama mais a tenção, porque eu não escolho trabalho, porém, essa minha virtude é que fez eu não estudar quando era jovem.
Tchau e bom frio para você e seu esposo.
determinação e coragem ... é importante também perseverança!
Egno... te desejo boa sorte nessa empreitada de talvez mudar de país. O importante é começar a pesquisar sobre o processo de imigração e verificar se vc pode se aplicar.
Depois investir em um bom curso de ingles, para diminuir o risco de ficar parado muito tempo por aqui...
Sucesso... e otimismo!
Ola MI e Esposo,
Ficamos muito contentes pela vossa resposta rápida, obrigado desde já por isso.
Nós ainda estamos a ponderar para onde vamos, logicamente não iremos fazer nada mal feito, e também concordo que as coisas devem ser todas certinhas, até porque a nossa ida seria para Inglaterra (Londres), e surgiu a hipótese do Canada (Toronto) por causa desses amigos que temos aí, mas estava-mos a pensar ir com o visto de turista que são 3 meses, e depois pedir a renovação do mesmo por mais 3 meses, isso pelo que me informei da para fazer, depois de arranjar trabalho com contrato, pedir o visto de residência, ou autorização de permanência por estar-mos aí trabalhar. Para os Europeus é fácil entrar em qualquer lado, apesar da Nadia ser brasileira já estaremos casados nessa altura por isso será considerada europeia também. Em Fevereiro queremos voltar para eu acabar as 4 disciplinas que me vão faltar para terminar o curso. A gente pretende com esta viagem adquirir uma maior aprendizagem no inglês, fazer novos amigos e logicamente possíveis contactos de trabalho para o futuro, como tenho aí familiares penso que não nos encontraremos desamparados, mas se possível não queria-mos contar muito com ajuda deles, estamos a depender mais dos amigos.
Se possivel adiciona o meu contacto ao msn para falar-mos melhor, para além das dúvidas que vocês nos tiraram é sempre bom fazer novos amigos.
Muito obrigada pela atenção mais uma vez.
Abs
Oi Pedro e Nadia,
Pelo visto então vcs estão bem informados sobre vistos e condições de trabalho :) . Isso é legal, pois faz total diferença para uma empreitada desse tipo.
Tendo familia por aqui também ajuda, pois é sempre bom ter para onde correr, quando problemas acontecem. A comunidade protuguesa aqui é forte na construção civil, e segundo meus amigos, é onde a maioria do pessoal (os meninos) encontras trabalho para pagar as contas (porém é pesado...).
Eu acho que se vocês ficarem no meio da comunidade portuguesa, podem ser bem recebidos e arranjar um emprego ais rapidamente... mas como é óbvio, não se predam a eles, do contrário o aprendizado da lingua fica prejudicado.
Depois eu dou uma passadinha no blog de vocês!!!
Abs e SUCESSO!
Mirella
Olá Mi e esposo,
bem vou tentar esclarecer umas pequenas duvidas com voces aqui.
desde já dos-vos os parabens pelo o blog, é bastante explicito e tira uma montão de dúvidas.
Encontro-me numa situação de procura, pesquisa e de tentar esclarecer todas as duvidas que temos. Chamo-me Pedro sou Portugues e a minha futura esposa Nadia é vossa compatriota Brasileira, somos um casal ainda muito jovem ambos com 23 anos, com um montão de sonhos e ambições ainda para viver, estou a acabar o meu curso de Design Industrial, e a Nadia tem Markting e Vendas, e ambos estamos a pensar passar uma estadia assim mais prolongada em outro pais, inicialmente Inglaterra pois queremos ter um maior dominio da lingua inglesa, mas a crise por lá está a sobressair muito como em toda a Europa, mas tenho uns amigos portugueses no Canadá em Toronto na zona Inglesa, e eles dizem que estão a ganhar muito bem mesmo, sensivelmente 1600 dólares por semana e não são formados, tenho tambem amigos que já tiveram lá e me dizem o mesmo, mas gostaria de uma outra opinião se realmente é assim como dizem. Pois vamos uma temporada para juntar dinheiro, estamos a pensar em 6 meses voltando depois a Portugal 4 meses para acabar o meu curso e voltar a embarcar em mais uma aventura talvez sim ai para Inglaterra. Somos um casal aberto a novas amizades por isso estou a enviar-vos este comment e que apesar de jovem já estamos estamos a lutar bastante para ficar juntos, visto que infelizmente o "VISTO" aos Brasileiro torna-se bastante dificil aqui na Europa, mas depois do nosso casamente ficará tudo resolvido. Aqui falo um pouco da nossa vida também, toma isso como um desabafo, soube bem escrever estas palavras, porque o que lemos sobre voces como casal adoramos e identificamo-nos muito convosco, visto aparentarem ser aventureitos.
Temos na nossa mentalidade sempre presente a seguinte frase "Já que não podemos ser ricos vamos ser felizes", o dinheiro vem por acrescimo, afinal vida só temos uma:), logico sempre fazendo as coisas bem pensadas.:)
Gostava imenso que pudessem dar a vossa opinião.
Como se diz em Portugal Abreijos, ou seja, beijos e abraços....(RISOS)...
obrigado pela paciência de ler tudo isto:):)
Ola Pedro e Nadia,
O que os amigos de vocês disseram, pode ser verdade... porém eu não tenho muita informação a esses respeito e o quão facil isso seria, principalmente atualmente com a crise, vejo vários amigos serem demitidos e eles estão aqui legalmente.
Outra coisa... como vocês estão pensando em vir pra cá? Com que tipo de visto?
Digo isso, pois eu não recomendo a vida como imigrante ilegal... acho que é risco para vocês e não sei o quanto essa ilusão de ganhar dinheiro é real. Como você deve saber, existe os dois lados da moeda.
Eu acho que vcs DEVEM ir atras dos sonhos e tentar a vida, pois no final, são experiencias como essas que nos deixam vivos e nos faz ter historia para contar... mas eu também acredito que tudo deve ser feito certinho, do contrário, as historias podem ter final infeliz.
Pensa nisso com carinho e vamos nos falando.
Abs
Deus abençõe este lindo casal,
Meu nome é Roberto porchat, tenho 32anos e sempre fui apaixonado pelo Canadá-para mim, é o melhor país do mundo para se viver - mas´gostaria de saber sua opinião, como é a vida real no Canadá??? Estou falando em nível de vida da população, padrão de vida, violência, injustiça social ou justiça social, pobreza ,existem favelas no Canadá??? A população pobre vive com um mínimo de conforto??Sua opinião ira me ajudar em uma tese que farei sobre o Canadá!!! bjs !! Deus abençõe vcs sempre!!!
Ola Roberto,
O Canada é um país com uma justiça social impressionante. Educação e saúde são oferecidos gratuitamente pelo governo e de graça. Claro que pagamos altos impostos, porém, isso normalmente volta para a população.
Existem pessoas pobres aqui como em qualquer lugar do mundo, mas não miseráveis como no Brasil.
Já escrevi bastante coisas sobre o Canada, clique nesse link para ler.
Qualquer coisa me escreva novamente.
Abs
Oi Mi,
Tudo bem com vocês?
Por aqui tudo bem, são cerca de sete e meia da noite e está um pouco abafado, depois de chuva de manhã, sol ardido à tarde agora os trovões aparecem novamente. Eu sou do sul, mas vivo em são paulo há muitos anos e não consigo me acostumar com são paulo, não moro na cidade de são paulo, me recuso, rs, moro no ABC Paulista, um pouco melhor na minha opinião em termos de trânsito e poluição, mas já está bem ruizinho, embora o que mais me incomode no Brasil de fato seja a violência e a injustiça social, por isso meu desejo de imigrar para o Canadá. Meu marido é libanês, mas é naturalizado, ele gosta muito do Brasil, então como é uma decisão em conjunto às vezes se complica um pouco. Temos um bebê de 1 ano e quatro meses, a Duda, ela é maravilhosa e depois do nascimento dela, fiquei mais decidida a ir busca da imigração, mas esta crise assusta um pouco. Hoje, com a prisão do Madoff da Nadaq a gente sente um pouco de alívio por saber que ele será punido pelo estrago que causou na economia como um todo, embora ainda não saibamos até quando e quanto ainda veremos consequência disso. Nós estamos pensando em aplicar para o Quebéc, pois meu marido é fluente em francês por o segundo idioma no Líbano, já fomos na palestra com a Soraia Tandel e estamos reunindo informações para decidir, embora a maior decisão seja realmente ir, para onde ir creio que seja a segunda decisão mais importante. Como está a situação aí no Canadá em se tratando da crise?
Beijo grande.
Marlene.
Ola Marlene,
Tudo bem?
A crise aqui no Canada esta começando a dar seus primeiros sinais... o problema é que ninguém sabe quando ela irá terminar. Uns dizem que no semestre que vem, outros dizem para 2010 e outros mais pessimstas dizem que precisaria de mais 2 anos para as coisas voltarem no eixo. Eu espero ver melhoras para 2010.
Porém, como você ainda vai se aplicar para o processo, acredito que não deve se preocupar com isso agora, já que pelo que ando ouvindo, o processo esta demorando mais de um ano para se concluir... A Jeanne escreveu sobre esse tema nesse post.
Como você já deve ter ouvido... aqui não é nenhum mar de rosas, mas se vierem determinados e com vontade de lutar e crescer, o Canada oferece boas oportunidades.
Boa sorte e qualquer coisa a gente se fala!
Abs
Olá Mirella,
Passei aqui para dar um oi e agradecer por sua resposta. Alguém disse num dos comentários que você responde de um jeito que parece amiga de infância, sabe de uma coisa...concordo, rs. Você é muito amável.
Bjs.
Marlene.
Oi Marlene,
Lembrei de um casal que esta imigrando e são mais velhos e acho que com filhos adolescentes.
Abs,
mirella
Oi Mirella,
Fico grato pela sua atenção. Alguma novidade te escrevo por aqui.
Felicidades...
Darlan.
Anytime!
Boa Sorte!
Olá Mirella!
Sou massoterapeuta (Massagem Clássica Sueca, M. Ayurvedica e M. Thai), mestre em Reiki, graduado em Ed. Física com duas especializações (em Alongamento e também na Atenção psiquiátrica) e 20 anos de profissão. Conheci alguém que agencia brasileiros interessados em estudar e imigrar para o Canadá, então estou naquela fase de pesquisa, sabe? Lendo muito, querendo tomar pé da situação real, pois sou casado e com dois filhos.
Vi que vc faz reflexologia, será que vc poderia me colocar em contato com a sua massagista? Inicialmente poderia ser por e-mail ou orkut. Gostaria de saber sobre esse mercado por aí como funciona, pois vi que para trabalhar como massoterapeuta eu teria que fazer uma nova formação. Daí algumas dúvidas.
Fico grato pela sua atenção e parabéns pela sua dedicação com seus irmãos brasileiros.
Oi Darlan,
Tudo bem?
Fiz reflexologia há mais de 4 anos... e não tenho mais o contato da minha massagista. El mudou-se e acabou que nunca mais nos comunicamos.
Eu lembro que ela era chinesa e aprendeu tecnicas de massagem com os pais (coisa milenar)... mas aqui não podia exercer, dessa forma ela fez curso para poder se especializar e trabalhar. Isso foi na época que eu morava em Ottawa.
Boa sorte!
mirella
Olá Mirella,
Muito legal o seu blog, é o primeiro que leio no qual os comentários parecem algo mais próximo da realidade, geralmente os blogs, pelo menos os que já li retratam o Canadá como uma espécie de paraíso, sobretudo o Quebéc, então um blog como este parece algo mais humano apontado as coisas como são. O que parece ser consenso é a questão da segurança no Canadá, isso é muito bacana, principalmente para quem como eu tem filho e pretende oferecer a ele um futuro melhor, no mínimo mais digno. Estou pensando em dar entrada na licitação para imigração para o Québec, creio que peench os requisitos desejados, com exceção da idade, pois tenho 36 anos, se você ou alguém puder me informar se conhece alguém que conseguiu a aprovação com mais de 35 anos eu ficaria mais confiante! Meu email é xxxxx
Sobretudo parabenizo pelo conteúdo do blog.
Um abraço,
Marlene.
Ola Marlene, eu conheço um casal que imigrou para o Quebec com mais de 35anos, inclusive com 2 filhos adolescentes... mas isso foi em 2001 ou 2002, não me lembro ao certo.
Como ando meio por fora do processo e imigração, tanto o federal como o de Quebec... vou ficar te devendo uma ajuda mais certa.
Do mais, agradeço as palavras sobre o blog :) . É muito bacana saber que as pessoas gostam e acreditam no que escrevo, pois no fundo, eu tento passar um pouquinho do que vivo por aqui... as coisas boas e ruins!
Bjs
Bom gente, esse cara aí pode até ter fundamento em alguma coisa, porém não desistam, eu o vejo mais como um "despeitado', acho que ele tentou imigrar e não conseguiu, se conseguiu não se adaptou ou teve algumas experiência que o desagradou. Tá louco precisa de mais de uma vida para ser pessimista assim. kkkkkkkkkk
ABS
oi Mirela
Olha essa pessoa deve ser do tipo quero tudo facil!!!Moro em Portugal e aqui não é facil, o trabalho é pesado sem falar no preconceito e muitos chegam aqui achando que é facil por ser País irmão.
Estou pensando em ir pra o Canada se DEUS permitir claro, trabalhamos na área de restaurante japonês, é bem aceita a culinária japonesa no Canada? Se voce tiver como indicar algum restaurante fico muito grata.
Tenho visto algumas reportagens mas muito vaga as informações sem falar que não conhecemos o País ai fica mais difícil ainda.
o motivo da minha mudança e pelo fato da minha filha desejar transferir o curso da universidade para o Canada, para especializar-se na lingua, ainda tenho muitas dúvidas se vale a pena. Sera que os Estados Unidos é melhor? Realmente estou com dúvidas temo pelo clima também não sei se vou acostumar em fim são várias perguntas que não sabemos como obter resposta.
Mas é muito interressante seu blog e acredite tudo que você divide o Senhor lhe dará em dobro, bom poder encontra informações assim pois não são todos que prestam essa gentileza! (PARABÉNS)
que DEUS continue dando a você essa vontade de ajudar o próximo.
abraços
que Deus abençoe
Hi Mirela,
Meu nome e Andreia Barros e fiquei de cara com o que li. Quem e esse cara?
Anyway, a razao pela qual eu resolvi te escrever e por que eu estou passando por uma situacao meio complicada. Nos comecamos a nossa aplicacao para o canada a 3 anos, e o nosso advogado em canada esta brigado conosco por que pedimos uma prestacao de contas e ele se ofendeu. Agora ele nao nos responde e-mails ou ligacoes. Estamos desesperados pois ja gastamos muito dinheiro e temos menos de 30 dias para entregar o restante da documentacao exigida pelo oficial de imigracao. Voce ou alguem tem alguma sugestao que possa nos ajudar.
Agradecemos de coracao.
Linda e Joao
eu acho que quem imigra procurando um tipo de lugar perfeito está procurando simplesmente algo que não existe, né?
Boa noite pessoal.
Pesquisando no google achei esse blog aqui. O motivo da minha pesquisa é porque recentemente ouvi uma história de que o governo canadense está incentivando ( e até oferecendo um "salário") para que mulheres, mulheres grávidas ou com filhos imigrem para o país devido ao fato da população estar ficando velha e logo faltará mão de obra! Isso procede? Alguém pode me informar mais sobre isso?
Desculpa intrometer no assunto, mas é o único lugar que achei semelhante!
Obrigado!
Mirella Responde: Oi Rodrigo,
Tudo bem?
Olha.. eu acho que esse informacao eh lenda ... risos...
O Canada tem processo de imigracao aberta para imigrantes, e se voce tiver as qualificacoes necessarias e passar pelo processo, voce pode residir aqui e depois de 3 anos se aplicar para a cidadania.
O que eu sei, eh que a provincia de Quebec dah uma ajuda financeira aos imigrantes que estao chegando e estao cursando frances... mas eh necessario pesquisar isso com mais calma, pois eu nao imigrei para Quebec.
O problema do Canada eh falta de gente mesmo e nao populacao velha (como eh o caso da Europa). O pais esta crescendo e precisa de mao de obra qualificada para se desenvolver e crescer ainda mais...
Espero que tenha ajudado em alguma coisa,
[]s,
Mirella
mikix.com
Deixa eu complementar a resposta? ;)
O governo canadense dá um auxílio para famílias com crianças pequenas sim. Não chega a ser um "salário", e é bem pouco em comparação com o custo de vida, principalmente em cidades grandes do país. As famílias recebem $100 dólares para cada criança até 6 anos de idade (Universal Child Care Benefit), e mais um pouco cujo valor varia de acordo com a renda da família, até a criança completar 16 anos se não me engano.
Dificuldades vão existir em qualquer lugar pra quem quer vencer nessa vida!! Porém o que importa de fato é você ter certeza do quê quer pra si mesmo, desejar do fundo do coração, ir decidido a conquistar uma vida melhor, enfim... desejar vencer!
É claro que os obstáculos vão surgir na sua frente, mas garanto que a vontade de vencer vai ser bem MAIOR do que eles!!!
Um forte abraço a todos que desejam vencer no exterior!
E lembrem-se: "QUERER É PODER!"
Pois é, sou contra radicalismo. Por que pintam tudo como bom ou ruim? Onde está o meio-termo?
O clima no Canadá é horrível sim, inverno gelado e verão escaldante, mas pelo menos não temos terremotos ou furacões!
Bjs
Adorei a historia do viajante que pergunta como são as pessoas da cidade... clara e objetiva. Outro problema comum e quando a pessoa vai para um lugar numa fase ruim e encara aquilo como uma verdade. Nem tudo são rosas aqui no Brasil, sem comentários, mas temos coisas maaaaravilhosas entre elas o nosso espirito festeiro e claro o clima. Quando estive no Canadá uma senhora me perguntou porque é que eu queria imigrar para lá pois o Brasil tem um clima maravilhoso!!! Eu disse que temos inúmeros problemas, ela riu e disse: Que problemas podem existir num paraíso tropical! Eu ri e perguntei se ela queria sentar que a lista era longa... Ela foi incrivelmente simpatica e disse: Que coisa maravilhosa vc está fazendo! Eu nunca tive coragem de deixar nem mesmo o território onde nasci, sempre achei que vivia num mundo cheio de problemas... Eu brinquei e disse sem ilusões, nós com certeza teremos que enfrentar muitos problemas aqui também, mas problemas diferentes!!!!
Um abraço e muita força pra todos que tem a coragem de mudar!
Fabíola
Gente infeliz, que não deu certo na vida é uma tristeza, né? Fica ranzinza e só enxerga o lado ruim das coisas. Tenho pena do autor desse artigo...
Beijinho
Nossa Mirella, nem acredito no monte de aboboras que acabei de ler neste texto, OMG! Quem me conhece sabe que eu sou uma das maiores fas do Canada e nem sei o que dizer sobre tudo isso, eh o OPOSTO de tudo que eu tenho vivido aqui ateh agora. Problemas aqui tem com certeza (mas muito muito muito menos que no Brasil), mas o Canada que eu conheco eh tao longe deste retrato pessimista que eu estou – pela primeira vez – sem saber o que falar, hahaha!
Eu sou uma imigrante que deu certo aqui, formada em area tecnica, vim sozinha, nao conhecia ninguem e construe uma vida aqui, sempre trabalhei na minha area, em boas empresas, com bons salarios e boas condicoes. Sou muito feliz no Canada, tenho seguranca, qualidade de vida e paz. Tenho varios amigos, de varios paises, muitos brasileiros que estao criando os filhos aqui e que estao bem tambem. Uns mais, uns menos, mas todos caminhando para um futuro muito melhor. Que pais eh esse que ele descreveu?
Eh verdade sim que o sistema de saude FREE eh diferente do PAGO que temos que no Brasil, mas minha experiencia ateh agora tem sido boa, nao posso reclamar. Discriminacao na hora de procurar emprego? Soh se for contra os Canadians, no meu departamento com 22 people, temos praticamente 1 de cada pais – do mundo INTEIRO – e apenas 1 Canadian! Custo de vida alto? Com certeza nao eh barato, mas para quem veio do Brasil, pagando um monte de taxes MAIS seguro de saude, MAIS escola particular, MAIS pedagio nas estradas, nao dah nem para comparar. Falta de cultura? O que ele quer, o Canada ainda estah formando a sua cultura, eh um pais super novo, por isso estah aberto para receber gente do mundo inteiro. Clima terrivel? Onde, em Yellowkife? Porque aqui em Ontario, eh frio normal por alguns meses, morninho na primavera, quente no verao e frio gelado por 1-2 meses, mas nada demais para um pais que estah lah no north.
Imigrar nao eh para qualquer um, eh preciso ter a cabeca aberta para aceitar um outro pais, outra cultura, outro povo. Temos que ser forte para vencer as dificuldades do inicio, que sao temporaries e PASSAM com certeza. Nao foi facil para nossos avos quando eles imigraram para o Barsil e numa epoca muito mais dificil do que hoje em dia. Eu nao iludo ninguem, o Canada tem alguns problemas e imigrar nao eh *facinho*, mas na minha opiniao o Canada eh um pais excelente, oferece oportunidades que nenhum outro pais oferece para imigrantes e vale muito a pena. EU nao conheco este Canada que ele descreveu, gracas a Deus!!!
Wow, para quem nao tinha o que falar, ateh que eu escrevi um jornalzinho bem grande hehehe…
:-)
Acho que o autor estava esperando que imigrar fosse uma coisa facil, descomplicada... Ate' parece que o governo canadense, precisando fazer a sua cota de imigrantes chegar em um certo nivel, vai colocar no website deles toda a lista de dificuldades que o imigrante pode vir a passar. Isso e' o dever de casa que voce tem que fazer antes de sequer considerar seriamente mudar de pais! Tem mesmo que pesquisar tudo, perguntar pra quem ja' esta' la' como a vida de imigrante e', nao tem que ficar esperando que as coisas caiam no seu colo. Posar de desiludido e' que nao da', ate' porque o governo canadense explica direitinho como as coisas funcionam.
Na minha querida opiniao, mesmo com frio, com impostos (nem se compara com o Brasil) e com a questao de ter que provar o seu valor pra empregadores, ainda acho que a qualidade de vida que voce tem no Canada e' otima, mesmo penando no comeco. So' o frio que e' uma praga mesmo, peguei neve essa semana de novo. ai ai.
Hi,
The points about coming to Canada are interesting, both sides. I do agree a lot with the original comment but what you add is more true. However, what we believe at home (my husband and I) is basically that Canada offers a great deal of security, the system is "fairly fair", it is a good place BUT each case is different.
If you had a struggling life in your homecountry, if it was hard to make ends meet, the system in Canada will never let you have great financial worries even delivering pizzas, like the commentator says. Then, you stand the weather, anything becomes supportable.
If you are of a free profession or have your own business or have a job that is very exclusive and allows you to move around, you do not have to be in Canada all of the time with only some days per year for holidays and a great chunk of your salary cut off.
Finally, if you had a better living elsewhere, with a better job, better income and better social status and just came to live in peace, you may see all of the bad sides because it is true, salaries are more less low and then living becomes expensive and hard under the conditions.
We like it but now we doubt, my husband obtained a "good job here" but only his benefits were 2.5 times his gross salary (and his net salary was similar..). So some ask us why we came! To live in peace (but we are considering leaving again)
Eu até concordo em algumas coisas que ele disse, mas não dessa forma tão radical. Claro que tem médico dirigindo taxi e engenheiro trabalhando em fábrica, pois não tem incentivo do governo para reconhecer o diploma dessas pessoas, mas isso é sabido e muitos profissionais vem preparado para superar essa etapa, apto a estudar novamente e reconquistar sua carreira. Nada se conquista de graça. Bem, mas cada um tem uma opinião diferente sobre isso e assim sempre será..... bjs,
Esse cara e um imigrante que se deu mal ne? So pode ser, porque eu conheco varios que se deram muito bem. Manda ele pro Brasil um tempinho que ele vai reescrever o site. E aqui nos EUA a gente paga uma fortuna em impostos e mais uma outra fortuna para ter atendimento medico...sao comentarios infantis mesmo, eu nao sei aonde que ele acha que voce vai pagar pouco imposto, ter tudo de graca, emprego facil, etc. Nao precisa ser nenhum Eistein pra saber que esse lugar nao existe!
maravilhosa tu colocaçao luciana. Concordo plenamente. ja vivi na espanha por quase 6 anos e estou indo viver no canada. cada um tem que fazer sua parte obviamente.
O lado positivo do site é que dá uma chacoalhada em quem pensa que imigrar é fácil, que se troca o Brasil pelo paraíso. É complicado para qualquer lugar pelo simples fato que você vai para um país diferente tirar o emprego de quem nasceu por lá. Tem que recomeçar tudo esquecendo do que já foi conquistado com muita luta no Brasil. Coloque-se na situação contrária e você se sentiria da mesma forma. Além do mais pecebe-se, pelos anúncios do site, que as opiniões são emitidas por alguém ligado de alguma aos muçulmanos. Não tenho nada contra mas a mídia tem e existe muito preconceito de ambas as partes. O choque cultural é grande e eles normalmente querem impor a cultura ao invés de se adaptar aos costumes locais. É uma questão bem complicada.
Mas eu prefiro me espelhar nos casos de sucesso que não são poucos.
Mi, não sei como é viver no Canadá, mas penso que nada deve ser tanto ao céu nem tanto ao mar, né? Acho que ele foi muito pessimista, tipo, mesmo que a base do que ele disse seja verdadeira, não é por isso que todos os imigrantes vão se dar muuuuuito mal no Canadá. Acho que desde que seja com responsabilidade, pés no chão e muita luta, os imigrantes podem conseguir vencer no Canadá, apesar dos aspectos negativos. Entendeu?! Hehehehe...
Bjão
Oi Mirella,
Eu sou super fã do seu blog!!!!
Esta é a segunda vez que te escrevo. Como eu já disse eu e meu marido (Lúcia- médica e Sérgio- engenheiro de software) somos de São Paulo e estamos no processo federal de imigração para o Canadá.
É muito legal ver como você tem um grande poder de comunicação e crítica sobre diversos assuntos!!! Continue assim, pois com este seu dom, você está ajudando a muitos futuros imigrantes na pesquisa e conhecimento das barreiras a serem ultrapassadas, assim como também levando ao nosso conhecimento os pontos positivos, que continuam fazendo do Canadá a nossa escolha para o amanhã.
Ah adoro também os sites ViajeComigo e dos expatriados, pois enquanto não sai o processo do Canadá estamos também tentando a Europa, já que meu marido tem a cidadania italiana. Sem querer te incomodar eu gostaria de saber se vocês têm conhecimento de alguma programação de entrevista ( no expariados) com alguém que more na Irlanda, país que está em franco desenvolvimento na comunidade Européia e em crescimento na área de Tecnologia de informação.
Parabéns pelo que faz com tanto carinho ao escrever estes blogs!!!
Beijo e tudo de bom,
Lúcia Pessoa
Ola Lucia e Sergio, Navegando pelo site mikix.com vi um post de 2 anos. O motivo de meu contato se da porque minha mulher tambem eh medica e gostaria de saber se voces foram para algum pais em questao. Sucesso!
ola Ricardo, fui casada por 18 anos com um medico (aqui no brasil), fomos para a espanha para ele fazer doutorado. moramos quase 6 anos lá. o processo de imigracao na espanha é basicamente o mesmo do canada (mas com a vantagem que meu marido é filho de espanhois o que facilitou) . A Espanha é bastante exigente com burocracias, mas com vontade e determinaçao se consegue tudo que realmente se deseja. Enquanto moravamos na espanha, conheci (via the internet) um canadense, e nos envolvemos. entao me divorciei do médico para casar com o canadense. agora estamos no final do processo -"landed immigrant"- Ou seja, que ja estou veterana de processos de imigraçao kkkkk. Este cara que escreveu ali acima sobre o Canada, é um tremendo pessimista. Conheço o canada e é adoravel, claro que tens que fazer tua parte, trabalhar, ir em busca dos sonhos. Como diz Paulo Coelho em seu livro "O alquimista":quando tu realmente queres uma coisa, todo o universo conspira".
Ah sim..... e se alguem que imigra pro Canada NAO SABE que o clima aqui e complicado, well.... melhor mesmo nao vir pra ca. E o minimo q se deve conhecer do pais!
Olha Mi... assunto complicado esse. As vezes tenho a impressao que muitos nao se preparam para a imigracao em si. Ao inves de pesquisarem e se informarem sobre o que e necessario para exercer a sua profissao no Canada, apenas chegam aqui imaginando todos de bracos abertos, esperando para oferecer empregos.
A tal "experiencia canadense" (na minha opiniao, algo discriminatorio), atrapalha sim. Mas isso e uma barreira transponivel. Nos conhecemos imigrantes de diferentes areas que estao dando certo aqui no Canada.....
Resumo: nem tudo sao flores, mas tambem as portas nao estao totalmente fechadas.
Mirellita
Que cara mais mala é esse?????rsrsrsrs
Olha, eu nunca morei fora, sei que nem tudo nessas mudanças de país é um mar de rosa é tudo mais, mas tbm o jeito que ele colocou foi demais...Super baixo astral :(
Acho que antes de tomar essa resolução vale é pesquisar, se informar como vc mesma sempre diz aqui.
Bjokas
Mi, concordo com algumas coisas que o autor escreveu e concordo com muitas coisas que você comentou!!! O frio é chato, as taxas são altas, o sistema de saúde não é dos melhores (embora seja democrático) e o custo de vida é alto. No entanto, a maneira como o autor colocou suas idéias, o pessimismo e a falta de uma abrir um pouco mais o campo de visão não foi legal não. Também, precisamos considerar qual o país que ele vive... se for o mesmo da Alice ele está certíssimo, né?
Adorei o post!!!!
Beijo
Kika
PS: se precisar de alguma coisa por aqui... ou do Brasil minha mae virá em dois meses...
Li sim. Me lembrou aquela história de uma pessoa que procurava um novo lugar p/ morar e passou em uma cidade e perguntou à pessoa sentada na entrada daquela cidade sobre como eram as pessoas ali. O homem perguntou de volta: como são as pessoas da cidade de onde vc vem? - São horríveis, péssimas, etc. O homem respondeu que ali era da mesma forma, que seria melhor ele procurar outro lugar p/ morar. Depois, chegou outro viajante e fez a mesma pergunta. O homem perguntou de volta a mesma coisa, como eram as pessoas do lugar de onde ele vinha. Ele respondeu assim: eram pessoas ótimas, maravilhosas, eu tinha excelentes amigos, etc. O homem respondeu: aqui é da mesma forma. Pode vir morar aqui que vc será feliz! Entendeu a moral da história?? Tudo depende de como vc enxerga a vida. A vida te devolve exatamente aquilo que vc espera. Acho superbacana essa historinha. Bjs
Gente, que coisa louca esse cara..
Concordo em alguns pontos, mas tb acho que com todo esse pessimismo, nao ha quem se adapte..
Todo lugar tem coisas boas e ruins, isso nao eh exclusividade canadense.. Tenho ceretza que qq um faz : "8 motivos para nao imigrar pra Franca, ou Roma, ou qq outro lugar"
;)
O Brasil tem mais 800 mil motivos(em impostos) para ninguém querer imigrar pra cá. E mesmo assim tá cheio de"gringos" querendo abrir negócio aqui, sem falar dos chineses!
Porque eu haveria de não suportar 08 motivos negativos para ir para Canadá!? ????
Mi,
O melhor que cada um tem a fazer é vir e ver com os próprios olhos. O que é bom para um não necessariamente é para o outro. Claro que emprego não dá em árvore e o governo não vai deixar maletas de dinheiro na porta da sua casa, mas um pequeno esforço vai bem tb... Outra coisa que eu queria adicionar é que para as pessoas que não são de IT, não é "exigido" experiência canadense se vc trabalhou para empresas multinacionais que tem escritórios ou são famosas e conhecidas aqui no Canada.
Beijos!!!
mirella, na verdade acho q o titulo está incompleto. o correto seria seria '100 razoes: 92 para imigrar e 8 razoes para nao imigrar para o canada' :)
Amei a clareza do seu texto. Estamos fazendo o dever de casa para não termos muitas surpresas ruins.
Oi Izabel,
Tudo bem?
Que bom que gostou do post…
Boa sorte com os preparativos.
Surpresas boas e ruins sempre terão, mas quanto mais preparados, melhor.
Abraço
Oi Mi,
Já tivemos o desprazer de ler esse texto, tenho é pena desse coitado que perdeu tempo em escrever algo tão pobre, cruel e mal humorado que já li. Como imigrante sabemos que o caminho não é sempre um mar de rosas, os espinhos existem mas temos que ser otimistas para superar. No final os frutos colhidos valerá a pena!
P.S. Obrigada por tudo, estamos muito otimistas e bastante animados com a ajuda de vcs!
Obrigada,
Beijos.
Olá Mirella.
Acabo de ler seu texto e concordo plenamente com voce. Moro em Vancouver ha mais de trinta anos. Não me arrependo. Imigrar não é para qualquer um. Trabalhei cpm imigrantes durante muito tempo e sei o que estou dizendo.
Choque cultural e decepções. Pode ocorrer a qualquer um em QUALQUER PAÍS.
Tenho acompanhado a imigração de brasileiros a Portugal e os problemas são os mesmos.
A pessoa que escteveu sobre não morarar no Canada é muito subjetiva, desconhece a verdade de quem mora aqui e está mal informada. Sinto muito.
Não existe país perfeito para morar. Abraços
Oi Mauro,
Sim, acho que existe muita expectativa e desinformação. Aí, quando as pessoas chegam e não encontram o paraíso, se decepcionam, se frustam e culpam o país que os recebeu.
Com certeza não existe país perfeito!
Muito obrigada pelo comentário.
tirando os motivos 1, 6 e 7 acredito que não existem dificuldades, pois os demais motivos já estamos enfrentando no Brasil há muitos anos.
Faz sentido…
Olha praticamente eu concordo com o autor, o Canadá vem regredindo de tempo em tempo e nos dias atuais na minha opinião não está mais valendo a pena, custo de vida muito alto principalmente em moradia sem falar na saúde que está precária.
[…] Motivos para não morar no Canadá | 8 Razões para considerar […]
[…] Motivos para não morar no Canadá | 8 Razões para considerar […]
[…] Motivos para não morar no Canadá […]
[…] Motivos para não morar no Canadá | 8 Razões para considerar […]
[…] Motivos para não morar no Canadá […]
[…] Razões para não morar no Canadá […]
[…] Motivos para não morar no Canadá | 8 Razões para considerar […]
[…] Quando o assunto é imigração, eu gosto de ser bem realista em relação a tudo. Mas veja bem, ser realista em hipótese alguma significa ser pessimista. […]
[…] 8 Razões para não imigrar para o Canada […]
[…] 8 Razões para não imigrar para o Canada O que você precisa saber antes de imigrar para o Canadá! Imigrar para o Canadá não deve ser sonho […]
[…] 8 Razões para não imigrar para o Canada O que você precisa saber antes de imigrar para o Canadá! Imigrar para o Canadá não deve ser sonho […]
[…] também: 8 Razões para não imigrar para o Canada | O que você precisa saber antes de imigrar para o Canadá! | Nossa trajetória – 13 anos de […]
[…] também: 8 Razões para não imigrar para o Canada O que você precisa saber antes de imigrar para o Canadá! Nossa trajetória – 13 anos de Vida […]
[...] Endereço: mikix.com Cidade aonde morou: Toronto e Ottawa, ON Descrição: Blog do casal Mirella e Kiko que já moraram em 5 países do mundo – incluindo o Canadá – e hoje moram nos USA (Florida). A Mirella é a principal autora do blog e traz várias dicas sobre diversos lugares do mundo. As dicas sobre o Canadá estão divididas em Leste e Oeste Canadense e Dicas Gerais, aonde eles trazem informações sobre intercâmbio e imigração. Um dos meus posts favoritos: 8 razões para não imigrar para o Canadá [...]
[...] Você quer vir mesmo morar no Canadá? Tem certeza? Então é bom saber que nem tudo são flores. [...]
[...] novo ou Canada??? Chegamos no Canada… e agora? Fases Canada Canada ou Australia 8 Razões para não imigrar para o Canada Outros posts sobre nossa vida no [...]